Firmino se pronuncia sobre abordagem a comerciante e pede desculpas
Em vídeos que circularam nas redes sociais, o proprietário de uma loja de confecções aparece sendo algemado
O prefeito Firmino Filho fez postagem no Twitter na noite desta segunda-feira (20) sobre a abordagem a um comerciante no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.
O caso gerou muita repercussão. Em vídeos que circularam nas redes sociais, o proprietário de uma loja de confecções aparece sendo algemado e, durante a abordagem, acabou passando mal.
"Acabei de ver as imagens dos excessos cometidos durante as ações de fiscalização das medidas restritivas adotadas para o enfrentamento da pandemia em Teresina. Absurdo!", disse o prefeito.
Firmino disse ainda que lamenta muito a situação e reforça que esse tipo de atitude não reflete o que defende.
"Lamento muito a situação e reforço que esse tipo de atitude não reflete o que defendemos, nem em relação ao combate da pandemia, muito menos como forma de trabalho da nossa Guarda Municipal e da fiscalização das SDUs. Por isso, pedimos desculpas", disse.
Em outra postagem, o prefeito informou que já conversou com o secretário e delegado, Samuel Silveira e determinou a apuração da ação feita em parceria com a Polícia Militar.
"Já conversei com o secretário e delegado Samuel Silveira e determinei a apuração da ação, feita em parceria com a Polícia Militar. Reforcei também que este trabalho deve ser feito de forma respeitosa, não se admitindo excessos e arbitrariedades, especialmente neste momento difícil", afirmou Firmino.
Para finalizar, o tucano ressaltou a necessidade de que todos respeitem o isolamento social.
"Ressalto ainda a necessidade de que todos respeitem o isolamento social, observando que estão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais", finalizou.
SECRETARIA DE SEGURANÇA SE PRONUNCIA
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, disse que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão. Assim também, não compactua com o desrespeito dos cidadãos com as autoridades policiais.
Na nota diz ainda que, diante dos fatos, a Secretaria de Segurança averiguará todos os vídeos sobre o caso ocorrido na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.
"A orientação por parte da secretaria é que os policiais cumpram as leis, mas sempre com urbanidade, ainda mais nessa crise do coronavírus. Reforçamos que o nosso inimigo neste momento é o vírus e os que vivem na prática da ilegalidade, por isso, reiteramos que o nosso objetivo é garantir a proteção, segurança e a paz social", diz a assessoria da Segurança.
POLÍCIA MILITAR DIZ QUE VAI APURAR O CASO
A Polícia Militar do Piauí informou através de nota que continua dando apoio ao cumprimento dos decretos governamentais que determinam o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais visando o controle da pandemia do Covid-19.
Disse ainda que nesta segunda-feira (20) pela manhã, na Zona Sul de Teresina, no Bairro Parque Piauí, o proprietário de um estabelecimento comercial negou-se a apresentar os documentos de identificação para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no local do fato, por descumprimento de medida sanitária, onde foi feita a condução do mesmo a Central de Flagrantes por desobediência e desacato.
A Polícia Militar informa ainda, que as imagens do ocorrido no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, foram encaminhadas para a corregedoria da PMPI, que irá analisa-las e adotará as providências legais que o caso requer.
Comentários