180graus

Maçonaria - 13/08/2017 às 11h47

Maçonaria não é dinastia e nem monarquia

FOTO A ARTE IMITA A VIDA.jpg

"A ARTE IMITA A VIDA"

O Brasil, enquanto nação, tem a seguinte configuração em seu ordenamento jurídico:

Regime, Democracia;
Forma de Governo, República e
Sistema de Governo, Presidencialismo.

As principais características da democracia são: a igualdade, a liberdade e o estado de direito. A república caracteriza-se pela eletividade e temporalidade do governante no poder. O presidencialismo preconiza a tripartição dos poderes: executivo, legislativo e judiciário. O executivo é exercido pelo Presidente da República, com funções de chefe de governo e de chefe de estado, eleito pelo povo, de forma direta ou indireta.

A Maçonaria brasileira, enquanto Organização não Governamental, segue a mesma estrutura.

Trilha por um regime democrático, com ênfase na igualdade, na liberdade e na obediência às normas institucionais. Assemelha-se à república na prática de eleição livre de seus dirigentes, pelo corpo maçônico, com mandatos por tempo determinado, a partir do Grão-Mestre.

O sistema é igualmente tripartite, sendo o Grão-Mestre o chefe do executivo e autoridade mor na jurisdição da Obediência que representa.

É permitida a reeleição por um mandato. A partir daí, o Grão-Mestre passa a ser o magistrado da sucessão, sem preferência por candidato, conferindo tratamento isonômico e igualitário a todos, sob pena de macular o pleito e comprometer a ética.

Todo maçom na plenitude de seus direitos, que tiver exercido a presidência de uma Loja (Venerável) e contar com o mínimo de 33 anos de idade civil, poderá pleitear o comando da Instituição e do seu adjunto. É licita e salutar a pluralidade de candidatos, visto que proporciona maior opção de escolha pelos eleitores, por meio de sufrágios diretos e secretos.

A legislação eleitoral é sábia ao vedar que o soberano e seu substituto sejam sucedidos por parente até o 2º grau, como forma de evitar o encastelamento no poder.

Nas eleições diretas cada Loja maçônica se constitui em sessão eleitoral autônoma e independente, sob a presidência do respectivo Venerável (art. 31, do Código Eleitoral), proibida, portanto, a realização de sessão conjunta, com captação de votos em urna única.

A lei eleitoral obedece ao princípio da anterioridade, não podendo sofrer quaisquer alterações para vigência antes de um ano da data programada para a realização do próximo pleito.

Em 2018 será o ano das mudanças.

O Grande Oriente do Brasil, por exemplo, já tem candidato a Grão-Mestre Geral, com o seguinte slogan para um Novo-GOB:

FOTO SLOGAN SEJA O VENTO QUE ESPALHA A MUDANÇA.jpg

 

Maçonaria - 10/08/2017 às 08h50

Maçonaria: luto na academia

Com imenso pesar registramos o falecimento prematuro, às 22h00 dessa terça-feira (8), da dama acadêmica Mara Lúcia Boavista de Morais Araújo Martins Bringel (52), esposa de José de Jesus Martins Bringel, membro da Academia Piauiense de Mestres Maçons.

A direção e os afiliados da Agremiação expressam profundas condolências à família enlutada.

Para recordar, exibimos foto do casal em momento solene da Academia, em 11.11.16.

FOTO CASAL JESUS BRINGEL E MARA.jpg

(No destaque: casal Jesus Bringel e Mara Lúcia)

Tópicos
Maçonaria - 04/08/2017 às 11h24

Maçonaria: festa de retorno na “Costa Araújo”

Cumprido o recesso regimental de julho, a Loja maçônica “Costa Araújo nº 3”, de Campo Maior (GL), retoma nessa 4ª feira (2), em grande estilo, as atividades do segundo semestre com a realização de uma concorrida Sessão Magna, consagrada ao reingresso dos Obreiros Genilson Rodrigues Teixeira e Luís Carlos Martins Alves.

A efeméride foi oficiada pelo laborioso Venerável Joaquim Gomes de Mesquita e equipe.

Na oportunidade os Diretores da Academia Piauiense de Mestres Maçons Ernâni Napoleão Lima e José Narciso do Monte, que também integram o quadro da Loja, prestaram uma histórica homenagem ao confrade Luís Carlos, destacando as virtudes de sua trajetória da vida.

Narciso (foto) fez um relato circunstanciado da exitosa trajetória maçônica do homenageado, ao longo de 40 anos, desde a sua iniciação, em 05.03.1977, até os nossos dias.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC NARCISO.jpg

(O relatório de Narciso)

Ernâni Napoleão discorreu sobre a competência e habilidades profissionais de Luís Carlos no âmbito profano.

Túnel do tempo

FOTO INICIAÇÃO LUIS CARLOS E ZENEIVA LOJA COSTA ARAÚJO I.jpg

(Destaques da memória da Iniciação, em 05.03.77, na "Costa Araújo": (D) Luís Carlos; (E) José Carvalho Neiva).

Senhores do destino:

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LCA COM NARCIAO E J GOMES.jpg

(Foto emblemática: Luís Carlos ladeado por Veneráveis do passado e do presente. (E) José Narciso do Monte, Presidente da sessão de sua Iniciação; (D) Joaquim Gomes de Mesquita, Oficiante da cerimônia de Filiação - O Retorno)

Além da profícua atuação inicial na "Costa Araújo" durante 5 anos (1977/1982), Luis Carlos participou de heroico e construtivo trabalho na Loja "Monges do Tibete nº 25", de Teresina, da qual foi um dos seus fundadores, pelo longo período de 34 anos (1982/2016).

FOTO LUIS CARLOS LMT.jpg

(Registro de convivência na "Monges")

Em complemento às ações templárias, sempre teve marcante participação em empreendimentos para-maçônicos. Destaque na fundação da Academia Piauiense de Mestres Maçons, em 13.11.2010.

FOTO FUNDADORES DA APMM DESTAQUE L CARLOS.jpg

(Fundadores da Academia)

A seguir, registros do ato fraternal da Filiação, seguido de jantar comemorativo.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC DISCURSO.jpg

(Luis Carlos faz um empolgante discurso enaltecendo os ensinamentos éticos e morais que a Maçonaria proporcionou para a sua formação cidadã. Citou nominalmente os Mestres Maçons das 3 Lojas de Campo Maior, ressalvando eventuais lapsos de memória, que serviram de exemplo para a sua vida maçônica, hoje um sentimento raro em termos de reconhecimento).

Maçons da Loja, damas maçônicas e convidados que prestigiaram a festa.

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO I.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO II.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO III.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO IV.jpg

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC DAMAS.jpg

 

FOTO LUIS CARLOS FILIAÇÃO LAC CONFRATERNIZAÇÃO VI.jpg

 

 

 

 

 

Tópicos
Maçonaria - 27/07/2017 às 15h14

Maçonaria: reconhecimento de mérito

Maçons do Piauí ganham visibilidade junto à XLVI Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, realizada na Cidade Maravilhosa no período de 08 a 12.07.17.

Mérito para quem merece. A Grande Loja do Estado do Rio de Janeira, anfitriã do evento, concedeu ao Past-Grão-Mestres Adjunto Osvaldo Pierotti o troféu de Grande Colaborador em reconhecimento ao edificante trabalho de organização e condução da expressiva delegação do Piauí.

Além do troféu, Pierotti foi agraciado com uma coleção de obras literárias editadas sob os auspícios daquela Obediência maçônica.

FOTO PIEROTTI E BEBETA.jpg

(Pierotti, o homenageado)

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Quer mudar de vida?
Agente PRF
Informática p/ concursos
Casa do Cartucho
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
19h41 Copa do Médio Sertão 2017 18h07 Municípios se reúnem para discutir plano de Gestão Integrada 17h59 Comissão aprova proposta que valoriza Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias 17h44 Câmara realiza sessão especial em homenagem a Teresina 17h42 Inscrições para o Garantia-Safra já começaram em Pimenteiras 17h42 Assaltante armado de faca tenta roubar e se dá mal em PHB 17h40 Caixa reduz limite de financiamento de imóveis novos e também usados 17h34 Famílias lotam a praça do Poti Velho para 'cantar os parabéns' a Teresina 17h29 Resultado das inscrições no 'Revalida' já está disponível;a 1ª etapa do Exame 17h13 Uninassau realizará aula inaugural em Educação à Distância 17h10 Sesc Caixeiral promove Festeja Parnaíba 16h46 Vereadores acusam prefeito de Dirceu de formar quadrilha 16h26 Encerramento dos Festejos na barraca do Chico Neto 15h46 Bakanas do forro no Bar do Veloso 14h32 STJ condena Jair Bolsonaro por ele dizer que não ‘estupraria’ deputada 14h17 INTERPI promove Audiência Pública na Câmara Municipal para regularizar assentamentos. 13h23 Policiais Militares Capturam Foragido da Delegacia Regional de São João dos Patos-Ma 13h22 Avenida esburacada deixa população revoltada no bairro Junco 13h18 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 13h08 Acidente automobilístico deixa mais uma vítima fatal em Picos 12h03 Homem é preso suspeito de furtar estepes na zona Leste 11h26 Andressa Suita se declara para seu filho Gabriel em foto nas redes sociais 11h25 W.Dias sobre cortes de verbas: 'Nunca tinha visto uma situação como essa' 11h15 Evaristo Costa recusa anúncios em redes sociais por causa da Globo 11h07 Lucy Soares diz que recebeu vários convites, menos para vice de W.Dias