Sanções disciplinares -
Entenda a origem dos cartões amarelo e vermelho na regra do futebol
O dia 23 de julho marca 49 anos do polêmico jogo entre Inglaterra x Argentina, válido pelas quartas de final na Copa do Mundo de 1966, disputado no velho estádio de Wembley.
O capitão argentino Rattín contestou a marcação de uma falta com o árbitro alemão Rudolf Kreitlein, que não entendia nada de espanhol e decidiu usar o dedo indicador para colocar o jogador para fora, expulsando-o de campo diante da reclamação acintosa.
Em fúria, o argentino chegou a pedir um tradutor em campo, mas não adiantou, já estava expulso.
Para polemizar, Rattín sentou na cadeira reservada para a Rainha, que naquele dia não foi ao estádio, e ainda quebrou o mastro da bandeirinha inglesa do escanteio.
Com três idiomas em campo: o inglês da seleção anfitriã, o espanhol dos argentinos e o alemão do árbitro, criou-se um problema de comunicação que precisava de solução.
O chefe dos árbitros na Copa de 70, o inglês Keen Aston, ficou com o desafio de resolver o problema. Ao desembarcar na Cidade do México encontrou a solução.
No seu deslocamento do aeroporto ao hotel, andando no táxi, viu o motorista reduzir a velocidade quando o semáforo ficou amarelo e parar quando acedeu o vermelho, cores com referência mundial: atenção e pare.
Pronto. Na Copa do México, foi introduzido o cartão amarelo para advertência, e o vermelho para expulsões, solucionando o problema de comunicação entre árbitros e jogadores.
Em uma das vezes que estive com o árbitro argentino Ángel Coerezza, que apitou três jogos na Copa de 70, inclusive o jogo de quartas de final entre Alemanha x Inglaterra, ele me disse que não foi fácil convencer os árbitros a utilizarem os cartões. Achavam que era falta de autoridade do árbitro, e a maioria não gostava do gesto de levantar o cartão - ele, inclusive, foi contra.
É possível imaginar o futebol atual sem os cartões???
Veja o que diz atualmente a regra 12 na parte disciplinar:
Sanções disciplinares:
O cartão amarelo é utilizado para informar ao jogador, ao substituto e ao jogador substituído, que o mesmo foi advertido.
O cartão vermelho é utilizado para informar ao jogador, ao substituto e ao jogador substituído, que o mesmo foi expulso.
Fonte: Com informações do Espn







