Cheia de atrações -

Programação MinC: arqueologia e muito, muito teatro

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com uma robusta programação de espetáculos, shows e até uma final do Campeonato Carioca de Improvisação. O fim de semana também está agitado na Cinemateca Brasileira, com o encerramento da Sessão ABPA e o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. E o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) traz para Brasília a exposição Trajetórias da Preservação do Patrimônio Arqueológico. Confira a programação completa abaixo:

CINEMATECA BRASILEIRA

Sessão ABPA
Até 24/11
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)
Este ano, a Sessão ABPA, que é uma programação composta por curtas-metragens de diversos arquivos audiovisuais brasileiros, será exibida na Cinemateca Brasileira. A seleção tem como eixo curatorial o que se pode chamar de "outros filmes", categoria que inclui documentários educativos, campanhas de saúde, filmes amadores e experimentais.
A Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) é uma associação civil, de direito privado, sem fins econômicos, de caráter cultural, técnico e científico. Seu objetivo é estimular a conscientização e a promoção do interesse público pela salvaguarda e acesso ao patrimônio audiovisual brasileiro, como fonte histórica, cultural, artística, educativa e econômica. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.
Mais informações

MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
Até 25/11
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)
Tradicional evento dedicado ao cinema fantástico, o MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa chega a São Paulo com a exibição de dois programas na Cinemateca Brasileira.
O MOTELX é um festival que promove o gênero do terror produzido internacionalmente e estimula a produção de filmes de terror portugueses há 10 anos. Ao longo dos anos, tem conquistado um posicionamento relevante no circuito internacional de festivais de cinema de gênero, tornando-se um dos eventos culturais mais esperados e destacados do ano em Lisboa. Em 2018, realizou-se a 12ª edição do festival em Portugal.
Movimento iniciado pelos organizadores do festival, o MOTELX se expande em uma itinerância internacional desde 2017, passando por diferentes cidades de diversos países. O primeiro programa traz as mais recentes produções portuguesas do gênero que passaram no festival. O segundo programa é uma seleção dos filmes que passaram pelo Prêmio MOTELX – Melhor Curta de Terror Português. Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.
Mais informações

5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo e Exposição ‘As Matryoskhas'
De 29 a 5/12
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)
A Mostra apresentará 10 longas-metragens produzidos pelo Mosfilm, o maior e mais antigo estúdio da Europa, com um acervo de 2.500 títulos do período soviético e da atual Federação Russa.
Durante todo o período da Mostra estará em cartaz a exposição de bonecas "As Matryoskhas", de Nadia Ramirez Starikoff. E no domingo, dia 2/12, além da exibição na tela externa, a Cinemateca recebe expositores da Feira do Leste Europeu. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionarão a partir das 13h.
A Mostra é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Brasileira. Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.
Mais informações

 

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

Projeto Literatura Aberta – Falando de Shakespeare
Até 27/11 – 15h às 17h
Endereço: Casa da Leitura – Rua Pereira da Silva, 86 – Rio de Janeiro (RJ)
O Módulo II do projeto ‘Literatura Aberta - Falando de Shakespeare' chega agora à discussão da quarta peça, ‘Júlio César', a ser realizada nos dias 13 e 27 de novembro na Casa da Leitura. Esta etapa terá a participação de Samuel Abrantes como palestrante convidado e de Miriam Halfim como coordenadora.
Dentre as 38 peças escritas por William Shakespeare, Júlio César, de 1599, é sua obra política por excelência. Nela se digladiam com maestria o conflito insolúvel entre a liberdade e a autoridade, entre o bem público e as ambições pessoais, entre o dever e o interesse. Nesse trabalho emblemático, revela-se, no governante que dá nome à peça, a arrogância do poder; em Brutus, o sentimento republicano e o dilema existencial; e em Marco Antonio, a arte da Retórica.
Júlio César, falando da Roma dos Césares, mantém-se atual como nunca ao retratar a eterna disputa pelo poder, os jogos políticos e de manipulação, com a dramaturgia que confirma William Shakespeare como um dos maiores intérpretes da alma humana.
Mais informações

 

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Mostra ‘100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial'
Até 13/01 – 10h às 17h30 (terça a sábado), 14h às 18h (sábados e domingos)
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Até 13 de janeiro de 2019 estará em exposição no Museu Casa de Rui Barbosa 23 documentos, preservados na Coleção Família Barbosa de Oliveira, no Arquivo João Pandiá Calógeras e no Arquivo Rui Barbosa, produzidos entre os anos de 1914 e 1920. A entrada é gratuita.
Os documentos registram alguns momentos marcantes e algumas consequências da Primeira Guerra: sua conflagração, o desenvolvimento de organizações humanitárias, o trabalho das equipes médicas, a participação do Brasil, a vitória dos países aliados, a organização da Conferência de Paz de Paris e a criação da Liga das Nações.
Mais informações

 

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM)

Programação Especial Museu Regional Casa dos Ottoni
24/11
Endereço: Museu Regional Casa dos Ottoni – R. Matosinhos, 329-423 – Serro (MG)
O Museu Regional Casa dos Ottoni, em Serro (MG), promove no próximo dia 24, a partir das 14h, o II Encontro Meu Cabelo Natural. Voltado ao fortalecimento da autoestima e empoderamento afro, o evento contará com oficinas de cortes e penteados, desfile e apresentação de grupo de capoeira, entre outras atrações.
Mais informações

Programação Especial Museu da Abolição
Até 27/11
Endereço: Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150 – Recife (PB)
O Museu da Abolição (MAB), em Recife (PE), promove, durante todo o mês, a exposição temporária "Os da Minha Rua: Poéticas de R/existência de Artistas afro-brasileiros". A mostra reúne a produção visual de dez artistas negros contemporâneos, levantando importantes questões sobre a cultura africana e a cultura afro-brasileira e questionamentos em relação ao lugar da negra e do negro na sociedade brasileira.
Como parte da programação para o Mês da Consciência Negra, o MAB promove performance com Ana Lira, uma das artistas que expõem obras na mostra em cartaz, nos dias 10, 17 e 23 de novembro, sempre às 15h. No dia 21, no mesmo horário, o convidado para realizar performance é o artista Carlito Person; e no dia 28, das 16h às 20h, a convidada é a artista negra contemporânea Priscila Rezende.
A programação especial inclui ainda o Seminário Protagonismo Negro nas Lutas Libertárias, que o MAB recebe no próximo dia 27, a partir das 14h. O evento será realizado em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Cátedra Gilberto Freire/UFPE. O público também poderá visitar durante todo o mês as exposições de longa duração "130 Anos: Abolição?" e "Novos Objetos, Novas Coleções".
Mais informações

Programação Especial Museu das Bandeiras
Até 27/11
Endereço: Museu das Bandeiras – Praça Brasil Caiado – Cidade de Goiás (GO)
No Museu das Bandeiras, em Goiás (GO), a difusão da memória afro-brasileira terá lugar em programações como o "Varal de Memórias", que em novembro terá como tema "Sujeit@s Negr@s". A ideia é evidenciar personalidades negras da cidade, de Goiás e do Brasil como um todo que alcançaram fama como artistas, intelectuais, acadêmicos, escritores, juristas, políticos e líderes sociais.
O museu também receberá nos próximos dias a exposição "Arcelina em África: olhares, trocas e sensações", resultado da peregrinação da jornalista paulista Arcelina Públio Dias pelo continente africano nos anos 1990. O recorte visual é de sua passagem por Angola, país que possui estreitos e tristes laços com o Brasil em virtude da escravidão no período colonial.
Ainda como parte da programação especial, o setor de Arquivologia do Museu das Bandeiras promoverá ao longo deste mês ações públicas voltadas à democratização do seu acervo, como a já realizada aula aberta "Escravidão e Cadeia em Goiás" (foto), na qual foram apresentados documentos que revelam detalhes sobre a escravidão em Vila Boa de Goiás, bem como o cotidiano da antiga Casa de Câmara e Cadeia, situada no prédio que hoje sedia a instituição.
Mais informações

Programação Especial Museu de Arte Religiosa e Tradicional
29/11 – 14h às 18h
Endereço: Museu de Arte Religiosa e Tradicional – Largo de Santo Antônio, s/nº – Cabo Frio (RJ)
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio (RJ), promove nos dias 7, 8, 21 e 29, sempre às 14h, sessões de conversa com Ricardo Alves, curador da exposição temporária "Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia" para escolas previamente agendadas.
Mais informações

Exposição ‘São Francisco na Arte de Mestre Italianos'
Até 27/1 – 10h às 17h (terça a sexta), 13h às 17h (sábado e domingo)
Endereço: Museu Nacional de Belas Artes – Avenida Rio Branco, 199 – Rio de Janeiro (RJ)
Com curadoria do especialista em História da Arte Giovanni Morello e de Stefano Papetti, a mostra inclui obras de Perugino, Guido Reni e Tiziano, entre outros, apresentando as fases mais relevantes da representação de São Francisco.
As obras que compõem a exposição são de acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell'Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d'Abruzzo (L'Aquila), Galleria Nazionale dell'Umbria (Perugia); Istituto Campana per l'Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara). A mostra conta ainda com uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli), "St. Francis Contemplating a Skull", propriedade do colecionador e ator americano Federico Castelluccio.
A mostra também inclui uma sala de Realidade Virtual que vai transportar o visitante para a Basílica Superior de Assis (1228), cidade natal do santo na região da Úmbria, no centro da Itália, com o uso de óculos de tecnologia 3D, onde será possível caminhar por uma das mais importantes e belas basílicas do país e conhecer obras-primas do pintor italiano Giotto (1267-1337), artista símbolo dos períodos medieval e pré-renascentista.
Mais informações

Mostra ‘O desenho de Lasar Segall'
Até 17/6 – quarta a segunda-feira, das 11h às 19h
Endereço: Museu Lagar Segall – Rua Berta, 111 – São Paulo, SP
Com curadoria de Giancarlo Hannud, diretor do museu, a mostra "O desenho de Lasar Segall" traz 54 desenhos dos mais de 2,4 mil que integram o acervo da instituição, revelando a inesgotável riqueza expressiva e técnica de sua produção.
Mais informações

 

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN)  

Exposição de bonecas "As Matryoskhas", em cartaz durante a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, na Cinemateca Brasileira. Foto: Ale Zanetti

 

Exposição Trajetórias da Preservação do Patrimônio Arqueológico
Até 31/12 – das 8h às 18h
Endereço: SEPS, Quadra 713/913, Bloco D, Edifício Iphan – Brasília (DF)
A Exposição Trajetórias da Preservação do Patrimônio Arqueológico é uma homenagem ao trabalho desenvolvido por Luiz de Castro Faria pela preservação dos bens arqueológicos brasileiros. A exposição detalha em quatro módulos um pouco da história do antropólogo, arqueólogo, professor, biblioteconomista e museólogo, destacando sua contribuição para a consolidação das políticas de proteção aos bens arqueológicos brasileiros.
Uma amostra da pesquisa do arqueólogo padre João Alfredo Rohr, exibindo 167 peças que integram sua coleção, tombada pelo Iphan em 1986, também está disponível, trazendo uma abordagem aos dois patrimônios arqueológicos inscritos pela Unesco na Lista de Patrimônio Mundiais: Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Mundial em 1991 e tombado pelo Iphan em 1993, e Sítio Cais do Valongo, inscrito na Lista em 2017.
Mais informações

 

FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES (FUNARTE)

Espetáculo ‘Museu das Pequenas Coisas'
Até 24/11 – 20h30 (sábados e domingos)
Endereço: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Rio de Janeiro (RJ)
A peça Museu das Pequenas Coisas narra a trajetória de uma mulher que busca no cais o refúgio para um conflito e vê, no oceano que se abre à sua frente, a possibilidade de um horizonte salvador. Com uma mala baú, que abriga seus objetos e memórias, ela espera o resgate e se vê diante da necessidade de escolher o que levar consigo e o que deixar para trás.
O espetáculo, construído de modo independente e colaborativo, tem texto da atriz Lilian Guerra, com a colaboração da diretora Cida Almeida, além de animações e imagens da artista multimídia Ana Luiza Anker. A partir do encontro dessas três profissionais, mediadas por Lilian Guerra, a obra explora a intersecção entre atriz, imagem e objeto de animação, a condução e a parceria no jogo cênico.
Mais informações

Montagem ‘(IN)PAR'
24/11 – 20h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Os bailarinos Carlos Arão e Marcos Tó, de Minas Gerais, apresentam a montagem (IN)PAR, no Teatro Cacilda Becker, no Rio. A segunda edição da Ocupação Diálogos aborda as influências da arte contemporânea, da dança de rua e da música eletrônica na música popular brasileira, e com a interação dos artistas com a plateia. As atrações ocorrem de quarta-feira a domingo, até o dia 25 de novembro. Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).
O espetáculo de dança contemporânea (IN)PAR foi construído a partir de experiências de vida dos criadores, os bailarinos Carlos Arão e Marcos Tó. A obra explora a condição da busca interior. Com uma linguagem corporal investigativa, esses corpos carregados de sensações e técnicas dialogam entre propostas, provocações, encontros e desencontros.
Mais informações

Show de ‘Pink and the Brain'
24/11 – 20h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
O show é um tributo à banda de rock Pink Floyd, formada em Londres nos anos 1960 e mundialmente conhecida por álbuns como The Dark Side of the Moon, Animals, Wish You Were Here e The Wall.
Apaixonados pelo conjunto inglês, os amigos Edu Schultz (guitarras e vocais) e Marcelo Freitas (voz principal) criaram, no início de 2013, o grupo Pink and the Brain, que busca reproduzir os arranjos e efeitos originais das canções de Pink Floyd, com riqueza de detalhes. O repertório passa por várias fases da banda, interpretando sucessos como Comfortably Numb, Shine on you Crazy Diamonde Another Brick in the Wall, entre outros.
Mais informações

Final da 14ª edição do Campeonato Carioca de Improvisação
24/11 – 14h
Endereço: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
O Teatro Dulcina recebe a final do 14º Campeonato Carioca de Improvisação no próximo sábado, dia 24 de novembro, às 14h. O evento é organizado pela Cia. de Teatro Contemporâneo, e esta edição conta com a participação de 80 artistas improvisadores, distribuídos em 16 grupos. Cada cena é desenvolvida com a ajuda da plateia, sem textos predefinidos. Os ingressos são a preços populares, de R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).
Os 16 times participantes da 14 ª edição são: Imprudentes, Cachorrada, Armacena, Ilimitada, Passaralinhos, Catapultas, Os ImprovisAtores, Os Impróprios, Improssíveis, Os Fofinhos, Arriscado, Improtempo, Bella Ciao, Gambiarra, Ultraimpro, Los Clones, Orange is the New Impro e Nômades.
Mais informações

Mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino
Até 25/11 – 11h às 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Inédita no país, a mostra Bestiário Nordestino, que ocupa a Galeria Flávio de Carvalho, no Complexo Cultural Funarte SP, é composta por dezenas de obras de xilogravura. Com curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, reúne imagens que resgatam a história e o imaginário do povo do Nordeste. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo. A visitação se estende até 25 de novembro, de segunda a sexta, de 11h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 21h.
Mais informações

Espetáculo ‘Verborrágica'
Até 25/11 – 19h
Endereço: Teatro Glauce Rocha. Rua Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
A atriz e humorista Inês Galvão estreia espetáculo solo para temporada de um mês. A montagem marca o retorno da artista às salas de espetáculos e comemora seus 30 anos de carreira. A comédia narra a história de Cândida, uma das atrizes mais bem pagas e bem-sucedidas do país. Cansada de estar sempre envolvida em grandes produções, como musicais e clássicos, e com o compromisso de acertar sempre, a artista resolve romper com seu empresário e passar a administrar sua vida e carreira. Para isso, aluga um teatro e resolve optar por abrir diretamente para a plateia sua vida e suas memórias (positivas ou não).
Mais informações

Exposição ‘Mãe Preta'
Até 25/11 – 11h às 19h, fins de semana até 21h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
As conhecidas imagens das amas de leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição Mãe Preta, que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016. A mostra já foi exibida no Rio de Janeiro, em 2016, e também em Belo Horizonte, em 2017, no Palácio das Artes. Após o sucesso de público, a exposição chega a São Paulo, na Galeria Mario Schenberg, da Funarte. A mostra segue em cartaz até 25 de novembro, reunindo fotografias, vídeos, instalações, performance e literatura.
Mais informações

Espetáculos ‘Oxalá tem as chaves de todas as portas diante de mim…' e ‘Canto dos malditos'
25/11 – 18h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Oxalá tem as chaves de todas as portas diante de mim… é uma performance com Zé Maria Carvalho e Vitor da Trindade, desenvolvida nos Encontros Improváveis do núcleo OMSTRAB. A proposta é articular tradição e contemporaneidade, um encontro que se dá com a produção de imagens-sensação, a partir de intensidades sonoras e afetivas. Oxalá é tido como força propulsora.
Já Canto dos malditos é um espetáculo solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Abranches traz para a cena, como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre o amor e o abandono.
Mais informações

Show de Graziela Medori
25/11 – 20h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
No dia 25 de novembro, domingo, às 20h, a cantora paulistana Graziela Medori apresenta-se na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP, acompanhada pelo músico Renzo Perales. O show também conta com a participação de Rita Bastos, Thiago Pimentel, Lenine Guarani, Gabriel Oliveira, Tuco Oliveira, Tula Tânia e Levi Estevão. Os ingressos têm preços populares.
Filha da cantora Claudya e do instrumentista Chico Medori, Graziela iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, apresentando-se em shows e em programas de rádio e televisão. Seu primeiro trabalho foi gravado em 2011, pela Lua Music, e apresenta obras de João Bosco, Roberto Carlos, Marcos Valle e Lobão, entre outros. O disco também traz canções inéditas de Chico Medori, Edu Krieger e Romulo Froés. As gravações contam com a participação de músicos como Oswaldinho do Acordeon, Dominguinhos e Fernando Nunes.
Já seu segundo disco, Toma Limonada (2015), traz regravações de importantes compositores da MPB, como Marcos Valle, Lô e Márcio Borges e Raul Seixas, além de canções inéditas como Nada mais que Cinema, de Thiago Pimentel, e Radical, de Claudya, em parceria com Luiz Carlos. O destaque do novo trabalho é a faixa título, que conta com a participação de Seu Jorge.
Mais informações

Apresentação do Grupo Capoeira Baile
25/11 – 19h
Endereço: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Rio de Janeiro (RJ)
O conjunto Capoeira Baile apresenta um diálogo entre a dança contemporânea, o contato-improvisação e o hip hop, com a mistura do samba duro, do coco e da capoeira. A influência musical do grupo agrega outras manifestações culturais, como o samba de roda, maculelê, forró e samba-reggae. No show, o conjunto apresenta músicas de capoeira em formato de música popular brasileira. A ideia, segundo os integrantes, é promover um encontro de diferentes tribos em busca do equilíbrio entre as várias linguagens corporais.
A segunda edição da Ocupação Diálogos aborda as influências da arte contemporânea, da dança de rua e da música eletrônica na música popular brasileira, e com a interação dos artistas com a plateia. As atrações ocorrem de quarta-feira a domingo, e ficam em cartaz até o dia 25 de novembro. Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).
Mais informações

Espetáculo ‘Yerma'
Até 29/11 – 19h (quartas e quintas)
Endereço: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
O espetáculo Yerma é baseado na obra homônima escrita em 1934 pelo poeta espanhol Federico García Lorca. A ação se passa no meio rural e conta a trajetória de uma mulher que não consegue realizar o desejo de ser mãe. Diversas situações e conflitos são retratados na trama, questões relacionadas à convivência social, aos relacionamentos, à religiosidade e honra, principalmente feminina. Temas que o autor trabalhou nesse texto de forma poética e crítica.
Mais informações  

Final da 14ª edição do Campeonato Carioca de Improvisação. Foto: Divulgação

 

Espetáculo ‘Jogos na hora da sesta'
Até 2/12 – Sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 18h
Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque – São Paulo (SP)
Um grupo de crianças brinca no parquinho da rua. Os jogos que se desenrolam ao longo do dia abrem brechas para que a personalidade de cada criança seja revelada. Assim, as brincadeiras incitam jogos de poder, violência e crueldade.
O espetáculo, com texto de Roma Mahieu, foi lançado em 1976, durante a ditadura militar na Argentina, e aborda a hostilidade do ponto de vista de quem violenta e de quem é violentado. Em uma tentativa de driblar a censura do regime vigente, a autora retrata a violência nas brincadeiras infantis. As balinhas, o capacete e a bicicleta funcionam como moedas de troca para que a hierarquia entre as crianças se estabeleça. Mas a tentativa falhou: em 1978, Jogos na hora da sesta foi censurado e Roma Mahieu passou a viver em Madri, Espanha.
Mais informações

Espetáculo ‘Nerium Park'
Até 2/12 – Sexta a domingo, às 19h
Endereço: Teatro Dulcina. Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Em cena, Miguel e Malu são um casal de classe média à procura de qualidade de vida e da possibilidade de construir uma família longe da loucura da cidade. A compra de um apartamento no condomínio Nerium Park, um empreendimento residencial, parece ser a tradução desse sonho. Mas o entusiasmo inicial do casal com o conforto e o espaço da nova casa, com piscina e um parque, vai desaparecendo à medida que os meses passam e ninguém mais se muda para os prédios. É como se os dois vivessem em uma cidade fantasma. A crise econômica e o desemprego afastam os possíveis compradores, então o casal se vê isolado num estilo de vida que parecia perfeito. Porém, quando uma terceira pessoa aparece no condomínio, a trama ganha um outro sentido.
Mais informações

Espetáculo ‘Terceiro Dia'
Até 13/12 – Sexta a domingo, às 19h
Endereço: Teatro Glauce Rocha. Rua Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
O espetáculo retrata os tempos em que o jovem Carlos Drummond de Andrade estudava num colégio interno e de lá foi expulso, por discutir com um professor. A comédia dramática solo constrói uma narrativa, por meio da coletânea de 35 poemas do autor, composta a partir da sensibilidade do diretor, Marco Azevedo. A montagem relata a trajetória de Drummond, desde o momento em que saiu de casa, em Itabira (MG), para um internato em Nova Friburgo (RJ), passando pelo desentendimento que teve com seu professor de português, por "insubordinação mental", até o retorno do poeta.
Mais informações

Espetáculos ‘Eu Elas' e ‘Estudo para epifania'
Até 16/12 – Sexta a domingo, às 19h
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Eu Elas, solo de Juliana Moraes, usa gestos e posturas socialmente aceitos como femininos no ocidente, especialmente a partir dos anos 1950 (com a expansão da televisão, do cinema, da propaganda e agora das redes sociais), para desconstruir e questionar os comportamentos aprendidos. Movendo-se intensamente, porém mantendo-se sentada durante longos minutos, a artista elabora uma coreografia alicerçada na acumulação de gestos em diferentes partes do corpo, criando complexas combinações. A aceleração gera uma alteração no estado físico-psíquico da artista, a partir da qual ela compõe a cena em tempo real.
Também um trabalho solo, Estudo para epifania questiona a sobrevivência e busca uma afirmação que torne o artista visível em uma sociedade que o inventa vazio de seus valores. Mártir de si mesmo, guerreiro de seus princípios, o homem, particularmente o nordestino, encontra força para sobreviver entre o caos, a seca, a guerra, a fome, a fé. O corpo é visto como o sertão, que está dentro de cada um de nós: "ser tão forte", "ser tão corajoso".
Mais informações

Fonte: AsCom/MinC

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco