Homenagens e muita saudade -

Missa dos 12 anos da morte do professor Marcílio Rangel é realizada no Dom Barreto

Uma missa foi realizada na noite desta quita-feira (10/05) na Capela Mater Dolorosa, no Instituto Dom Barreto, para lembrar os 12 anos da morte do professor Marcílio Rangel. Familiares e amigos homenagearam e agradeceram a Deus pelo tempo em que ele contribuiu para a educação de excelência que o tornou um dos mais influentes educadores no Piauí, com legado reconhecido nacional e internacionalmente, que levam o nome da instituição mundo a fora.

LEGADO PELA EDUCAÇÃO
A professora Stela Rangel, esposa do professor Marcílio, falou ao 180 com emoção sobre o legado que ele deixou para o estado. "O principal legado dele foi um trabalho muito bonito pela educação do estado do Piauí. Além do Instituto Dom Barreto, que ele ergueu e ele é responsável por tudo que a gente tem hoje, deixou a Casa do Barreto, que recebe crianças em situação de risco e deixou a Escola Popular Madre Maria Villac. Todas as atividades dele foram nessa área escolar, área da educação, área de dedicação ao próximo, para mim, isso é exemplo de vida", disse.

Professora Stela Rangel
Professora Stela Rangel 

MUITO MAIS QUE UMA ESCOLA
Gabriel dos Santos foi assistido pela Casa Dom Barreto e hoje se orgulha de ter feito parte desta grande família. "Ser recebido por esta família foi ótimo, uma grande experiência, aprendi muita coisa lá, na Casa Dom Barreto. Gostei, levo isso para a vida, respeitar as pessoas, ser honesto. O professor Marcílio me pegou recém-nascido, tenho muitas lembranças dele. Ele tinha um grande amor por nós, a gente morava na casa, víamos o grande amor que ele tinha pelas pessoas", afirma.

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos 

O TRABALHO CONTINUA
Estevão tem 13 anos e foi recebido na família Dom Barreto recém-nascido, um anos antes da morte do professor Marcílio, e reconhece o legado que ele deixou. "Quando ele faleceu eu tinha apenas um ano, não lembro os aspectos físicos dele, do rosto, mas sinto os braços quentes dele. É uma experiência que outra escola não teria. A gente tem uma aproximação, uma convivência muita próxima, isso é muito bom", declara o adolescente.

Filha do Professor Marcílio, Camila Rangel, e a professora Stela Rangel
Filha do Professor Marcílio, Camila Rangel, e a professora Stela Rangel 

HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO
Nascido em 1956, na cidade de Taperoá, na Paraíba, Marcílio Flávio veio para Teresina no ano de 1978 e tornou-se professor de Matemática do então Patronato Dom Barreto, criado em 1945 pela Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.

O professor Marcílio assumiu a direção do Instituto Dom Barreto, em 1983, a convite das próprias Irmãs Missionárias e transformou a escola em uma grande comunidade e, consequentemente, numa gigantesca família. Família, cujo valor principal é pautado no amor ao próximo.

HOMENAGEM DO GRUPO EUGÊNIO
O trabalho do professor Marcílio é destaque dentro e fora do Piauí e por conta da sua atuação pela educação do estado, recebeu uma homenagem do Grupo Eugênio e o auditório do Instituto Galaxy recebeu seu nome em deferência.

Na sede do portal 180graus uma estátua do professor Marcílio faz parte de uma galeria em homenagem a personalidades que contribuíram de forma significativa para um Brasil melhor.

VEJA MAIS FOTOS DA MISSA

 

Comentários

Canal Zap