Continuação da oficina -

Fotos:Módulo II do #MeuBlog recebe Firmino, secretários e até deputados

Neste sabádo (1º/08) aconteceu no auditóroi do Instituto Galaxy o Módulo II do #MeuBlog um curso para blogueiros com a edição voltada totalmente para a política, organizado pelo 180graus e pela Oxente Propaganda.

Coordenada pela editora-chefe do 180graus Apoliana Oliveira, a oficina contou com palestras de jornalistas e advogados do grupo 180 com os mais variados temas envolvendo política e jornalismo e a relação entre os dois. O encontro foi finalizado com um bate-papo feito com a presença de convidados da política local.

Atualizada às 18:50
O encontro de blogueiros foi finalizado com um bate-papo com convidados especiais da política piauiense. O secretário de cultura do estado Fábio Novo, os deputados estaduais Evaldo Gomes e Georgiano Neto e o prefeito de Novo Oriente, Marcos Vinícius.

Os convidados iniciaram com um breve resumo de suas trajetórias na vida pública. Georgiano Neto, que é filho de Julio Cesar, iniciou cedo na vida parlamentar, sendo o deputado mais novo do Piauí a ser eleito. Evaldo Gomes teve início nos movimentos estudantis e disse acreditar que sua função na CMEIE foi o que lhe abriu as portas para entrar na carreira pública. Fábio Novo disse que nunca pensou que iria entrar para a vida política, mas que está contete com seu trabalho. O secretário foi o fundador da coluna Bastidores do 180graus, uma das maiores colunas de política do estado.

Na ocasião os convidados foram indagados pelos participantes do curso e puderam tirar suas dúvidas com relação aos mais diversos temas ligados à política. Questões como as principais dificuldades encontradas na administração pública e maiores desafios na gestão foram os principais temas das perguntas dos participantes.
O deputado Evaldo Gomes falou sobre o impasse que aconteceu no início deste ano entre AMES e CMEIE com relação à confecção de carteiras estudantis. “Acho que foi um movimento legítimo. Acho que no momento em que a prefeitura acata o pedido de uma entidade estudantil para ter o direito de expedir a carteira de estudante, não vejo nenhum empecilho para que isso seja efetivado”, disse o deputado.

O secretário Fábio Novo pôde falar dos seus desafios na recém-criada Secretaria de Cultura do Estado. “O grande desafio não é realizar eventos, deve ter eventos culturais, mas sim, fomentar o que é nosso. Acho que tivemos uma grande vitória quando constituímos a cajuína como patrimônio histórico do Piauí. ”

O deputado Evaldo Gomes falou sobre o impasse que aconteceu no início deste ano entre AMES e CMEIE com relação à confecção de carteiras estudantis. “Acho que foi um movimento legítimo. Acho que no momento em que a prefeitura acata o pedido de uma entidade estudantil para ter o direito de expedir a carteira de estudante, não vejo nenhum empecilho para que isso seja efetivado”, disse o deputado.

O prefeito Marcos Vinícius pôde também citar seus desafios na gestão municipal. “A demanda e os anseios da população que são muito grandes quando na verdade o que experimentamos no Brasil hoje é um decréscimo nas receitas municipais, por isso que a gente na APPM, junto com a confederação nacional de municípios estamos fazendo uma espécie de mobilização para que o governo federal através do Congresso aprove um novo Pacto Federativo. As coisas acontecem no município, você não mora num estado ou país, mora em uma cidade. Nossas obrigações aumentaram e as receitas caíram ou tiveram um baixo crescimento. Quanto mais o governo interfere na vida da gente, diminui a nossa liberdade”, contou.

O deputado Georgiano Neto falou sobre sua iniciação jovem no parlamento e de seu entusiasmo para entrar na carreira pública. “Vejo a política não como uma oportunidade para tirar proveito para si mas uma oportunidade que a população dá para que você possa melhorar a vida das pessoas”, disse.

Atualizada ás 17:00
O jornalista Rômulo Rocha, parte importante do 180graus e considerado atualmente o maior jornalista do Piauí, falou sobre a liberdade de expressão, que engloba a de imprensa, além de afirmar que a Justiça do Piauí é lenta, demora muito a julgar casos de corrupção e de improbidade administrativa. O jornalista contou sobre uma de suas grandes matérias, onde denunciou irregularidades dentro da Potycabana, que foi um dos grandes casos de denúncia do Piauí. Ele contou que antes de fazer suas matérias faz sempre um levantamento prévio de todo o material que pode servir como prova no caso da pessoa denunciada resolver entrar em um processo legal contra o portal ou contra o próprio jornalista.

Outra matéria que teve grande repercussão foi a denúncia contra o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Lobão, de Teresina que se negou a mostrar as contas da casa para o jornalista, coisa que é obrigação do órgão fazer. Após as denúncias, a Justiça aceitou o pedido do portal de ter acesso a essas contas, além de informações dos gabinetes dos vereadores. Isso tudo faz parte do direito à informação que o cidadão possui e do dever do jornalista em trazer para as pessoas esses dados que tentam ser omitidos por pessoas públicas. “Ele não sabendo que estava sendo gravado e o vereador Major Paulo Roberto disse que o gabinete era dele e que não ia dar as contas. A gente gravou tudo e fez a matéria”, contou o jornalista.

Atualizada às 16:36
Os advogados do grupo Eugênio, Samuel Soares e Yusiff Viana também participaram da oficina com a palestra sobre como os jornalistas devem agir para evitar processos. Eles afirmaram que se deve ter antes todas as provas para fazer uma matéria verídica e explicaram como funcionam os processos e seus recursos como o ‘habeas corpus” e como a justiça deve agir em certos casos. “Tivemos um caso aqui, ele começou com uma ação alegando que em uma das matérias ele teria sido caluniado e o juiz, inclusive, negando uma liminar que ele pediu, disse que não tinha nada a ver o que ele tinha alegado que a matéria apresentou informações verídicas e ele como uma pessoa pública estava mais apto a receber críticas. ”

Atualizada às 15:50
Um dos grandes nomes do 180graus e do Piauí, o jornalista Jhone Sousa falou dos desafios encontrados na reportagem, principalmente voltada para matérias investigativas e políticas. O repórter compartilhou com os participantes as suas experiências na área, dando conselhos de como agir para evitar certos tipos de situação que pode ser até constrangedora para o jornalista, exaltando a importância de possuir conhecimento sobre o tema ou a pessoa de que se vai falar. “Tem que pesquisar bem todas as informações para não pagar mico. Acontece muito com quem está começando a trabalhar com política, não conhecer os deputados e os senadores e falar com a pessoa sem saber. O máximo que puder conhecer sobre as pessoas, melhor”, disse.

Ele ainda aconselhou aos presentes que prestassem mais atenção ao seu redor para assim ativar seu lado investigativo. “Às vezes a gente não sabe dar valor a observar, a investigar, perceber que algo está errado. Isso pode ajudar muito a descobrir muitas coisas e detalhes que você não está acostumado a prestar atenção. Pare um pouco para observar ao seu redor porque sempre há alguma coisa a ser vista. ”

Atualizada às 14h
Na parte da tarde, a oficina voltou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho, que falou sobre os papéis políticos do Município, Estado e União. “Segurança Pública basicamente é um trabalho extensivo do governo do Estado. Da polícia investigativa do governo do Estado. Em alguns casos esse trabalho pode ser delegado à União, mas se tem o trabalho da Polícia Federal e o trabalho relacionado também à Segurança Pública. Existe uma divisão. Mas essas divisões nem sempre são muito claras e por vezes isso leva a situações que são quase ...”, explicou o prefeito.

O prefeito contou que o gasto principal da prefeitura atualmente é com a área da saúde. São 35% da receita municipal direcionados à saúde. Ele falou também das campanhas promovidas pela prefeitura na questão da saúde e prevenção de doenças e que o estado nessa área fica responsável por questões secundárias e terciárias. “A prefeitura foi e resolveu o problema do HUT. Hoje paga por tudo isso e ele substitui a função designada ao HGV”, exemplificou.

O prefeito disse falou ainda na sua palestra sobre as mídias sociais e como é mais rápido receber informações através do uso delas, mas que ao mesmo tempo em que é benéfico, pelo lado da versatilidade, também pode ser maléfico pela questão da falta de credibilidade que essas informações possuem, acabam às vezes por serem repassadas notícias que não condizem com a realidade. Na oportunidade, ele aproveitou para aconselhar o público alvo da oficina, os blogueiros, afirmando que eles precisam ter uma grande mídia social, para assim poder atingir a mais pessoas e que cada uma tem que ter suas referências.

Atualizada às 13h22
O diretor geral do 180graus Dr. Helder Eugênio recebeu na manhã deste sábado (1º/08) a visita do secretário estadual de saúde Francisco Costa e o do secretário de Fazenda em exercício e amigo irmão Antônio Luiz.

Na oportunidade, o diretor apresentou aos secretários as empresas conveniadas ao Grupo 180.

O secretário de saúde, Francisco Costa, ministrou palestra no #MeuBlog falando sobre suas atividades à frente da secretaria e as dificuldades que enfrenta com estrutura e limitação de recursos financeiros. “12% de recursos de arrecadação própria estadual tem que ser aplicado em saúde e o senhor secretário de Fazenda tem honrado. Mas como a receita não tem previsão de crescimento meio travado na capacidade que tem disso”. Ele também falou de temas como descentralização dos serviços para algumas cidades no interior do estado e outros problemas da administração pública. “Reconheço a importância, a abrangência do 180graus. A gente parabeniza ao Dr. Helder Eugênio e a todos vocês por esse trabalho que é louvável e tão importante na comunicação do nosso estado”, finalizou.

Costa apresentou também o novo projeto da secretara, o “Amigos do Peito”, que contará com duas carretas, cada uma com oito mamógrafos preparados para realizar mamografias, cerca de 50 a 60 exames por dia. “A ideia é que com a proposta desse mês de agosto, até como presente a nossa capital Teresina, possa realizar nos bairros de Teresina e depois ir para o interior. Queremos uma carreta no Norte e outra no Sul do estado, priorizando os municípios onde temos uma dificuldade assistencial maior”, explicou

“É importante que a gente possa trazer hoje a problemática existente na saúde do Piauí de modo que é uma oportunidade essa somente com blogueiros, pessoas que estão acompanhando, que estão vivenciando tudo isso nas mais diversas do estado do Piauí; a gente possa contextualizar um pouco a realidade. Uma coisa é você ter uma informação solta, outra é você entender o processo que está acontecendo, então é importante a gente ter a oportunidade de poder, de uma forma até breve, contextualizar um pouco o que está acontecendo, quais são as ações que estão sendo programadas com esse objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população a serviços públicos”, contou o secretário.

Aquiles Nairó, que além de jornalista é advogado, falou para os participantes sobre o tema “Direito à Informação e Transparência” e do papel do jornalista em fiscalizar e trazer para a sociedade essas informações. Aquiles já teve passagem pelo 180grause voltou agora com sua experiência trazendo matérias de cunho político para o portal. O jornalista trouxe exemplos de sua própria carreira na área. "Nós como imprensa ou nós, cidadãos comuns, a gente não pode se omitir", ressaltou o jornalista.

Seguindo a palestra, os participantes fizeram uma pausa para o almoço, que foi oferecido pelo 180grause servido no Oppen Office da empresa.

Atualizada às 11h
O primeiro palestrante do Módulo II do #MeuBlog foi o jornalista jurídico Daniel Silva, que é editor da BrJus. Em sua palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas, ele fez para os participantes uma introdução sobre essas instituições, explicando como funcionam órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão responsável por validar as contas do estado e que é formado por sete conselheiros; Tribunal Regional Federal (TRF), que é responsável por resolver julgamentos e instâncias de cunho federal; além de explicar o funcionamento de outras instituições do meio jurídico. Na política, ele explicou o funcionamento de órgãos como a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa.

“Falar sobre o meio jurídico para mim já é gratificante porque nos últimos cinco anos eu tenho vivido muito no meio, tenho trabalhado com isso, tenho falado com pessoas sobre isso. E poder colaborar sobre tudo isso que eu tenho aprendido aqui no 180, poder repassar esse conhecimento para as pessoas é muito importante. Aqui nós falamos sobre vários órgãos políticos e também jurídicos, que estão definindo os rumos das pessoas, dos políticos. Eles falam sobre as ações do meio político e que tem uma interferência direta na vida das pessoas. É um assunto que ainda é visto como se fosse à parte. O cidadão comum acha que as decisões dos tribunais não afetam suas vidas porque elas estão nas suas casas, nos seus bairros e as pessoas que aqui estavam participando do #MeuBlog, que é um evento de sucesso do 180, puderam acompanhar e entender um pouco mais sobre o que é decidido na Câmara, na Assembleia, nos Tribunais e isso é importante. Então foi um prazer estar aqui de volta ao 180 colaborando com o projeto #MeuBlog e repassando um pouco do conhecimento que tenho adquirido no meio jurídico nos últimos anos”, contou o jornalista ao final de sua palestra.

Atualizada às 09h54
O jornalista jurídico do 180grause editor da BrJus, Daniel Silva realizou uma homenagem ao Dr. Helder Eugênio, pouco antes de iniciar sua palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas. Na homenagem, o jornalista entregou ao diretor uma placa, em que agradecia pelas oportunidades que tinha recebido dentro do 180,que o fez chegar onde chegou e tornar-se conhecido no meio jurídico. "Neste dia tão especial, quero dividir com o senhor minha alegria. Muito desta minha vitória, eu devo a seus ensinamentos. De coração, muito obrigado!"

Atualizada às 09h30
O segundo módulo do curso foi aberto com introdução da coordenadora do #MeuBlog e editora-chefe do 180que foi seguida pela participação do diretor geral do grupo Eugênio, Dr. Helder Eugênio, que conversou com os participantes sobre a importância de possuir capacidade de adaptação e de como saber abraçar as oportunidades que nos são apresentadas. "Muitas pessoas foram convidadas, mas por querer uma vida fácil ficaram dormindo", comentou ele, se referindo ao fato de que algumas pessoas preferem ficar em casa a adquirir conhecimento.

Sobre o #MeuBlog
O Módulo II do#MeuBlog, um curso voltado para blogueiros realizado pelo 180 e Oxente, acontece neste sábado (1º/08), no auditório Marcílio Rangel no Instituto Galaxy. Neste módulo, voltado completamente para política, o curso contará com palestras e mesas redondas e terá como convidados políticos e jornalistas do Piauí.

O evento terá início às 9h do sábado, com uma palestra de abertura ministrada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, seguido por uma palestra sobre Instituições Políticas e Jurídicas com Daniel Silva, jornalista do 180graus e editor da BrJus.

Além de Firmino Filho, alguns parlamentares do Piauí foram convidados para participar de um bate-papo, onde falarão sobre o tema principal e poderão tirar dúvidas dos participantes do #MeuBlog. A oficina terá ainda depoimentos de jornalistas piauienses que tratarão de temas como desafios da reportagem, combate à corrupção e acesso à informação.

A coordenadora do #MeuBlog e editora-chefe do portal 180graus, Apoliana Oliveira, destaca a importância de ter um conhecimento na área para aqueles que pretendem escrever sobre o assunto. "O primeiro módulo do #MeuBlog foi um sucesso e superou as nossas expectativas. Neste segundo momento, estaremos falando com um público que deseja escrever sobre política e, neste contexto, conhecer as instituições, entender como funciona o poder público e saber que as leis de acesso a informação estão aí para serem usadas, é primordial e é disso que vamos tratar neste evento, com alguns dos melhores nomes da internet no Piauí".

O Módulo I do #MeuBlog aconteceu no dia 27 de junho, trazendo noções e conceitos básicos para quem quer escrever para a internet. Na oportunidade, os participantes debateram sobre a formatação de conteúdo para a web. A oficina contará com um total de seis módulos, onde serão debatidos os temas de educação, moda, colunismo social, jornalismo policial, esporte, cultura e muitos outros temas.

A programação deste sábado seguirá até às 18h. O almoço dos participantes será cortesia do 180graus.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco