Perdas nas eleições fazem de Ciro o maior derrotado no PI
Por Apoliana Oliveira
______________
- Só uma marolinha
______________________
Foi o que restou da onda azul de Ciro Nogueira (PP) depois das várias derrotas que lhe amargaram a boca neste domingo de eleições municipais. Por ter sido o maior apostador neste pleito, o senador piauiense acabou sendo, consequentemente, o grande perdedor do dia em que, saiu vencedor, o bom senso do piauiense na hora de ir às urnas.
Como presidente nacional do Partido Progressista, e nome forte do governo Michel Temer no Piauí, Ciro apostou muitas de suas fichas para armar o terreno pensando na disputa pelo governo do Estado em 2018, projeto que tem seu cunho estratégico junto ao Palácio do Planalto, mas que é também pessoal, tendo em vista o desejo - e as potencialidades - do senador em se tornar governador do Piauí. É o que falta à família Nogueira Lima.
Das grandes empreitadas de Ciro nestas eleições, a maior das vitórias se deu mesmo na cidade de Pedro II, onde Alvimar Martins (PP) venceu Neuma Café (PT) com 53,92% dos votos válidos. E nem foi tão grande assim. Nos bastidores, o deputado Wilson Brandão, que indicou a esposa Elizabeth como vice de Alvimar, comentava com todos de que o senador ainda ia querer tirar vantagem da vitória, mesmo sem ter contribuído efetivamente. Contudo, foi onde o senador mais suou a camisa nas oito vezes em que por lá esteve, que ele sofreu sua maior derrota, deixando escapar a prefeitura de Picos.
Padre Walmir (PT) conseguiu a “milagrosa” vitória diante de Gil Paraibano, ex-prefeito e empresário, que tinha ao seu lado os maiores nomes políticos da região. Mas as recentes decisões do senador contra líderes petistas, tiveram seu preço cobrado nas urnas, pelos eleitores que não perdoam as traições aos ex-presidentes Lula e Dilma. A rejeição de Ciro falou mais alto, já que no Piauí, é difícil se descolar da alcunha de “golpista”, como foi chamado o senador após a decisão de apoiar o impeachment.
Quando começou a atuar fortemente em Picos, o ex-prefeito tinha vantagem de até 30 pontos em relação a Padre Walmir nas pesquisas. A distribuição, na cidade de Picos, de cartazes onde Ciro e Gil tinham suas imagens associadas a Temer, contribuíram para inflamar a população mais pobre, cujo apreço pelas políticas públicas populistas petistas são maiores.
Outra grande vitória que pode favorecer Ciro Nogueira é a reeleição de Firmino Filho em Teresina. Mas uma vitória que não teve a face do senador, justamente por pedidos da própria equipe do prefeito de que o pepista se afastasse, levando consigo a rejeição. Tanto é, que Ciro apareceu apenas em - poucos - eventos festivos da campanha do prefeito, tais como a convenção que homologou a chapa tucana, e hoje, na comemoração do resultado nas urnas. Estaria sendo chamado, dentro da equipe da PMT, de “senador margarida”, que quando surge se ouve: “Olha só, quem apreceeeeeu!!”.
- Abraço do senador em Firmino, quando 'apareceeeeu' na Casa 45, para festa
Não se pode negar que Ciro continua sendo o político mais importante para o Piauí no cenário nacional, mas depois de ter afastado a fama de “pé frio” com a eleição para o Senado e o apoio vitorioso na volta de W.Dias ao governo, tantas perdas no interior podem afetá-lo. Ainda mais por ter desafiado o governador tão cedo, sem que antes fossem abertas as urnas.
Contudo, vangloriar-se de ter eleito 41 prefeitos aliados, não pode ser visto como o maior dos feitos, afinal, é reflexo também da inércia de PSB e PTB, que saíram fragilizados desta eleição.
- W.Dias não pode achar que saiu destas eleições ileso
Mas o PT e Wellington Dias não saíram ilesos desta eleição. Foi a brisa leve do litoral que causou maior estrago. Em Parnaíba, a ressurreição de Mão Santa (SD) - considerado “peso morto na política” - foi a prova de que a onda vermelha já não quebra na praia como antes. O governador perdeu na maior cidade do interior do Estado, onde esteve por diversas vezes neste ano, tentando reforçar apoio ao prefeito Florentino Neto (PT).
- Mão Santa: a quem mais seu ressurgimento pode assustar?
A derrota em Pedro II também não pode ser ignorada, apesar das vitórias em Campo Maior, pólo na região dos carnaubais, e em Picos, que norteia uma microrregião com mais de 46 municípios.
__________________
Depois desta noite, Ciro tem perguntas para as quais precisam de respostas
- Seguirá os planos para 2018, quando pretendia abandonar o barco PT e seguir na batalha pela chave do Palácio de Karnak?
- Qual o real efeito da ressurreição de Mão Santa?
- Sua #ondaazul pode mesmo ser chamada de onda, ou terá sido só uma marolinha?
Fonte: None












