
Dorinha e Vicentinho Júnior avançam ao segundo turno no Tocantins
A disputa pelo Governo do Tocantins será definida em segundo turno entre a senadora Professora Dorinha, do União Brasil, e o deputado federal Vicentinho Júnior, do PSDB. Os dois candidatos avançaram para a etapa decisiva da eleição, marcada para 25 de outubro.
Natural de Goiânia (GO), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, conhecida como Professora Dorinha, tem 61 anos e construiu sua carreira política no Tocantins. Antes de chegar ao Congresso Nacional, atuou na área da educação e comandou a Secretaria de Educação e Cultura do estado por quase uma década.

A trajetória eleitoral começou em 2010, quando foi eleita deputada federal. Dorinha permaneceu na Câmara por três mandatos consecutivos e, em 2022, conquistou uma vaga no Senado, com mandato previsto para o período de 2023 a 2031. Em 2026, passou a concorrer ao Governo do Tocantins pelo União Brasil.
Do outro lado da disputa está Vicentinho Júnior, de 41 anos. Empresário e administrador, ele nasceu em Goiânia e iniciou sua trajetória na Câmara dos Deputados em 2015. Desde então, foi reeleito para outros dois mandatos consecutivos como representante do Tocantins.
Filiado ao PSDB, Vicentinho assumiu em fevereiro deste ano a presidência da legenda no estado. A partir da função, passou a atuar na organização partidária para a eleição estadual e consolidou sua candidatura ao governo.
Agora, Dorinha e Vicentinho Júnior voltam às urnas para definir quem comandará o Tocantins no próximo mandato. Com informações Metrópoles.











