Curso voltado para blogueiros -

#MeuBlog recebe secretários Rejane Dias e Daniel Oliveira no 'Módulo III'

Atualizada às 17h48
Neste sábado (12/09) foi realizado o Módulo III do curso #MeuBlog, organizado pelo 180graus e coordenado pela editora-chefe Apoliana Oliveira. O curso é voltado para blogueiros que tem a vontade de ter sucesso e ganhar dinheiro com a internet.

O terceiro módulo teve o tema "Educação e Política" e contou com um bate papo com a presença da secretária de estado de educação, Rejane Dias. Os primeiros módulos trataram sobre jornalismo na internet e a produção de conteúdo para blogs voltados para política.

A palestra de abertura foi feita pela coordenadora do curso, a editora-chefe do 180graus, Apoliana Oliveira, que ressaltou a importância da educação em todos os setores, além de agradecer a presença dos participantes na realização da terceira edição do evento.

A primeira convidada a falar foi a secretária de educação Rejane Dias que explanou sobre os projetos para a secretaria para os próximos anos e respondeu perguntas dos participantes do curso, como o uso da mediação tecnológica pela Secretaria de Educação (Seduc). Rejane Dias respondeu que defende o uso da mediação tecnológica visto que ela facilita o trabalho do gerenciamento das escolas e medição de rendimento pelos alunos.

A secretária lamentou a falta de docentes em certas áreas e disse que há ainda muito a avançar na carreira e salário dos professores. "Temos o conselho do secretário de educação e nesse conselho fazemos muitas discussões com a presença de gestores do MEC, do ministro da educação, sobre qual caminho devemos correr para cobrir a carência dessas disciplinas".

O uso da tecnologia nas obras também foi tema de perguntas. Rejane Dias explicou que se pode monitorar as obras por meio de câmeras. "O estado é muito grande e se tem uma quantidade razoável de obras. Não há nada melhor que abrir a tela do seu computador e conferir como está indo a obra", explicou.

Dentre outros temas, ela falou sobre a dificuldade de manter os alunos no ensino médio e que o uso da tecnologia ajudaria a aumentar a porcentagem de permanência, visto que a internet é um grande atrativo para os jovens.

Para a secretária, a gestão frente à secretaria está sendo um grande desafio, tamanha a importância da área e sua influência direta no desenvolvimento do estado. "É uma área nobre, sensível e que não tem desenvolvimento de um estado, município sem que a educação seja priorizada, principalmente do ponto de vista da qualificação", disse.

Rejane Dias afirmou que a educação é algo já vocacionado para os piauienses, o desafio seria então melhorar aquilo que precisa ser melhorado. A dificuldade porém, é a falta de recursos, visto que o Piauí depende muito ainda dos repasses do governo federal. A queda do fundo de participação em 30% faz com que os gestores tenham que agir com cautela com relação aos investimentos.

PLANOS FRENTE À SECRETARIA

A secretária explicou para os participantes do #MeuBlog os planos futuros e que já estão sendo executados pela Seduc para cumprir a meta de estar entre os 10 melhores estado do país na questão da educação.

Os diretores, que são fator importante para o desenvolvimento das escolas, passarão por seleção e eleição para serem escolhidos. As escolas passarão a cada semestre por uma avaliação. Serão levados em conta a meta do Ideb, a diminuição da evasão escolar e conseguir trazer a família para a escola, aumentar participação dos pais, conseguir aplicar todo o conteúdo pedagógico.Nas escolas que conseguirem atingir esses índices, os professores poderão receber até o 14º salário. "Estamos apostando muito que vamos conseguir melhorar a qualidade da nossa educação e os indicadores educacionais com foco no ensino e na aprendizagem".

A secretária explicou sobre a ampliação das escolas militares no estado, alegando que as melhores escolas do Brasil são militares e que seria uma forma de resolver a questão da violência nas escolas e nos bairros. "Ninguém está inventando a roda, a escola militar já tem em quase todos os estados do Brasil. O nível de satisfação da nossa escola no Dirceu é altíssimo", afirmou.

O Mobieduca que é um sistema implantado pela Seduc e está em fase de teste, é outro fator usado pela secretaria para diminuir os índices de evasão escolar. O programa informa os pais sobre todas as ocorrências dos alunos, a frequência e as notas. "Acredito que vamos conseguir dar um salto de qualidade muito grande com um problema seríssimo que temos que enfrentar que é questão da evasão escolar ainda no Ensino Médio", explicou a secretária.

Outro programa é o Poupança Jovem, que ajudará os alunos financeiramente, mas apenas se ele concluir o Ensino Médio. Ela comentou ainda sobre reiniciar o programa de Intercâmbio quando for possível e possuir os recursos necessários.

Ela ressaltou a importância da melhoria do plano de carreira para os professores, de se fazerem os investimentos necessários, mas que principalmente, os professores devem ser vocacionados e gostarem realmente da profissão.

A secretária finalizou dizendo que gosta de poder contribuir para o estado e que poderia estar em outra situação, mas que as oportunidades são únicas e devem ser aproveitadas para servir ao próximo. "Não tem nada mais gratificante para mim que chegar em uma escola que a gente conseguiu aumentar os indicadores. É algo difícil até de explicar com palavras, mas é muito gratificante ser útil para as pessoas, para mim não tem coisa melhor", finalizou.

O curso teve segmento com palestra da editora-chefe Apoliana Oliveira que falou sobre o histórico da Educação no Brasil, com todas as mudanças que teve de sofrer para a criação do Ministério de Educação e Cultura (MEC), mostrando que a Educação foi sempre atrelada à outras áreas.

A coordenadora do#MeuBlog comentou os programas oferecidos pelo MEC como o ProUni, FIES, Enade, Prova Brasil que ajudam tanto para facilitar à entrada dos estudantes na graduação e para avaliar os índices de desenvolvimento da educação, que são mostrados pelo Ideb.

A meta do país é chegar no índice 6.0 no Ideb até o ano de 2022. Medido a cada três anos, o índice vai de zero a dez. Já no Piauí, de acordo com o último resultado divulgado em 2013, o índice ultrapassou a média projetada de 2.8, conseguindo atingir 3.0 no Ensino Médio da rede pública de ensino e 5.5 na rede privada, ficando abaixo de 5.9, meta projetada anteriormente.

Ela falou também sobre a secretaria de educação do Piauí e como a nova gestão encontrou todas as obras paradas e como teve de haver um acordo para conseguir a liberação dos recursos para dar continuação à essas obras.

Pela tarde, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira falou inicialmente no #MeuBlog sobre sua trajetória até se tornar secretário de Justiça. Teve a oportunidade de estagiar no setor jurídico do Palácio de Karnak ainda quando fazia o curso de direito e se sentiu atraído pela área do Direito Eleitoral. Ele contou que acredita que um dos critérios importantes para o convite para assumir a secretaria foi sua participação na campanha do governador Wellington Dias.

O secretário contou que a secretaria fica responsável por outras áreas que não são necessariament ligadas ao setor penal. Em termos de estrutura, assim que assumiu, o órgão tinha dificuldades de pessoal e de gestão da própria máquina. Os primeiros 100 dias foram usados para organizar os trabalhos da secretaria e só aí foi iniciado o planejamento mais concreto, incluindo um plano para a atual gestão.

Uma das medidas apresentadas pelo secretário no discurso foi o Plano estadual de educação nas prisões que está sendo avaliado pelo MEC, que deverá melhorar a questão do aprendizado dentro do sistema penitenciário, como uma forma de agir junto com a secretaria de educação para a ressocialização de presos. "Já estão garantidas 200 vagas para o Pronatec na secretaria de Justiça e pode chegar até 1000 vagas até outubro. A ideia é que possamos institucionalizar isso", explicou.

Em sua palestra, Daniel Oliveira comentou como se dá o funcionamento da estrutura de um presídio como a Casa de Custódia, onde os servidores ficam com os presos no horário da alimentação e os liberam para banhos de sol e às 18h, o recomendado é que não exista mais contato entre os servidores e os privados de liberdade. Todos os dias, exceto aos domingos, é possível receber visitas. Ele contou que aboliu a prática da revista das mulheres em uma unidade e que pretende torná-la extinta no Piauí, como uma marca de seu legado na secretaria.

O secretário também explicou as medidas tomadas pela secretaria com relação à violência contra à mulher e ao feminicídio, como o botão do pânico, que pode ser acionado pela vítima e terá recebimento imediato na Central de Monitoramento e cuidado principalmente com a parte preventiva para evitar esse tipo de crime.

Para o secretário, a redução da maioridade penal além de inconstitucional é ineficaz e contou que acredita que o melhor seria aumentar o tempo de internação do menor infrator.

NOÇÕES JURÍDICAS

A palestra final sobre Noções jurídicas para os profissionais de jornalismo ficou por conta dos advogados Dr. Samuel Soares e Dr. Yussiff Viana, que compõem o grupo Helder Eugênio & Advogados.

No discurso, os advogados deram explicações sobre termos jurídicos que podem ser necessários no momento de uma entrevista com policiais ou no momento da descrição de um crime para a produção de uma matéria.

Eles apresentaram partes mais técnicas, mas aproveitaram o espaço para tirar as dúvidas dos participantes do #MeuBlog.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco