180graus

Maçonaria - 25/08/2014 às 09h55

Loja de Campo Maior festeja dia do maçom

Sob a direção do Venerável Joaquim Gomes (foto) e coordenação de Antonio de Pádua Aragão e equipe, a Loja “Costa Araújo nº 3” de Campo Maior (Grande Loja), realizou neste domingo (24), na chácara/rancho do casal João Alves/Geni, festividade alusiva ao “dia do maçom” (20 de agosto), regada a cerveja gelada, churrasco e suculenta feijoada.

FOTO CASAL J. GOMES E MIRTES.JPG

(Do arquivo: casal Joaquim Gomes e Mirtes).

Prestigiaram o evento, além dos obreiros da Oficina, convidados das Lojas maçônicas locais “Araújo Chaves nº 12”, representada pelo Venerável Gilmar, Mororó Júnior e Santinho e “Fraternidade Campomaiorense” (GOB).

Narciso e Mariana, em nome da Academia Piauiense de Mestres Maçons, também se fizeram presentes.

CAMPO MAIOR POR DO SOL.JPG

(Lindo por do sol na terra dos carnaubais, berço dos "Herois do Jenipapo").

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 18/08/2014 às 21h07

XLIII CMSB - registros sociais

A XLIII CMSB (Assembleia Geral da Maçonaria Simbólica do Brasil), realizada em Belo Horizonte no período de 26 a 30.07.14, além das atividades oficiais, contou com uma vasta programação social.

Dia 27 – visita às cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes.

História viva. Igrejas ruas e casarios, com eira, beira e tribeira.

BH MARIANA CASARIO I.JPG

BH MARIANA CASARIO II.JPG

BH MARIANA CASARIO IV.JPG

BH MARIANA CASARIO VI.JPG

BH IGREJA MATRIZ MARIANA.JPG

BH NARCISO E MARIANA.JPG

BH PADUA E ADALGISA.JPG

BH MARIANA CASARIOS III.JPG

BH IGREJA SÃO FRANCISCO OURO PRETO.JPG

(Igreja de São Francisco, em Ouro Preto, com museu de obras do Alejadinho)

Dia 29, visita ao parque ecológico de Inhotim.

BH INOTIM I.JPG

BH INHOTIM II.JPG

BH INHOTIM III.JPG

BH INHOTIM IV.JPG

BH INHOTIM V.JPG

BH INHOTIM VI.JPG

BH INHOTIM VII.JPG

Dia 30, festa de encerramento.

XLIII FESTA ENERRAMENTO I.JPG

XLIII FESTA ENERRAMENTO II.JPG

XLIII FESTA ENCERRAMENTO III.JPG

XLIII FESTA ENCERRAMENTO IV.JPG

XLIII ERNANI E TELMA NOITE MINEIRA.JPG

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 06/08/2014 às 19h57

XLIII CMSB – Relatório comentado

Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, sediou, no período de 26 a 30.7.14, a XLIII-CMSB (Assembleia Geral da Maçonaria Simbólica do Brasil), sob a presidência do Grão-Mestre da Grande Loja mineira Leonel Ricardo de Andrade (foto).

FOTO GRÃO-MESTRE MINAS GERAIS.jpg

(Grão-Mestre Leonel Ricardo de Andrade)

Esse congresso obedece, em regra, ao seguinte esquema de funcionamento. Neste ano não foi diferente.

CMSB ESQUEMA FUNCIONAMENTO.jpg

O Eminente Irmão ETEVALDO BARCELOS FONTENELE, Secretário Geral da C.M.S.B, fez o registro dos acontecimentos pertinentes aos trabalhos desenvolvidos durante o conclave.

A seguir, um resumo comentado das principais atividades.

A Secretaria Geral:

ANOTOU

A presença das seguintes Grandes Lojas, com os respectivos Grão-Mestres
Acre - Pedro Luis Longo- PGM
Alagoas - Ivanildo Marinho Guedes
Amapá - José Odair da Fonseca Benjamin
Amazonas - Élzio Duarte Alecrim
Bahia - Jair Tércio Cunha Costa
Ceará - Silvio de Paiva Ribeiro
Distrito Federal - Juvenal Batista Amaral
Espírito Santo - Aídes Bertoldo da Silva
Goiás - Adolfo Ribeiro Valadares
Maranhão - Bolivá Marques Vieira
Mato Grosso - Geraldo de Souza Macedo
Mato Grosso do Sul - Jordão Abreu da Silva Júnior
Minas Gerais - Geraldo Eustáquio C. de Freitas - GMA
Pará - José Nazareno Nogueira Lima
Paraíba - José Reinaldo Camilo de Sousa
Paraná - Euclides Felipe - GMA
Pernambuco - Dimas José de Carvalho
Piauí - Pedro Alexandre de Carvalho Mota
Rio de Janeiro - Luiz Zveiter - PGM
Rio Grande do Norte - Roberto Di Sena2
Rio Grande do Sul - João Otávio Cesar Lessa
Rondônia - Juscelino Moraes do Amaral
Roraima - Lindberg Melo da Silva
Santa Catarina - João Eduardo Noal Berbigier
São Paulo - Ronaldo Fernandes
Sergipe - José Valter Rodrigues dos Santos
Tocantins - Izelmon de Sousa Barbosa.


IDENTIFICOU

A presença das seguintes autoridades maçônicas internacionais:
- RADU BALANESCU – Secretário Executivo da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares;
- ELIPHAS ALMEIDA – Representante da Grande Loja Nacional
Francesa;
- RONALD GONZALEZ – Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja
Simbólica do Paraguai;
- FERENC KERESTÚRI – Grande Secretário da Grande Loja da Hungria
e Grande Tesoureiro da Conferência Mundial e Grandes Lojas Regulares;

COMENTÁRIO – Badu Balenescu é o Grão-Mestre da Romênia, eleito em maio último Secretário Executivo da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares, por ocasião de sua 13ª Assembleia, na cidade de Bucareste, em substituição ao norte-americano Thomas Willian Jackson. Badu, em agradecimento aos votos das 27 Grandes Lojas brasileiras, presentes na Capital Romena, em favor de sua eleição, compareceu e discursou na abertura solene da Assembleia da CMSB em BH.

REGISTROU E APROVOU

A inscrição da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas para sediar a XLV Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, no ano de 2016.

RECEBEU

Convite da Grande Loja Nacional Francesa para que todas a Grandes Lojas do Brasil participem de sua Assembleia Geral, a ser realizada no dia 06 de dezembro de 2014.

COMENTÁRIO – A França constitui um dos berços da maçonaria contemporânea na Europa. Sua participação foi fundamental no desenvolvimento político e social do país.Todavia, em face da ocorrência de divisões internas e várias dissidências nos últimos tempos, perdeu força e prestígio, em relação aos primórdios.Hoje conta com três obediências principais: O Grande Oriente da França, a Grande Loja de França e a Grande Loja Nacional Francesa. O Grande Oriente, fundado em 1773 rompeu em 1877 com a Grande loja Unida da Inglaterra e as obediências anglo-saxãs, visto que não exigia mais de seus membros a obrigação de crer em Deus. De tradição progressista, o Grande Oriente sempre teve influência sobre a vida política francesa. A Grande Loja de França, fundada em 1894, está bastante próxima ao Grande Oriente, mas é mais espiritualista. Contudo, perdeu o reconhecimento internacional por haver abolido, em suas sessões, a prática da presença do Livro da Lei (Bíblia), substituindo-o pela Constituição francesa. A Grande Loja Nacional Francesa fundada em 1913 e reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra e pelas obediências que a seguem em seus postulados. Conta com cerca de 1.700 lojas e 43.000 obreiros afiliados. O atendimento ao convite formulado, seria uma excelente oportunidade para que a Grande Loja Maçônica do Piauí iniciasse o processo de mútuo reconhecimento com aquela importante potência maçônica. Fica a sugestão.

Proposta da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, através do Eminente Irmão LUIZ ZVEITER, para que seja realizada uma reavaliação do modelo das Assembleias Gerais da C.M.S.B.

COMENTÁRIO – Proposta altamente pertinente. O modelo e o formato das Assembleias da instituição começam a apresentar sinais de fadiga e perda de objetividade, apesar de ainda contarem com um significativo poder de mobilização. Em Belo Horizonte, por exemplo, comparecerem mais de 3.000 congressistas. Seria interessante que todo o cerimonial fosse reavaliado e modernizado, tornando-o mais dinâmico. Os critérios de seleção dos temas a serem abordado merecem, igualmente, uma revisão, de modo a torná-los mais atraentes e objetivos, especialmente neste momento em que a maçonaria precisa ser revitalizada. A produção dos últimos encontros tem se mostrado aquém do esperado.

A indicação da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, através do Eminente Irmão PEDRO LUIS LONGO do nome do Eminente Irmão IRACI DA SILVA BORGES para o cargo de assessor do Secretário Executivo da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares para a América Latina.

COMENTÁRIO – A indicação recebeu aclamação unânime do plenário. Este cargo foi colocado à disposição das Grandes Lojas do Brasil pelo atual Secretário Executivo da organização, Badu Balenescu, Grão-Mestre da Romênia, em reciprocidade ao apoio dos brasileiros à sua eleição em maio último. Pela primeira vez o Brasil terá um representante no “board” executivo da Conferência.

Proposta do Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina, Respeitabilíssimo Irmão JOÃO EDUARDO NOAL BERBIGIER para que a Carta de Belo Horizonte tenha como escopo a “REFORMA POLÍTICA NO PAÍS”, tendo sido aparteado pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Respeitabilíssimo Irmão RONALDO FERNANDES, que deseja que seja abordado o tema “EDUCAÇÃO”.

COMENTÁRIO – Prevaleceu o assunto “ELEIÇÕES”. Bem que poderiam ter sido acrescentados os temas propostas, por serem, também, de grande interesse para toda a sociedade brasileira.

Convite do Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo Respeitabilíssimo Irmão AÍDES BERTOLDO DA SILVA para o Congresso da Maçonaria Simbólica Capixaba – CMSC.

COMENTÁRIO – Oportunamente informaremos local, data e temário do encontro, para avaliação da oportunidade de comparecimento

TOMOU CONHECIMENTO

Através do Eminente Irmão JANIR ADIR MOREIRA – Secretário Geral Adjunto da C.M.S.B. de proposição da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, em relação ao Decreto 8.243 de 23/05/2014, considerado pela mesma, como uma ameaça à DEMOCRACIA, pois o seu teor desprestigia os demais poderes da República, requerendo que o Plenário dos Sereníssimos Grão-Mestres aprove uma manifestação contrária ao referido Decreto.

COMENTÁRIO – O decreto 8.243 cria uma nebulosa Política Nacional de Participação Social- PNPS, que vem sendo veementemente criticado por juristas famosos e lideranças políticas, por o considerarem ditatorial e atentatório o Estado Democrático de Direito.
Editorial do jornal Estado de São Paulo classificou-o como “um conjunto de barbaridades jurídicas” e o jornalista Reinaldo Azevedo (Revista Veja) diz tratar-se da “instalação da ditadura petista por decreto”.
Para o jurista Ives Gandra o decreto tenta “alijar o Congresso”.
A Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) analisa a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a medida. O jurista Valmir Pontos Filho, que preside da comissão, afirmou que o decreto é “realmente preocupante” porque “há várias indicações de conflitos com a Constituição”.Nove partidos políticos com representação na Câmara Federal já se movimentam com vistas à edição de um Decreto Legislativo para anular o Decreto da Presidente Dilma. No Senado, também, já existe gestões com o mesmo propósito de derrubar a inusitada norma.A maçonaria, ao deixar de discutir e se manifestar sobre o assunto, perdeu a oportunidade de resgatar o seu passado cívico e colaborar com a defesa da democracia, uma de suas bandeiras históricas.Todavia, nada impede que as Grandes Lojas e as Lojas jurisdicionadas discutam o assunto em suas sessões, inclusive com a participação de intérpretes do Direito, com vistas à formulação de gestões que possam contribuir para a defesa das instituições democráticas, ditas ameaçadas.

De prancha da CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB) através de seu Presidente Irmão JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS, sugerindo a assinatura de Tratado de Amizade entre a C.M.S.B. e a COMAB.

COMENTÁRIO – Sobre o assunto colhemos sugestão extraída do relatório do Seminário dos Secretários de Relações Exteriores:
“Com referência à prancha da COMAB, solicitando a subscrição de um Tratado de Amizade com a CMSB, e outros assuntos correlatos, sugere-se:
a. Responda-se com prancha, agradecendo a iniciativa, elogiando-a; ressaltando, contudo, que o tema não constava do temário da XLIII Assembléia Geral da CMSB e, portanto, necessita de avaliação mais aprofundada;
b. Esclareça-se, na missiva, o fato de que Tratados de Amizade Mútua e Reconhecimento são de competência única e exclusiva das Grandes Lojas soberanas e independentes;
c. Sublinhe-se que a CMSB não é Potência maçônica, de modo que não lhe compete assinar quaisquer tratados em nome de suas confederadas”.

De manifestação do Respeitável Irmão DENIS TAFARELLO, Grande Secretário de Relações Interiores da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo a respeito do Real Arco podendo, por intermédio e autorização do Respeitabilíssimo Irmão RONALDO FERNANDES, se prontificar a fornecer Cartas Patentes para as Grandes Lojas interessadas.

COMENTÁRIO – O Real Arco constitui uma espécie de “pós-graduação” do Grau de Mestre Maçom, na área do simbolismo. Não confundir com os graus superiores do Rito Escocês.
Encontramos no relatório dos Secretário de Relações Exteriores as seguintes informações complementares sobre o assunto.
“Real Arco: foi discutida amplamente a questão envolvendo as duas linhas do Real Arco, inglesa e americana.
Na linha inglesa, há confederadas em condições de exaltar Irmãos de outras Grandes Lojas interessadas, inclusive com o poder de emitir Carta Patente para a fundação de Supremos Grandes Capítulos soberanos e independentes”.

De explanação por parte do Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Respeitabilíssimo Irmão ONALDO FERNANDES sobre o andamento dos trabalhos para realização da XLV Assembleia Geral Ordinária da CMSB, no ano de 2015.

COMENTÁRIO – Tão logo esteja disponível, divulgaremos o local, o calendário e a programação do conclave.

OUVIU

Palestra proferida pelo Irmão RONEY LUIZ TORRES ALVES DA SILVA – Advogado Geral do Estado de Minas Gerais com o tema “A POLÍTICA NA MAÇONARIA”.

Apresentação de palestra do Respeitável Irmão JOSÉ EDUARDO DA SILVA da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Regeneração Barbacenense n.º 317, do Oriente de Barbacena, jurisdicionada a Muito Respeitável Grande Loja de Minas Gerais, sobre proposta de anteprojeto de lei de combate à corrupção.

Palestra dos Respeitáveis Irmãos GENILTON ADERALDO NOGUEIRA e MARCOS HANS sobre a entidade paramaçônica SHRINE e sua atuação no Brasil.

COMENTÁRIO – Shrine é uma organização paramaçônica filantrópica internacional, com sede nos Estados Unidos da América, com ramificações no Canadá, na Europa e na Ásia e. também na América do Sul, inclusive no Brasil.
Tem como foco o atendimento a crianças com deficiências e enfermidades de alta complexidade, em hospitais mantidos pela Instituição.
Tópico do relatório do Seminários dos Secretários de Relações Exteriores fala da presença dos Shriners em território nanional:

“Shriners no Brasil: O Irmão Marcos Hans, passado Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul fez uma exposição a respeito do Shriners do Brasil, bem como sobre a implantação do Templo Hikmat, no Mato Grosso. O Irmão Genilto Adenaldo Nogueira, Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, complementou com dados relativos às obras beneficentes dos Shriners, inclusive as enfermidades atendidas. Sugere-se que os Grão-Mestres promovam a divulgação da instituição denominada Shriners, com o objetivo de torná-la fortalecida no Brasil”.

Para maiores conhecimentos, sugerimos consultar o site www.shrinersinternational.org/pt-BR.

OUTROS ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Do Seminário dos Secretários de Relações Exteriores

“Ordens Colaterais inglesas: O Irmão Aleksandar Jovanovic discorreu, rapidamente, sobre as Ordens Colaterais de linha inglesa (Marca, Templários, etc.), observando que elas são importantes para aproximar as confederadas da Grande Loja Unida da Inglaterra. Sugere-se que as Grandes Lojas interessadas estudem e avaliem o tema”.

Em próximo bloco falaremos sobre as atividades sociais da Confederação.

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 03/08/2014 às 18h15

O instituto da reeleição ameaça a democracia.

Amplia-se a corrente de pensamento contrária ao instituto da reeleição, no Brasil, especialmente no âmbito do executivo federal, estadual e municipal, sob a argumentação de que os seus malefícios para a sociedade superam os aspectos que seriam positivos e fere princípios basilares do regime democrático.

No bojo da decantada reforma política, já tramita no Parlamento uma PEC (Projeto de Emenda à Constituição) que põe fim a esse malfadado instituto.

São inúmeros os posicionamentos de pensadores, cientistas políticos, economistas, advogados, professores, parlamentares progressistas e outros, em defesa da alternância no poder como meio de fortalecer a democracia e fomentar o surgimento de novos líderes capazes de fazerem face aos desafios da modernidade que segue inexorável.

Cita-se como exemplo artigo publicado na Folha de São Paulo, intitulado “Reeleição não faz bem à democracia nem à ética”, de autoria de Marcos Cintra Cavalcante de Albuquerque (foto), doutor em economia pela Universidade de Harvard (EUA) e professor titular da Fundação Getúlio Vargas.

MARCIS CINTRA.jpg

(Economista Marcos Cintra)

Vejam-se alguns trechos da publicação:

“Sempre combati a possibilidade de segundos mandatos consecutivos para os cargos Executivos. Se em outros países a reeleição funciona bem, o mesmo não se aplica ao Brasil”.
xxx
“O caudilhismo latino-americano é uma ameaça sempre presente em nossas instituições políticas, associativas e até recreativas” (Grifamos).
xxx
“A tentação para mandatos sucessivos é irresistível”.
xxx
“A aprovação do segundo mandato, que rompeu com uma das mais sólidas e duradouras tradições republicanas, foi um desserviço ao país”.
xxx
“Não há justificativas para a continuidade de mandatos”.
xxx
“É preciso evitar a personalização do sucesso”.

Neste mesmo sentido, o jornalista José Roberto Guzzo, mais conhecido como J. R. Guzzo (foto), integrante do Conselho Editorial da Abril, escreveu artigo com o título “Uma verdade só” (Revista Veja, edição 2384, de 30.07.14), no qual enfatiza a arrogância e a inversão da lógica com que os detentores do poder defendem a reeleição, deixando transparecer, pelo que dizem e fazem, que somente a reeleição da Presidente Dilma, em outubro, terá legitimidade democrática.

Para os dirigentes de plantão “qualquer outro resultado, segundo o que têm pregado até agora, será um golpe de Estado da direita”, interpreta o articulista, e acrescenta:

“Com freqüência cada vez maior, a mensagem que o governo está enviando ao público em geral, quando se raspa o verniz do falatório, é a seguinte: a alternância de poder não pode ser aceita pelo povo brasileiro, pois é um mal em si”.

E, nos seguintes termos literais, Guzzo encerra o artigo:

“O que Lula, Dilma e o PT estão dizendo é algo bem claro:

- Só existe uma verdade aqui – a nossa”.

J. R. GUZZO.jpg

(Jornalista J. R. Guzzo)

Como bem frisou Marcos Cintra na publicação inicialmente citada, o pragmatismo atribuído à reeleição alcança, também, as associações civis de direito privado que adotam mandatos eletivos para suas diretorias, gerando donatários vitalícios para essas organizações e engessando o progresso.

Até mesmo em organismos como a Maçonaria, de gênesis e tradição eminentemente solidária, ocorrem casos em que a reeleição do Grão-Mestre, o dirigente maior, vira uma questão de honra, ou, quando o estatuo limita a repetição do mandato, o próximo candidato haverá de pertencer ao seu clã para obter o placet simbólico de aceitação, sob pena de ser considerado um dissidente de oposição à Ordem, contrariando assim, de forma explícita, o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A alternância ordeira no poder seria a melhor opção.

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 02/08/2014 às 15h50

Maçonaria: carta de Belo Horizonte

ABERTURA XLIII CMSB BELO HORIZONTE.jpg

(Foto oficial da abertura da XLIII Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, no dia 26.07.14, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais)

Manifestação do pensamento cívico da Maçonaria, materializado na Carta de Belo Horizonte.

“A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, instituição que congrega as Grandes Lojas Maçônicas de todos os Estados Brasileiros e do Distrito Federal, reunida na XLIII Assembléia Geral Ordinária, no período de 26 a 30 de julho de 2014, em Belo Horizonte-MG, manifesta-se, contundentemente, no sentido de:

CONCLAMAR

1. Os brasileiros, em especial os eleitores, para que, com vistas ao fortalecimento da democracia e para restituir a credibilidade na legítima representação política decorrente do exercício do voto:
- não vendam o seu voto;
- não votem em branco nem anulem seu voto;
- não votem em quem quer comprar seu voto;
- não elejam políticos antiéticos e de comportamento descomprometido com a moral;
- não apóiem candidatos oportunistas, interessados em enriquecer ilicitamente, no exercício de mandatos eletivos;
- acompanhem e participem, ativamente, das ações que têm sido empreendidas em favor da decência nas relações sociais.

2. Que os futuros mandatários atuem de acordo com os princípios constitucionais da legalidade, probidade e moralidade administrativa e, principalmente, mostrem comprometimento com a solução dos problemas do povo brasileiro;

REITERAR

Sua firme disposição de seguir participando das iniciativas destinadas a coibir a impunidade e erradicar a corrupção;

CIENTIFICAR

Às autoridades constituídas que as Grandes Lojas Maçônicas Confederadas continuarão adotando posturas junto à sociedade a fim de esclarecer o verdadeiro significado da cidadania, assumindo o compromisso de exercê-la em sua plenitude, utilizando-se, inclusive, dos meios de comunicação;

ALERTAR

À sociedade brasileira e aos entes estatais constituídos que patrocinará projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo primordial de neutralizar a corrupção e erradicar a impunidade;

CONVIDAR

A população a aderir aos movimentos em curso, e aos que virão, visando o aperfeiçoamento das regras institucionais que legitimam e consolidam o Estado Democrático de Direito.

Belo Horizonte, Minas Gerais, em 30 de julho de 2014.

Leonel Ricardo De Andrade
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
e Presidente da XLIII Assembléia Geral Ordinária da CMSB”

(Seguem-se as assinaturas dos Grão-Mestres de todas as 27 Grandes Lojas do Brasil)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
09h39 Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de treinamento sobre Segurança do Trabalho 09h38 Especialista em arrombar residências é capturado no Piauí; já era procurado 09h36 Prefeito Jonas Moura faz entrega de uniformes do pessoal do serviço de limpeza 09h10 Feederismo, coprofilia: conheça os fetiches mais diferentes que existem 09h03 Primeiro Centro Unificado de Artes e Esportes será lançado em setembro 09h01 Cobra de quase 2 metros aparece no passeio da avenida Raul Lopes.Foto 08h55 Homem pode raspar o peito? Claro que pode... mas precisa? 08h55 Seções montadas no Fórum Eleitoral e no Shopping São Luís atenderão eleitores 08h53 Tempo seco aumenta o risco de queimadas à beiras das estradas 08h53 Em reunião com Mancini, torcedores do Bota decidem pagar salário 08h50 Mercenários 3 supera fracasso nos EUA e lidera as bilheterias brasileiras 08h46 Furinhos indesejados: veja os 10 maiores mitos sobre celulite 08h45 Corinthians aguarda agente voltar do Catar para ter reunião por Nilmar 08h44 Deputada Juliana Moraes participa de reunião nesta terça (26/08), no bairro São Cristóvão 08h41 Saiba seis dicas que irá deixar seus pés lisinhos para o período quente! 08h41 Programação desta 4ª feira 27/08 dos festejos do assentamento caraíbas 08h39 TCE aprova contas da gestão do ex-prefeito Chico Antonio e do presidente da câmara 08h38 Clássicos e duelo inusitado: jogos das oitavas da Copa do Brasil são atração 08h36 Risco cardíaco aumenta depois que a mulher entra na menopausa 08h32 Uespi oferece cursos a distância para município de Picos 08h31 Prefeitura dá inicio a pavimentação do bairro trizidela 08h30 Prefeitura participa de evento sobre acompanhamento familiar 08h29 Novo Fiat Uno chega com o sistema de economia de combustível; fotos! 08h29 Candidatos do Piauí têm que cumprir novos prazos do calendário eleitoral 08h28 SEMAS oferece mais um curso do PRONATEC
ControlX

Enquete

O River é líder do seu grupo na Série D do Brasileirão após vitória no último domingo no Albertão. Na sua opinião, o Galo tem chance?

Total de Votos: 294

Válida de 25/08/2014 a 01/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram