
Hospital da Polícia Militar do Piauí se prepara para se tornar centro de referência médica
O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está passando por uma ampla reforma e expansão de suas instalações. O número de leitos de internação está sendo aumentado de 57 para 106, abrangendo especialidades como ortopedia, dermatologia, planejamento familiar e cirurgia geral.

Como parte da reforma, estão sendo criadas oito salas modernas no centro cirúrgico, das quais seis já foram concluídas. A segunda fase da reforma está em andamento, visando adicionar mais duas salas de cirurgia e uma de recuperação pós-anestésica.
O setor de dermatologia já foi totalmente renovado, com a adição de cinco novos consultórios, uma sala de procedimentos e um laboratório especializado em baciloscopia e micologia. Os outros consultórios também serão ampliados, incluindo oito para ortopedia, dois para planejamento familiar, dois para cirurgia geral e um para atendimento odontológico a pacientes especiais. A reforma da Central de Esterilização de Materiais (CME) também está em andamento.
De acordo com o diretor do hospital, coronel Leandro de Melo Castelo Branco, essas mudanças visam aumentar a capacidade de atendimento e assistência diária aos pacientes. "Estamos nos adaptando para estabelecer um novo perfil para o hospital. O setor de ortopedia, anteriormente no HGV, será transferido inteiramente para o Hospital da Polícia Militar. Isso resultará em uma expansão significativa da assistência nessa especialidade no Piauí", destaca o diretor.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, enfatiza o papel crucial do HPM na prestação de assistência à população. "O processo de modernização do HPM o transformará em um centro de referência em ortopedia, dermatologia e planejamento familiar para o estado", acrescenta.