
Ex-sócio da Naskar volta a ser preso após tentar movimentar conta bancária
José Maurício Volpato, um dos ex-sócios da Naskar Gestão Ltda. investigados pelo desaparecimento de cerca de R$ 900 milhões de mais de 3 mil clientes, voltou a ser preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nesta quinta-feira (24), em São Paulo. Ele havia deixado a prisão no início deste mês, após a Justiça do DF revogar a prisão preventiva dele e dos também ex-sócios Marcelo Liranco e Rogério Vieira.
A coluna apurou que a nova prisão ocorreu após Volpato descumprir as medidas impostas pela Justiça para permanecer em liberdade. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, ele tentou movimentar uma conta bancária, apesar das restrições determinadas no processo. Ao determinar a soltura do trio, em 3 de setembro, o juiz Aimar Neres de Matos estabeleceu oito medidas cautelares, entre elas a suspensão do exercício de atividades empresariais e financeiras relacionadas aos fatos investigados, além de bloqueios e indisponibilidades de patrimônio. A decisão também proibia os investigados de manter contato com vítimas e testemunhas, acessar empresas envolvidas, deixar a comarca sem autorização e determinava recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga.

Volpato, conhecido como Maurício Jahu, é ex-jogador de vôlei e teve passagens pela Seleção Brasileira na década de 1980, além de ter trabalhado como apresentador da ESPN Brasil por cerca de 20 anos antes de atuar no mercado financeiro. A Naskar captava recursos com a promessa de rendimento de 2% ao mês e operou por aproximadamente 13 anos até deixar de pagar os rendimentos em maio. Mais de 3 mil investidores teriam sido atingidos, com prejuízos estimados em cerca de R$ 900 milhões. Os três ex-sócios haviam sido presos em São Paulo e permaneceram cerca de um mês detidos até serem soltos em setembro.











