Neste sábado (25) às 09h30 -

IBGE vai às comunidades de Teresina para promover ação de mobilização do Censo Demográfico

O Censo Demográfico 2022 está em sua fase de apuração e os recenseadores estão retornando a campo em alguns setores censitários, para buscar diminuir o número de domicílios que ainda não responderam aos questionários do Censo, especialmente nas comunidades e vilas. Para agilizar essa coleta em todo o país, o IBGE irá promover uma “Ação Nacional de Mobilização do Censo Demográfico 2022 nas Comunidades”. Em Teresina a ação de mobilização do IBGE será marcada por um evento de divulgação, que terá lugar no Parque Brasil II, neste sábado (25/05), às 09h30. 

As comunidades e vilas são denominadas tecnicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) como aglomerados subnormais e caracterizam-se por serem ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação.

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE NotíciasIBGE divulga o quarto balanço da coleta do Censo Demográfico 2022
IBGE divulga o quarto balanço da coleta do Censo Demográfico 2022

Essas localidades foram selecionadas para a ação de mobilização da coleta do Censo Demográfico em razão de, neste momento, estarem com um índice de domicílios que não responderam ao Censo acima de 5%, indicador superior ao que é considerado estatisticamente desejável pelo IBGE. Em Teresina estão nessa situação 42 comunidades que deverão continuar com a presença dos recenseadores do IBGE, buscando voltar aos domicílios cujos moradores não foram encontrados durante a primeira etapa de coleta do Censo, bem como também indo aos domicílios para buscar reverter a recusa de prestação de informações por parte de alguns moradores. 

Recensear os domicílios nos aglomerados subnormais é desafiador, em razão de serem espaços que trazem dificuldades para a coleta das informações, sendo comum que esses locais tenham arruamento irregular e ausência de endereçamento oficial, dificultando a identificação e o acesso aos domicílios. Aliado a isso, essas comunidades têm grande densidade de população e em alguns casos sofrem com questões de segurança. Nesses locais, costuma-se ter mais de uma casa no mesmo terreno ou edificação, com abundância de autoconstruções como puxadinhos e sobrados. Muitas vezes, essas residências sequer têm acesso direto no logradouro, necessitando uma atenção redobrada dos recenseadores para os critérios de separação e independência que definem o que é um domicílio no Censo 2022.

O IBGE entende que conhecer a realidade dos domicílios nas comunidades e vilas é de extrema importância para que serviços públicos básicos cheguem até essa parcela da população, tais como : saneamento, educação, saúde, infraestrutura, segurança e habitação. Neste último quesito o resultado do Censo Demográfico é relevante nacionalmente, por ser subsídio para programas federais de habitação como o Minha Casa, Minha Vida e o Plano Nacional de Habitação implementados pela Secretaria Nacional de Habitação e Secretaria Nacional de Territórios Periféricos. Destaca-se, ainda, no plano internacional, por atender às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para os programas “ONU Habitat, por um futuro melhor” e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O IBGE está trabalhando com a previsão de divulgar, no final do mês de abril, os resultados definitivos do Censo Demográfico, com a população de todos os municípios do país. 

Como reconhecer os recenseadores do IBGE 
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no endereço eletrônico respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um “QR code” que leva à área de identificação no endereço eletrônico. Para realizar a confirmação dos dados do recenseador, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco