Confira os pontos! · 13/01/2022 - 15h52 | Última atualização em 13/01/2022 - 16h09

Prefeitura de Altos-PI anuncia 3° da Pfizer para trabalhadores da educação


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Altos, no Piauí, anunciou nesta quinta-feira (13/01), que trabalhadores da educação, ensino básico e médio, poderão tomar a terceira dose do Imunizante Pfizer, das 14h ás 17h, a partir de segunda-feira (17/01), nos pontos disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

O cidadão deve ter em mãos os documentos necessários para que ocorra o processo de vacinação. São eles: CPF, Cartão de Vacinação, Cartão do SUS e o RG ou CNH.

Confira os pontos:

Por equipe de Municípios

Comentar
De 5 para 4 meses · 12/01/2022 - 17h44 | Última atualização em 12/01/2022 - 20h12

Prefeitura de Altos-PI faz comunica sobre a dose de reforço da vacina


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Altos-PI, informou sobre as doses de reforço da vacina da Covid-19 terem tido seus intervalos reduzidos, de 5 para 4 meses. Em comunicado, aqueles que já completaram quatro meses da segunda dose da vacina, devem seguir ao ponto mais próximo para tomar a dose de reforço.

"Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde reduziu o tempo do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid 19 de 5 para 4 meses. Então, *se você completou 4 meses que tomou a segunda dose da vacina contra a Covid 19, já pode tomar a dose de reforço*.

Para receber a terceira dose do reforço da vacina contra a Covid 19, procure a UBS - Unidade Básica de Saúde da sua área ou os agentes de saúde ou a sala de vacinas do Instituto de Saúde José Gil Barbosa. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da população ficar atenta a esse intervalo de 4 meses entre a segunda dose e a dose de reforço."

 

Comentar
Números da Covid-19 · 11/01/2022 - 15h03 | Última atualização em 11/01/2022 - 18h04

Boletim epidemiológico da cidade de Altos recebe atualização


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (11/01), a Prefeitura Municipal de Altos-Pi, divulgou o Boletim Epidemiológico da cidade, com a última atualização dos dados que equivalem a segunda-feira (10/01), apurados às 19h.

A segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 5.184 mil casos positivos; 9.983 mil testados; 04 estão em eito clínico; 4.948 mil receberam alta, ou seja, recuperados; e o total de óbitos chegou a 101.

Por equipe de Municípios

Comentar
Novo marco na política! · 10/01/2022 - 08h01 | Última atualização em 10/01/2022 - 15h14

Os altoenses vivem um novo tempo!


Compartilhar Tweet 1



É visível que muita coisa precisa ser feita para que os altoenses tenham uma melhor qualidade de vida. Mas, é preciso reconhecer que muito foi feito em 1 ano de gestão do prefeito Maxwell Pires, após sucessivos 8 anos de sucateamento e descaso com a coisa pública. O povo percebeu o quanto estava sendo enganado com mídias inventadas e decidiu apostar no novo, o novo de verdade!

E quem votou apenas por votar para querer mudar, acabou se surpreendendo. Afinal, está chegando calçamento em locais que antes só eram promessas. A saúde deu um salto na qualidade. A educação tem sido vista e destacada como nunca antes. O homem do campo passou a ser visto com mais atenção. Famílias em situação de risco sendo bem cuidadas. Altos respira o esporte, lazer e a cultura, valorizando os próprios altoenses. 

São muitos avanços em um ano de responsabilidade com os recursos públicos. É apenas o começo de um novo marco para a política de Altos. O povo precisa e merece!

Prefeito de Altos, Maxwell Pires
Prefeito de Altos, Maxwell Pires 

 

Comentar

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) determinou que a ex-prefeita de Altos, Patrícia Leal, fosse multada em R$ 18.400,00 por conta da não apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A decisão da Corte de Contas, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 21 de dezembro de 2021, fez referência a ausência de apresentação do Plano por parte da ex-gestora no ano de 2019.

A multa imposta tem como base o inciso III e o parágrafo 1° do artigo 79 da Lei Estadual 5.888, que atribui ao Tribunal a possibilidade de aplicação de multa de até 15 mil Unidades Fiscais de Referência do Estado (UFR-PI) ao não atendimento de prazos.

A derrotada e inelegível ex-prefeita, Patrícia Leal
A derrotada e inelegível ex-prefeita, Patrícia Leal 

 

Comentar
Secretaria da Saúde · 05/01/2022 - 16h03 | Última atualização em 05/01/2022 - 16h17

Boletim Epidemiológico da Covid-19, terça-feira (04/01)


Compartilhar Tweet 1



Secretaria da Saúde divulga boletim atualizado dessa terça-feira (04/01) dos casos de Covid-19 no município de Altos-PI.

 


Fonte: Prefeitura de Altos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Altos realizou nesta segunda-feira (29/11), a Formação: "Respeitar é preciso, uma das etapas para construir o Plano de Enfrentamento à LGBTfobia", no auditório da Biblioteca Municipal João Bastos.

    Foto: Reprodução/Instagram

 A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Comitê Municipal de Enfrentamento à LGBTfobia, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos - SASC.

    Foto: Reprodução/Instagram

 A Formação ministrada pelo Vitor Kozlowski, coordenador do Centro de Referência LGBT da Sasc e pela secretária executiva do Centro, Maria Laura dos Reis, compartilhou conceitos, legislações e políticas públicas voltadas para a população LGBTIQA+, com objetivo também de, por meio dos participantes, multiplicar informações, acolher e identificar as demandas do público.

    Foto: Reprodução/Instagram

 


 


Fonte: Redes Sociais/Prefeitura Municipal de Altos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Altos por meio da Secretaria Municipal de Saúde anuncia que a 3ª dose da vacina contra Covid-19 para a população de 75 a 79 anos, será nesta sexta-feira (26/11) no pátio da Secretaria de Saúde (Sesp)  por Drive-Thru. Fique atento às informações da postagem, como a documentação e a necessidade de ter tomado a segunda dose de qualquer outro imunizante há, no mínimo, 5 meses.

Altos é mais saúde! Altos é para todos.

 


Fonte: Instagram Prefeitura de Altos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Maxwell da Mariinha pediu, em audiência pública realizada no auditório da Biblioteca Municipal, abertura de CPI do AltosPrev para apurar o desvio de R$ 12,5 milhões durante as gestões da sua antecessora Patrícia Leal. O pedido foi feito à presidente da Câmara Municipal, Regina Catarina, aliada da ex-prefeita, com auditório lotado de servidores, pensionistas e aposentados. Ela se prontificou em atender o pedido.

NOVA ALÍQUOTA SEM PREJUÍZO AOS SERVIDORES

Por imposição de Emenda Constitucional (n° 103, de 12 de novembro de 2019) que aumenta alíquota de contribuição do AltosPrev de 11% para 14%, mais 3% de contribuição dos servidores.

O prefeito Maxwell anunciou que enviará projeto à Câmara para em janeiro de 2022 aumentar em 3% o salário dos servidores efetivos. Na prática, zera o impacto econômico sobre os contracheques dos servidores que não arcarão mais com esse aumento de contribuição previdenciária.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Pires, realizou visita ao Diretor-Geral da Embrapa Meio Norte, Anísio Lima Neto, com propósito de firmar mais parcerias para Altos e fortalecer a agricultura familiar do município. 

“Estamos montando uma agenda e em breve a direção da Embrapa irá visitar algumas comunidades de Altos para verificar onde podemos estar implantando projetos através da EMBRAPA no nosso município”, disse o secretário de Agricultura, Paulo Pires.

O secretário também realizou visita técnica ao diretor do programa “Piauí Fomento”, Luiz Carlos Farias, que demonstrou interesse em colaborar com o município de Altos. “Estamos também firmando uma parceria com o Piauí Fomento com o intuito de investir nos pequenos produtores do município e eu creio que nas próximas semanas essa parceria esteja totalmente firmada”, pontuou Paulo Pires.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, firmou parceria com o INCRA e aderiu o programa Titula Brasil. Segundo o secretário Paulo Pires, os treinamentos com a equipe iniciaram na terça-feira (23).

O programa Titula Brasil, do Governo Federal, apoia a titulação dos assentamentos permitindo que as famílias tenham a posse definitiva de suas terras. Como resultado, poderão fazer investimentos com mais segurança.

De acordo com o secretário Paulo Pires, a primeira etapa do treinamento dos técnicos iniciou no INCRA de modo híbrido, online e presencial, além de uma oficina realizada no assentamento Mata Velha, onde participaram técnicos de 16 municípios.

Paulo Pires ainda acrescentou que possui outros acordos de parceria firmados com o INCRA visando a captação de recursos, como por exemplo o ‘Fomento Mulher, que é um programa coordenado em parceria com o INCRA e a secretaria municipal de agricultura de Altos.

 

Comentar
O povo é o povo! · 23/11/2021 - 14h59

Status do palacete: "O último a sair apague a luz"


Compartilhar Tweet 1



A coluna ouviu e reproduz aqui a conversa de dois amigos na praça Cônego Honório, Centro de Altos:

- Cadê o povo do Palácio? Nunca mais vi...

- Ah, meu amigo, é que agora o Palácio virou um palacete.

- kkkkkkkkk... Pois pronto! O último a sair apague a luz! 

 

Você sabia?

A frase ''O último a sair apague a luz'' tem como significado um tom melancólico, onde o desfecho de uma determinada ocasião se dá de maneira trágica.

Várias são as histórias sobre como surgiu a expressão e a vez em que ela foi utilizada pela primeira vez. Porém, a mais aceita pelos livros de história se trata do ano 1905, sendo esta referente ao baile na Ilha Fiscal no Rio de Janeiro, em que os indivíduos mais poderosos da região se aglomeravam, algumas poucas vezes no ano. Eles se tornavam cada vez mais odiados pela população local.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A gestão Altos Para Todos tem mostrado compromisso com a saúde. Os serviços odontológicos foram reativados na Colônia Agrícola Major César e centenas de procedimentos foram realizados pela cirurgiã-dentista Gardene Magalhães nos últimos três meses.De um total de 480 reeducandos, 302 foram atendidos em apenas 3 meses. Em breve, também divulgaremos o levantamento dos atendimentos odontológicos que são realizados por outros profissionais no CDP (Centro de Detenção Provisória) e CPA (Cadeia Pública de Altos). Entre os serviços disponíveis estão atendimentos de urgência, orientação em saúde bucal, restaurações, extração, limpeza e raspagem.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Ontem (22), a comitiva da gestão Altos Para Todos, comandada pelo prefeito Maxwell da Mariinha esteve com a deputada estadual Elisângela Moura, o ex-vice-prefeito Marcelo Mascarenhas, seu pai e ex-secretário do município senhor Mascarenhas, ex-vereador Romão Rocha e Adonias Higino, no assentamento Retiro, Zona Rural de Altos.

Na oportunidade, eles acompanharam a obra de 5 mil metros de pavimentação em paralelepípedo (calçamento) para a localidade com emenda destinada pela deputada Elisangela Moura. 

 

Comentar
Atendimento da Receita Federal · 23/11/2021 - 14h36 | Última atualização em 23/11/2021 - 14h41

Prefeito Maxwell inaugura posto de atendimento da Receita Federal no Centro Administrativo


Compartilhar Tweet 1



Foi inaugurado no Centro administrativo de Altos o posto de atendimento virtual da Receita Federal. O atendimento à população inicia no dia 29 de novembro, de 8 às 13h. Todas as cidades circunvizinhas serão prontamente atendidas pelo posto da Receita Federal instalado em Altos.

Serão ofertados serviços de cadastros de CPF, certidões e situação fiscal, demonstrações e demonstrativos, pagamentos, processos e procuração, e autoatendimento orientado referente a todos os serviços disponíveis no site da Receita Federal.

 

Comentar
Qualificação para mulheres · 23/11/2021 - 14h23 | Última atualização em 23/11/2021 - 14h43

Secretaria de Desenvolvimento Social inicia as aulas dos cursos do projeto "Qualifica Mulher"


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Altos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Coordenação do Estado de Políticas para Mulheres, iniciou as aulas do projeto ‘Qualifica Mulher’. 

A abertura aconteceu no polo EAD de apoio presencial da antiga UESPI, cedido pela Coordenadora Lavina Almeida, com as presenças da Assistente Social, Conceição, Coordenadora do Programa Bolsa Família, Gracyheny Brito, da Gerente de Atenção Social Básica, Leslly Raquel, do Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I e II, Nino Dourado, da Assistente Social e Assessora Técnica da Secretaria de Assistência, Maria José, além do instrutor Rafael Carvalho, que auxiliará as participantes durante todo o curso.

O projeto é voltado para mulheres em condições de vulnerabilidade social e ofertou 90 vagas com 13 opções de cursos. 

 

Comentar
Palestra educativa · 23/11/2021 - 14h19 | Última atualização em 23/11/2021 - 15h58

Prefeitura de Altos realiza palestra com a delegada Vilma Alves sobre consciência Negra


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Altos através da Secretaria de Educação e Selo UNICEF promoveu, na sexta-feira (19), palestra sobre o mês da Consciência Negra ministrada pela delegada Vilma Alves, com o Tema: ‘Consciência Negra – Relatos e Vivências’, que ocorreu no Auditório da Biblioteca de Municipal de Altos. 

O evento teve por objetivo reforçar o compromisso diário no enfrentamento ao racismo dialogando com a população e tentando reduzir as desigualdades. A palestra conteve relatos e experiências vividas pela delegada Vilma durante toda sua trajetória profissional e pessoal.

Segundo a mobilizadora da educação do Selo UNICEF de Altos, Thathyany Freitas, informou que a inciativa do evento se deu por conta de uma das metas do Selo UNICEF para o município.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN), possibilitou a realização de curso de enfermagem obstétríca com uso de ferramentas tecnológicas modernizando assim o atendimento no município.

Enfermeiras representando o COREN-PI escolheram Altos para capacitar todas enfermeiras obstétricas do município a fazerem ultrassonografia em gestantes no auxílio da Atenção Básica. Atualmente Altos conta com 7 enfermeiras obstétricas. “As enfermeiras estarão capacitadas para fazer ultra-sons no leito em caso de alguma intercorrência na gravidez com internação hospitalar”, ressalta a secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa.

Na ausência do médico obstetra, as enfermeiras que receberão capacitação fora do estado estarão aptas para atender as gestantes com observações anotadas no prontuário dá Atenção Básica.

 

Comentar

A ex-prefeita do município de Altos, que queria ser eterna, Patrícia Leal, foi condenada a perda de direitos políticos por 8 anos em ação civil de improbidade administrativa por frustrar licitude de processo licitatório para favorecer a empresa “Pública Consultoria, Contabilidade e Projetos LTDA” dispensando licitação e assim burlando a Lei de Licitações. O caso se deu em 26 de junho de 2017. Patrícia tem que devolver R$ 360 mil aos cofres públicos e entregar o cargo de diretora da Escola Piauiense de Trânsito do DETRAN, função que ora exerce.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira 2 mil e 400 quilos de peixe foram distribuídos para famílias altoenses carentes, quando mais de duas mil pessoas foram atendidas. A ação foi uma parceria entre Prefeitura de Altos e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Secretaria Estadual de Assistência Social. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No sábado (13) aconteceu o encerramento do projeto Aprova Altos que reuniu presencialmente mais de 500 alunos, durante 4 sábados, no maior preparatório gratuito para o Enem que Altos já viu. Revisões das disciplinas essenciais no Ginásio Poliesportivo e os vestibulandos também puderam acompanhar virtualmente pelo Facebook da Prefeitura de Altos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na sexta-feira (12), a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Dia D de aluno dentro da escola, campanha necessária contra a evasão escolar na Unidade Escolar Vicente Delmiro, na localidade Quilombo, quando também foi lançado o Selo Unicef. O prefeito Maxwell da Mariinha participou da solenidade, comandada pela secretária Sônia Lira.

 

Comentar
'Todos competentes' · 12/11/2021 - 11h21 | Última atualização em 12/11/2021 - 13h44

Secretária de Educação de Altos faz homenagem aos diretores escolares


Compartilhar Tweet 1



 A Prefeitura Municipal de Altos, faz homenagem o Dia do Diretor Escolar, comemorado nesta sexta-feira(12/11). Através da Secretária de Educação, professora Sônia Lira, e de sua mensagem, parabeniza a todos os diretores escolares da rede municipal de ensino de Altos. São todos competentes professores e gestores escolares. 

Confira: 

 

Comentar
Herança de grego · 12/11/2021 - 00h22 | Última atualização em 12/11/2021 - 09h59

Ex-prefeita que queria ser eterna deixa rombo de R$ 12,5 milhões no AltosPrev


Compartilhar Tweet 1



A ex-prefeita de Altos, Patrícia Leal, que sonha em ser eterna (somente Deus tem esse poder), deixou um rombo milionário na previdência municipal - AltosPrev no valor de R$ 12.562.595,59. O valor foi divulgado após auditoria e refere-se aos débitos devidos, parcelados e reparcelados não pagos pela prefeitura na gestão de Patrícia Leal.

Os parcelamentos foram reparcelados pelo atual prefeito Maxwell da Mariínha, que já paga competências referentes ao ano de 2022 porque o fundo de previdência de Altos não possui dinheiro em caixa. “Se o gestor não pagar essas competências bem antes do vencimento não terá dinheiro para pagar os segurados. Esses R$ 12,5 milhões eram para estar em caixa, e se não teve o repasse o fundo não existe”, informou a assessoria jurídica do município.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia vacinação contra a COVID-19 de adolescentes de 12 a 17 anos para 3 de novembro. A campanha encerra no dia 1º de dezembro. A secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa, informa que todas as vacinas ocorrerão no hospital. “Os jovens devem ficar atentos ao dia que está programado para a UBS em que é atendido", frisou.

A vacinação não será realizada em nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) e sim no hospital municipal conforme o calendário

Dia 3 - adolescentes que são atendidos na UBS São José.

Dia 4 - UBS Boa Fé

Dias 10 e 11 de novembro - UBS São Luís

Dias 12 e 16 - UBS Boca de Barro

Dias 17 e 18 - UBS Tranqueira

Dias 23 e 24 - UBS Maravilha

Dia 25 - UBS Maria Carmelita (bairro São Sebastião)

Dia 30/11 e 1º/12 - UBS Bacurizeiro.

Os adolescentes devem ter em mãos na hora de receber a vacina no hospital o cartão do SUS, CPF e cartão de vacina.

 

Comentar