Em várias zonas de Teresina -

Autuações por descarte irregular de lixo aumentaram em 82% no mês julho

O Programa Lixo Zero, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), registrou no mês de julho um crescimento de 82,35% na quantidade de autuações em relação ao mês de junho deste ano. Ao todo, foram realizadas 23 notificações, 310 autuações e 113 solicitações de limpeza no último mês, por meio de infrações identificadas nos sistemas de fiscalizações em campo e videomonitoramento.

O levantamento aponta que as câmeras de monitoramento em tempo real permitiram o flagrante de 159 carroceiros, 99 gaioleiros, 69 veículos e 25 incendiários. Além disso, as infrações cometidas por pessoas jurídicas (52,58%) prevaleceram sobre as pessoas físicas (47,42%).

O coordenador do Programa Lixo Zero, Denis Sena, pontua as zonas Leste e Sul como aquelas com maior número de autos de infração, sendo 32% e 33%, respectivamente. “Das 310 infrações registradas, 99 aconteceram na zona Leste, 102 na zona Sul, 75 na zona Norte e 34 na zona Sudeste. Nossas equipes realizam recorrentes fiscalizações e ações educativas nos pontos mais críticos, com o intuito de mudar essa realidade e coibir a formação de lixões a céu aberto e contamos com a população para compreender e seguir as orientações de que para cada tipo de resíduo existe uma destinação correta”, destaca.

Denis Sena ainda comenta que as equipes identificaram um aumento nos casos de descarte irregular nos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRR’s), destinados ao recebimento do chamado lixo seco, proveniente de capina, varrição, móveis velhos e restos de material de construção produzidos pela população, em um total de 1m³ por dia (total de uma carroça).

“O aumento identificado não se restringe apenas aos infratores, mas também à quantidade de resíduos irregularmente descartados fora dos contêineres ou em áreas próximas. Esses pontos foram instalados para uso da população e devem utilizados de forma correta, com os resíduos que são permitidos sendo colocados dentro dos compartimentos e não do lado de fora”, reforça o coordenador.

Denúncia
O teresinense também pode atuar como parceiro da Prefeitura e denunciar situações de descarte irregular de resíduos sólidos por meio do aplicativo Colab.re, disponível gratuitamente para Android e IOS, ou pelo telefone do Programa Lixo Zero (86) 99410-1294.

Fonte: Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco