
Homem descobre câncer raro após dias com o olho lacrimejando
Roman Ribalchenko, de 50 anos, descobriu um câncer raro e agressivo após passar dias com o olho esquerdo lacrimejando constantemente. O que inicialmente parecia ser apenas uma irritação ocular revelou um carcinoma adenoide cístico (CAC), que se desenvolvia no lado esquerdo do rosto. As informações são do Metrópoles.

Engenheiro, Roman acreditava que algum fragmento poderia ter entrado em seu olho, já que anteriormente havia sofrido um incidente durante o trabalho em que um pedaço de metal ficou preso na região ocular. Ele procurou atendimento médico, mas o lacrimejamento persistiu.
Após buscar um otorrinolaringologista, Roman foi submetido a exames como tomografia, ressonância magnética e biópsia. Os resultados identificaram o tumor, que já havia avançado para a órbita ocular, o esqueleto facial, o osso frontal, a base do crânio e a membrana que protege o cérebro.
O diagnóstico foi realizado em janeiro deste ano. Segundo os médicos, as sessões de quimioterapia não apresentaram resultados satisfatórios, tornando necessária uma cirurgia de grande porte para retirar o tumor.
Cirurgia durou 12 horas
O procedimento foi realizado em maio, no Hospital Clalit Health Services, em Tel Aviv, Israel. A primeira cirurgia durou aproximadamente 12 horas e envolveu a retirada do tumor, de partes dos ossos frontais e nasais, das maçãs do rosto, de toda a órbita ocular e de parte da dura-máter.
Havia risco de Roman perder o nariz e o olho durante o procedimento. Segundo o médico Esmat Najjar, responsável pela cirurgia, a remoção do câncer estava no limite do que era possível realizar cirurgicamente.
Após duas semanas de recuperação e a confirmação de que o tumor havia sido removido, Roman passou por uma segunda cirurgia, de aproximadamente 10 horas, para reconstrução facial.
Reconstrução facial
Para reconstruir o rosto, a equipe médica utilizou partes de osso, músculo e vasos sanguíneos retirados da escápula do próprio paciente. A operação foi considerada um sucesso.
Atualmente, Roman está em casa, consegue se alimentar e se movimentar sozinho. Nas próximas semanas, ele deverá viajar para Viena, na Áustria, onde realizará sessões de radioterapia como parte do tratamento.








