Combate à fome -

Jovens Repórteres do PodCeti entrevistam Ministro Wellington durante reunião do G20 em Teresina

Jovens repórteres do podcast PodCeti, ligado ao Ceti José Pereira da Silva, em Teresina (PI), entrevistaram o ministro Wellington Dias (MDS) em coletiva de imprensa durante reunião da Força-tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Projeto visa estimular adolescentes a diminuir contato com redes sociais e a consumir e produzir notícias de qualidade sobre o Brasil e o mundo.Em 2022, o professor Bruno Santos queria despertar a criatividade dos estudantes e tornar as aulas mais dinâmicas. Por isso ele criou o PodCeti - um podcast produzido por alunos do Centro Estadual de Tempo Integral José Pereira da Silva em Teresina (PI).

Foto: Reprodução/ G20 Crédito: Yasmin dos Santos Professor Bruno e suas alunas participantes do projeto PodCeti na reunião da FT de Combate a Fome em Teresina.
Professor Bruno e suas alunas participantes do projeto PodCeti na reunião da FT de Combate a Fome em Teresina.

O podcast aborda temas importantes e atividades relacionadas ao dia a dia da escola e oferece aos alunos a oportunidade de atuar como comunicadores. A estudante e participante do projeto Lívia Maria de Jesus Araújo, 17 anos, conta que sua motivação para participar do projeto é a vontade de estimular os colegas a ter interesse por notícias e fatos que estão acontecendo na escola e fora dela. Lívia acredita que os jovens têm acesso a muitos conteúdos hoje em dia e acabam consumindo vídeos leves e divertidos a maior parte do tempo.

‘’Para minha geração é importante porque os jovens recebem muitas notícias que não são importantes. Eles têm acesso às redes sociais, são informados por ela, mas não sabem o que é o G20 e o peso que ele tem para o Brasil, por exemplo’’, analisa a jovem.

Para o educador, a reunião do G20, em Teresina, é uma boa oportunidade para os alunos acompanharem a discussão em torno do combate à fome e perceberem a importância da ajuda mútua para enfrentar os desafios.

Foto: Reprodução/ G20 (Crédito:Crédito: Yasmin dos Santos)Professor Bruno e suas alunas participantes do projeto PodCeti na reunião da FT de Combate a Fome em Teresina.
Ministro Wellington Dias com alunas do Centro Estadual de Tempo Integral José Pereira da Silva.

‘’Nos não vivemos sozinhos, precisamos da ajuda uns dos outros. E aqui posso mostrar a eles como uma nação está ajudando a outra a pensar uma solução para a fome e a pobreza”.

Além de levar informação para os colegas, Lívia conta que teve experiências nunca antes imaginadas, como conhecer o presidente Lula durante o lançamento nacional do projeto Pé de Meia em Brasília.

‘’Gosto de participar do projeto porque tive experiências que nunca imaginei viver. O projeto tem me proporcionado muitas coisas novas”. O professor Bruno se sentiu honrado ao ver uma aluna conquistando novas experiências e um encontro com o Presidente da República.

“Eu fico muito feliz porque eles podem ver como funciona o mundo fora da escola e vivenciar a prática da profissão de jornalista’’. Ministro Wellington Dias com alunas do Centro Estadual de Tempo Integral José Pereira da Silva. Ministro Wellington Dias com alunas do Centro Estadual de Tempo Integral José Pereira da Silva.

Como gente grande: jovens repórteres entrevistam ministro Durante a coletiva de imprensa do ministro Wellington Dias do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, realizada na abertura da reunião da Força-tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nesta quarta-feira (22/5), a estudante Maria de Fatima de Sousa Simeão, 19 anos, teve a chance de questionar a autoridade sobre a importância, para o Piauí e o Brasil, de um evento que reúne as maiores economias do mundo.

Segundo a estudante, é um privilégio poder sair da rotina escolar e observar como funciona uma reunião com atores da política internacional. Já para Maria Gabriela do Nascimento, 16 anos, presenciar um evento do G20 proporciona o conhecimento de novas palavras e contribui para seu desenvolvimento como pessoa e estudante, além de prepará-la para uma carreira jornalística.

Naturalmente comunicativa, tem o desejo de prestar vestibular para jornalismo e seguir carreira na área. Mais livros, menos internet Ciente do apelo que as redes sociais causam nos adolescentes, o professor Bruno defende o papel da educação para orientar as novas gerações. Atualmente, novas disciplinas foram inseridas no currículo do Ensino Médio, portanto a criação de uma voltada para blindar os estudantes contra as fake news seria de extrema importância.

Na sua visão, é preciso ensinar como ter senso crítico para que os estudantes saibam diferenciar o que é uma notícia verdadeira e o que é uma falsa. Além disso, devido a sua prática diária em sala de aula, o professor é a favor do incentivo à leitura de livros e de restringir o tempo que os adolescentes passam no celular.

Ele observa que os estudantes estão perdendo o poder de concentração e têm dificuldade de ler um texto longo. Durante um simulado aplicado recentemente, alguns pediram o celular de volta após duas horas, mas a prova do Enem dura quatro horas.

O professor se diz preocupado com a situação. “Acho que mais livros e menos redes sociais ajudaria os adolescentes. Podemos ter comunicação, mas sem educação não podemos ir em frente porque a educação é o que transforma a vida dos alunos”, acrescenta.

Fonte: Reprodução/G20

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco