180graus

Maçonaria - 29/08/2016 às 18h55

Maçonaria contemporânea e visão de futuro

Bastante aplaudida a palestra proferida pelo titular da coluna, José Narciso do Monte, na última 4ª feira (24) na Loja maçônica “Costa Araújo nº 3” (GL), da cidade de Campo Maior, com o título de Maçonaria Contemporânea e Visão de Futuro.

A amostragem de uma pesquisa nacional, patrocinada pelo Grande Oriente de São Paulo, sobre o Conhecimento e Conceito da Maçonaria no Brasil foi motivo de grande atenção e surpresas por parte dos presentes, principalmente pela revelação de que 60% dos brasileiros não têm conhecimento da existência da maçonaria. 20% já ouviram falar mas se mantêm indiferentes, em posição de neutralidade. Aqueles que condenam a Instituição somam 13%, diz a pesquisa. Apenas 7% têm uma visão positiva da Ordem Universal.

QUADRO DE PESQUISA GOB SP.jpg

O quadro acima fornece sólidos indicadores de que a maçonaria contemporânea carece de uma maior aproximação com a sociedade, com vistas à disseminação de seus postulados em favor do resgate da ética, da cidadania e do bem estra comum, como sempre fez em tempos pretéritos.

Na Oportunidade foram mostrados, também, dados estatísticos da evolução/involução da comunidade maçônica, no Brasil e no mundo.

Foi dito que na atualidade o Brasil conta com o universo de 238.170 maçons, distribuídos em 6.872 Lojas. Nesse estudo foram consideradas as Obediências ditas regulares e reconhecidas: Grandes Lojas Estaduais, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Federação do Grande Oriente do Brasil (GOB) e Grande Oriente Independente, representado pela Confederação da Maçonaria do Brasil (COMAB).

MAÇONARIA NO BRASIL.jpg

(As Grandes Lojas respondem por 43% dos maçons brasileiros, seguidas do Grande Oriente do Brasil com 40% e da COMAB com 17%)

QUADRO DE OBEDIÊNCIAS MAÇÔNICAS BRASIL.jpg

(Detalhamento da quantidade de Lojas e Obreiros, por obediência)

Conforme foi dado a conhecer, a maçonaria brasileira, nos últimos 8 anos, apresentou crescimento em termos de Lojas e de Obreiros.

QUADRO CMSB.jpg

QUADRO GOB.jpg

(Apesar do crescimento quantitativo mostrado, a média de obreiros por Loja permaneceu praticamente inalterada: 32/35.

As estatísticas dos países da América Latina também mostram um quadro de estabilidade numérica, diferentemente do que vem acontecendo com a Inglaterra e com a França, berços da maçonaria simbólica, bem como com os Estados Unidos da América, maior contingente de maçons de todo o mundo, onde se verifica uma acentuada escalada de queda, fator de grande preocupação com os destinos da Ordem, por parte de seus analistas e simpatizantes.

QUEDA MAÇONARIA EUROPA.jpg

(Ilustração do quadro recessivo na Europa)

QUEDA MAÇONARIA USA.jpg

(Situação de declínio nos EUA e no Canadá)

A segunda parte da palestra versou exatamente sobre a maçonaria do futuro, diante dos efeitos da globalização.

Os especialistas no assunto já falam no advento de um novo ciclo, provisoriamente denominado de Maçonaria Executiva, sucessora da Maçonaria Especulativa.

Citam-se como novas estratégias, dentre outras:

1) Definição mais específica e objetiva da missão institucional da Maçonaria.

2) Utilização dos recursos da Tecnoloiga de Informação.

3) Modernização dos métodos de atuação, com preservação dos paradigmas tradicionais.

4) Priorização do conteúdo da “Ordem do Dia” das sessões com assuntos da atividade-fim.

5) Instituição de Projetos e Programas que visem aprimorar a formação e a motivação dos maçons, de forma pedagógica.

6) Promover maior aproximação da Maçonaria com a sociedade.

7) Trabalhar a evolução dos níveis da consciência humana.

Fonte de dados: List Of Lodges e Acervos da CMSB

 

 

 

 

 

Maçonaria - 16/08/2016 às 14h28

“Glamour” e elegância em noite de autógrafos

Na noite dessa sexta-feira (12) o Espaço Cultural “Cosme Oliveira” (SENAC-PI) foi palco de marcante evento literário, oportunidade em que o Presidente da Fecomércio Sesc/Senac-PI Valdeci Cavalcante fez o lançamento de seu novo livro A Lei Divina e a Consciência.

Uma seleta plateia, composta por integrantes dos principais segmentos da sociedade teresinense, prestigiou a solenidade. Foi uma noite de autógrafos repleta de glamour e elegância.

Diversas agremiações culturais marcaram presença, nestas incluída a Academia Piauiense de Mestres Maçons.

LANÇAMENTO LIVRO VALDECI PLATEIA.JPG

(Visão panorâmica da plateia)

LANÇAMENTO LIVRO VALDECI AUTÓGRAFOS II.JPG

(Valdeci em sessão de autógrafos)

A obra traz a apresentação de Israel Correia, que, no seu entender, o autor fez uma profunda reflexão em relação à vida e acabou por revelar uma espécie de prestação de contas sobre a evolução da própria consciência, sua simpatia pelo espiritismo pregado por Jesus e o comprometimento com a doutrina maçônica.

O livro fala da historiografia das principais religiões e suas diferentes crenças e formas de ver o mundo.

Ao final da apresentação, Valdeci, colhido pela emoção, foi às lágrimas.

LANÇAMENTO LIVRO VALDECI AGRADECIMENTOS.jpg

Vale a pena ler o livro.

ei-lo:

LANÇAMENTO LIVRO VALDECI O LIVRO.jpg

Tópicos
Maçonaria - 09/08/2016 às 21h10

Maçonaria retoma vocação cívica e se manifesta em favor da moralidade

Ainda repercute no meio social a atitude da Confederação da Maçonaria do Brasil – COMAB, integrada pelas Lojas do Grande Oriente Independente, no sentido de condecorar o Juiz Federal Sérgio Fernando Moro com a mais alta Comenda no Grau de Grã-Cruz, instituída por aquela Agremiação, com a finalidade de distinguir pessoas físicas e jurídicas que venham contribuindo para a erradicação da corrupção e para o resgate da ética e da moralidade nacional.

FOTO ENTREA HOMENAGEM COMAB JUIZ MORO.jpg

(Momento da entrega da honraria, pelo Presidente da COMAB)

Sua Excelência, o Juiz, agradeceu a visita da comitiva maçônica e expressou a sua imensa satisfação ao receber o reconhecimento de seu trabalho por tão importante segmento da sociedade civil organizada, oportunidade em que afirmou, textualmente, que a intensão da Justiça Federal é “passar o Brasil a limpo”.

Tópicos
Maçonaria - 04/08/2016 às 09h56

Presidente da Amalpi promove lançamento de livro

Será às 19 horas do próximo dia 12, no salão nobre “Cosme Oliveira” do SENAC-PI, na Av. Campos Sales nº 1111, o lançamento do livro “A Lei Divina e a Consciência“, de autoria do Presidente da Academia Maçônica de Letras do Piauí – AMALPI, Francisco Valdeci Cavalcante (foto), no momento em que dá nova dimensão àquela instituição literária, mercê de seu espírito de liderança e capacidade administrativa.

FOTO VALDECI CAVALCANTE.png

(Francisco Valdeci Cavalcante)

Valdeci é maçom, advogado e empresário, presidente da Fecomércio-Piauí - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí.

Na atualidade é considerado um dos principais expoentes do Grande Oriente do Brasil-GOB-PI, com reconhecimento por toda a comunidade maçônica do Estado.

 

 

 

 

 

Maçonaria - 20/07/2016 às 20h04

AMALPI lança revista “Informaçon”

A Academia Maçônica de Letras do Piauí – AMALPI, agora sob a direção do empresário e advogado Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante (Presidente) e do Desembargador José James Gomes Pereira (Vice-Presidente), lança, em ambiente festivo, a nova revista mensal da Agremiação, com o sugestivo título de “Informaçon”.

REVISTA INFORMAÇON.jpg

Valdeci Cavalcante (E) e José James (D).

O número 001, que começou a circular no mês de junho próximo passado, traz uma boa apresentação gráfica e conteúdo bastante interessante, incluindo textos e discursos acadêmicos memoráveis.

No discurso de lançamento do informativo, o Presidente da Academia Valdeci Cavalcante assim se pronunciou:

“Esta revista retoma suas edições, desta feita circulando trimestralmente. Debates, opiniões, pensamentos e doutrinas, crônicas e artigos, deverão compor o vasto painel jornalístico da publicação.

Do mesmo modo daremos ampla cobertura aos fatos e eventos desenvolvidos pelas lojas e sobre o desempenho pessoal de nossos irmãos.

A troca de experiência com instituições congêneres é outra forma de expandir conhecimentos, resgatar a memória dos que construíram a história da maçonaria e dos contemporâneos que se dedicam a fortalecer as colunas de cada templo.

Uma academia de Letras é um organismo vivo a difundir o conhecimento e semear a cultura que é o apanágio da luta de cada um e de todos”.

A AMALPI foi fundada em 20 de agosto de 1998, sob os auspício do Grande Oriente Estadual do Piauí – GOB-PI, porém com autonomia administrativa e financeira. Conta com 33 Cadeiras, 9 das quais preenchidas com maçons da Grande Loja: Ernâni Napoleão Lima, João Alves Filho, José de Anchieta Mendes de Oliveira, José Narciso do Monte, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Marcos Vinicius Furtado Coelho, Oton Mário José Lustosa Torres, Osiris Neves de Melo Filho e Sebastião Ribeiro Martins.

A Coluna parabeniza a Academia e os editores da revista.

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Unimed
Terno e Cia
Phocus Galerie
ISLAMAR
Dr. Wilson Gondim
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
Últimas Notícias
20h12 Justiça concede liberdade provisória a suspeito de estuprar jovem de 17 anos em Oeiras 20h03 Dra. Catarina Alves, especialista em Radiologia, atende semanalmente em Oeiras 18h56 Inter de Milão anuncia a contratação de Gabigol por 5 temporadas 18h34 Lotofácil tem apostas exclusivas para especial da Independência 18h14 Cães distinguem palavras e entonações como nós, comprova estudo 17h43 Jornalista chama Regina Sousa de 'anta e semi-analfabeta' 17h43 Advogada diz que pediu impeachment também pelos netos de Dilma Rousseff 17h42 Eleições 2016: prefeitura de Campo Largo do PI tem PT, SD e PMDB na disputa 17h35 GM e Exército dos EUA criam veículo movido a pilha de combustível 17h18 Mulher grávida tenta salvar o marido baleado na porta de casa, em Piripiri 17h13 Em 20 anos de votações, urnas eletrônicas nunca foram fraudadas 17h12 Morador deixa vela acesa em cima da TV e casa incendeia em São Julião-PI 17h11 1º Feirão de Imóveis do Servidor inicia nesta quarta (31) para ativos e inativos 16h58 Grupo sorriso maroto volta para Teresina depois de dois anos longe da capital 16h34 Baiá e Dr. Tico são candidatos a prefeito em Campo Grande do PI 16h21 'Correção de Rotas' é tema do segundo dia de formação do Jovem de Futuro 16h19 Rejane Dias foi homenageada com a medalha Colar do Mérito do TCE-PI 15h59 Procedimentos cirúrgicos ajudam no tratamento da espasticidade 15h55 PTB, PP e PROS lançaram candidatos a prefeito em Campo Alegre do Fidalgo 15h36 Talvez durante a votação Ciro participe do Impeachment de Dilma... 15h28 Mais de 750 mesários serão convocados em Picos 15h21 Candidatos correm para alcançar eleitores até o dia da eleição 15h20 Preso chefe de quadrilha acusada de praticar assaltos na região de Picos 15h16 Picos: Suspeito de liderar quadrilha é preso durante abordagem da PRF 14h55 Campanha eleitoral está animada em Campo Maior e povo vai às ruas em carreata
Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
Dr. Wilson Gondim
Phocus Galerie
Laurice - Projetos
ISLAMAR

Enquete

O Senado Federal abriu consulta pública sobre projeto de lei que propõe diminuir o número de deputados e senadores. Você concorda com a proposta?

Total de Votos: 338

Válida de 23/08/2016 a 30/08/2016

Mais lidas

    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ISLAMAR
    Dr. Wilson Gondim
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Silva, Guedes & Barroso
    SAMBAIBA MODULADOS
    Casa do cartucho
    Shop Festa - Inauguração
    Panificadora Canindé
    Dr. Wilson Gondim
    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    180graus no Instagramno Instagram