Aconteceu no Piauí -

Caic Balduíno encerra sua participação no Campeonato Brasileiro de Handebol

Desde a última terça-feira (07), a Confederação Brasileira de Handebol - CBHB, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), realiza o Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino de Handebol, em Teresina.

A iniciativa da Seduc em apoiar o evento se deve ao fato do fortalecimento do esporte como complemento da formação da cidadania dos alunos da rede pública. Exemplo disso é visto no Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus. A escola realiza um trabalho voltado para atividades que incluem esporte e lazer, mas sem deixar de lado as lições pedagógicas.

O time do Caic Balduíno é quem representa o Piauí na competição. No primeiro jogo os meninos de Teresina venceram o Hcp da Paraíba com o placar de 48 a 18. Já no segundo contra a equipe do Maranhão, os atletas piauienses acabaram perdendo por uma diferença de cinco gols.

Na noite da última quinta-feira (09), aconteceu o jogo que decidia se o time dono da casa passaria para a próxima fase do campeonato. Durante o primeiro tempo o jogo foi bastante equilibrado e o Caic se manteve na frente. Mas no final do segundo os meninos acabaram relaxando e deixaram o Aceu/Univale (SC) se aproximar e encurtar a diferença. Mesmo vencendo a partida com o placar de 33 a 30, o Piauí fica fora do campeonato por conta do saldo de gols. Era preciso ter vencido com no mínimo cincos gols de diferença para garantir uma vaga na próxima fase do campeonato.

A equipe do Piauí é muito conhecida e dona de grandes conquistas. Uma delas foi a participação no Mundial de Handebol realizado em 2012, na Croácia. A escola localizada na Vila Bandeirante, zona leste da capital, representou o Brasil e conseguiu a melhor colocação que o país já teve na disputa, ficando com a oitava posição.

O técnico Giuliano Ramos lamenta ficar fora da disputa pelo título brasileiro, mas garante que o time irá se preparar para concorrer nos próximos campeonatos. "Nós erramos quando perdemos para o Maranhão. Faltou concentração e a tensão pela necessidade de vencer acabou atrapalhando. Mas agora vamos trabalhar para buscar outras vitórias", disse.

Se depender de incentivo, em breve poderão surgir mais atletas nas escolas piauienses. Isso porque o secretário Átila Lira afirmou, durante a solenidade de abertura do campeonato, que o governo do Piauí irá investir mais no esporte nas escolas.

"Em 2013 o governo vai construir 53 novas quadras poliesportivas nas escolas do nosso Estado. Essa é uma medida para ampliar o esporte nas escolas e motivar ainda mais nossos alunos", destacou o secretário.

A final do campeonato acontece no próximo sábado (11). A comissão organizadora vai divulgar quais times se enfrentam até lá. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Piauí.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco