Vem a curiosidade -

No “Clube das Loiras”, entenda a polêmica de Eliana, Xuxa e Angélica com Mara Maravilha

A contratação da apresentadora Eliana pelo Globo, de fato, entra para a história da televisão brasileira. Porém, junto com o decisão, também vem a curiosidade sobre a carreira da grande comunicadora. Uma das polêmicas envolvendo o nome de Eliana foi a suposta rivalidade das apresentadoras de programas infantis da década de 1990, entre elas Xuxa, Angélica e Mara Maravilha. As informações são da Nsctotal.

Foto: ReproduçãoReprodução

Porém, o que há de verdade e o que há de mentira nessa polêmica? Reunimos a seguir o relato da suposta “treta”, como era o cenário da televisão na época e entenda mais sobre a carreira de cada uma delas. Caso tenha nascido e assistido aos programas, irá relembrar, e se não conhece Xuxa, Eliana, Angélica e Mara Maravilha, poderá entender a importâncida delas para a comunicação.

Como a suposta rivalidade começou?

No fim da década de 1980 e no início de 1990, as apresentadoras entava em alta nos formatos de televisão destinada para crianças. Mara, Xuxa e Angélica se destacavam em diferentes programas, mas cada uma com estilo e público próprios. Em busca de ampliar os segmentos de audiência em que cada uma atuava, surgiu-se essa espécie de ompetição entre as comunicadas. Eliana, que também se consolidou como uma das principais apresentadoras infantis e de entretenimento, intensificou ainda mais as comparações.

Isso porque, ao lado de Xuxa e Angélica, Eliana completa um estereótipo de apresentadora. Como se fosse uma espécie de “Clube das Loiras”, o que agora volta a acontecer e ainda com todas de certa forma relacionadas à mesma emissora.

O cabelo loiro e o uso de apresentações musicais, de dramaturgia e dança em seus programas també mostrava que o modelo estava consolidando-se. Mara Maravilha, no entanto, apresentava-se como outra personalidade, bem como padrão estético por ser morena, além de depois ter convertido-se evangélica, o que, de certa forma, mudou a linha editorial dos programas.

Embora a competição pela audiência seja algo comentado por todas, afinal, as apresentadoras sempre estiveram dentro de emissoras com metas comerciais, o convívio entre todas sempre foi de respeito. Mesmo não convivendo ou tendo relação, todas citam em entrevistas que buscavam as competições de forma justa.

Como Eliana, Xuxa, Angélica e Mara Maravilha superaram rivalidade

Na edição do Criança Esperança em 2023, o “Clube das Loiras”, por assim dizer, fez um feito histórico ao reunirem-se no mesmo palco. Eliana ainda era contratada do SBT e foi liberada na época para cantar o sucesso “Os Dedinhos” e depois cantou “Lua de Cristal”, ao lado de Angélica e Xuxa.

Eliana, agora contratada da Globo, foi ainda porta-voz de um momento simbólico de superação da rivalidade entre elas. No pronunciamento disse que durante a carreira tentaram colocá-las como inimigas, mas que elas optaram pela amizade e irmandade ao invés da rivalidade.

“Irmandade que rima com solidariedade e com sororidade palavra que significa união entre mulheres. Chega de competição, mais respeito, admiração. Sigamos em frente, na TV, de táxi ou de nave. Tomamos rotas diferentes, mas estamos sempre juntas, e juntas somos mais fortes. Que mulheres unidas podem ir muito mais longe”, disse Eliana no Criança Esperança. E para selar a parceria, Mara Maravilha também resolveu pronunciar-se sobre o caso.

A apresentadora recirou o post de Eliana na Globo, vídeo que viralizou já que ela aparece em casa, pegando o crachá e indo para o trabalho. Celso Portiolli também fez o mesmo, recriando as cenas. Apesar de algumas pessoas até verem uma possível ironia através das redes sociais, muitos comentários aprovaram as recriações e interpretaram como uma forma de superação de qualquer rivalidade.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco