Já estão abertas as inscrições para a agenda cultural do maior natal do Piauí, o Natal Campo Maior. Quem tiver interesse em se apresentar no palco do Natal com peças de teatro, musicais, corais, apresentações de danças, entre outros, pode se inscrever pelo WhatsApp (86) 9 9988-4905.

Com público estimado em mais de 20 mil famílias de todo o estado, Campo Maior receberá do dia 15 a 30 de dezembro, a Vila do Natal, espaço decorado para visitação totalmente gratuito na praça Valdir Fortes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Maior e da Secretaria Municipal de Turismo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom do evento
Melhorias na educação · 09/10/2017 - 18h40 | Última atualização em 10/10/2017 - 17h28

Deputada Rejane Dias realiza visita no CETIFT em Barras


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (09/10), a secretária de Educação do Estado e deputada federal Rejane Dias realizou uma visita ao Centro de Ensino de Tempo Integral Francisca Trindade - CETIFT, no município de Barras.

Na oportunidade, a secretária conheceu a instituição e percebeu algumas necessidades de melhorias no local. Na ocasião, comprometeu-se em investir em máquinas de ar condicionado para as salas e construção de uma quadra esportiva para os alunos.

A deputada foi recebida pelo prefeito da cidade Carlos Monte, o vereador Mateus Lages, a equipe da 2ª GRE, representados pela gerente, Liliana Carcará, o diretor da instituição Luiz Carlos e todo o corpo docente e discente da instituição.

 

Lançamento de projeto · 09/10/2017 - 18h34 | Última atualização em 10/10/2017 - 17h46

Em Barras, deputada Rejane Dias lança projeto 'Lei Maria da Penha nas escolas'


Compartilhar Tweet 1



 

O projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi lançado no município de Barras, nesta segunda-feira (09/10). A secretária estadual de Educação, deputada federal Rejane Dias, realizou o lançamento do projeto que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação  no centro da cidade.

O projeto tem como objetivo a diminuição dos elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação, com palestras de capacitação para professores, alunos e toda a comunidade escolar.

O prefeito Carlos Monte;  secretário de Tributos, Joanderson Sousa; e vereador Mateus Lages; estavam presentes.

 

Assinado pelo prefeito · 22/08/2017 - 16h53

Município de Barras adere ao Selo Unicef edição 2017/2020


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Barras, Carlos Monte.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom / Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barras, Carlos Monte, esteve em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro teve início dia 14 e seguiu até terça, dia 15 de agosto. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

Estavam entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso Nacional; projetos inovadores da CNM; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS; judicialização da Saúde.


Compartilhar Tweet 1



Dois homens são presos por tráfico de drogas e associação ao tráfico no município de Barras. A prisão foi em uma ação conjunta da Policia Civil e Militar de Barras, resultando na prisão em flagrante de Valdeir Alves da Silva e Marcelo Antonio Araújo.

Os suspeitos foram presos num matagal na localidade Cantinho, zona rural de Barras, com 27 pedras de crack e 13 petecas de maconha e R$1.015,00 em dinheiro trocado.

Fotos: Tribuna em Foco

(Equipe de Municípios)


Fonte: Tribuna em Foco
Time feminino · 31/07/2017 - 15h47 | Última atualização em 31/07/2017 - 17h25

Barras terá um novo clube filiado à Federação de Futebol do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Barras terá um novo clube de futebol filiado à Federação de Futebol do Piauí - FFP, o Marathaoan Futebol Clube. A notícia pegou de surpresa os torcedores do Barras Futebol Club.

A formação anunciada foi de uma equipe para representar a cidade no Campeonato Piauiense Feminino, promovido pela FFP.

Foto: Portal Tribuna de Barras


Fonte: Tribuna de Barras
IBAMA · 27/07/2017 - 11h04 | Última atualização em 27/07/2017 - 11h44

Defesa Civil realiza inscrições para o curso de brigada de incêndio no PI


Compartilhar Tweet 1



Barras é um município de extensa área rural, com vários tipos de vegetação. Após o período chuvoso o risco de incêndios florestais passa a ser alto, diante disso a secretaria municipal de Defesa Civil está ofertando curso de brigada de incêndio florestal com certificado do IBAMA. O curso é para ambos os sexos e as inscrições vão de 27 de Julho a 2 de Agosto.

O objetivo é formar voluntários que possam atuar na prevenção e combate a incêndios florestais. Os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil para fazer sua inscrição.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Tribuna de Barras

Compartilhar Tweet 1



Grupo de Apoio Voluntário GAV Barras solicita apoio da sociedade para aquisição de equipamentos. Veja a nota.

"Em virtude do trágico acidente envolvendo caminhão de militares do exército no ultimo dia (09/07) na PI 113 em Barras, o grupo de resgate voluntário de Barras GAV, vem através desde canal de comunicação solicitar o apoio para aquisição dos equipamentos.

Foto: Gav

(Equipe de Municípios)


Fonte: Grupo de Apoio Voluntário GAV
Morte de soldado · 10/07/2017 - 10h45 | Última atualização em 10/07/2017 - 11h31

Exército Brasileiro lamenta a morte do soldado Pedro Henrique Pimentel


Compartilhar Tweet 1



O soldado que morreu após acidente com um caminhão do Exército Brasileiro foi identificado como Pedro Henrique Pimentel. O veículo virou após o motorista perder o controle na PI-113, entre os municípios de Barras e Cabeceiras, na tarde do último Domingo, 9 de Julho.

O soldado Pedro Henrique Pimentel tem família em Barras, mas morava com os pais no Bairro Promorar, zona sul de Teresina.

Os soldados feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina e pelo menos um está em um hospital particular da capital.

FOTO: Tribuna de Barras

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Tribuna de Barras
Em Barras · 10/07/2017 - 09h58 | Última atualização em 10/07/2017 - 09h59

Caminhão do Exército tomba e deixa 30 militares feridos


Compartilhar Tweet 1



No último domingo (10/07), um caminhão do exército que transportava mais de 30 militares de Batalha para Teresina perdeu o controle após passar por Barras, na PI 113, próximo à localidade Cantinho, antes de Cabeceiras do Piauí.

De acordo com as informações, ficaram muitos feridos e um militar veio a óbito, ambulâncias de várias cidades da região foram enviadas para socorrer as vítimas.

Os soldados estavam trabalhando na obra da BR 222, no trecho que liga as cidades de Batalha e Piripiri.

Foto: Duscocais

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Duscocais
Curso do INCRA · 07/07/2017 - 15h23 | Última atualização em 07/07/2017 - 17h16

Superintendência Regional do INCRA capacitou representantes de prefeituras


Compartilhar Tweet 1



No período de 3 a 7 de julho, a Superintendência Regional do Incra no Piauí capacitou representantes de 17 prefeituras piauienses para atuarem em Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).
O treinamento consiste em aprender a usar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), fazer a atualização cadastral de imóveis por meio da Declaração para Cadastro e facilitar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)
As aulas do curso foram ministradas pelo gestor do Cadastro Rural do Incra/PI, Hélio Araújo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom
Vizinho acionou rápido · 06/07/2017 - 11h07

Equipe do GAV evita que casa pegue fogo em Barras


Compartilhar Tweet 1



A equipe do GAV Brigada de Incêndio de Barras evitou incêndio em uma residência na tarde da última segunda-feira (03/07), por volta das 14h, na Vila Padre Mario.

O grupo foi acionado por vizinhos e em uma ação rápida conseguiu conter as chamas e evitar que o pior acontecesse.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal A Grande Barras

Compartilhar Tweet 1



Um projeto de cidade digital para o município de Barras, distante 127 quilômetros de Teresina, foi pauta de reunião, nessa terça-feira (27), entre o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Avelyno Medeiros e o prefeito Carlos Monte.

A instalação deve ser realizada em parceria com o Estado e prevê a construção de uma estrutura de dados integrados que vai melhorar a capacidade de conexão e interligar unidades administrativas de Barras como escolas, delegacias e hospitais.

Dentro do projeto, está previsto a implantação de oito câmeras nos principais pontos da cidade, com transmissão das imagens em tempo real para um Centro de Comando da Polícia Militar. Esse monitoramento, segundo Avelyno Medeiros, é conhecido por telessegurança.


Fonte: CCOM - PI - ATI
Jovem faleceu · 21/06/2017 - 09h56 | Última atualização em 21/06/2017 - 11h58

Adolescente de 17 anos morre após cair de cavalo na cidade de Barras


Compartilhar Tweet 1



Um jovem de apenas 17 anos identificado pelo nome de Lucas, filho do senhor Gisleno, residente na Santa Rosa, zona rural de Barras, veio a óbito após cair de um cavalo próximo ao Riachão na tarde da última terça-feira (20/06).

Segundo informações o jovem estava tocando o gado em cima de um cavalo no momento em que se chocou com uma árvore, vindo a cair. Populares ainda trouxeram o rapaz até o Hospital Leônidas Melo, mais infelizmente o mesmo não resistiu vindo a óbito.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal A Grande Barras
Próximo ao bar Camisa 12 · 19/06/2017 - 10h16

Carro capota no bairro Matadouro no município de Barras


Compartilhar Tweet 1



Um carro capotou no bairro Matadouro, na noite do último sábado (17/06), próximo ao Bar Camisa 12, no município de Barras. O condutor do veículo, que estava só, foi realizar conversão em uma esquina e acabou perdendo o controle, vindo a capotá-lo.

O SAMU foi acionado e prestou os primeiros socorros. Mesmo com a gravidade do acidente o motorista sofreu apenas ferimentos leves e passa bem.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal A Grande Barras

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesse sábado (10/06), a revisão Pré-Enem no município de Barras.

O evento reuniu 1.030 estudantes dos 13 municípios jurisdicionados à 2ª GRE: Barras, Batalha, Cabeceiras, Campo Largo, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

O evento,foi realizado no Ginásio Carlos Augusto Rêgo Damasceno, faz parte do projeto Pré-Enem Seduc e tem como objetivo promover alternativas para reforçar conteúdo aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Enem.

Os alunos assistiram aulas de Física, Química, Biologia, Linguagens, Redação e Matemática,receberam o material didático gratuitamente e lanche no intervalo.

(Equipe de Municípios)




Fonte: Com informações em Ascom Seduc

Compartilhar Tweet 1



O mutirão aconteceu neste último domingo (04/06), na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, neste ano o ato de fé contou com a participação de 106 crianças que estão se preparando para fazerem a Primeira Eucaristia.

A Pastoral do Batismo, da Catequese juntamente com a Paróquia da Imaculada Conceição se organizaram e reuniram todos os inscritos na catequese que ainda não tinham feito o Batismo e realizaram este grandioso evento, pois quem crê e for batizado será salvo. E a gente quer dar essa oportunidade para toda gente. Ressaltou o Pe. Pereira durante a celebração do último domingo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em PNSC Barras

Compartilhar Tweet 1



O cantor e compositor piauiense Francy Monte, natural de Barras, famoso por suas belas canções e hinos, compôs uma música para homenagear a Miss Barras 2017, Ully Dias.

É grande a expectativa para o concurso Miss Piauí 2017 e vem movimentando a sociedade barrense e a família de Ully Dias. As tias Marinete, Josinete e Júlia Clara de Paula chegam em Julho do Chile e dos Estados Unidos, onde moram, para acompanhar o evento que anualmente chama atenção de toda sociedade piauiense.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informação do Portal Tribuna de Barras
LRF vedou · 07/06/2017 - 09h11 | Última atualização em 07/06/2017 - 09h11

Concurso da prefeitura de Barras é anulado por irregularidades


Compartilhar Tweet 1



Atendendo a recomendação de Grupo Técnico de Trabalho instituído para a realização de análise da validade técnica, jurídica, financeira orçamentária e administrativa do Concurso Público 01/16, a Prefeitura Municipal de Barras decidiu pela anulação do certame, conforme estabelece o Decreto nº12/2017. O Grupo constatou a ocorrência de mais de 10 irregularidades no concurso realizado na gestão 2012-2016.

O Grupo de Trabalho também constatou que o procedimento para realização do concurso descumpriu a Resolução TCE-PI nº 907/09, além de apresentar indícios de ilegalidades constatadas pelo próprio Tribunal de Contas (TC 010844/2016), pelo Ministério Público de Contas (Parecer n.°2016PP0020) e pelo Ministério Público do Estado do Piauí (Processo n.° 603-22.2016.8.18.0039).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom
Forte pancada · 05/06/2017 - 11h11 | Última atualização em 05/06/2017 - 17h45

Colisão frontal em Barras deixa duas pessoas feridas


Compartilhar Tweet 1



Pelo menos duas pessoas ficaram feridas neste sábado (04/06), durante colisão frontal no Centro da cidade de Barras.

O acidente aconteceu na rua Leônidas Melo, uma das ruas mais movimentadas daquela cidade. Com o impacto, uma das vítimas sofreu uma forte pancada no rosto e escoriação pelo corpo.

Uma equipe do GAV (Grupo de Apoio Voluntário) e outra do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estiveram no local, onde prestaram socorro as vítimas, logo em seguida, os acidentados foram encaminhados ao Hospital Regional Leônidas Melo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Realidade em Foco

Compartilhar Tweet 1



Uma onda de assaltos amedronta moradores e comerciantes da cidade de Barras, na região norte do Estado. Os números não são oficiais, mas acredita-se que os menores de idade são responsáveis por 70% dos delitos e, por conta da legislação, acabam sempre voltando para as ruas.

Muitas vezes esses menores são aliciados, colocados no crime por maiores que se utilizam da condição de vulnerabiliade do menor para cometer assaltos, arrombamentos e até no tráfico de drogas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Visão Piauí
Sera no próximo sábado · 31/05/2017 - 16h00

Peça teatral O Rapto das Cebolinhas será apresentado em Barras


Compartilhar Tweet 1



A Companhia de Teatro Amador do Vale do Longá vai realizar no próximo sábado, (03/06), a partir das 18h30min no Auditório Monsenhor Lindolpho Uchoa, região do centro histórico da cidade, a apresentação da peça teatral O Rapto das Cebolinhas.
Além do espetáculo serão entregues os certificados aos participantes dos cursos e oficinas de Teatro e Palhaçaria. Haverá ainda apresentação de balé clássico e do musical ‘Sonho Encantado’, todos com artistas da terra
Apenas 200 ingressos serão disponibilizados e o custo é de apenas um 1kg de alimento não perecível, a ser distribuído para pessoas carentes do Município de Barras, como parte de uma ação social desenvolvida pela companhia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna de Barras
Descaso total · 31/05/2017 - 14h19 | Última atualização em 31/05/2017 - 14h34

Prefeitura de Barras mantém posto de saúde em casa de taipa e coberta de palha


Compartilhar Tweet 1



Está causando muitos comentários nas redes sociais as imagens de um posto de saúde sob responsabilidade da Secretaria de Saúde do Município de Barras, situado no Povoado Esperança, zona da mata da Terra dos Governadores. Barras tem 46 mil habitantes e localiza-se a 120 Km de Teresina.

As imagens mostram que o posto de saúde está funcionando numa casa de taipa, coberta de palha, sem as condições adequadas para funcionamento.

Segundo informações, até o ano passado o referido posto de saúde supostamente funcionava em uma casa de alvenaria e coberta com telhas, alugada pela prefeitura.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do MPiauí

Compartilhar Tweet 1



Será realizado no Bairro Matadouro, em Barras, o Tríduo de Santo Antônio, pela Paróquia de Santa Luzia e São José do Operário.

O evento terá quatro noites de festejos, de 09 à (13/06).

O tema será: 'Com Santo Antonio possamos aprender as virtudes que Maria nos oferece'.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal A Grande Barras