Prêmio Práticas Inovadoras -

Piauí é um dos bons exemplos na execução do Bolsa Família

Desde 2006, a inclusão digital viaja de caminhão pelo Piauí. O projeto Escola Móvel de Inclusão Digital – Caminhão Digital disponibiliza três caminhões com a intenção de levar noções de informática a regiões de parcos recursos e difícil acesso. Em um Estado onde menos de 3% dos moradores têm acesso a computadores, mais de oito mil pessoas em dez cidades e na capital, Teresina, já aprenderam o be-á-bá do mundo dos computadores e muitos até se profissionalizaram.

No Pará, um estudo detectou 14 regiões onde havia alto índice de sub-registros de nascimento. Técnicos foram convocados a visitar essas comunidades, na maioria indígenas, quilombolas e ribeirinhas, e fornecer a documentação civil aos moradores. Quem já estava inscrito no Cadastro Único do governo federal teve os dados atualizados. O projeto resultou na emissão de mais de 12 mil documentos, essenciais para que famílias em situação vulnerável e moradoras de regiões remotas tenham acesso a programas sociais.

Estas são algumas das iniciativas estaduais inscritas na segunda edição do Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As inscrições, exclusivas para práticas implementadas há pelo menos três meses, podem ser feitas até o dia 19 de setembro, por gestores municipais ou estaduais do Bolsa Família.

Até o momento, o número de inscrições municipais supera as estaduais. Para o Coordenador-Geral de Gestão do Programa Bolsa Família, Franco Bernardes, a diferença é conseqüência do número de municípios brasileiros ser bem superior ao de Estados, mas ressalta que a participação dos Estados é essencial. “Eles têm participação concreta no programa, não são meros articuladores. Muitos têm ações de capacitação e geração de trabalho e renda”, reforça. Segundo ele, além de coordenar a ação dos municípios, os Estados são referência para articulações entre as cidades, mobilização de beneficiários, fiscalização e realização de eventos para reforço das condicionalidades de educação e saúde.

Serão premiadas 27 iniciativas, sete estaduais e 20 municipais. As dez melhores experiências, sendo quatro de Estados e seis de cidades, participarão de missões internacionais no México, Chile e Colômbia, com o intuito de conhecer programas de transferência de renda semelhantes. O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico www.mds.gov.br/bolsafamilia/observatorio.

Fonte: Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco