180graus

Maçonaria - 20/07/2016 às 20h04

AMALPI lança revista “Informaçon”

A Academia Maçônica de Letras do Piauí – AMALPI, agora sob a direção do empresário e advogado Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante (Presidente) e do Desembargador José James Gomes Pereira (Vice-Presidente), lança, em ambiente festivo, a nova revista mensal da Agremiação, com o sugestivo título de “Informaçon”.

REVISTA INFORMAÇON.jpg

Valdeci Cavalcante (E) e José James (D).

O número 001, que começou a circular no mês de junho próximo passado, traz uma boa apresentação gráfica e conteúdo bastante interessante, incluindo textos e discursos acadêmicos memoráveis.

No discurso de lançamento do informativo, o Presidente da Academia Valdeci Cavalcante assim se pronunciou:

“Esta revista retoma suas edições, desta feita circulando trimestralmente. Debates, opiniões, pensamentos e doutrinas, crônicas e artigos, deverão compor o vasto painel jornalístico da publicação.

Do mesmo modo daremos ampla cobertura aos fatos e eventos desenvolvidos pelas lojas e sobre o desempenho pessoal de nossos irmãos.

A troca de experiência com instituições congêneres é outra forma de expandir conhecimentos, resgatar a memória dos que construíram a história da maçonaria e dos contemporâneos que se dedicam a fortalecer as colunas de cada templo.

Uma academia de Letras é um organismo vivo a difundir o conhecimento e semear a cultura que é o apanágio da luta de cada um e de todos”.

A AMALPI foi fundada em 20 de agosto de 1998, sob os auspício do Grande Oriente Estadual do Piauí – GOB-PI, porém com autonomia administrativa e financeira. Conta com 33 Cadeiras, 9 das quais preenchidas com maçons da Grande Loja: Ernâni Napoleão Lima, João Alves Filho, José de Anchieta Mendes de Oliveira, José Narciso do Monte, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Marcos Vinicius Furtado Coelho, Oton Mário José Lustosa Torres, Osiris Neves de Melo Filho e Sebastião Ribeiro Martins.

A Coluna parabeniza a Academia e os editores da revista.

Tópicos
Maçonaria - 19/07/2016 às 08h28

Maceió: CMSB injeta R$ 15 milhões na economia local e atrai turistas

O evento atraiu quase dois mil turistas para a capital alagoana.
Entre os dias 2 a 7 de julho Alagoas sediou a 45ª edição da Confedereção da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). Promovida pela Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas (GLOMEAL). O evento atraiu quase dois mil turistas para a capital alagoana.

“Este evento é um marco para a maçonaria do estado. Depois de 50 anos da existência da CMSB conseguimos comemorar essa bodas de ouro em Alagoas”, afirmou o coordenador geral do evento, Eduardo Pereira.

Realizada no Centro de Convenções e no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o evento foi responsável por atrair representantes da família maçônica de todo o Brasil e também de países como o Paraguai, Hungria, Gabão e Uruguai, lotando o parque hoteleiro de Maceió.

A estimativa da organização da CMSB é que mais de R$ 15 milhões tenham sido injetados na economia do Estado. “Dentro da inscrição do evento estava apenas incluindo a programação. Hospedagem, diárias, passeios, alimentação e compras foram por conta dos próprios convidados”, revelou Eduardo Pereira.

Entre os cinco dias da CMSB, além das palestras direcionadas ao público maçônico, as famílias presentes também tiveram a oportunidade de conhecer a história e a cultura de Alagoas através de apresentações na noite da alagoanidade.

“Este grandioso evento apresenta para maçons do Brasil e do mundo à nossa Alagoas e suas belezas. Estamos trazendo formadores de opinião o que com certeza gerará hoje é por muito tempo a vinda de turistas para nosso estado”, apontou o líder da GLOMEAL, o Grão Mestre Ivanildo Marinho Guedes.

A organização:
Com uma equipe de 50 pessoas, a organização da CMSB se preocupou não apenas com o conteúdo do evento, mas também em proporcionar um ambiente caloroso em que os convidados se sentissem como se estivessem em casa.

Para o representante da maçonaria Paraguaia, Gonzalez, o segredo do evento foi à receptividade. “A nossa família foi recebida com muito carinho pela equipe do evento. Foi uma oportunidade de reencontrar todos os líderes da maçonaria do Brasil. Com certeza, voltarei outra vez a Maceió”, revelou Gonzalez.

Fonte: Portal Valor Mercado - Ambiente de Negócios

Maçonaria - 15/07/2016 às 08h25

Loja Araújo Chaves promove arraiá das férias

A Loja maçônica Mestre Araújo Chaves nº 12 (GL), da cidade de Campo Maior (PI), agora sob a direção José Pereira de Sousa Neto (foto), juntou a ressonância das festas juninas ao lazer das férias de julho e promoveu no último sábado (2) um animado “arraiá” especial, regado a saudáveis bebidas e variado cardápio de comidas típicas.

LOJA ARAUJO CHAVES ZE NETO E ES´POSA.jpg

(Venerável Neto, com a esposa)

A animação ficou por conta de um bom “regional” de forró.

As damas maçônicas deram um toque de excelência ao evento. Convidados da có-irmã "Costa Araújo" abrilhantaram o encontro.

IMG-20160713-WA0039.jpg

(Visão panorâmica do ambiente)

Na oportunidade foi prestada uma homenagem de reconhecimento à atuação do saudoso Irmão Francisco Martins Neto (foto), grande incentivador dos folguedos e quermesses da Oficina.

LOJA ARAUJO CHAVES F MARTINS.jpg

(Francisco Martins Neto, Mestre Maçom Emérito e Membro Senior da Academia Piauiense de Mestres Maçons)

Tópicos
Maçonaria - 12/07/2016 às 19h56

Maçonaria: carta de Maceió condena atos de corrupção e apoia governo provisório

A Maçonaria brasileira, representada pelas 27 Grandes Lojas estaduais, reuniu-se em Maceió no período de 2 a 6 do corrente mês de julho.

Ao final do encontro publicou Carta à Nação, com destaques para os seguintes pontos:

1. Reconhece a crise ética e moral que se instalou no Governo, sem precedentes na história do País, motivada por atos de corrupção, suborno e trafico de influência, em desfavor de uma vida proba no Brasil;

2. Enaltece o trabalho da Polícia Federal, que o classifica como extraordinário, enquanto produtor de subsídios ao Ministério Público e à Justiça Federal no sentido de que adotem medidas rígidas contra aqueles que, desonestamente, se locupletam do erário;

3. Solidariza-se com a indignação da imensa maioria do povo brasileiro, em função do comportamento vexatório e comprometedor de grande parte dos principais dirigentes do país, ao arrepio do arcabouço legal;

4. Lamenta que a confiança e o conceito do Brasil perante a comunidade internacional tenha sofrido desgastes de difícil reparação;

5. Admite que a instalação de um governo provisório no âmbito federal, em decorrência do processo de impedimento da Presidente da República, começa emitir sinais de restabelecimento do crescimento e de recuperação da credibilidade.

Por tudo isso os signatários da Carta resolvem:

• ’Reconhecer a excelência do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, Receita Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal, mormente nas ações de combate à corrupção;
• Manifestar apoio institucional às autoridades constituídas, especialmente à Presidência da República Federativa do Brasil, na medida em que promova ações que garantam o restabelecimento da “confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia, na recuperação da economia nacional, nos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas”, como bem citou no seu discurso de posse o Sr. Presidente da República em exercício;
• Postular para que se iniciem as tão sonhadas reformas política, tributária, trabalhista e previdenciária, a fim de que o país tenha condição de trilhar novos caminhos que outrora existiram de maneira regular, aperfeiçoando o sistema democrático do Brasil, com ênfase na meritocracia;
• Pleitear para que se adotem medidas no sentido de que as obrigações do Estado privilegiem as áreas da educação, saúde, segurança e a inclusão social, eixos fundamentais para o bom desenvolvimento de uma nação.

Maceió, Alagoas, em 6 de julho de 2016”

O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Piauí, Pedro Alexandre de Carvalho Mota, integrou a Comissão responsável pela redação desse documento.

Tópicos
Maçonaria - 12/07/2016 às 15h17

CMSB: O Piauí contribuirá com inovações nas Assembleias Gerais

LOGO GRANDE LOJA RIO DE JANEIRO.jpg

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro sediará, em 2017, a XLVI Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB.

Preocupada com o anacronismo estrutural que anualmente se repete em torno do formato do evento, aquela Confederada pretende protagonizar inovações no cerimonial e no conteúdo programático tornando-os mais dinâmicos e objetivos, inclusive com o emprego dos modernos recursos da Tecnologia de Informação (TI).

Neste sentido, os Membros da Comissão Organizadora da Assembleia do Rio, Márcio Janeiro e Ricardo Barbiere (foto), mantiveram contato com o ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí, Ernâni Napoleão Lima, quando do recente encontro de Maceió, na busca de sugestões que visem a modernização do congresso e proporcionem um melhor aproveitamento por parte de seus integrantes.

Ernâni, que comunga plenamente com o posicionamento da Grande Loja carioca, assumiu o compromisso de encaminhar propostas alusivas.

FOTO ERNANI E MEMBROS GL RIO.jpg

(Ernâni ladeado por Márcio Janeiro e Ricardo Barbire)
Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
ISLAMAR
Phocus Galerie
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
UNIMED
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
UNIMED
Unimed- diga 33
Últimas Notícias
12h51 Projeto Seis e Meia traz Zezé Motta, Maria Alcina e Cida Moreira a THE 12h41 Concurso para a Procuradoria Geral no MA encerra inscrição nesta quarta (27) 12h34 Diretoria do Cruzeiro confirma volta do técnico Mano Menezes 12h31 Caminhão do " programa Amigos do Peito " está realizando exames em cajazeiras 12h30 Polícia troca tiros com dupla em assalto à loja do 'Paraíba' 12h15 Barcelona será capa do PES 2017 e não terá estádio no FIFA 12h05 Socorro Mesquita não aceita dividir palanque com Odival Andrade 12h02 Após denúncia de assassinato, Joãozinho pode ceder candidatura para Antônio Félix 12h01 'Ele vendeu até a Prefeitura',diz Jôve sobre as 'gestões' de Luiz Menezes 12h00 Jornalista que fazia cobertura policial é morto a tiros na porta de casa 11h57 Polícia Federal desarticula esquema no NE voltado para a compra de votos 11h56 Brasileiro cresceu, mas continua um dos povos mais "baixinhos" do mundo 11h54 Financiamento imobiliário cai pela metade durante o 1º semestre 11h32 Cerca de 50% do eleitorado piauiense possui um quê de analfabetismo 11h07 Aniversário de Pimenteiras chegou ao fim com grande sucesso. Fotos 11h00 Instalação e posse da Diretoria da União Distrital Espírita da Zona Centro/Sul 10h53 Não é uma doença: 10 curiosidades sobre o sadomasoquismo 10h42 Onix e Prisma mudam de cara e ficam 'ecológicos' por R$ 44.890 10h18 Servidores da Comarca de Jerumenha se manifestam contra a agregação em outra sede 10h11 Servidores da comarca de Jerumenha manifestam contra agregação 10h07 Acidente entre motos na estrada da 'Pedra do Sal' matou duas pessoas 09h58 A cidade de Simplício Mendes terá três dias de muita cultura, está chegando mais um SIMPLIFICADO 09h45 Salve Rainha:promotor vê homicídio doloso e direciona para júri popular 09h40 Nota Piauiense realizará 11º sorteio nesta quinta (28); faça seu cadastro 09h45 Roteiro de peça de ‘Harry Potter’ bate recorde de pré-venda