Pelo menos uma hora a mais · 17/07/2015 às 10h51

Sonecas ajudam a lidar melhor com frustrações, diz estudo

Sonecas ajudam a lidar melhor com frustrações, diz estudo


Compartilhar Tweet 1



Quem nunca sentiu vontade de tirar um cochilo depois do almoço? Já faz um tempo desde que a medicina descobriu os benefícios que a famosa soneca pode ter para a saúde. Mas, segundo um estudo norte-americano, esse tempinho a mais de sono durante o dia pode trazer ainda mais vantagens do que já se sabia.

De acordo com uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, uma soneca curta, de aproximadamente uma hora, já é suficiente para ajudar a reduzir a impulsividade e a lidar melhor com frustrações.

A pesquisa contou com 40 participantes, com idades entre 18 e 50 anos, e foi realizado em duas etapas. Na primeira, após três noites de sono normal, os participantes foram submetidos a testes de computador impossíveis de serem solucionados, a fim de que os estudiosos pudessem analisar as suas reações perante a frustração de não terem concluído a tarefa. Além disso, eles também responderam a alguns questionários, que buscavam relacionar as respostas dadas a características específicas, como humor e impulsividade.

Já na segunda etapa da pesquisa, alguns participantes foram selecionados aleatoriamente para tirar um cochilo de uma hora de duração. Em seguida, todos repetiram o teste, e os pesquisadores compararam os resultados com os obtidos anteriormente.

De acordo com eles, antes de alguns participantes terem tirado a soneca, todos os 40 demoraram exatamente a mesma quantidade de tempo tentando resolver o teste impossível. No entanto, depois de acordados, aqueles que tiraram o cochilo demonstraram maior afinco para solucionar o teste, e passaram mais tempo tentando resolvê-lo do que aqueles que não dormiram. Além disso, os participantes que foram submetidos à soneca também se mostraram menos impulsivos do que aqueles que não foram selecionados para a hora extra de sono.

Fonte: Com informações da Uol