Aos 82 anos -

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos em última turnê de despedida

O cantor e compositor Gilberto Gil anunciou que irá se aposentar dos palcos. O anúncio de aposentadoria, confirmado pelo jornal Estadão neste sábado (29/06), foi acompanhado pela notícia de uma turnê de despedida que passará por algumas das principais capitais do Brasil, além de cidades nos Estados Unidos e Europa.

Gilberto Gil, atualmente com 82 anos, tem mais de 60 anos de carreira, iniciada na década de 1960 ao lado de grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e Rita Lee.

Foto: Reprodução

Na década seguinte, lançou diversos álbuns de sucesso mundialmente aclamados, como Expresso 2222 (1972), Refazenda (1975) e Refavela (1977). Ao longo dos anos, ele explorou a musicalidade de diversos lugares do mundo, passando pelo reggae, rap e música africana, lançando álbuns que se tornaram clássicos instantâneos.

Além de sua carreira musical, Gilberto Gil foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação e ministro da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008, durante o primeiro mandato do presidente Lula. Em 2021, foi eleito para a cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Após sua aposentadoria dos palcos, Gil deve continuar produzindo música, mas longe das apresentações ao vivo, seguindo o exemplo de Milton Nascimento, que anunciou seu afastamento dos palcos em 2023.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco