Compartilhar Tweet 1



Um jovem, identificado como Valdeir Alves da Silva, foi preso na noite dessa terça-feira (18/09) na cidade de Barras, suspeito de traficar drogas e de realizar arrastões no município.

Nos arrastões, o suspeito teria agido ao lado de um comparsa, conhecido apenas como 'Pitchula'. Na ocasião, ambos teriam feito vítimas em frente a uma igreja. 

Valdeir foi detido no bairro São Cristóvão pela Polícia Militar, durante rondas ostensivas. Na mochila do jovem foram encontradas trouxas de substâncias análogas ao crack e à maconha. O mesmo já respondeu por tráfico de drogas nas cidades de Barras e Altos.

Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Não há informações sobre o paradeiro do comparsa.

Confira mais no Ronda 180 

 


Fonte: A Grande Barras
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Foi encontrado na manhã desta quarta (15/08) o corpo de um homem num local popularmente chamado de invasão na Vila França, município de Barras, na Região Norte do Piauí.
De acordo com a Polícia Militar, aparentemente o mesmo foi vítima de disparo de arma de fogo. A guarnição da PM está isolando e preservando o local do crime até a chegada da perícia e do IML.

Segundo informações repassadas por populares, a vítima  foi identificada como José Holanda, mais conhecido como “Dedé”, acusado de ter sido o autor de pelo menos dois homicídios na cidade de Barras este ano.

Jose Holanda é acusado de matar Carlos César Cardoso da Silva, no dia 1 de maio na Vila França e já havia sido preso pela PM de Barras no dia 20 de abril por porte ilegal de arma de fogo e roubo, mas estava circulando livremente pelas ruas.

Sobre José Holanda pesava ainda a acusação de ter assassinado João Filho, mais conhecido como Feijão, na própria residência enquanto fazia churrasco.

 


Fonte: Portal A Grande Barras
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um empresário identificado como Francisco de Assis carvalho foi baleado durante uma tentativa de assalto em um depósito de bebidas, na noite dessa terça-feira (14/07), no bairro São Cristovão, em Barras.

De acordo com informações do soldado Laurindo, da Polícia Militar, a vítima foi atingida por um disparo na virilha. “Dois indivíduos chegaram em uma moto vermelha cor prata e anunciaram o assalto. Não sei informar se ele entrou em luta corporal, mas teve um disparo na virilha, ele se feriu e ainda está internado”, disse o PM.

 


Fonte: Portal de Olho
Comentar

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou durante coletiva a inclusão dos municípios de União, Barras e Alto Longá no programa “Internet para Todos”. É o segundo estado a implantar o acesso à banda larga.

A iniciativa vai levar conectividade a localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

“Chegamos ao Piauí com  um programa que foi idealizado junto com o presidente da República e todos os demais ministérios que permitirá beneficiar 53 milhões de brasileiros ter acesso a internet ou na sua casa, ou no seu local de trabalho, ou na escola dos seus filhos, ou no  equipamento que tratam da sua saúde. É realmente algo que precisa ser exaltado. É um programa de amplitude muito grande. O programa é para todo o território nacional”, destacou.

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Academia de Letras do Vale do Longá (Alval) informa que estão abertas, no período de 23 de julho a 06 de agosto, as inscrições para preenchimento das cadeiras de n° 01, vaga com o falecimento do acadêmico José Alves Fortes Filho; nº 04, vaga com o falecimento do acadêmico Herculano Moraes da Silva Filho; e nº 36, vaga com a morte do acadêmico João Bandeira Monte Júnior.

Os interessados devem encaminhar Requerimento de Inscrição, instruído com sumário curricular e comprovante de publicações jurídicas, científicas ou literárias, para a Comissão Eleitoral da Academia de Letras do Vale do Longá, Praça Monsenhor Bozon, s/nº, Barras-Piauí, CEP 64.100-00.

A Academia de Letras do Vale do Longá foi fundada em 23 de setembro de 1978 e reúne em seus quadros representantes da literatura e das artes de diversas cidades da Bacia do Rio Longá, atuando em mais de 40 municípios.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 9 9981-0254.

 

 


Fonte: AsCom / Alval
Comentar

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) publicou o edital 07/2018, que normatiza o processo de remoção interna de pessoal. Há vagas de entrada para remoção interna para as cidades de Barras, Batalha, Campo Maior, Canto do Buriti, Cocal, Corrente, Cristino Castro, Floriano, José de Freitas, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Valência do Piauí.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os servidores concursados que queiram mudar de lotação ficam abertas até 20 de julho e devem ser realizadas pela intranet do INSS.

A análise dessas solicitações será feita entre 23 e 31 de julho. A publicação do resultado acontece até 2 de agosto, com prazo para recursos aberto entre 3 e 7 de agosto. Os recursos serão analisados entre 8 e 16 de agosto e o resultado final será publicado até 20/08.

Edital

 


Fonte: Ache Concursos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma descoberta, ao acaso, pode revelar um novo sítio arqueológico em Barras, município a 119 km da capital. Um cachimbo de pedra com um rosto esculpido foi encontrado em meio a um terreno que havia acabado de ser arado por um trator para plantio. A descoberta foi feita na localidade de Espingarda, a cerca de 10 km da zona Urbana da cidade.

O geógrafo João Barbosa Neto, localizou o artefato e o levou à Universidade Estadual do Piauí, onde o professor Assis Carvalho, identificou como um possível objeto pertencente a tribo dos Alongazes, indígenas que teriam habitado a região, milênios atrás. Segundo o professor, vestígios já encontrados na região datam em mais de oito mil anos, o que o leva a crer que a nova descoberta tenha em média 5 mil anos.

    Foto:Portal de Olho

 

 


Fonte: Portal de Olho
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Promotor de Justiça Glécio Setúbal, com atuação na comarca de Barras, participou nesta sexta-feira (29/06), da audiência pública durante a qual foi discutida a elaboração e a implementação do Plano Municipal de Saúde da cidade.

“OPlano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos, o qual explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera, configurando-se como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde”, explicou o representante do Ministério Público.

    Foto:MPPI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Agespisa já executou cerca de 55% da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Barras, localizada a 126 quilômetros ao norte de Teresina, onde são investidos R$ 7,5 milhões. Os recursos são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com contrapartida do Governo do Piauí.

Estão sendo implantados 9,3 quilômetros de rede coletora e 940 ligações domiciliares que irão beneficiar cinco mil habitantes. “Com essa obra, vamos garantir uma cobertura de cerca de 20% dos serviços de esgotamento sanitário em Barras”, afirmou o presidente da Agespisa, Genival Sales, durante a visita que fez na tarde desta quinta-feira (28/06) a Barras.

Atualmente, o serviço de tratamento de esgoto é oferecido em 11 cidades atendidas pela Agespisa no Piauí: Altos, Parnaíba, Porto, União, Água Branca, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Ribeiro Gonçalves, Picos e Corrente, totalizando um percentual de 15,44% em todo o estado.

 

 


Fonte: CCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O promotor de Justiça Silas Sereno Lopes, titular da 1ª Promotoria de Barras, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM), Sinobilino Pinheiro, se reuniram nessa segunda-feira (18/06), com o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, para discutir a celebração de um acordo, nos autos da Ação Civil Pública para reforma da delegacia,

As melhores condições de trabalho, lotação de servidores policiais, notadamente, escrivães e agentes, além de tratarem do aumento do efetivo de policias naquele município. Ficou acertado ainda na audiência que um outro prédio será alugado para abrigar provisoriamente a delegacia da cidade. O prazo dado para início da reforma foi de 30 dias.

    Foto:MPPI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No Ginásio Poliesportivo Duty Rêgo de Barras no domingo (24/06), das 08h às 13h,  estiveram mais de 700 alunos. A coordenadora Hildalene Pinheiro confirmou que a missão da equipe foi cumprida: “eles saíram de lá com a sensação de que estão aptos para realizar a prova do Enem”.

Os professores Allan Jefferson de Matemática, Edilson Martins de Física, Hildalene Pinheiro de Literatura e José Carlos Feijão de Química, Francisco Rufino de Redação 1 e Tércio Câmara de Biologia conduziram as aulas da revisão de Barras.

Todos os estudantes das duas cidades receberam gratuitamente o material do Pré-Enem Seduc para assistir a revisão (caderno de questões, pasta, lápis e borracha) e lanche no intervalo.

    Foto:Portal Diário do Longá

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Barras e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / TCE

 


Fonte: TCE
Comentar

Compartilhar Tweet 1



As equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas em 58 municípios para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), entre os dias 4 e 8 de junho.

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

 


Fonte: AsCom / TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Foi preso por volta das 18h do dia (09/05), no bairro Galdinal, na cidade de Barras-PI, com uma Moto Honda Fan roubada, o assaltante Antônio Rodrigues do Nascimento, vulgo Bibi, que por volta das 2h30min da madrugada do dia (02/05), participou do assassinato do jovem Nadilson José Ferreira dos Santos, de 21 anos, no bairro São Cristovão, naquela cidade, e que se encontrava em liberdade.

Bibi estava com a motocicleta que foi roubada na localidade Cruzetas, na zona rural de Barras-PI, quando foi abordado e preso por policiais do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte, da 3ª Companhia do 15º BPM de Barras-PI, sob o comando do capitão Batista. Bibi saiu ferido a facada, na madrugada do dia 2 deste mês de maio, quando ele teria participado do assassinato de Nadilson e chegou a ser levado para o hospital, de onde em seguida ganhou alta e já estava com a moto roubada, quando foi abordado e preso pela PM.

 


Fonte: Com informações do portal Realidade em Foco
Comentar
Nesta sexta-feira 11 · 10/05/2018 - 15h30 | Última atualização em 10/05/2018 - 15h44

Agespisa substitui bombas no sistema de abastecimento de Barras


Compartilhar Tweet 1



A Agespisa vai substituir, amanhã, (11/05), dois conjuntos motobombas do sistema de captação de água bruta da cidade de Barras, localizada a 126 quilômetros ao norte de Teresina. Por conta do serviço, será necessário interromper o abastecimento na cidade.

O serviço está programado para ser executado das 7h às 18h de amanhã, período durante o qual o fornecimento será suspenso. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento será regularizado gradativamente à medida que os reservatórios sejam reabastecidos. Caso o serviço seja concluído antes do previsto, a regularização será antecipada.

Com os novos equipamentos, que são mais modernos e potentes, a Agespisa vai aumentar a oferta de água para os moradores de Barras, melhorando o abastecimento.

Os casos de emergência deverão ser comunicados pelo telefone 0800 086 8888. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

 


Fonte: Ascom
Comentar
Jantar especial · 23/03/2018 - 21h04 | Última atualização em 23/03/2018 - 21h34

Primeira-dama, Teresa Monte, e prefeito participam de Jantar realizado pelo Portal 180graus


Compartilhar Tweet 1



A primeira-dama de Barras, Teresa Monte, e o prefeito Carlos Monte marcaram presença no tradicional Jantar das Primeiras-damas, realizado pelo Portal 180graus em homenagem ao mês das mulheres e sua contribuição no cenário político piauiense.

O evento acontece nesta sexta-feira (23/03) e contará com a presença das principais lideranças políticas do estado. Além disso, terá a participação da banda Xenhenhem e a dupla Lucas e Rômulo animando a festa, e diversos brindes que serão sorteados.

Acompanhe o andamento da festa ao vivo

https://180graus.com/tempo-real/jantar-das-primeiras-damas-2018

(Equipe de Municípios)

Comentar
Três crianças no carro · 03/01/2018 - 14h57 | Última atualização em 03/01/2018 - 15h29

Acidente envolvendo cinco pessoas acontece na PI 113 e vítimas são socorridas por populares


Compartilhar Tweet 1



Um acidente envolvendo um veículo Siena aconteceu na última terça-feira (02/01) com dois adultos e três crianças que estavam entro do carro e saíram feridas quando foram levadas ao Hospital de Barras.

Equipe de resgate do GAV e SAMU foram até local prestar os primeiros socorros. Mas as vítimas já haviam sido levadas por populares.

Fotos: GAV

(Equipe de Municípios)


Fonte: GAV
Comentar
Mais de 12 horas sumido · 27/12/2017 - 15h12

Homem é encontrado morto em rio da zona rural de Barras


Compartilhar Tweet 1



Um corpo identificado como sendo de Francisco, conhecido na região como Zebra foi encontrado nesta quarta-feira (27/12) afogado nas águas do Rio Marataoan. O fato ocorreu na localidade Riacho Verde na zona rural de Barras.

O pai do rapaz o procurava sem sucesso desde quarta-feira (26). O corpo só foi encontrado porque emergiu. Isso significa que já estava afogado há mais de 12 horas.

De acordo com informações do Grupo Amigos da vida, os moradores encontraram o corpo e relataram que o rapaz estava pescando quando caiu na água e não conseguiu retornar à superfície.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Longah
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher morreu em um acidente no início da tarde dessa segunda-feira (25/12) na PI-113, estrada que liga Barras a Cabeceiras. A mesma foi identificada como Maria Neudes da Silva Sousa, e em decorrência ao impacto do capotamento veio a óbito.

Segundo a enfermeira do Hospital Regional Leônidas Melo, Márcia Magalhães, a paciente morreu por volta das 14h30. “Ela.chegou a ser estabilizada no hospital, mas não chegou a ir para Teresina porque não tinha condições por conta do traumatismo abdominal e hemorragia interna”, explicou.

Fotos: Logah.com

 


Fonte: Logah.com
Comentar

Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom do evento
Comentar
Melhorias na educação · 09/10/2017 - 18h40 | Última atualização em 10/10/2017 - 17h28

Deputada Rejane Dias realiza visita no CETIFT em Barras


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (09/10), a secretária de Educação do Estado e deputada federal Rejane Dias realizou uma visita ao Centro de Ensino de Tempo Integral Francisca Trindade - CETIFT, no município de Barras.

Na oportunidade, a secretária conheceu a instituição e percebeu algumas necessidades de melhorias no local. Na ocasião, comprometeu-se em investir em máquinas de ar condicionado para as salas e construção de uma quadra esportiva para os alunos.

A deputada foi recebida pelo prefeito da cidade Carlos Monte, o vereador Mateus Lages, a equipe da 2ª GRE, representados pela gerente, Liliana Carcará, o diretor da instituição Luiz Carlos e todo o corpo docente e discente da instituição.

 

Comentar
Lançamento de projeto · 09/10/2017 - 18h34 | Última atualização em 10/10/2017 - 17h46

Em Barras, deputada Rejane Dias lança projeto 'Lei Maria da Penha nas escolas'


Compartilhar Tweet 1



 

O projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi lançado no município de Barras, nesta segunda-feira (09/10). A secretária estadual de Educação, deputada federal Rejane Dias, realizou o lançamento do projeto que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação  no centro da cidade.

O projeto tem como objetivo a diminuição dos elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação, com palestras de capacitação para professores, alunos e toda a comunidade escolar.

O prefeito Carlos Monte;  secretário de Tributos, Joanderson Sousa; e vereador Mateus Lages; estavam presentes.

 

Comentar
Assinado pelo prefeito · 22/08/2017 - 16h53

Município de Barras adere ao Selo Unicef edição 2017/2020


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Barras, Carlos Monte.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom / Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barras, Carlos Monte, esteve em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro teve início dia 14 e seguiu até terça, dia 15 de agosto. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

Estavam entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso Nacional; projetos inovadores da CNM; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS; judicialização da Saúde.


Compartilhar Tweet 1



Dois homens são presos por tráfico de drogas e associação ao tráfico no município de Barras. A prisão foi em uma ação conjunta da Policia Civil e Militar de Barras, resultando na prisão em flagrante de Valdeir Alves da Silva e Marcelo Antonio Araújo.

Os suspeitos foram presos num matagal na localidade Cantinho, zona rural de Barras, com 27 pedras de crack e 13 petecas de maconha e R$1.015,00 em dinheiro trocado.

Fotos: Tribuna em Foco

(Equipe de Municípios)


Fonte: Tribuna em Foco