180graus

Maçonaria - 17/07/2015 às 18h35

CMSB – Capacidade de mobilização x desempenho e aproveitamento

Aconteceu no período de 09 a 13.07.15, em São Paulo (capital), a XLIV Assembleia anual da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, conforme anteriormente já noticiado.

O evento contou com a presença de mais de 2.000 congressistas, oriundos de Grandes Lojas Maçônicas de todos os Estados da Federação (exceto o Rio Grande do Sul, que deixou de enviar representante) e de países da América do Sul, da América Central e da Europa, numa cabal demonstração da grande capacidade de mobilização de que desfruta o conclave, fato que o mantém no ranking de maior encontro de maçons e familiares, na América Latina.

As atividades interativas e de confraternizações sociais e interpessoais, como sempre acontece, foram coroadas de peno êxito.

Nada obstante, pelo que se depreende dos registros institucionais da Assembleia (plenárias dos Grão-Mestres), os assuntos pautados, tratados e aprovados ficaram aquém do que era de se esperar, em face da magnitude do congresso, aliada à visão de futuro que a conjuntura exige para a preservação das instituições.

Essa preocupação com o declínio de desempenho já fora levantada na XLIII CMSB, realizada em julho de 2014, em Belo Horizonte (MG), pelo ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, oportunidade em que sugeriu uma reavaliação do modelo das Assembleias.

Naquela ocasião esta coluna emitiu o seguinte comentário a respeito:

“Proposta altamente pertinente. O modelo e o formato das Assembleias da instituição começam a apresentar sinais de fadiga e perda de objetividade, apesar de ainda contarem com um significativo poder de mobilização. Em Belo Horizonte, por exemplo, comparecerem mais de 3.000 congressistas. Seria interessante que todo o cerimonial fosse reavaliado e modernizado, tornando-o mais dinâmico. Os critérios de seleção dos temas a serem abordado merecem, igualmente, uma revisão, de modo a torná-los mais atraentes e objetivos, especialmente neste momento em que a maçonaria precisa ser revitalizada. A produção dos últimos encontros tem se mostrado aquém do esperado”.

Conforme já aprovado, a reunião da CMSB de 2017 ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, sob os auspícios da Grande Loja Maçônica daquele Estado.

Dada a influência de que Zveiter é detentor naquela Confederada, espera-se que as suas propostas de modernização e progresso passem a ser implementadas.

CMSB CORRUPÇÃO NUNCA MAIS.jpg

(CORRUPÇÃO NUNCA MAIS)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 15/07/2015 às 08h11

“Corrupção Nunca Mais” – carta da maçonaria à nação brasileira

A maçonaria brasileira, representada pelas 26 Grandes Lojas estaduais mais a do Distrito Federal, reunida em São Paulo no período de 9 a 13 deste mês, em torno da XLIV assembléia geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), emitiu, ao final do encontro, carta de conclamação à nação brasileira no sentido de apoiar o Projeto de Lei de iniciativa popular denominado “Corrupção Nunca Mais”.

XLUV CMSB 2105 SÃO PAULO.jpg

(Registro da Cerimônia de abertura do conclave)

Para entender o Projeto.

A iniciativa teve origem na Loja maçônica “Regeneração Barbacenense nº 317", da cidade de Barbacena (MG).

O projeto consiste em criar uma lei de iniciativa popular estabelecendo penalidades mais severas para os crimes relacionados ao uso indevido, desvio, malversação ou apropriação de recursos públicos, aplicando-se a esses ilícitos os dispositivos da Lei de Crimes Hediondos e da Lei de Combate ao Crime Organizado, com a adoção de rito mais célebre para recuperação dos recursos extraviados, aumento dos prazos de prescrição desses delitos e das penas de reclusão e de inelegibilidade.

A Grande Loja mineira abraçou a ideia e apresentou o Projeto na XLIII ASSEMBLÉIA GERAL DA CMSB realizada em Belo Horizonte/MG, em junho de 2014, o qual foi recepcionado por todas as Grandes Lojas presentes, incluída a do Piauí, que assumiram o compromisso de patrocinar tal iniciativa.

Várias sugestões, oriundas de diversos Estados, vieram aprimorar o Projeto inicial.

Diversas instituições e entidades foram convidadas a cerrar fileiras nesta empreitada que se consagrou com o lançamento da campanha nacional intitulada “CORRUPÇÃO NUNCA MAIS!”, a qual visa colher assinaturas e apresentação da proposta junto à Câmara Federal, para votação e conversão em lei.

Estratégia de atuação.

Projeto de iniciativa popular exige pelo menos 1 milhão e meio de assinaturas para transitar no Congresso Nacional.

Objetivando o envolvimento de todos os maçons brasileiros, dos órgãos e entidades de defesa da sociedade, dos clubes de serviço e de todos os cidadãos brasileiros que amam esta PÁTRIA, foi criado o site corrupcaonuncamais.org.br.

São objetivos dos organizadores:

1. Colher mais de 2 milhões de assinaturas para robustecer o projeto;
2. Mobilizar a sociedade brasileira nessa coleta;
3. Envolver, como parceiros, órgãos e entidades da sociedade civil organizada.

Acesse o site e participe!

A nota da CMSB, assinada por todos os Grão-Mestres, inclusive o da Grande Loja do Piauí Pedro Alexandre de Carvalho Mota, enaltece, também, a atuação marcante do Ministério Público, da Polícia Federal e, especialmente, do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, na busca do deslinde dos crimes abarcados pela popularizada “Operação Lava Jato” e punição dos culpados.

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 14/07/2015 às 08h47

A magia do aniversário natalício

Festejar o aniversário natalício da pessoa, dar parabéns e ofertar presentes é um costume que vem das antigas civilizações. Naqueles tempos a cerimônia destinava-se a proteger o aniversariante contra os maus espíritos e garantir-lhe a tranqüilidade por mais um período de existência.

Hoje a celebração tem como objetivo compartilhar a alegria pela conquista de mais um ano de vida.

Foi neste sentido que no último domingo (12), o maçom Francisco Pedrosa de Loiola (foto), da Loja “Hermes Dias Pinheiro nº 42” (GLMPI-TE) e da Academia Piauiense de Mestres Maçons, recebeu de familiares e amigos felicitações em torno de seu natalício.

APMM LOIOLA FALA SOBRE MAÇONARIA EM 3D 17.05.13.JPG

(Foto do arquivo)

Na oportunidade, Loiola recebeu os cumprimentos de Ernâni Napoleão Lima e de José Narciso do Monte, enquanto representantes da Academia maçônica.

Curiosidade:
O "Parabéns pra Você" é uma adaptação da melodia "Bom Dia a Todos", criada por duas irmãs professoras em uma escola em Louisville, nos EUA, no fim do século 19. A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e, hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas. A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 11/07/2015 às 12h27

Ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí faz palestra em Loja do Ceará

A convite da Loja Maçônica “Deus e Família nº 137” (GL-CE), da cidade de Viçosa, a 348 km de Fortaleza, o Past-Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí Ernâni Napoleão Lima proferiu, nessa 5ª feira (9), palestra no recinto daquela Oficina, com a presença e participação de obreiros do quadro, convidados e damas maçônicas.

O tema versou sobre o relacionamento entre a Igreja católica e a Maçonaria.

LOJA DEUS E FAMÍLIA GL VIÇOSA CE.jpg

(Vista interna do Templo da Loja)

Neste sentido Ernâni enfatizou que a Maçonaria é uma instituição eminentemente humanística, desprovida de qualquer preconceito anticlerical, não havendo, portanto, motivos para discórdias de cunho religioso.

Acredita em Deus, na imortalidade da alma e reconhece os santos.
Tem as suas ações pautadas no princípio da moral e da ética. Defende a cidadania, a liberdade de pensamento e a individualidade de seus adeptos.

FOTO DE ERNÂNI.jpg

A platéia demonstrou plena satisfação com as explanações do palestrante, oportunidade em que foi convidado para um novo encontro com outras Lojas da região serrana, a ser brevemente agendado.

Viçosa é uma cidade centenária do Estado do Ceará, localizada na serra da Ibiapaba, fundada em 1.759, de tradição eminentemente católica, visto que recebeu fortes influências das missões jesuítas que ali atuaram na época da colonização.

Publicado Por: Narciso Monte

Maçonaria - 28/06/2015 às 18h59

Festa de São João na maçonaria

Fogueira, iguarias típicas, forró e fogos de artifícios foram ingredientes que proporcionaram a animação da festa em louvor a São João, promovida na noite de sábado (24) pela Loja Maçônica “Araújo Chaves nº 12” (Grande Loja), da cidade de Campo Maior (PI),

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 I.jpg

(De pé. Francisco Gomes (E) e Gilmar Sousa (D), Primeiro Vigilante e Venerável da Loja. Sentados, da esquerda para a direita: José Narciso e Antonio de Pádua, "Costa Araújo nº 3"; Paulo Aragão, "Luz e Justiça nº 10" e Luís Raimundo, "Monges do Tibete nº 27").

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 II.jpg

(Primeira dama Fabíola, ladeada pelo casal José Carlos/esposa).

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 III.jpg

(Damas maçônicas em pose)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 IV.jpg

(Momento de confraternização, Brigel, Júnior e José Neto)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 V.jpg

(Bandeirinha e Odaly)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 VII.jpg

(Francisco Gomes com a esposa Ana)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 VIII.jpg

(Casais Marcos Pereira e Leonardo)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 X.jpg

(Antonio de Pádua e Adalgisa)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 XIII.jpg

(Juventude alegre)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 XIV.jpg

(O amor é lindo. Casal Luis Bandeira e Suely)

FOTO ARRAIA ARAUJO CHAVES 12 XV.jpg

(Casal Marlon e Luynne)

 

Publicado Por: Narciso Monte

Carregando, por favor aguarde...
WX - Village Leste
LIKE HR
WS Construtora - Alto das Palmeiras
meu blog 2
Inocoop Recanto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
16h16 Comitiva da Alemanha participa da solenidade de abertura do Campeonato Portuense 16h03 Danielle Winits surge em foto com o ex Amaury Nunes e seguidores cogitam volta 15h58 Campeonato portuense tem início com grande público neste final de semana 15h38 Ônibus roubado pelo PCC em SP é achado em THE com banda de axé 15h09 Neymar desafia Ronaldo no pôquer em vídeo promocional de site 14h52 William Bonner aparece com a barba por fazer durante viagem com a família 14h48 Culto com a presença do pastor Wendell Oliveira e a cantora Alessandra Monteiro em Canavieira 14h35 Giovanna Antonelli não teme comparações com a vilã Carminha de Adriana Esteves 14h31 Danielle Winits surge em foto com o ex Amaury Nunes e seguidores cogitam volta 14h20 Em Paes Landim, 'Daniel do PT' era o homem que comandava licitações 14h03 Horta ocupa uma área de 5,5 hectares, onde 60 horticultores cultivam legumes 13h52 Entrega de reforma de unidades socioassistenciais começa na terça-feira (04) 13h29 Luciano Nunes acompanha andamento da reforma do Centro de Zoonoses 13h03 “Ler para Aprender” é projeto de leitura no CMEI Ariano Suassuna 12h45 Fiat Palio com cinco pessoas tomba na Miguel Rosa, próximo ao 25º BC 12h17 Themístocles admite candidatura, mas com apoio de Elmano Férrer 12h11 CPI DA AGESPISA corre o risco de não acontecer na Alepi 11h45 Conheça 10 projetos apresentados por políticos que alteram sua rotina 11h33 Cintia Valentin, candidata a mais sexy do país, revela suas fantasias 11h18 Em 1ª mensagem de áudio, novo líder do Talebã promete continuar a luta 11h15 Beijo roubado e sexo oral: funcionária de prisão narra fuga cinematográfica 11h11 Inscrição para o restante das vagas do 'Sisutec' termina neste domingo 11h01 Inflação em Teresina foi a maior do ano passado registrada no país 10h50 Em revanche no UFC Rio, Shogun vence Minotouro pela segunda vez 10h48 Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 7,5 milhões; confira as dezenas