180graus

Maçonaria - 20/02/2017 às 14h16

Fim de semana maçônico em Campo Maior

A cidade de Campo Maior (PI) foi palco de significativos eventos maçônicos nesse fim de semana (17 e 18.02.17).

LOJA “ARAÚJO CHAVES Nº12” DIPLOMA QUATRO NOVOS MESTRES

Na noite de sexta-feira, sob a direção do Venerável José Neto, foram exaltados ao sublime grau de Mestes os Obreiros Leônidas da Paz e Silva, Leonardo José da Paz e Silva, Nelson Freire Machado e Roniele Pereira da Silva.

FOTO EXALTAÇÃO ARAÚJO CHAVES I.JPG

(D/E: Leônidas, Roniele, Nelson e Leonardo)

FOTO EXALTAÇÃO ARAÚJO CHAVES II.jpg

(Registro para a História)

FOTO JOSE NETO VENERAVEL ARAUJO CHAVES.jpg

(O Venerável José Neto fala aos novos Mestres)

Fotos de Eugênio Bringel.

LOJA “COSTA ARAÚJO Nº 3” INICIA QUATRO E FILIA UM

Na tarde/noite de sábado foi a vez da “Costa Araújo”. O Venreável da Loja, Joaquim Gomes de Mesquita, em parceria com o Past-Grão Mestre Ernâni Napoleão Lima e Venerável de Honra, comandaram a tradicional Cerimônia de Iniciação de quatro novos Obreiros: Marcelo, Leonardo, Tiago e Wilson e a Filiação do veterano José Carvalho Neiva.

FOTO INICIAÇÃO MARCELO, RONALDO, TIIAGO E WILSON.png

(D/E: Marcelo, Leonardo, Tiago e Wilson)

Neiva foi iniciado na própria “Costa Araújo” em 05.03.1977.

Em 1982 migrou para Teresina e foi co-partícipe na fundação da Loja “Monges do Tibete nº 27”, na Capital, onde militou por 34 anos. Agora, para comemorar o 40º aniversário de atividades maçônicas, faz a volta triunfal à origem.

FOTO INICIAÇÃO ZENEIVA LOJA COSTA ARAÚJO I.jpg

(Registro do dia da Iniciação, em 1977)

Houve ágape fraternal, em casa de eventos da cidade, com a participação de mais de cem convivas, entre maçons, convidados especiais e damas maçônicas.

Comitiva da Grande Loja do Piauí, capitaneada pelo Grão-Mestre Adjunto Jarbas Matias, abrilhantou a festa.

FOTO EVENTO SOCIAL INICIAÇÃO 18.02.17 COMITIVA TERESINA.jpg

(Ao centro o Grão-Mestre Adjunto Jarbas Matias)

FOTO EVENTO SOCIAL INICIAÇÃO 18.02.17 DAMAS EM POSE.jpg

(Presença das damas maçônicas da Loja)

FOTO MARIANA, ADALGISA E GRACINHA.jpg

(No destaque (E/D): Mariana (Narciso): Adalgisa (Antonio de Pádua) e Gradinha (Zé Neiva).

O Buffet foi assinado pelo Chef Calixto (foto)

APMM 11.11.16 - CHEF CALIXTO.jpg

(Calixto é marca registrada das festas maçônicas)

JOAQUIM GOMES COMEMORA 54 ANOS DE MAÇONARIA

APMM 11.11.16 - ELEIÇÃO PRESIDENTE J. GOMES.jpg

Outro momento marcante foram as homenagens prestadas ao Venerável Joaquim Gomes de Mesquita (foto) pelos seus 54 anos ininterruptos de dedicação à causa maçônica. Aos 82 de anos idade desempenha, com equilíbrio força e vigor, o 2º mandato consecutivo de Presidente da Loja.

Recebeu de seus seguidores, na oportunidade, carta de reconhecimento ao profícuo e edificante trabalho.

Eis o texto:

"Campo Maior (PI), 18 de fevereiro de 2017.

Ao Venerável Joaquim Gomes,

O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre.

Com esta frase do filósofo alemão Goethe, queremos louvar a sua trajetória maçônica de 54 anos, dedicados com afinco à Arte Real e hoje aqui festejada, repleta de virtudes e de exemplos admiráveis que estão escritos nas estrelas.

Na profissão, no lar e no lazer a lente mágica de sua câmera objetiva sempre captou e gravou imagens do caráter, da ética, da probidade, da honradez, da cidadania e da moralidade.

Nas Cerimônias de Iniciações, centenas de candidatos receberam o seu toque de Midas, convertendo o simbolismo ritualístico nas virtudes da vida real.

Os inúmeros títulos que lhe foram outorgados, como os de “Obreiro do Século XX”, “Cavaleiro Oriental” e “Doutor Honoris Causa”, refletem o justo reconhecimento de seu trabalho.

Em sua galeria de honrarias sempre haverá espaço para a inserção de mais um Quadro honorífico.

Mas não viemos aqui só falar do passado. Você é um astro que tem luz própria e continuará a iluminar o caminho de novas gerações maçônicas, com o foco inconfundível de sua Estrela Flamejante.

O tempo enxerga longe.

Receba, portanto, neste dia de glória, as congratulações dos Obreiros da Loja “Costa Araújo nº 3”, desta invicta cidade de Campo Maio"r.

Tópicos
Maçonaria - 13/02/2017 às 10h54

Academia maçônica realiza curso em Campo Maior

O Conselho Diretor da Academia Piauiense de Mestres Maçons, a convite da Loja “Costa Araújo nº 3” (GL), de Campo Maior, realizou nesse sábado (11.02.17), curso básico de Introdução ao Direito Maçônico, ao ensejo da abertura dos trabalhos da Oficina para ano de 2017.

O conteúdo do curso constou de flashs da história da Maçonaria e de noções gerais do Direito Maçônico, em analogia com o direito comum.

Participaram da exposição do evento os Membros da Academia José Narciso do Monte (Diretor Institucional), Ernâni Napoleão Lima (Secretário Executivo), ambos da “Costa Araújo”, e Osvaldo Pierotti (Diretor de Relações Públicas), da Loja “Independência nº 25, de Teresina.

A organização e a coordenação do encontro, no âmbito da Loja, ficou a cargo do Venerável Joaquim Gomes de Mesquita e do confrade e representante da Academia na região, Antônio de Pádua Aragão.

Houve significativa participação de obreiros da anfitriã e das Lojas co-irmãs “Araújo Chaves nº 12”, “Luz e Justiça nº 10” (de Piripiri) e “independência nº 25”.

Vários membros da Academia também se fizeram presentes.

Ao final, todos receberam Certificados de Participação.

ABERTURA CURSO DE DIREITO MAÇÔNICO.JPG

(Registro da abertura: E/D Antonio de Pádua, Joaquim Gomes, Ernâni e Pierotti)

CURSO DE INTRODUÇÃO A DIREITO MAÇÔNICO.JPG

(Destaque de grupo de participantes)

CURSO DE DIREITO MAÇÔNICO ENTREGA DE CERTIFICADOS.JPG

(Momento da entrega de Certificados)

Tópicos
Maçonaria - 26/01/2017 às 13h44

Baixa na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB

Por intermédio da Prancha nº 699, de 20.01.17, o Grão-Mestre da Grande Loja do Rio Grande do Sul, Sr. Paulo Roberto Pithan Flores (foto), comunica o desligamento daquela Obediência Maçônica do quadro de associadas da CMSB.

FOTO GRÃO-MESTRE GL RIO GRANDE DO SUL.jpg

(Paulo Roberto, Grão-Mestre da GL do Rio Grande do Sul)

A Grande Loja gaúcha já vinha emitindo sinais de descontentamento e desinteresse pela agremiação, visto que não comparecera e nem enviara representante para últimas assembleias gerais realizadas nos anos de 2014, 2015 e 2016, por exemplo.

A ex-Confederada justifica, como motivação para o seu isolamento associativo, os altos custos dispendidos em comparação com o retorno proporcionado. Ou seja, a relação custo/benefício não justificaria o ônus financeiro da participação.

De outra parte, alega que a saída do colegiado maçônico não traz qualquer mudança para os 8.000 jurisdicionados daquele Estado, numa demonstração de que considera de pouca relevância a permanência, ou não, na Confederação.

As assembleias da CMSB ainda são consideradas os maiores eventos da Instituição na América Latina. Todavia, esta coluna já havia alertado para a ocorrência de declínios pontuais na eficiência e na eficácia dos temas abordados.

Vide trecho da matéria publicada na edição de 17.07.2015, no Portal 180 Graus, de Teresina.

“O modelo e o formato das Assembleias da instituição começam a apresentar sinais de fadiga e perda de objetividade, apesar de ainda contarem com um significativo poder de mobilização. Em Belo Horizonte (2014), por exemplo, comparecerem mais de 3.000 congressistas.
Seria interessante que todo o cerimonial fosse reavaliado e modernizado, tornando-o mais dinâmico. Os critérios de seleção dos temas a serem abordado merecem, igualmente, uma revisão, de modo a torná-los mais atraentes e objetivos, especialmente neste momento em que a maçonaria precisa ser revitalizada. A produção dos últimos encontros tem se mostrado aquém do esperado”.

Em que pesem todas essa circunstâncias, a retirada do Rio Grande representa uma grande baixa para o cenário maçônico como um todo, com reflexos negativos para o simbolismo da integração nacional, um dos pressupostos institucionais da Organização.

Espera-se que seja uma decisão isolada e que o fato não venha a contaminar as demais Confederadas, hoje em número de 26, até porque "unidos seremos mais fortes".

Tópicos
Maçonaria - 03/01/2017 às 10h07

Cúpula da Segurança Pública do Piauí recebe visita do Cônsul Geral da China

O Cônsul Geral e a Vice-Cônsul da República Popular da China, no Brasil, mantiveram, no dia 31.12.16, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, reunião de cordialidade e intercâmbio de experiências com autoridades da área.

Presente no encontro, o Delegado Francisco Costa, o Bareta, oportunidade em que recebeu convite dos representantes chineses para visitar a Capital Pequim. O ato de reciprocidade protocolar está sendo agendado.

FOTO BARETA E O CONSUL DA CHINA.jpg

(E/D Bareta e o Cônsul chinês)

Além das atividades profissionais, Bareta goza de elogiável prestígio no campo social.

É Maçom da Loja “Independência nº 25” (GL), de Teresina e Membro Efetivo da Academia Piauiense de Mestres Maçons, ocupante da Cadeira nº 42.

Maçonaria - 03/01/2017 às 08h47

Diretor da Academia de Mestres Maçons assume pasta da cultura em Teresina

Por nomeação do Prefeito Municipal Firmino Filho, o servidor público federal Luís Carlos Martins Alves (foto) assumiu, nessa segunda-feira (2), a direção da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, de Teresina.

APMM FOTO L CARLOS.JPG

Luís Carlos tem graduação acadêmica na área das ciências sociais. Foi Assessor Parlamentar e Secretário de Estado, no Piauí.

Na política, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, sua cidade natal.

Na vida social, ingressou na maçonaria em 05.03.1977 na Loja “Costa Araújo nº 3”, da terra dos “Herois do Jenipapo”. Foi co-fundador da Loja maçônica “Monges do Tibete nº 27”, em Teresina e da Academia Piauiense de Mestres Maçons, entidade em que exerce a função de Diretor de Secretaria.

É amante das artes e de outras manifestações culturais.

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
podium
Últimas Notícias
11h06 2° Baile dos Advogados movimentará o carnaval de Teresina 11h02 Município de Jaicós da início as festividades com música e café da manhã 10h59 Saiba como é feita a escolha de um ministro do STF 10h56 HGV passa a oferecer fisioterapia para pacientes com incontinência urinária 10h56 Larissa Manoela se machuca e cancela sua participação no 'Vai, Fernandinha' 10h54 Governo destina crédito extraordinário de R$ 100 mi para o sistema prisional 10h50 DETRAN orienta condutores para um trânsito seguro no Carnaval 10h45 Sessão Ordinária marca o início dos trabalhos da Câmara de vereadores de Miguel Alves 10h41 Em encontro com ministro da Saúde, Diego Teixeira solicita liberação de recursos para Amarante 10h38 Carro que voa começa a ser vendido e funciona com gasolina comum 10h33 Prefeitos podem trocar Diário Oficial dos Municípios, afirma conselheiro 10h25 Jovem de São Francisco do Piauí é aprovado em exame da OAB em Brasília 10h18 SESC abre inscrições para cursos gratuitos 10h17 Jailson Pio marca presença em solenidade de filiação do PP em Teresina 10h11 Eduardo Henrique participa de evento do PP com a presença do Ministro da Saúde 10h09 George Clooney fala pela 1ª vez sobre ser pai: ‘Aventura’ 10h09 Joel Rodrigues marca presença em Seminário do Partido Progressista em Teresina 10h09 Semana Pedagógica em Altos segue até dia 23 de fevereiro. Veja programação 10h07 Teresina investe R$ 9,5 mi em recapeamento de avenidas 10h07 Prefeito Claudinê participa de Seminário do Partido Progressista em Teresina 10h05 Ex-prefeito de São José do Divino participa de solenidade de filiação do Partido Progressista 10h03 Secretaria Municipal de Educação realiza Semana Pedagógica em Altos 10h01 Criança de 7 anos morre ao ser atropelada por caminhão 09h59 Spider almeja revanche com Bisping e cogita lutar ainda com Weidman e GSP 09h58 MPE-PI entra com ação para suspender decreto de emergência em União