Para o Nordestino que é vaqueiro ficar longe do gado é um sofrimento. Feliz dia do Nordestino!
Hoje conversamos com Luiz Adalberto dos Santos(Zominho), natural de Aroazes-PI, tem 58 anos é casado a 34 anos com Dona Mª das Graças, tem quatro filhos. De família de vaqueiros aprendeu o ofício do pai e hoje são 43 anos na profissão veio para E. Veloso 1983 e há 10 anos mora na Faz. Stª Teresa.
Confiante nos falou de sua trajetória e mudanças na profissão, sobre a lida no campo disse “hoje é muito diferente” antes era no campo, saía sem dia certo para voltar, hoje a lida é perto de casa, mas sempre lutando contra a seca, sem chuva é um sofrimento para os bichos e para quem labuta com eles e ainda emocionado Zominho falou emocionado e com os olhos embrejados de lagrimas disse “Para o nordestino que é vaqueiro, ficar longe da lida com o gado é um grande sofrimento”.
Encourado lembrou o jovem vaqueiro Breno Bezerra que morreu em um acidente de carro. Zominho guarda a revista do Globo Rural sobre a pega do boi Preá em 1995 e em 2015 foi capa da mesma revista.
Fonte: Rêmulo Brandão / https://www.facebook.com/RevistaGloboRural/photos/a.265315546138.138947.259413841138/10153230471481139/?type=3&theater
























