• Curso #MeuBlog trabalha produção textual em seu quinto módulo; fotos

    O 180graus, em pareceria com o Instituto Galaxy e a Associação de Blogueiros do Estado do Piauí (ABEPI) realiza neste sábado (21/01) a quinta edição do curso #MeuBlog, ministrado pela jornalista Apoliana Oliveira, hoje repórter especial de Política do portal.

    O evento tem como iniciativa dar maior suporte para os blogueiros, seja os que já trabalham com produção de conteúdo para web, ou para quem deseja começar.

    No modelo oficina de blogs, o curso propõe atividades para trabalhar a prática da produção de texto. A primeira etapa do #MeuBlog levou para o Instituto Galaxy nomes como a secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias, do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, do gestor da Sesapi, Francisco Costa, o prefeito de Teresina Firmino Filho e de jornalistas como Tony Trindade, Salomão Sobrinho, Romulo Rocha, e Aquiles Nairó, trabalhando temas como gestão pública e responsabilidade social, e ressaltando fortes tendências da comunicação na atualidade, como o jornalismo de dados, focado na transparência dos poderes.

    “Vamos além do texto. Trabalhamos também formas de como deixar a página mais atrativa, como conversar melhor com o leitor. Trazemos para o curso bons exemplos de produção jornalística para tentar aguçar o olhar de quem também deseja contribuir, disponibilizar conteúdo na web”, afirma Apoliana Oliveira, que comanda o #MeuBlog desde a primeira edição.

    Em seus próximos passos, o curso pretende chegar ao interior do Piauí.

    “Sabemos que em praticamente todas as cidades do estado, mesmo onde não há formação acadêmica para aqueles que desejam se tornar comunicadores, há pelo menos uma pessoa que atua prestando serviço para a população de seu município, trazendo informações sobre gestão pública, eventos, fatos policiais, e atuando como a voz do povo ao cobrar melhor estrutura e serviços para os munícipes”, ressalta a jornalista.

    Apoliana lembra que cada vez mais na internet surgem espaços para quem deseja colaborar com informação, seja através de blogs ou em perfis de rede social, e destaca que estes “colaboradores em informação” têm hoje sua importância. “É evidente que o lugar do jornalista jamais será tomado na sociedade em seu modo de produzir conteúdo com isenção e ética, mas é indiscutível a existência destes comunicadores de batente, hoje multiplicados em centenas de blogs pelo Piauí, cuja contribuição não pode ser ignorada. Conteúdo que, muitas das vezes, ajuda os de fato jornalistas a terem acesso à informação quando não podem estar presente nos mais longínquos dos nossos municípios”, ressalta.

    VEJA AS FOTOS

  • #MeuBlog chega ao IV módulo com oficina de blogs no Instituto Galaxy

    Na manhã deste sábado (05/03), no Instituto Galaxy, foi realizada mais uma edição do curso #MeuBlog, que chega ao IV Módulo. Ministrado pela editora-chefe do 180graus, Apoliana Oliveira, o encontro é uma oportunidade para quem nunca teve contato com o universo dos blogs, ou para quem deseja dicas de como fazer sua página “bombar”.

    O evento que já contou com palestras da secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias, do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, do gestor da Sesapi, Francisco Costa, e de jornalistas como Tony Trindade, Salomão Sobrinho, Romulo Rocha, e Aquiles Nairó, traz agora o modelo de oficina para os participantes.

    “Eles serão desafiados a criar uma página interessante, hipertextual, com textos ousados, dentro da temática que iremos escolher. Em grupos eles irão disputar quem faz o melhor blog”, diz Apoliana Oliveira.

    Ela ainda anuncia uma novidade. “Além dos cursos em Teresina, estaremos levando o #MeuBlog para o interior do estado. Uma oportunidade de reciclar os nossos blogueiros e de oportunizar a centenas de comunicadores que trabalham em todo estado com comunicação, que começaram como radialistas, ou com a opinião nas redes sociais, e que hoje se tornaram blogueiros. Queremos dar dicas de como ganhar dinheiro com a internet, fazer bom uso das redes sociais, trabalhar métricas e saber fazer destas páginas um negócio”, explica.

    Illa Marinho, colaboradora do 180, comenta sobre a oficina. “Estamos tendo a oportunidade de criar uma página nossa, com linguagem própria, voltando para um público específico. No grupo estamos criando além da página, uma rede social para compartilhamento do conteúdo, afinal, se estamos tratando de conteúdo, levar em conta o compartilhamento é importante”.

  • #MeuBlog neste sábado trará Ismael Silva em bate papo sobre motivação

    Neste sábado acontece mais uma edição do curso #MeuBlog, organizado pela editora-chefe do 180, Apoliana Oliveira. O módulo IV do evento vai tratar sobre motivação e terá a presença de Ismael Silva, advogado e assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município de Teresina, que recentemente comoveu o Brasil com sua história de garra e persistência.

    Filho de um pedreiro com uma catadora de castanhas, cartaz que rodou o país e foi parar no programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, Ismael é um exemplo de sucesso, ao driblar todas as dificuldades de uma vida humilde e chegar ao sucesso na vida profissional.

    Ele irá bater um papo com os participantes do MeuBlog e contar um pouco mais de sua história. Uma injeção de ânimo para quem deseja dar o primeiro passo em busca do sucesso.

    CLIQUE E SE INSCREVA GRATUITAMENTE

    O #MeuBlog nasceu com o intuito de horizontalizar o conhecimento dos jovens que saem da academia, e de pessoas que tem interesse em produzir conteúdo para internet. "Com o processo de seleção de novos jornalistas, percebemos que muitos saem da academia com o aptidões técnicas, porém com pouca vivência e quase nenhum conhecimento de mundo, sobre o funcionamento de órgãos públicos e outras entidades. O curso pretende agregar conhecimento a estes jovens e também às pessoas que tem interesse em assinar blogs no 180graus”, destaca Apoliana Oliveira, editora-chefe do portal, que está à frente do evento.

    VEJA QUEM JÁ ESTEVE NO MEUBLOG
    Evento consolidado no calendário do Instituto Galaxy e 180graus, o MeuBlog já recebeu políticos e personalidades do estado tratando sobre diversos temas como educação, política, saúde, mundo jurídico, gestão pública e muito mais. Firmino Filho, Rejane Dias, Francisco Costa, Salomão Sobrinho, Fábio Novo, Daniel Oliveira, Tony Trindade, Evaldo Gomes, Georgiano Neto, Marcos Vinicius, Gilberto Júnior, Francisco Alves, Paiva Filho, Aquiles Nairó, Yusiff Viana, Samuel Soares e José Moura Gomes estão entre os participantes que já palestraram no curso.

    VEJA COMO FORAM O MÓDULO I, MÓDULO II E MÓDULO IIIDO MEU BLOG

  • #MeuBlog recebe secretários Rejane Dias e Daniel Oliveira no 'Módulo III'

    Atualizada às 17h48
    Neste sábado (12/09) foi realizado o Módulo III do curso #MeuBlog, organizado pelo 180graus e coordenado pela editora-chefe Apoliana Oliveira. O curso é voltado para blogueiros que tem a vontade de ter sucesso e ganhar dinheiro com a internet.

    O terceiro módulo teve o tema "Educação e Política" e contou com um bate papo com a presença da secretária de estado de educação, Rejane Dias. Os primeiros módulos trataram sobre jornalismo na internet e a produção de conteúdo para blogs voltados para política.

    A palestra de abertura foi feita pela coordenadora do curso, a editora-chefe do 180graus, Apoliana Oliveira, que ressaltou a importância da educação em todos os setores, além de agradecer a presença dos participantes na realização da terceira edição do evento.

    A primeira convidada a falar foi a secretária de educação Rejane Dias que explanou sobre os projetos para a secretaria para os próximos anos e respondeu perguntas dos participantes do curso, como o uso da mediação tecnológica pela Secretaria de Educação (Seduc). Rejane Dias respondeu que defende o uso da mediação tecnológica visto que ela facilita o trabalho do gerenciamento das escolas e medição de rendimento pelos alunos.

    A secretária lamentou a falta de docentes em certas áreas e disse que há ainda muito a avançar na carreira e salário dos professores. "Temos o conselho do secretário de educação e nesse conselho fazemos muitas discussões com a presença de gestores do MEC, do ministro da educação, sobre qual caminho devemos correr para cobrir a carência dessas disciplinas".

    O uso da tecnologia nas obras também foi tema de perguntas. Rejane Dias explicou que se pode monitorar as obras por meio de câmeras. "O estado é muito grande e se tem uma quantidade razoável de obras. Não há nada melhor que abrir a tela do seu computador e conferir como está indo a obra", explicou.

    Dentre outros temas, ela falou sobre a dificuldade de manter os alunos no ensino médio e que o uso da tecnologia ajudaria a aumentar a porcentagem de permanência, visto que a internet é um grande atrativo para os jovens.

    Para a secretária, a gestão frente à secretaria está sendo um grande desafio, tamanha a importância da área e sua influência direta no desenvolvimento do estado. "É uma área nobre, sensível e que não tem desenvolvimento de um estado, município sem que a educação seja priorizada, principalmente do ponto de vista da qualificação", disse.

    Rejane Dias afirmou que a educação é algo já vocacionado para os piauienses, o desafio seria então melhorar aquilo que precisa ser melhorado. A dificuldade porém, é a falta de recursos, visto que o Piauí depende muito ainda dos repasses do governo federal. A queda do fundo de participação em 30% faz com que os gestores tenham que agir com cautela com relação aos investimentos.

    PLANOS FRENTE À SECRETARIA

    A secretária explicou para os participantes do #MeuBlog os planos futuros e que já estão sendo executados pela Seduc para cumprir a meta de estar entre os 10 melhores estado do país na questão da educação.

    Os diretores, que são fator importante para o desenvolvimento das escolas, passarão por seleção e eleição para serem escolhidos. As escolas passarão a cada semestre por uma avaliação. Serão levados em conta a meta do Ideb, a diminuição da evasão escolar e conseguir trazer a família para a escola, aumentar participação dos pais, conseguir aplicar todo o conteúdo pedagógico.Nas escolas que conseguirem atingir esses índices, os professores poderão receber até o 14º salário. "Estamos apostando muito que vamos conseguir melhorar a qualidade da nossa educação e os indicadores educacionais com foco no ensino e na aprendizagem".

    A secretária explicou sobre a ampliação das escolas militares no estado, alegando que as melhores escolas do Brasil são militares e que seria uma forma de resolver a questão da violência nas escolas e nos bairros. "Ninguém está inventando a roda, a escola militar já tem em quase todos os estados do Brasil. O nível de satisfação da nossa escola no Dirceu é altíssimo", afirmou.

    O Mobieduca que é um sistema implantado pela Seduc e está em fase de teste, é outro fator usado pela secretaria para diminuir os índices de evasão escolar. O programa informa os pais sobre todas as ocorrências dos alunos, a frequência e as notas. "Acredito que vamos conseguir dar um salto de qualidade muito grande com um problema seríssimo que temos que enfrentar que é questão da evasão escolar ainda no Ensino Médio", explicou a secretária.

    Outro programa é o Poupança Jovem, que ajudará os alunos financeiramente, mas apenas se ele concluir o Ensino Médio. Ela comentou ainda sobre reiniciar o programa de Intercâmbio quando for possível e possuir os recursos necessários.

    Ela ressaltou a importância da melhoria do plano de carreira para os professores, de se fazerem os investimentos necessários, mas que principalmente, os professores devem ser vocacionados e gostarem realmente da profissão.

    A secretária finalizou dizendo que gosta de poder contribuir para o estado e que poderia estar em outra situação, mas que as oportunidades são únicas e devem ser aproveitadas para servir ao próximo. "Não tem nada mais gratificante para mim que chegar em uma escola que a gente conseguiu aumentar os indicadores. É algo difícil até de explicar com palavras, mas é muito gratificante ser útil para as pessoas, para mim não tem coisa melhor", finalizou.

    O curso teve segmento com palestra da editora-chefe Apoliana Oliveira que falou sobre o histórico da Educação no Brasil, com todas as mudanças que teve de sofrer para a criação do Ministério de Educação e Cultura (MEC), mostrando que a Educação foi sempre atrelada à outras áreas.

    A coordenadora do#MeuBlog comentou os programas oferecidos pelo MEC como o ProUni, FIES, Enade, Prova Brasil que ajudam tanto para facilitar à entrada dos estudantes na graduação e para avaliar os índices de desenvolvimento da educação, que são mostrados pelo Ideb.

    A meta do país é chegar no índice 6.0 no Ideb até o ano de 2022. Medido a cada três anos, o índice vai de zero a dez. Já no Piauí, de acordo com o último resultado divulgado em 2013, o índice ultrapassou a média projetada de 2.8, conseguindo atingir 3.0 no Ensino Médio da rede pública de ensino e 5.5 na rede privada, ficando abaixo de 5.9, meta projetada anteriormente.

    Ela falou também sobre a secretaria de educação do Piauí e como a nova gestão encontrou todas as obras paradas e como teve de haver um acordo para conseguir a liberação dos recursos para dar continuação à essas obras.

    Pela tarde, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira falou inicialmente no #MeuBlog sobre sua trajetória até se tornar secretário de Justiça. Teve a oportunidade de estagiar no setor jurídico do Palácio de Karnak ainda quando fazia o curso de direito e se sentiu atraído pela área do Direito Eleitoral. Ele contou que acredita que um dos critérios importantes para o convite para assumir a secretaria foi sua participação na campanha do governador Wellington Dias.

    O secretário contou que a secretaria fica responsável por outras áreas que não são necessariament ligadas ao setor penal. Em termos de estrutura, assim que assumiu, o órgão tinha dificuldades de pessoal e de gestão da própria máquina. Os primeiros 100 dias foram usados para organizar os trabalhos da secretaria e só aí foi iniciado o planejamento mais concreto, incluindo um plano para a atual gestão.

    Uma das medidas apresentadas pelo secretário no discurso foi o Plano estadual de educação nas prisões que está sendo avaliado pelo MEC, que deverá melhorar a questão do aprendizado dentro do sistema penitenciário, como uma forma de agir junto com a secretaria de educação para a ressocialização de presos. "Já estão garantidas 200 vagas para o Pronatec na secretaria de Justiça e pode chegar até 1000 vagas até outubro. A ideia é que possamos institucionalizar isso", explicou.

    Em sua palestra, Daniel Oliveira comentou como se dá o funcionamento da estrutura de um presídio como a Casa de Custódia, onde os servidores ficam com os presos no horário da alimentação e os liberam para banhos de sol e às 18h, o recomendado é que não exista mais contato entre os servidores e os privados de liberdade. Todos os dias, exceto aos domingos, é possível receber visitas. Ele contou que aboliu a prática da revista das mulheres em uma unidade e que pretende torná-la extinta no Piauí, como uma marca de seu legado na secretaria.

    O secretário também explicou as medidas tomadas pela secretaria com relação à violência contra à mulher e ao feminicídio, como o botão do pânico, que pode ser acionado pela vítima e terá recebimento imediato na Central de Monitoramento e cuidado principalmente com a parte preventiva para evitar esse tipo de crime.

    Para o secretário, a redução da maioridade penal além de inconstitucional é ineficaz e contou que acredita que o melhor seria aumentar o tempo de internação do menor infrator.

    NOÇÕES JURÍDICAS

    A palestra final sobre Noções jurídicas para os profissionais de jornalismo ficou por conta dos advogados Dr. Samuel Soares e Dr. Yussiff Viana, que compõem o grupo Helder Eugênio & Advogados.

    No discurso, os advogados deram explicações sobre termos jurídicos que podem ser necessários no momento de uma entrevista com policiais ou no momento da descrição de um crime para a produção de uma matéria.

    Eles apresentaram partes mais técnicas, mas aproveitaram o espaço para tirar as dúvidas dos participantes do #MeuBlog.

  • #MeuBlog promove debate sobre jornalismo na internet

    O 180, em parceria com o Instituto Galaxy, realizou nos meses de junho e agosto as duas primeiras edições do #MeuBlog, curso voltado para a formação de blogueiros que têm a intenção de assinar páginas na internet ou ingressar no time de colunistas do 180graus. Os eventos, realizados no auditório do instituto Galaxy, contaram com a participação de grandes nomes do jornalismo e da política local.

    O primeiro módulo do #MeuBlog, realizado no dia 27 de junho, começou com um debate sobre o jornalismo na internet, enfatizando a força que os blogs tem hoje na comunicação virtual. Com debates coordenados pela editora-chefe do 180, Apoliana Oliveira, o evento trouxe ainda informações sobre como tornar sua página na internet em um negócio retável, dicas de como ter maior audiência, noções gerais sobre construção textual e ainda, debateu a convergência de mídias com a participação do jornalista da TV Antena 10, Tony Trindade.

    CLIQUE PARA SE INSCREVER NO MÓDULO III

    Ainda no primeiro módulo, participaram de uma mesa redonda, o secretário de Comunicação da prefeitura de Teresina, Salomão Sobrinho, o prefeito de Floriano e ex-blogueiro do 180 Gilberto Júnior, o dono do portal Piripiri 40graus e ex-blogueiro do 180 Paiva Filho e ainda, o jornalista e advogado Aquiles Nairo, que contaram um pouco sobre suas experiências com a comunicação na internet. Também neste dia, o ex-blogueiro do 180, Francisco Alves, que é hoje editor chefe do portal Samita, palestrou sobre métodos de como ganhar dinheiro com a internet.

    Do evento de abertura do #MeuBlog participaram ainda o jornalista do 180 Romulo Rocha, o diretor de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação do estado Alisson Bacelar, e o escritor e blogueiro José Moura Gomes.

    Já o segundo evento realizado no dia 1º de agosto teve como foco a produção de conteúdo na área política, com a presença de autoridades como o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados estaduais Evaldo Gomes e Georgiano Neto, além do secretário de Cultura Fábio Novo, o secretário de Saúde Dr. Francisco Costa, o secretário de Fazenda, em exercício, Antônio Luiz, e ainda, o prefeito de Novo Oriente, Dr. Marcos Vinicius.

    Durante as palestras os participantes puderam ainda debater sobre Lei de Acesso à Informação com Aquiles Nairó, jornalismo e combate à corrupção com Rômulo Rocha, desafios da reportagem com Jhone Sousa, como evitar processos com os advogados Samuel Soares e Yusiff Viana, além de uma explanação sobre as instituições políticas e jurídicas do estado, com Daniel Silva.

    "O evento irá seguir até o fim do ano em mais quatro módulos onde iremos também debater o jornalismo policial, esportivo, cultural, colunismo social, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet na página do 180graus. É uma excelente oportunidade a quem deseja ter o primeiro contato com jornalismo na internet e debater com pessoas experientes no mercado", destaca Apoliana Oliveira, coordenadora do evento.

    INSCREVA-SE NO MÓDULO III DO CURSO #MEUBLOG

  • Secretários estaduais são recebidos no 180 pelo Dr. Helder Eugênio; foto

    O diretor geral do 180graus Dr. Helder Eugênio recebeu na manhã deste sábado (1º/08) a visita do secretário estadual de saúde Francisco Costa, do secretário de Fazenda em exercício, seu amigo irmão Antônio Luiz, e ainda do irmão, o médico Heldernilson Eugênio.

    Na oportunidade, o diretor apresentou aos secretários as empresas que fazem parte do Grupo Eugênio.

    O secretário de saúde, Francisco Costa, ministrou palestra no #MeuBlog falando sobre suas atividades à frente da secretaria e as dificuldades que enfrenta com estrutura e limitação de recursos financeiros. “12% de recursos de arrecadação própria estadual tem que ser aplicado em saúde e o senhor secretário de Fazenda tem honrado. Mas como a receita não tem previsão de crescimento meio travado na capacidade que tem disso”. Ele também falou de temas como descentralização dos serviços para algumas cidades no interior do estado e outros problemas da administração pública. “Reconheço a importância, a abrangência do 180. A gente parabeniza ao Dr. Helder Eugênio e a todos vocês por esse trabalho que é louvável e tão importante na comunicação do nosso estado”, finalizou.

    Costa apresentou também o novo projeto da secretara, o “Amigos do Peito”, que contará com duas carretas, cada uma com oito mamógrafos preparados para realizar mamografias, cerca de 50 a 60 exames por dia. “A ideia é que com a proposta desse mês de agosto, até como presente a nossa capital Teresina, possa realizar nos bairros de Teresina e depois ir para o interior. Queremos uma carreta no Norte e outra no Sul do estado, priorizando os municípios onde temos uma dificuldade assistencial maior”, explicou.

    “É importante que a gente possa trazer hoje a problemática existente na saúde do Piauí de modo que é uma oportunidade essa somente com blogueiros, pessoas que estão acompanhando, que estão vivenciando tudo isso nas mais diversas do estado do Piauí; a gente possa contextualizar um pouco a realidade. Uma coisa é você ter uma informação solta, outra é você entender o processo que está acontecendo, então é importante a gente ter a oportunidade de poder, de uma forma até breve, contextualizar um pouco o que está acontecendo, quais são as ações que estão sendo programadas com esse objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população a serviços públicos”, contou o secretário.

     

     

  • Fotos:Módulo II do #MeuBlog recebe Firmino, secretários e até deputados

    Neste sabádo (1º/08) aconteceu no auditóroi do Instituto Galaxy o Módulo II do #MeuBlog um curso para blogueiros com a edição voltada totalmente para a política, organizado pelo 180graus e pela Oxente Propaganda.

    Coordenada pela editora-chefe do 180graus Apoliana Oliveira, a oficina contou com palestras de jornalistas e advogados do grupo 180 com os mais variados temas envolvendo política e jornalismo e a relação entre os dois. O encontro foi finalizado com um bate-papo feito com a presença de convidados da política local.

    Atualizada às 18:50
    O encontro de blogueiros foi finalizado com um bate-papo com convidados especiais da política piauiense. O secretário de cultura do estado Fábio Novo, os deputados estaduais Evaldo Gomes e Georgiano Neto e o prefeito de Novo Oriente, Marcos Vinícius.

    Os convidados iniciaram com um breve resumo de suas trajetórias na vida pública. Georgiano Neto, que é filho de Julio Cesar, iniciou cedo na vida parlamentar, sendo o deputado mais novo do Piauí a ser eleito. Evaldo Gomes teve início nos movimentos estudantis e disse acreditar que sua função na CMEIE foi o que lhe abriu as portas para entrar na carreira pública. Fábio Novo disse que nunca pensou que iria entrar para a vida política, mas que está contete com seu trabalho. O secretário foi o fundador da coluna Bastidores do 180graus, uma das maiores colunas de política do estado.

    Na ocasião os convidados foram indagados pelos participantes do curso e puderam tirar suas dúvidas com relação aos mais diversos temas ligados à política. Questões como as principais dificuldades encontradas na administração pública e maiores desafios na gestão foram os principais temas das perguntas dos participantes.
    O deputado Evaldo Gomes falou sobre o impasse que aconteceu no início deste ano entre AMES e CMEIE com relação à confecção de carteiras estudantis. “Acho que foi um movimento legítimo. Acho que no momento em que a prefeitura acata o pedido de uma entidade estudantil para ter o direito de expedir a carteira de estudante, não vejo nenhum empecilho para que isso seja efetivado”, disse o deputado.

    O secretário Fábio Novo pôde falar dos seus desafios na recém-criada Secretaria de Cultura do Estado. “O grande desafio não é realizar eventos, deve ter eventos culturais, mas sim, fomentar o que é nosso. Acho que tivemos uma grande vitória quando constituímos a cajuína como patrimônio histórico do Piauí. ”

    O deputado Evaldo Gomes falou sobre o impasse que aconteceu no início deste ano entre AMES e CMEIE com relação à confecção de carteiras estudantis. “Acho que foi um movimento legítimo. Acho que no momento em que a prefeitura acata o pedido de uma entidade estudantil para ter o direito de expedir a carteira de estudante, não vejo nenhum empecilho para que isso seja efetivado”, disse o deputado.

    O prefeito Marcos Vinícius pôde também citar seus desafios na gestão municipal. “A demanda e os anseios da população que são muito grandes quando na verdade o que experimentamos no Brasil hoje é um decréscimo nas receitas municipais, por isso que a gente na APPM, junto com a confederação nacional de municípios estamos fazendo uma espécie de mobilização para que o governo federal através do Congresso aprove um novo Pacto Federativo. As coisas acontecem no município, você não mora num estado ou país, mora em uma cidade. Nossas obrigações aumentaram e as receitas caíram ou tiveram um baixo crescimento. Quanto mais o governo interfere na vida da gente, diminui a nossa liberdade”, contou.

    O deputado Georgiano Neto falou sobre sua iniciação jovem no parlamento e de seu entusiasmo para entrar na carreira pública. “Vejo a política não como uma oportunidade para tirar proveito para si mas uma oportunidade que a população dá para que você possa melhorar a vida das pessoas”, disse.

    Atualizada ás 17:00
    O jornalista Rômulo Rocha, parte importante do 180graus e considerado atualmente o maior jornalista do Piauí, falou sobre a liberdade de expressão, que engloba a de imprensa, além de afirmar que a Justiça do Piauí é lenta, demora muito a julgar casos de corrupção e de improbidade administrativa. O jornalista contou sobre uma de suas grandes matérias, onde denunciou irregularidades dentro da Potycabana, que foi um dos grandes casos de denúncia do Piauí. Ele contou que antes de fazer suas matérias faz sempre um levantamento prévio de todo o material que pode servir como prova no caso da pessoa denunciada resolver entrar em um processo legal contra o portal ou contra o próprio jornalista.

    Outra matéria que teve grande repercussão foi a denúncia contra o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Lobão, de Teresina que se negou a mostrar as contas da casa para o jornalista, coisa que é obrigação do órgão fazer. Após as denúncias, a Justiça aceitou o pedido do portal de ter acesso a essas contas, além de informações dos gabinetes dos vereadores. Isso tudo faz parte do direito à informação que o cidadão possui e do dever do jornalista em trazer para as pessoas esses dados que tentam ser omitidos por pessoas públicas. “Ele não sabendo que estava sendo gravado e o vereador Major Paulo Roberto disse que o gabinete era dele e que não ia dar as contas. A gente gravou tudo e fez a matéria”, contou o jornalista.

    Atualizada às 16:36
    Os advogados do grupo Eugênio, Samuel Soares e Yusiff Viana também participaram da oficina com a palestra sobre como os jornalistas devem agir para evitar processos. Eles afirmaram que se deve ter antes todas as provas para fazer uma matéria verídica e explicaram como funcionam os processos e seus recursos como o ‘habeas corpus” e como a justiça deve agir em certos casos. “Tivemos um caso aqui, ele começou com uma ação alegando que em uma das matérias ele teria sido caluniado e o juiz, inclusive, negando uma liminar que ele pediu, disse que não tinha nada a ver o que ele tinha alegado que a matéria apresentou informações verídicas e ele como uma pessoa pública estava mais apto a receber críticas. ”

    Atualizada às 15:50
    Um dos grandes nomes do 180graus e do Piauí, o jornalista Jhone Sousa falou dos desafios encontrados na reportagem, principalmente voltada para matérias investigativas e políticas. O repórter compartilhou com os participantes as suas experiências na área, dando conselhos de como agir para evitar certos tipos de situação que pode ser até constrangedora para o jornalista, exaltando a importância de possuir conhecimento sobre o tema ou a pessoa de que se vai falar. “Tem que pesquisar bem todas as informações para não pagar mico. Acontece muito com quem está começando a trabalhar com política, não conhecer os deputados e os senadores e falar com a pessoa sem saber. O máximo que puder conhecer sobre as pessoas, melhor”, disse.

    Ele ainda aconselhou aos presentes que prestassem mais atenção ao seu redor para assim ativar seu lado investigativo. “Às vezes a gente não sabe dar valor a observar, a investigar, perceber que algo está errado. Isso pode ajudar muito a descobrir muitas coisas e detalhes que você não está acostumado a prestar atenção. Pare um pouco para observar ao seu redor porque sempre há alguma coisa a ser vista. ”

    Atualizada às 14h
    Na parte da tarde, a oficina voltou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho, que falou sobre os papéis políticos do Município, Estado e União. “Segurança Pública basicamente é um trabalho extensivo do governo do Estado. Da polícia investigativa do governo do Estado. Em alguns casos esse trabalho pode ser delegado à União, mas se tem o trabalho da Polícia Federal e o trabalho relacionado também à Segurança Pública. Existe uma divisão. Mas essas divisões nem sempre são muito claras e por vezes isso leva a situações que são quase ...”, explicou o prefeito.

    O prefeito contou que o gasto principal da prefeitura atualmente é com a área da saúde. São 35% da receita municipal direcionados à saúde. Ele falou também das campanhas promovidas pela prefeitura na questão da saúde e prevenção de doenças e que o estado nessa área fica responsável por questões secundárias e terciárias. “A prefeitura foi e resolveu o problema do HUT. Hoje paga por tudo isso e ele substitui a função designada ao HGV”, exemplificou.

    O prefeito disse falou ainda na sua palestra sobre as mídias sociais e como é mais rápido receber informações através do uso delas, mas que ao mesmo tempo em que é benéfico, pelo lado da versatilidade, também pode ser maléfico pela questão da falta de credibilidade que essas informações possuem, acabam às vezes por serem repassadas notícias que não condizem com a realidade. Na oportunidade, ele aproveitou para aconselhar o público alvo da oficina, os blogueiros, afirmando que eles precisam ter uma grande mídia social, para assim poder atingir a mais pessoas e que cada uma tem que ter suas referências.

    Atualizada às 13h22
    O diretor geral do 180graus Dr. Helder Eugênio recebeu na manhã deste sábado (1º/08) a visita do secretário estadual de saúde Francisco Costa e o do secretário de Fazenda em exercício e amigo irmão Antônio Luiz.

    Na oportunidade, o diretor apresentou aos secretários as empresas conveniadas ao Grupo 180.

    O secretário de saúde, Francisco Costa, ministrou palestra no #MeuBlog falando sobre suas atividades à frente da secretaria e as dificuldades que enfrenta com estrutura e limitação de recursos financeiros. “12% de recursos de arrecadação própria estadual tem que ser aplicado em saúde e o senhor secretário de Fazenda tem honrado. Mas como a receita não tem previsão de crescimento meio travado na capacidade que tem disso”. Ele também falou de temas como descentralização dos serviços para algumas cidades no interior do estado e outros problemas da administração pública. “Reconheço a importância, a abrangência do 180graus. A gente parabeniza ao Dr. Helder Eugênio e a todos vocês por esse trabalho que é louvável e tão importante na comunicação do nosso estado”, finalizou.

    Costa apresentou também o novo projeto da secretara, o “Amigos do Peito”, que contará com duas carretas, cada uma com oito mamógrafos preparados para realizar mamografias, cerca de 50 a 60 exames por dia. “A ideia é que com a proposta desse mês de agosto, até como presente a nossa capital Teresina, possa realizar nos bairros de Teresina e depois ir para o interior. Queremos uma carreta no Norte e outra no Sul do estado, priorizando os municípios onde temos uma dificuldade assistencial maior”, explicou

    “É importante que a gente possa trazer hoje a problemática existente na saúde do Piauí de modo que é uma oportunidade essa somente com blogueiros, pessoas que estão acompanhando, que estão vivenciando tudo isso nas mais diversas do estado do Piauí; a gente possa contextualizar um pouco a realidade. Uma coisa é você ter uma informação solta, outra é você entender o processo que está acontecendo, então é importante a gente ter a oportunidade de poder, de uma forma até breve, contextualizar um pouco o que está acontecendo, quais são as ações que estão sendo programadas com esse objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população a serviços públicos”, contou o secretário.

    Aquiles Nairó, que além de jornalista é advogado, falou para os participantes sobre o tema “Direito à Informação e Transparência” e do papel do jornalista em fiscalizar e trazer para a sociedade essas informações. Aquiles já teve passagem pelo 180grause voltou agora com sua experiência trazendo matérias de cunho político para o portal. O jornalista trouxe exemplos de sua própria carreira na área. "Nós como imprensa ou nós, cidadãos comuns, a gente não pode se omitir", ressaltou o jornalista.

    Seguindo a palestra, os participantes fizeram uma pausa para o almoço, que foi oferecido pelo 180grause servido no Oppen Office da empresa.

    Atualizada às 11h
    O primeiro palestrante do Módulo II do #MeuBlog foi o jornalista jurídico Daniel Silva, que é editor da BrJus. Em sua palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas, ele fez para os participantes uma introdução sobre essas instituições, explicando como funcionam órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão responsável por validar as contas do estado e que é formado por sete conselheiros; Tribunal Regional Federal (TRF), que é responsável por resolver julgamentos e instâncias de cunho federal; além de explicar o funcionamento de outras instituições do meio jurídico. Na política, ele explicou o funcionamento de órgãos como a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa.

    “Falar sobre o meio jurídico para mim já é gratificante porque nos últimos cinco anos eu tenho vivido muito no meio, tenho trabalhado com isso, tenho falado com pessoas sobre isso. E poder colaborar sobre tudo isso que eu tenho aprendido aqui no 180, poder repassar esse conhecimento para as pessoas é muito importante. Aqui nós falamos sobre vários órgãos políticos e também jurídicos, que estão definindo os rumos das pessoas, dos políticos. Eles falam sobre as ações do meio político e que tem uma interferência direta na vida das pessoas. É um assunto que ainda é visto como se fosse à parte. O cidadão comum acha que as decisões dos tribunais não afetam suas vidas porque elas estão nas suas casas, nos seus bairros e as pessoas que aqui estavam participando do #MeuBlog, que é um evento de sucesso do 180, puderam acompanhar e entender um pouco mais sobre o que é decidido na Câmara, na Assembleia, nos Tribunais e isso é importante. Então foi um prazer estar aqui de volta ao 180 colaborando com o projeto #MeuBlog e repassando um pouco do conhecimento que tenho adquirido no meio jurídico nos últimos anos”, contou o jornalista ao final de sua palestra.

    Atualizada às 09h54
    O jornalista jurídico do 180grause editor da BrJus, Daniel Silva realizou uma homenagem ao Dr. Helder Eugênio, pouco antes de iniciar sua palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas. Na homenagem, o jornalista entregou ao diretor uma placa, em que agradecia pelas oportunidades que tinha recebido dentro do 180,que o fez chegar onde chegou e tornar-se conhecido no meio jurídico. "Neste dia tão especial, quero dividir com o senhor minha alegria. Muito desta minha vitória, eu devo a seus ensinamentos. De coração, muito obrigado!"

    Atualizada às 09h30
    O segundo módulo do curso foi aberto com introdução da coordenadora do #MeuBlog e editora-chefe do 180que foi seguida pela participação do diretor geral do grupo Eugênio, Dr. Helder Eugênio, que conversou com os participantes sobre a importância de possuir capacidade de adaptação e de como saber abraçar as oportunidades que nos são apresentadas. "Muitas pessoas foram convidadas, mas por querer uma vida fácil ficaram dormindo", comentou ele, se referindo ao fato de que algumas pessoas preferem ficar em casa a adquirir conhecimento.

    Sobre o #MeuBlog
    O Módulo II do#MeuBlog, um curso voltado para blogueiros realizado pelo 180 e Oxente, acontece neste sábado (1º/08), no auditório Marcílio Rangel no Instituto Galaxy. Neste módulo, voltado completamente para política, o curso contará com palestras e mesas redondas e terá como convidados políticos e jornalistas do Piauí.

    O evento terá início às 9h do sábado, com uma palestra de abertura ministrada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, seguido por uma palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas com Daniel Silva, jornalista do 180graus e editor da BrJus.

    Além de Firmino Filho, alguns parlamentares do Piauí foram convidados para participar de um bate-papo, onde falarão sobre o tema principal e poderão tirar dúvidas dos participantes do #MeuBlog. A oficina terá ainda depoimentos de jornalistas piauienses que tratarão de temas como desafios da reportagem, combate à corrupção e acesso à informação.

    A coordenadora do #MeuBlog e editora-chefe do portal 180graus, Apoliana Oliveira, destaca a importância de ter um conhecimento na área para aqueles que pretendem escrever sobre o assunto. "O primeiro módulo do #MeuBlog foi um sucesso e superou as nossas expectativas. Neste segundo momento, estaremos falando com um público que deseja escrever sobre política e, neste contexto, conhecer as instituições, entender como funciona o poder público e saber que as leis de acesso a informação estão aí para serem usadas, é primordial e é disso que vamos tratar neste evento, com alguns dos melhores nomes da internet no Piauí".

    O Módulo I do #MeuBlog aconteceu no dia 27 de junho, trazendo noções e conceitos básicos para quem quer escrever para a internet. Na oportunidade, os participantes debateram sobre a formatação de conteúdo para a web. A oficina contará com um total de seis módulos, onde serão debatidos os temas de educação, moda, colunismo social, jornalismo policial, esporte, cultura e muitos outros temas.

    A programação deste sábado seguirá até às 18h. O almoço dos participantes será cortesia do 180graus.

  • #MeuBlog: Poder da comunicação, leitura e cultura são alvos de debate

    O jornalista Tony Trindade esteve no curso #MeuBlog e contou um pouco de sua longa experiência no mercado. Ele disse que comunicar requer uma tarefa árdua todos os dias que é a fidelidade do leitor.

    "É importante que tenhamos um público cativo e conquistar este público é fundamental. Se o leitor é fiel, seu produto será lido, debatido e servirá de fonte de informação para muita gente. E cada um pode fazer este trabalho, inclusive por meio de um blog", afirmou Tony Trindade.

    Tony disse ainda que na carreira profissional é preciso fracassar, porque com o fracasso se aprende mais.

    "Os grandes líderes e as pessoas de sucesso sempre destacam que o fracassar faz parte da carreira de qualquer profissional. São experiências ruins, mas que nos engrandecem e nos traem enormes aprendizados", disse.

    O painel apresentado por Tony Trindade teve ainda a participação de Rômulo Rocha, jornalista do 180, que respondeu a várias perguntas sobre sua carreira, atuação no mercado e como produzir um material interessante e que atraia o leitor.

    "Este evento é de uma importância imensa para o estado do Piauí, tendo em vista o avanço da internet. É algo feito de forma original e que chama a atenção de todos. Todo o grupo está de parabéns pela iniciativa", acrescentou Rômulo Rocha.

    O escritor José Moura Gomes fechou esteve presente do curso #MeuBlog e contou um pouco sobre a produção do livro 'Vou vencer, Eu quero, Eu posso'. Em sua apresentação falou sobre como produziu seu livro, suas inspirações e a importância da leitura.

    "Minha inspiração foram bons autores. Lia muito e ia me espelhando. O livro mostra que podemos vencer os desafios e buscar uma vida melhor, vencer na vida. Para cada jovem aqui presente, o momento de decidir vencer é agora", argumentou José Moura.

    José Moura é também pai de Cláudia de Oliveira, que recentemente participou do programa 'Esquadrão da Moda', do SBT. Após o programa, Cláudia virou blogueira e começou a escrever sobre moda.

    O autor sorteou ainda vários livros para os participantes, como forma d estimular a leitura.

  • #MeuBlog: Jornalista fala sobre sua atuação e o poder da internet no PI

    O Governo do Estado, por meio de um dos integrantes de sua equipe de Comunicação, o jornalista Alisson Bacelar, colaborou com o evento. Na oportunidade, Alisson Bacelar falou de sua experiência profissional e citou passagens marcantes de sua carreira. Além disso, destacou como a equipe de Comunicação do Governo do Piauí cuida da imagem institucional de cada integrante.

    "É um trabalho bem complexo, porque são muitos órgãos, mas bem equilibrado. Nós cuidamos da Comunicação do Governo e tudo o que é externado, seja por meio de matérias, comunicados, enfim, tudo passa por nosso setor. Cuidamos das redes sociais institucionais e definimos como deve ser cada uma. Nossas fanpages são padronizadas com cada pasta mantendo suas características. Se o gestor quer colocar aquela foto em seu perfil, ele pode, porque é algo privado dele, agora nas redes sociais do Governo aí não, tudo tem que ser organizado", explicou Alisson Bacelar.

    O jornalista ressaltou ainda a importância da capacitação. "A cada dois meses nos reunimos com todos os assessores do Estado para avaliarmos o trabalho, fazermos treinamentos e definirmos novas diretrizes. Usamos métricas e mensuramos nossos resultados", afirmou Alisson Barcelar, evidenciando que a internet é um campo vasto e que muita gente pode ter sucesso com um blog ou atuando na web.

  • #MeuBlog: 'Mesa Redonda' debate estratégias para atingir leitor na web

    A terceira atividade do #MeuBlog durante a manhã foi a realização de uma 'Mesa Redonda' com quatro grandes nomes da comunicação do Piauí. Aquiles Nairó, advogado e blogueiro do180; Salomão Sobrinho, Secretário municipal de Comunicação, Gilberto Jr, ex-blogueiro do180 e atual prefeito de Floriano; e Paiva Filho destacaram a importância da comunicação e deram dicas de como ter um blog de relevância.

    Todos comentaram sobre como a internet tem ajudado no desenvolvimento do estado e como tem sido importante para seus trabalhos. Relataram sobre suas experiências situações, metas em seus blogs, estratégias de acessos e a importância desta tecnologia.

    "Comentei sobre meu primeiro contato com o 180, como se deu minha integração ao portal e formas de atrair o leitor para meu blog. Foi muito bom contar um pouco do meu trabalho e ajudar outras pessoas a também despertarem o interesse em escrever na internet", afirmou Aquiles Nairó.

    Ao final das exposições de cada um, aconteceu um bate-papo com troca de experiências, questionamentos e dicas para ter sucesso na internet.

Carregar mais
Trabalhe Conosco