
Guarda Municipal ganha a confiança da população apesar das limitações
Mesmo com pouco tempo em operação, iniciado os trabalhos há menos de um mês, a população de Teresina já pôde perceber os benefícios dos serviço oferecidos pela Guarda Municipal. Sensação de segurança e o combate ao tráfico e uso de drogas nos logradouros onde atua são apenas alguns dos benefícios que os frequentadores dos parques da capital relatam.
Atualmente são certa de 96 guardas municipais atuando, seguindo o projeto piloto atuando no Parque da Cidadania, no complexo esportivo 'Parentão', no Parque Lagoas do Norte e nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU's) Norte e Sul. Entre suas atribuições estão a proteção do patrimônio e dos munícipes.
“O que mais nos deixa feliz é ver a população se sentir segura pela nossa presença, até a quantidade de pessoas que frequentam o parque Lagoas do Norte aumentou”, afirmou o guarda Joseel Magalhães.
TRABALHO DA GUARDA MUNICIPAL
Hoje no Parque da Cidadania eles trabalham em regime de plantões de 06h às de 12h de 12h às 18h e de 16 às 22h. No plantão noturno estão presentes 12 guardas, para facilitar a cobertura do parque eles utilizam bicicletas. No Parque lagoas do Norte cerca de 12 guardas fazem o plantão noturno de 16h às 22h e contam com o apoio de duas viaturas, além de trabalharem em parceria com a Policia Militar.
O QUE A POPULAÇÃO ACHA
“Hoje a podemos andar tranquilamente aqui. Antigamente era um risco passear aqui a noite, era muito roubo, gente vendendo e usando drogas, era horrível. Nos sentimos mais seguros agora, os guardas são educados e se preocupam com a gente, são simpáticos, por mim teria na cidade toda”, diz a dona Neusa Silva, moradora da Vila Carlos Feitosa, próximo ao Parque Lagoas do Norte.
ESTRUTURA E AMPLIAÇÃO DA GUARDA
O serviço porém ainda precisa de mais estrutura. Algumas dificuldades como a comunicação, precisam de solução, já que os locais onde eles realizam seus trabalhos são bastante extensos e necessitam de um equipamento de rádio que facilitaria cobertura de todo território. Alguns guardas também defendem a utilização de armas não letais para que possam trabalhar com mais segurança. Além disso, a própria população cobra a ampliação da guarda para outras áreas, como o Centro da capital e até mesmo nos bairros.
Fonte: None


















