Demência pugilistica: conheça a doença que causou a morte de Maguila
O boxeador brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu aos 66 anos nesta quinta-feira (24/10). O ex-peso-pesado vinha lutando contra a encefalopatia traumática crônica (ETC) há 11 anos. A ETC é uma doença neurodegenerativa, comum em atletas de esportes de contato, provocada pela repetição de golpes na cabeça, que causam danos cerebrais graves.
A encefalopatia traumática crônica não tem cura e é caracterizada por danos repetidos ao cérebro, que levam ao desenvolvimento de uma demência conhecida como demência pugilística. Atletas como Muhammad Ali, o lutador Chuck Liddell, e diversos jogadores de futebol americano também foram afetados pela ETC. Esses traumas ocorrem devido aos impactos violentos que o cérebro sofre dentro do crânio, rompendo vasos sanguíneos e causando lesões que se acumulam ao longo do tempo.
De acordo com o Manual MSD, os golpes frequentes no crânio durante as lutas causam lesões cerebrais que levam ao acúmulo de proteínas tóxicas. Essas substâncias causam efeitos semelhantes aos do Alzheimer, resultando em uma condição irreversível e progressiva. “Evidências apontam que impactos repetitivos no crânio aumentam as chances de doenças neurodegenerativas”, explicou o neurocirurgião Feres Chaddad.
Os sintomas da ETC incluem mudanças de comportamento, perda de memória e problemas motores, como tremores. Embora não exista tratamento específico, medidas paliativas podem ajudar a manter o paciente seguro e orientado. Em estágios avançados, a doença pode afetar gravemente a cognição, comprometendo funções básicas como alimentação e hidratação, e levando o paciente a um estado terminal.
Fonte: Metrópoles