Falta de transparência · 19/09/2019 - 10h52 | Última atualização em 19/09/2019 - 10h53

Inadimplência da Câmara de Vereadores de Curimatá impede município de firmar contratos com governo


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Curimatá não publicou o relatório de gestão fiscal, fazendo com o que município  seja penalizado pela falta de transparência da Câmara Municipal.

A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que os municípios publiquem relatórios dentro dos prazos estipulados. Essas informações servem tanto para consulta popular quanto para a apuração pelos órgãos de controle e fiscalização da administração pública.

Um dos principais mecanismos de recebimento dos relatórios que devem ser apresentados pelos municípios é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro-SICONFI. A Câmara não enviou as suas informações ao Siconfi e tal fato não fora registrado no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

Os órgãos que descumprirem qualquer das obrigações verificadas no CAUC ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar
Atração Musical · 10/09/2019 - 09h44 | Última atualização em 10/09/2019 - 09h47

Toca do Vale confirma presença em show de aniversário da cidade de Curimatá


Compartilhar Tweet 1



O cantor Toca do Vale irá realizar show na segunda-feira (28/10) em Curimatá, em comemoração ao aniversário da cidade que será na terça-feira (29/10), e convida toda a população para prestigiar o evento que conta com o apoio do prefeito Valdeci Júnior e deputado Fábio.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Prefeitura Municipal de Curimatá promoveu, nesse domingo (08/09), um grande evento na localidade Lagoa das Covas, o projeto intitulado “Prefeitura Intinerante" busca aproximar a gestão pública da comunidade, o povoado é o primeiro beneficiado com as ações do projeto.

Foram disponibilizados atendimento médico, odontológico, realização de consultas, marcação de exames, distribuição de kits de higiene bucal, assistência social com o cadastramento e análises do Bolsa Família.

Na ocasião aconteceu, também, a final da 7° edição da copa do interior, onde participaram 16 times. Os times que disputaram a final na Localidade Lagoa das Covas foram o time do Pau Preto e do Bebedouro.

Contou com a entrega de Troféus, medalhas e premiação financeira na ordem de R$5.200,00 para o campeão e vice campeão, o melhor goleiro e artilheiro da competição.

    Foto: AsCom
    Foto: AsCom

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Valdecir Júnior esteve na presidência da Agespisa, em Teresina na manhã dessa segunda-feira (02//09), tratando sobre o problema do sistema de abastecimento de água das Localidades Lagoa das Covas e Baixão de Guiomar. Com informações do Portal B1.

“Os moradores sofreram bastante com a falta d'água e, por isso, buscamos os responsáveis para cobrar uma solução para o problema. Esperamos atenção, respeito e responsabilidades por todos nós que fazemos a Administração Pública”, explica o prefeito.

Valdecir Júnior ainda se comprometeu em resolver definitivamente o problema do sistema de tratamento de água da localidade Lagoa das Covas.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Curimatá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá ações em virtude do Setembro Amarelo, garantindo mais visibilidade à causa. Com informações do Portal B1.

O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro Amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas saberem que elas não estão sozinhas.

    Foto: AsCom

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Em Curimatá · 03/09/2019 - 16h55 | Última atualização em 03/09/2019 - 16h58

Prefeitura promove palestras sobre o combate à violência contra a mulher


Compartilhar Tweet 1



 A Prefeitura de Curimatá, através da secretaria de Saúde, promoveu palestra sobre o combate à violência contra a mulher, na manhã de terça-feira (27/08), divulgando a campanha do Agosto Lilás.  Informações do Portal B1.

Estiveram presentes os secretários de Finanças Kléber Carvalho, de Educação, Anubete Angelino, de Administração, Wilson Carvalho, a chefe da Unidade de Controle Interno do Município, Alba Regina, a assistente social Vilma Dias, os advogados Túlio Paranaguá e Tamira Guerra, as psicólogas Vively Rodrigues Carolinny Dias, a médica Camila Cavalcante, membros da polícia militar e alunos da rede estadual e Municipal de ensino.

O prefeito Valdecir Júnior falou da importância da conscientização e que elas não devem ficar caladas, o silêncio tem que ser quebrado para que, assim, possam ser ajudadas. As ações são para chamar a atenção da população Curimataense para o enfrentamento e conscientização sobre esse problema.

 


Fonte: Portal B1
Comentar

O prefeito Valdecir Júnior esteve, na manhã de terça-feira(27/08), com o presidente da Fundação de Esporte do Piauí - FUNDESPI, Clemilton Luiz Queiroz, assinando convênio para aquisição de material esportivo. Com informações do Portal B1.

Essa aquisição será proveniente de emenda parlamentar do Deputado Estadual Fábio Xavier. O secretário de Esporte Cristiano Dourado relatou sobre a importância da aquisição desse material esportivo que será utilizado nas atividades esportivas durante as comemorações do aniversário da cidade.

"Esse material esportivo tem por finalidade promover a inclusão sociocultural de jovens e adolescentes através do esporte, pois assim, incluiremos nossos jovens em atividades que trazem saúde e qualidade de vida. Faremos um grande evento esportivo durante as festividades alusivas ao aniversário de 66 anos de emancipação política do nosso Município", afirmou o secretário. 

 


Fonte: Portal B1
Comentar
Ficalizando obras · 27/08/2019 - 12h57 | Última atualização em 05/09/2019 - 20h40

Prefeito de Curimatá acompanha andamento de obras na cidade


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, acompanhado do chefe de gabinete Josonilson Miranda visitou, na manhã desta segunda-feira (26/08), algumas obras em execução no município. 

O gestor acompanhou o andamento do muro da UBS Lívia Rocha que está sendo construída com recursos próprios do município, com previsão de entrega para dia 06 de setembro e a construção da praça José Amâncio que será erguida no bairro Batateira, obra que irá proporcionar lazer, interação e a prática de esporte para os moradores do bairro.

A finalidade desse acompanhamento é verificar a qualidade do serviço que está sendo desenvolvido. "Estamos acompanhando de perto as obras do município para conferir o andamento dos trabalhos, feliz em saber que em pouco tempo iremos entregar aos moradores do bairro Batateira, importantes obras que irão ajudar a melhorar a qualidade da saúde da população", disse o prefeito.  

    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook
    Foto: Reprodução/Facebook

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar
Saúde e educação · 23/08/2019 - 08h36 | Última atualização em 23/08/2019 - 08h50

Administração de Curimatá através da secretaria de Saúde realiza atividades para o Agosto Dourado


Compartilhar Tweet 1



A administração de Curimatá, através da Secretaria de Saúde, realizou, nas Unidades Básicas de Saude, ações especiais para as mães e gestantes do município, com orientações, palestras e diversas atividades.

As enfermeiras Verônica Brito, Daiane Silva e Yanka Vogado realizaram programações específicas voltadas para seu público de abrangência com o intuito de lembrar a população a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele traz, tanto para o bebê como para a mãe.

O prefeito Valdecir Júnior falou dos investimentos em sua gestão para prevenção e conscientização com o objetivo da população ter uma saúde de qualidadda, ações que visam os cuidados à gestante e ao bebê até dois anos de idade. "Vale ressaltar que o aleitamento materno é a forma mais barata e completa de alimentar o bebê e oferecer a proteção necessária para crescer forte e saudável ".

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Valdecir Júnior participou de uma audiência, no gabinete do senador Ciro Nogueira, nessa terça-feira (20/08), com a Diretoria Executiva do Banco do Brasil

No encontro, um dos assuntos em pauta foi a permanência da superintendência do Banco do Brasil no Piauí, inicialmente, havia uma notícia divulgada pela imprensa da transferência do órgão para o Maranhão. Uma iniciativa drástica que representaria graves prejuízos aos municípios.

O gestor teve a oportunidade de agradecer a reabertura da agência de Curimatá, após muito tempo fechada em face da inexistência de uma política séria de segurança e cobrou da Diretoria do Banco do Brasil o cumprimento do compromisso firmado no ano de 2018.

Na ocasião, o gestor explanou a preocupação da gestão e a intenção de se estabelecer parcerias que alavanquem o desenvolvimento de Curimatá e da Região.

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Curimatá
Comentar
Confira algumas fotos · 15/08/2019 - 10h34 | Última atualização em 15/08/2019 - 12h01

Curimatá recebe diversos visitantes ao longo do novenário religioso de Nossa Senhora do Bom Sucesso


Compartilhar Tweet 1



No Novenário Religioso de Nossa Senhora do Bom Sucesso de 2019, Curimatá teve a honra de receber muitos visitantes, pessoas que residem noutros centros, autoridades políticas e religiosas

O Prefeito Valdecir Júnior teve a grata satisfação de recepcionar e acompanhar o Deputado Fábio Xavier, andando pelas ruas, avenidas e, principalmente, pelas barracas do festejo, cumprimentando e ouvindo o povo.

Participaram também do Evento o Deputado Gustavo Neiva, o Prefeito da Cidade Vizinha de Parnagua, Alemão, dos vereadores Luziene, Tiago e Toninho, ex-vereadores Alba Regina e Gabino, dentre muitos outros que parabenizaram a cidade pela limpeza, iluminação e segurança existentes, situações que atraem o interesse das pessoas.

A tradicional festa que teve início no dia 06 de agosto de 2019, termina nesta quinta-feira (15/08) com a consagrada Procissão dos Devotos pelas ruas e avenidas da Cidade.

Confira algumas fotos do evento:

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Curimatá
Comentar
Bolsa Família · 13/08/2019 - 17h43 | Última atualização em 14/08/2019 - 13h46

Equipe de Assistência Social de Curimatá é aguardada em encontro Intersetorial do Bolsa Família


Compartilhar Tweet 1



A equipe de Assistência Social de Curimatá é esperada no Seminário Regional Intersetorial do Programa Bolsa Família que acontecerá no dia 15 de agosto em Corrente.

O encontro será promovido pela Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), terá por objetivo discutir o aprimoramento da gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

 

Comentar
Planejamento · 13/08/2019 - 09h14 | Última atualização em 13/08/2019 - 10h43

Prefeito em conjunto do Exercito Brasileiro organiza reunião para tratar a crise hídrica em Curimatá


Compartilhar Tweet 1



Em busca de soluções que possam amenizar a grave crise hídrica que está afetando o município de Curimatá, aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/08), uma reunião promovida pela Administração de Curimatá e contou com a presença do Prefeito Valdecir Júnior, o Comandante do 25°BC do Exercito Brasileiro, Coronel Márcio Costa, coordenador da 61 Operação carro pipa/Teresina, Capitão Veloso, Secretários municipais, Defesa Civil, Vereadores e agricultores rurais, no Centro Social Dr° Lucas Seixas Doca.

O objetivo foi a discussão de ações que possam, de forma emergencial, amenizar a crítica situação, como a atuação de caminhões pipas para abastecimento d'água no município como também fazer o credenciamento extra de caminhões e sorteio de novas rotas, assinatura de contratos para o 4°trimestre (outubro, novembro e dezembro) de 2019.O prefeito Valdecir Júnior tem se articulado junto ao Exército Brasileiro para resolver a situação.

 


Fonte: Reprodução / Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A gestão municipal de Curimatá segue calçando diversas ruas na cidade. Desta vez, a obra de pavimentação acontece na Rua Raul Guerra, no Bairro Nova Curimatá. Uma cobrança antiga da comunidade que a administração atendeu para melhorar e facilitar a mobilidade urbana dos moradores.

Além de significar mais qualidade de vida, o benefício do serviço de pavimentação também garante um novo visual ao lugar e, consequentemente, a valorização dos imóveis.

 


Fonte: Reprodução / Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu a abertura dos festejos de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Padroeira do município de Curimatá nesta terça-feira (06/08). O festejo é realizado no período compreendido entre 06 a 15 de agosto.

O prefeito Valdecir Júnior aproveitou a ocasião para agradecer a presença da população e comentar sobre alguns pontos que ele considera importante para o crescimento e desenvolvimento da cidade, além de convidar todos os moradores da cidade e das cidades vizinhas a participar dos festejos.

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Cenas de fé, tradição e valorização cultural foram presenciadas durante o dia de homenagens ao Vaqueiro,  nesse sábado (10/08), em louvor à Padroeira do Município Nossa Senhora do Bom Sucesso.

O evento que acontece há anos e durante o ano é aguardado pelos curimataenses. Oportunidade que reuniu várias gerações em um importante momento de emoção e devoção.

A concentração começou pela manhã, com vaqueiros de toda a região em um almoço promovido pela Administração Municipal, com a presença do Poeta Nordestino Galego Aboiador.

Em seguida aconteceu a tradicional cavalgada, percorrendo várias ruas da cidade, mostrando e reforçando a importância da valorização da cultura do vaqueiro, do sertanejo e, acima de tudo, do homem de fé.

Com a chegada dos vaqueiros em frente à Paroquia da Cidade, e a celebração fora presidida pelo Padre Adairton que abençoou o Homem do campo alcançado pela emoção, onde devoção e fé se fizeram presentes.

Confira as fotos:

 

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura municipal de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Atendendo à uma antiga reivindicação da população curimataense e com o propósito de melhorar, ainda mais, os serviços de saúde no município, a Administração Municipal de Curimatá passou a oferecer esta semana atendimento de pediatria com a Drª Camila Brito de Carvalho.

O objetivo é sanar uma das mais importantes demandas e também atender reclames da população, que é o de disponibilizar no Posto de Saúde atendimento pediátrico.

O prefeito Valdecir Júnior, sensibilizado com a situação apresentada pelos profissionais de saúde, contratou em regime de urgência e emergência a pediatra para atender as crianças, algumas com hidrocefalia, onde, na região, consta pediatra somente nas cidades de Bom Jesus e Corrente, sendo os lugares mais próximos e de forma particular, ficando toda essa demanda sem assistência médica na área da pediatria.

 


Fonte: Portal B1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Valdecir Júnior, de Curimatá, acompanhou nesta segunda-feira (05/08), a construção do muro da Unidade Básica de Saúde Lívia Alves, a visita teve como objetivo principal estar por dentro dos detalhes da obra.

A construção do muro vai proteger toda a área do centro de saúde, proporcionando segurança e bem estar aos funcionários e ao púbico que necessita de atendimento de saúde.

O gestor segue um cronograma de visitas para conhecer de perto as demandas, necessidades e desafios.

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar

A prefeitura de Curimatá utilizou o Facebook para ressaltar a importância do leite materno e da amamentação e informar que realizará ações educativas para enfatizar o tema em todas as suas unidades de saúde. Confira o texto publicado pela prefeitura: 

"Agosto é o mês mundial do Aleitamento Materno e, com a finalidade de intensificar a relevância desse assunto para a sociedade, a Secretaria de Saúde, desenvolverá em todas as unidades de saúde, ações educativas enfatizando os benefícios da amamentação."

"O Agosto Dourado é um dos mecanismos de incentivo promovidos pelas equipes de saúde, que visa fortalecer o aleitamento materno, principalmente por mobilizar as mães a ofereceram aos seus filhos o alimento mais essencial, prevenindo doenças, além de representar o envolvimento singular entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo emocional"

    Foto: Reprodução Facebook Prefeitura de Curimatá

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar

A equipe da Unidade Básica de Saúde Estelita Guerra de Macedo, aderindo ao programa contra o tabagismo, promoveu na manhã desta quinta-feira (01/08), em Curimatá, uma campanha visando contribuir para a conscientização quanto à importância da saúde dos pulmões, uma doença silenciosa.

    Foto: Reprodução Facebook

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de pulmão é relembrado anualmente em 01 de agosto. Essa data visa contribuir para a conscientização quanto à importância da saúde dos pulmões. O câncer de pulmão é normalmente diagnosticado em estágios avançados, já que os sintomas iniciais da doença não são muito claros.

O prefeito Valdecir Júnior aproveitou o momento para ressaltar a importância de promover ações que cuidem da prevenção da doença, assim como cuidados e exames para identificar e prevenir a doença antes que ela se propague.

    Foto: Reprodução Facebook

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar

Julho é considerado o mês da conscientização e prevenção das hepatites virais. Pensando na qualidade de vida da população, os gestores da Unidade Básica de Saúde Estelita Guerra de Macedo, no bairro Nova Curimatá, promoveram nesta terça-feira (30/07) em Curimatá, uma série de ações com testes rápidos e orientações referentes à campanha Julho Amarelo.

Participaram da ação o médico Divaldo Fernandes, a coordenadora Halana Melo, a biomédica Alvina Camila e a colaboração de toda a equipe do posto. De acordo com a enfermeira da UBS Verônica Brito, o foco da campanha neste ano foram os testes rápidos, onde foram realizado mais de 60 testes, em homens e mulheres entre 25 a 60 anos.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

 


Fonte: Prefeitura de Curimatá
Comentar

A administração municipal de Curimatá, através da secretaria de Saúde está dando apoio aos pacientes que necessitam de tratamento médico especializado em centros mais avançados de saúde.

Além de veículos que costumeiramente realizam este tipo de transporte, nesta terça-feira (30/07), a van classificada como de transporte eletivo com capacidade para 14 pessoas, adquirida em parceria com o senador Ciro Nogueira, fez a primeira viagem transportando pacientes para Teresina. 

Segundo o prefeito Valdecir Júnior a aquisição do veículo vem ao encontro do plano de reconstrução da cidade. Na ocasião, ainda, o prefeito falou sobre a importância da aquisição deste veículo para os pacientes que necessitam de um transporte adequado para tratamentos fora de Curimatá e do seu respeito com as contas públicas.

    Foto: Reprodução Facebook
    Foto: Reprodução Facebook
    Foto: Reprodução Facebook

 

Comentar
Homenagem · 29/07/2019 - 08h15 | Última atualização em 29/07/2019 - 08h16

Administração de Curimatá parabeniza os agricultores do município pela passagem do Dia do Agricultor


Compartilhar Tweet 1



A administração de Curimatá, através do prefeito Valdecir Júnior parabenizou todos os agricultores do município pela passagem do Dia do Agricultor e aproveitou a ocasião também para parabenizar o agricultor familiar que teve a sua data na última quinta (25/07).

O agricultor possui uma ampla relevância na economia da cidade e também para a população, visto que, sua atividade proporciona a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa das pessoas, tais como arroz e feijão.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Curimatá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Valdecir Júnior esteve, nesta quarta-feira (18/07), em audiência com o presidente da Cepisa Equatorial Nonato Castro, Antônio Simões Gerente de Obras e Manutenção, Enéas Rodrigues líder de Expansão Urbana, Marcus Paulo líder de Universalização Rural, Cosme Cezário Diretor Técnico Comercial. A audiência teve por objeto tratar acerca de benefícios importantíssimos para o município de Curimatá.

O encontro teve como pauta principal a expansão da iluminação pública do município. A expansão da energia visa atender às famílias das proximidades do Aeroporto e do Conjunto Nercino Walter, no bairro Nova Curimatá e o Bairro Vila Bandara. A Cepisa Equatorial, através do Presidente Nonato Castro, de maneira atenciosa se comprometeu em executar as obras que ainda restam.

Ainda fora discutido sobre o Luz para Todos, que já teve um investimento de cerca de 831 mil reais de 2007-2019 para atendimento de 110 residências da zona rural.

    Fotos: Reprodução / Facebook

 


Fonte: Reprodução / Prefeitura de Curimatá
Comentar
Benefícios para os municípios · 18/07/2019 - 16h20 | Última atualização em 18/07/2019 - 16h59

Prefeito de Curimatá participa de reunião com a diretoria da APPM


Compartilhar Tweet 1



Nessa terça-feira (16/07), o prefeito Valdecir Júnior e os membros da Associação Piauiense de Municípios (APPM) se reuniram, na 4ª reunião ordinária da diretoria.

Entre as pauta, a situação dos cofinanciamentos do governo estadual na Saúde, Assistência Social e sobre o Proete; análise do relatório financeiro da APPM relativo ao mês de junho; articulação acerca de emendas para municípios junto a parlamentares; e reforma do Hotel da APPM em Luís Correia.

A diretoria encaminhou ofícios à Caixa Econômica Federal solicitando posicionamento sobre o projeto Avançar Cidades e aos senadores Ciro Nogueira, Elmano Férrer e Marcelo Castro, com o intuito de que esses destinem emendas para os municípios.

A reunião também deliberou sobre envio de ofício à Assembleia Legislativo do Piauí (Alepi) solicitando que, dentro do empréstimo aprovado para ser contraído pelo Governo do Estado, uma parte dos recursos seja destinada aos municípios.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Portal da APPM
Comentar