180graus

Maçonaria - 22/07/2014 às 20h27

Maçons invadem as alterosas

Neste próximo fim de semana maçons do Brasil e do mundo chegam a Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, para tomar parte na XLIII Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, conclave que reúne as 27 Grandes Lojas Brasileiras, com abertura solene às 19h00 do dia 26.0714, no Expominas e encerramento no dia 30, com o tradicional baile de gala, no mesmo local da abertura.

As sessões plenárias e palestras temáticas serão realizadas no Centro de Convenções do Hotel Dayrell.

A hospitalidade mineira oferecerá aos convencionais uma vasta programação social, com visitas, no domingo, às cidades históricas Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes.

Na tarde do dia 28 acontecerá o já consagrado “Chá das Cunhadas”, destinado ao deleite das damas maçônicas. Às 20 horas o entretenimento, para todos, ficará por conta do show “Noite Mineira”.

Sob a coordenação do líder maçônico Osvaldo Pierotti (foto), o Piauí mais uma vez será destaque no evento, com a presença de uma comitiva de mais de 100 participantes.

FOTO PIEROTTI.JPG

(Pierotti, o "Marco Polo" da integração nacional)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 11/07/2014 às 08h42

Maçonaria:”Obreiro do Século XX” deixa o convívio terreno

Faleceu nesta quinta-feira (10), de forma súbita, na cidade de Campo Maior, o Mestre Maçom Emérito Epifânio Pereira da Silva, membro senior da Loja “Mestre Araújo Chaves nº 12” daquela cidade (Grande Loja). Foto:

FOTO EPIFÂNIO.JPG

(Última imagem de Epifânio em vida - 06.06.14)

Epifânio dedicou cerca de 40 anos ininterruptos de sua vida à Maçonaria com assiduidade e zelo. Ocupou importantes cargos na Loja e na Grande Loja.

No ano de 2000 foi agraciado pela Grande Loja Maçônica do Piauí com o histórico título de “Obreiro do Século XX”.

O Past-Grão-Mestre Ernâni Napoleão Lima, em nota à família enlutada, disse que “os amigos não morrem. Epifânio apenas deixou suas funções maçônicas na terra para trabalhar junto ao Guarda do Templo Celeste”

 

Publicado Por: Narciso Monte

Maçonaria - 06/07/2014 às 17h52

O Brasil na Conferência Mundial de Grandes Lojas Maçônicas Regulares

Aconteceu no período de 14 a 18.05.14, em Bucareste (Romênia), a 13ª Conferência de Mundial de Grandes Lojas Maçônicas Regulares, com a presença de mais de 300 congressistas, representando a maçonaria de todos os continentes.

O Brasil teve uma participação inédita: em bloco e sob os auspícios da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, as 27 Grandes Lojas brasileiras ali se fizeram presentes (foto).

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE GRÃO-MESTRES BRASIL.jpg

Os votos dos brasileiros foram decisivos para a eleição do novo Secretário Executivo da Conferência, Radu Balanescu (Grão-Mestre da Grande Loja Nacional da Romênia), em substituição ao norte-americano Thomas Willian Jackson, que dirigiu a Organização por 20 anos, com competência e dedicação.

O Secretário eleito assumiu o compromisso de nomear para o colegiado executivo da nova administração, pela primeira vez, um Delegado indicado pelas Grandes Lojas do Brasil, cujo nome será escolhido por ocasião da realização da ,XLIII Assembleia Geral da CMSB, em Belo Horizonte, no final deste mês de julho.

As atividades do conclave aconteceram no Palácio do Parlamento Romeno.

PALÁCIO DO PARLAMENTO DA ROMÊNIA.jpg

(Visão da fachada do Palácio do Parlamento)

PALACIO DO PARLAMENTO DA ROMÊNIO AMBIENTE INTERNO.jpg

(Tomada do plenário, em ambiente interno do Palácio)

Temário de alto nível integrou a pauta do certame. Confira:

“A Maçonaria como Compromisso Social: como os valores do Ofício podem mudar a vida de um Maçom e como um Maçom pode mudar a Sociedade”;

“A Fraternidade Maçônica: onde a Fidelidade e a Moralidade reafirmam seus valores”;

“Os conceitos de Igualdade e Tolerância: os valores maçônicos que podem definir o Século XXI, um século de mudanças sociais dramáticas”;

“A maçonaria e os desafios da comunicação eletrônica: como nos comunicamos, o que comunicamos e como vamos nos adaptar à nova realidade da comunicação instantânea”;

“Altruísmo Maçônico: maneiras específicas para nos envolvermos na vida das comunidades” e

“De que maneira os antigos princípios e a existência maçônica podem contribuir para a construção de um mundo melhor”.

Essa conferência acontece a cada 18 meses.

Veja o calendário aprovado em Bucareste para as novas Assembleias:


Edição Data Local
14ª novembro/2015 Cidade de São Francisco – Estados Unidos
15ª maio/2017 Cidade de Antananarivo – Madagascar
16ª novembro/2018 Cidade de Panamá – Panamá
17ª maio/2020 Cidade de Jerusalém – Israel.

(Fonte: Grande Loja de Santa Catarina)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 21/06/2014 às 16h16

Membros da academia maçônica assumem cargos de direção nas lojas

Nesta semana aconteceu mais uma sequência de posse de membros da Academia Piauiense de Mestres Maçons em diretorias de Lojas da jurisdição da Grande Loja.

Em Campo Maior:

Dia 16 – Gilmar Sousa Silva, Cadeira nº 23 e Francisco Gomes Oliveira, Cadeira nº 29 (fotos), assumiram, na Loja "Mestre Araújo Chaves nº 12", os cargos de Venerável e Primeiro Vigilante, respectivamente para o período administrativo de 2014 a 2016. A Segunda Vigilância ficou com o Mestre Maçom José Mororó Neto.

FOTO GILMAR VEN ARAÚJO CHAVES.JPG

(Do arquivo: Gilmar Sousa Silva, Venerável Mestre da Loja "Araújo Chaves - experiência e dedicação)

FOTO FRANCISCO GOMES 1º VIG ARAÚJO CHAVES.JPG

(Do arquivo: Francisco Gomes Oliveira, 1º Vigilante da Loja "Araújo Chaves" - seriedade e compromisso)

Dia 18 – Foi a vez da Loja “Costa Araújo nº 3”. As três Luzes da nova diretoria integram a Academia : Joaquim Gomes de Mesquita, Cadeira nº 19, Venerável; Valdir Pinheiro Barros, Cadeira nº 54, Primeiro Vigilante e Herivelto da Silva Cordero, Cadeira nº 25, Segundo Vigilante.

DIRETORIA LOJA COSTA ARAÚJO 2014-2016.JPG

(Venerável Joaquim Gomes (centro) ladeado pelo Primeiro Vigilante, Valdir Barros (E) e Herivelto Cordero (D))

A cerimônia de Instalação do Venerável foi presidida pelo acadêmico e ex-Venerável da Loja, Antonio de Pádua Aragão da Silva, Cadeira nº 28

CONSELHO DE MESTRES INSTALADOS COSTA ARAÚJO.JPG

(Da esquerda para a direita: Francisco Gomes Oliveira, 2º Vigilante Instador; Joaquim Gomes de Mesquita, Venerável Instalado, Antonio de Pádua Aragão da Silva, Venerável Mestre Instalador e Paulo da Silva Aragão, 2º Vigilante Instalador).

JOAQUIM GOMES EXIBE DIPLOMA MESTRE INSTALADO 18.06.14.JPG

(Venerável Joaquim Gomes exibe o Diploma de Mestre Instalado, maior comenda no currículo do simbolismo)

Após as formalidades do ato, houve comemoração festiva na área externa da Loja, com músicas juninas em louvor a São João e degustação de comidas típicas da época.

Publicado Por: Narciso Monte

Maçonaria - 16/06/2014 às 10h40

Lojas reunidas promovem “arraiá” maçônico

As Lojas maçônicas “Pátria e Liberdade nº 2”, “Guatimozim nº 19”, “Independência nº 25”, “Heróis do Jenipapo nº 36” e “Hermes Dias Pinheiro nº 42”, de Teresina (todas da jurisdição da Grande Loja), realizaram na noite de sábado (14), na AAAB, animado “arraia”, com som ao vivo (músicas juninas) e degustação de comidas típicas. Tudo em homenagem a São João, o padroeiro da maçonaria.

A seguir, registros fotográficos do evento.

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA CASAIS JOSÉ BENÍCIO DE RAIMUNDO REIS.jpg

(José Benício, Venerável da "Pátria", Cadeira nº 80 da Academia, com a esposa Carmem Silva e Raimundo Reis, ex-Venerável, Cadeira nº 53 da Academia, com a esposa Iracy)

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA EDSON VEN INDEPENDÊNCIA.jpg

(Francisco Edson Soares da Costa, Venerável da "Independência", Cadeira nº 67 da Academia, com a esposa Maria de Lourdes).

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA REGINALDO VEN GUATIMOZIM.jpg

((Reginaldo Canuto de Sousa, Venerável da "Guarimozim", Cadeira nº 79 da Academia, com a esposa Maria do Socorro e filha).

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA PIEROTTI E ERNÂNI.jpg

(Convidado Ernâni Napoleão Lima, Past Grão Mestre da Grande Loja do Piauí e Secretário Executivo da Academia Piauiense de Mestres Maçons, ao lado de Osvaldo Pierotti, da "Independência", Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja e Diretor de Relações Públicas da Academia).

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA CASAL JOSÉ DE FREITAS E CONCEIÇÃO.jpg

(No centro o decano José de Freitas Carvalho, Presidente da Academia Piauiense de Mestres Maçons, ao lado da esposa Conceição e de companheiros de Loja).

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA DAMAS MAÇÔNICAS II.jpg

(Ala feminina abrilhanta a festa: (E) Telma, esposa de Ernâni; (D) Iracy, esposa de Raimundo Reis, com sua irmã ao centro)

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA DAMAS MAÇoNICAS DANÇAM QUADRILHA.jpg

(Damas maçônicas improvisam "quadrilha")

FESTA JUNINA LOJAS TERERSINA HORA DO LANCHE.jpg

(Hora do lanche)

 

 

Publicado Por: Narciso Monte

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
12h01 Candidatos com fichas-sujas terão que informar situação durante propaganda 12h01 Marcelo Castro confirma apoio para Zé Filho e viaja com caravana ao Sul do PI 12h01 Brasil se sairia melhor no IDH com dados atualizados, diz governo 12h01 Luciano Paes Landim é lembrado novamente em pesquisa eleitoral 11h57 Antônio Félix tem requerimento atendido e governo realiza tapa-buracos no Norte do Piauí 11h55 Avião que desapareceu na África caiu, diz agência 11h53 15 costureiras de Juazeiro do Piauí receberam capacitação do SENAC e Prefeitura Municipal. Veja. 11h51 Prefeito de Floriano recebe Comissão do Banco do Nordeste 11h49 Só 38% pagam conta de energia elétrica em dia 11h43 Marllos Sampaio e Evaldo Gomes fazem dobradinha para federal e estadual 11h41 A reforma do Instituto de saúde José Gil Barbosa, o hospital de Altos, segue em ritmo acelerado 11h40 Deputado Átila Lira participa de encontro de lideranças em Palmeirais 11h35 Advogados formalizam abaixo assinado online pela sanção da advocacia no Supersimples 11h33 Obras do Hospital de Altos seguem em ritmo acelerado 11h30 UFPI divulgada primeira chamada da lista de espera do SISU; Confira edital 11h26 Programação da última noite de festejos da comunidade Bandarra 11h25 Dois policiais são reconhecidos e mortos durante assaltos em Salvador 11h20 Átila Lira participa de encontro de lideranças em Palmeirais 11h18 Atenção para este comunicado da unidade remota do PRONATEC e IFPI 11h15 Faculdade Isepro divulga gabarito da prova do vestibular 2014.2 11h10 Fernando Monteiro recebe apoio de Jesualdo Cavalcante em Corrente 11h07 Estádio Deusdethi Melo está cheio de mato, lixo e formiga 11h04 Oeiras realiza III Circuito de Ciclismo neste domingo 10h55 A idealizadora do projeto Neylivia Psicologa Lindyane Batista começa a promover palestras. 10h52 Mais mortos: avião cai na África e mata 116 pessoas; 2º em poucos dias
Curso in company
ControlX