180graus

Maçonaria - 19/01/2015 às 19h51

Ordem DeMolay, Maçonaira e Igreja

SÍMBOLO DMOLEY.jpgJosé Narciso do Monte (*)

Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay não é parte integrante de uma Loja maçônica, apesar da convergência dos princípios que norteiam a vida de um DeMolay e de um Maçom, na busca do bem-estar social e na defesa da cidadania, sob a égide da moral e da ética, baseados na plataforma da trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Maçonaria e DeMolay são instituições com estruturas organizacionais distintas e autônomas, tanto sob o aspecto simbólico-administrativo quanto financeiro, sem subordinação hierárquica direta entre os dirigentes da segunda sob os da primeira.

Nesse sentido, a Maçonaria funciona apenas como patrocinadora, cedendo espaço físico (Templos) para as práticas DeMolays e disponibilizando recursos humanos de apoio logístico e de assessoramento.

As “Iniciações” nesses organismos não se comunicam.

A organização DeMolay é estruturada em Unidades denominadas de “Capítulos”, onde recebe adeptos no Grau Iniciático e os eleva ao Grau de DeMolay. Os Capítulos, por sua vez, são vinculados a um Supremo Conselho.

Há também os Conventos ou Prioratos, destinados a trabalhar os Graus da Ordem de Cavalaria.

Atualmente convivem no Brasil dois Supremos Conselhos: o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), fundado em 1985 por Alberto Mansur, mediante tratado com o International Supreme Council of the Order of DeMolay (ISC), criado por Frank Shermann Land, em Kansas City (USA). Posteriormente, o SCODB se proclamou independente e soberano em terras brasileiras, sem nenhum tipo de submissão ao ISC. Tem atuação em área de influência do Grande Oriente do Brasil (GOB).

A partir de 1997, fruto de divergências administrativas entre Alberto Mansur e o então Grão-Mestre da Grande Loja de São Paulo, Salim Zugaib e outros, foi criado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB), que recebeu Carta Constitutiva do DeMolay Internacional, órgão americano sucessor do ISC, tornando-se seu representante no Brasil e único reconhecido. Goza de apoio da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB (Grandes Lojas) e de parte do Grande Oriente.

São divisões meramente administrativas que em nada comprometem os nobres ideais dos jovens DeMolays.

FOTO FRANK S LAND.jpg

A Vida de Frank Shermann Land (foto)

O norte-americano Frank Sherman Land (1890 — 1959) foi o idealizador e fundador da Ordem DeMolay, no dia 18 de março de 1919 em sua cidade natal, Kansas City.

Logo cedo já demonstrava o seu espírito de liderança. Teve uma vida religiosa muito intensa. Desde criança, na Igreja, e junto com os ensinamentos de sua mãe, Frank Land conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes.

Ao completar 21 anos e recebeu um envelope de sua avó com uma mensagem que mudaria sua vida para sempre. Nela estava escrito: “Seu avô era maçom, ele amava a maçonaria e eu ficarei feliz se você entrar. Em memória do seu avô e como meu presente, você encontrará o dinheiro necessário para sua iniciação. Faça o que seu coração mandar, mas ficarei muito feliz se você fizer isto”.

No dia 25 de abril de 1912, Land fora iniciado e rapidamente exaltado ao Grau de Mestre.
Aos 35 anos chegou ao Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito).. Seis anos depois foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri.

Frank não teve filhos, mas deu a milhões de jovens o que todo pai gostaria de dar ao seu filho: “um ideal, um sonho e a vontade de fazer do mundo algo melhor”.

SIMBOLO DA MAÇONARIA.jpg

Maçonaria

Definitivamente, a Maçonaria não é uma religião como muitos imaginam, nada obstante o viés de religiosidade nela existente, em função da crença em um Ser Superior e na alma imortal. É bem verdade que muitos de seus princípios éticos, ritos e símbolos receberam inspiração do Antigo Testamento, mas isso não faz dela uma religião.

Para uma ideologia ser considerada uma religião são necessários 3 pré-requisitos básicos: garantir, acreditar e converter. As religiões garantem a salvação, acreditam em uma teologia específica e convertem os infiéis.

A Maçonaria não se enquadra em nenhum desses critérios. Os maçons não fazem promessas de salvação, não professam uma teologia específica e não se propõem a converter ninguém.

Utilizam a Bíblia Sagrada em suas reuniões como símbolo de um Código de Moral, mas jamais discutem sobre religião, visto que esta não é a sua missão institucional. Daí a sua definição clássica:

“A Maçonaria é uma Instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e à crença de cada um”.

A Maçonaria cuida da racionalidade humana, convive harmonicamente com todos os credos lícitos e não vê quaisquer incompatibilidades nessa comunhão.

SIMBOLO DA IGREJA CATÓLICA.png

Igreja Católica

Nos tempos atuais em que predomina o ecumenismo e a aproximação dos ideários em favor da paz entre os homens, não há justificativas para que setores ultraconservadores da Igreja continuem a combater, de forma radical, a Maçonaria e as associações que lhe são correlatas, impondo aos seus membros de fé católica proibições de acesso aos sacramentos.

Nesse contexto, em recente episódio, o Bispo da Diocese sediada em Campo Maior (PI), Dom Eduardo Zielski, se negou a oficiar a confirmação do batismo, pelo sacramento da crisma, a uma plêiade de adolescentes, por serem estes pertencentes à Ordem DeMolay, que têm como um dos preceitos básicos a crença em Deus e o cultivo das coisas sagradas.

A inusitada decisão, evidencia que o Bispo Zielski integra a banda ultraconservadora da Igreja, em descompasso com a pregação progressista do Papa Francisco que, em sermão de 12.05.14, disse que batizaria até alienígenas se um deles viesse ao seu encontro e fizesse o pedido (O Globo).

Acrescente-se a esse fato, o périplo que o Sumo Pontífice acaba de fazer pela Turquia, oportunidade em que, ombreado com muçulmanos, rezou em uma Mesquita, bem como participou de encontro com a autoridade da Igreja Ortodoxa Grega, tudo em busca da união.

O Bispo de Campo Maior foi além: retirou do pó do arquivo e exibiu como válida, uma Declaração do Vaticano assinada em 26.11.1983, pelo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o então Cardeal Joseph Ratiznger (hoje Papa em retiro permanente), pela qual ratifica a condenação da maçonaria e a excomunhão dos maçons.

Em regra, esse documento vem sendo considerado letra morta nas relações clericais com a Ordem Maçônica.

(*) José Narciso do Monte é membro da Academia Piauiense de Mestres Maçons.

(Matéria publicada originalmente na Revista Nossa Gente, de Campo Maior, edição do mês de dezembro/2014)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 17/12/2014 às 20h28

Festa cidadã na Câmara de Teresina - II

(Continuação)

Registros de congratulações pessoais com o novo cidadão honorário de Teresina, Ernâni Napoleão, no recinto da Câmara Municipal de Teresina:

FOTO GERENTE CAIXA.JPG

(Edna e o noivo Aloísio, Gerente da Caixa Econômica Federal)

FOTO BRAGA E DEL PRESTES.JPG

(Carlos Del Prestes, Pierotti e Josino Vieira Braga)

FOTO ANGÉLICA, RONALDO E ESPOSA IRISDALVA NAPLOEÃO MEDEIROS.JPG

(Angélica, Irisdalva Napoleão e o esposo Ronaldo)

FOTO AUSTEGÉSILO BRITO PROF IFPI.JPG

(Austregésilo Brito, Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI)

FOTO CARLOS JOSE ANTONIO IVAN.JPG

(Antonio Ivan e Carlos José de Sousa)

FOTO DÍDIMO DE CASTRO.JPG

(Jornalista Dídimo de Castro)

FOTO DIRCEU E FAMÍLIA.JPG

(Adultos, a esquerda da casal Ernani/Telma: Dirceu e Adriana. À direita, Socorro e Chiquinho, servidores da Universidade Federal do Piauí)

FOTO DIRETOR GERAL CAMPUS TERESINA CENTRAL LUÍZ FLÁVIO II.JPG

(Quênia (E) e o esposo Luís Flávio (D), Diretor Geral, em exercício, do Campus Central do IFPI)

FOTO FRANCISCA ASSUNÇÃO DIR GERAL CAMPUS IFPI TERESINA SUL.JPG

(Francisca Assunção, Diretora Geral do Campus do IFPI, Zona Sul).

FOTO PRO REITOR IFPI.JPG

(Paulo Borges, Pró-Reitor Administrativo do IFPI)

FOTO HERCULANO E ORLANDO.JPG

(Herculano Morais e Orlando Pinheiro)

FOTO PROF GLÁUCIO E JEANE LEITE.JPG

(Professor Gláucio (E) e Jeane Leite (D))

FOTO PROFESSOR CUNHA IFPI.JPG

(Professor Cunha (IFPI)).

Em família:

FOTO ERIVAN E MEIRE ARAÚJO.JPG

(Meire Araújo e o irmão Erivan (E) e a irmã Rejane e Florêncio (D))

FOTO HELVÉCIO E MAINALVA.JPG

(Helvécio, irmão e Marinalva)

FOTO ALMERINDA E LEONARDO.JPG

(Almerinda, irmã e Leonardo).

 

 

 

Publicado Por: Narciso Monte

Maçonaria - 15/12/2014 às 18h04

Festa cidadã na Câmara de Teresina - II

(Continuação)

Trechos de mensagens enviadas ao novo cidadão honorário de Teresina, Ernâni Napoleão Lima:

FOTO BARTOLINI.jpg

(Edgard Bartolini Filho, Advogado, Membro da Academia Paraibana de Letras Maçônicas e Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba)

"Muito me alegra a noticia sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadão Teresinense.

Assim, meu caro Ernani Napoleão Lima, receba as minhas sinceras e fraternas congratulações, com extensão não apenas à sua família mas a todos que contribuíram para a consecução de tão merecida homenagem.

Que o Grande Arquiteto do Universo o proteja e guarde".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM JOÃO ALVES.JPG

(João Alves Filho, Servidor Público Federal, Escritor e Membro (Presidente) das Academias Campomaiorense de Letras e Artes e Piauiense de Mestres Maçons)

"Caríssimo e honrado campomaiorense,
Ernani Napoleão Lima.

Por tudo que você representa, para orgulho dos seus familiares, irmãos da Ordem Maçônica e das Academias de Letras, a Câmara Municipal de Teresina, promove o mais lindo dos seus gestos, o de lhe tornar filho da nossa bela e honrada Capital.
Teresina merece filhos ilustres. Você, um deles".

FOTO JOSE MARIA VASCONCELOS.jpg

(José Maria Vasconcelos, Professor)

"Cidadão de bem merece título de cidadania em qualquer parte. Por que não em Teresina, onde ele testemunha o exercício sagrado de cidadão do bem? Parabéns, nobre Ernâni, esteja em casa".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM HERCULANO.JPG

(Herculano Morais, ex-Vereador de Teresina e Imortal da Academia Piauiense de Letras - APL)

Hoje, na homenagem que, com justiça, a Câmara Municipal de Teresina presta ao amigo, incluo-me com muita alegria aos que se sentem felizes pela cidadania que Ernâni conquistou há vários anos e que é, reconhecida por todos, nesse ato magnânimo de um poder que empalma a vontade soberana do povo teresinense.

FOTO FRANCISCO ALMEIDA.JPG

(Francisco de Almeida, Advogado da União, Maçom e Poeta)

"Cidadão mafrense Ernâni
Que bons fluidos, emane

Venho parabenizá-lo
Por valiosa comenda,
Do título de cidadão
De estimação tremenda,
Desta doce Capital
Da Câmara Municipal,
Por mérito que recomenda.

É oportuno destacar
A justa iniciativa
De Tiago Vasconcelos
Vereador que cativa,
Apresentando o Projeto
E graças ao grande Arquiteto
Teve aprovação altiva.

Foi por demais merecida
A presente homenagem,
Ernâni prestou serviços,
É cidadão de bagagem,
Esse reconhecimento
Dar-lhe-á aquecimento
Robustecendo a coragem".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM ELISETE.JPG

(Lisete Napoleão Medeiros, Professora e Escritora)

"Parabéns, meu confrade, primo-irmão e companheiro de tantas lutas e jornadas. Desejo que continue sendo merecedor dos “louros“, das homenagens terrenas e que o Grande Arquiteto do Universo prossiga norteando teus dias e teus passos até o Oriente Eterno.
Parabéns cidadão Teresinense de Campo Maior".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM OTON.JPG

(Oton Mário José Lustosa Torres, Desembargador do TJ-PI, Escritor e Membro da APL)

"A cidade de Teresina, ao conferir-lhe tão honrosa homenagem, o faz com merecida justiça, tal a relevância do seu labor durante esses anos todos na advocacia, no magistério, na filantropia, nas relações sociais e nas atividades culturais em nossa capital. Já era um teresinense de fato. Parabéns!"

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM ORLANDO.JPG

(Orlando Martins Pinheiro, Juiz de Direito e Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Piauí)

"Ao tempo em que apresento-lhe os meus mais efusivos parabéns pelo justo título de "Cidadão Teresinense" que a Câmara Municipal de Teresina lhe concede nesta oportunidade, rendo-lhe igualmente a sincera homenagem ao prezado amigo Ernâni, ao irmão maçom querido, ao professor ilustre e ao cidadão exemplar que dignifica os amigos, a Maçonaria Universal representada pela Grande Loja Maçônica do Piauí, e a terra dos campomaiorenses, seu berço natal".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM TRESCO.JPG

(Thesco Silva, Publicitário)

"Meu caro Ernâni, causa orgulho a todos nós ver reconhecida a contribuição que você tem dado a nossa capital. Alguém que nasceu no berço dos Heróis do Jenipapo e que tem contribuído significativamente na cultura, na comunicação, na educação e em tantas outras áreas em Teresina e no Piauí torna-se naturalmente Cidadão Teresinense. Parabéns".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM MARIA JOSE.JPG

(Maria José , Professora)

"Ernâni! Celebrar as alegrias com os amigos já nos anima a parabenizar você, pelo título honorífico de Cidadão Teresinense que o reconheceu por sua atuação na sociedade desta terra. Sempre o vimos atuante como professor da antiga Escola Técnica, bem como incentivador da cultura, das artes, sabendo trabalhar o jogo das palavras como exímio orador.
É mesmo uma homenagem justa".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM RITA.JPG

(Rita Martins de Cássia)

"Ernâni, o reconhecimento sempre nos presenteia com alegria, principalmente quando o amigo recebe o Título de Cidadão Teresinense. Este mérito, dentre outros, você alcança! Congratulo-me por esta sua conquista! Aqueles que o conhece sabem do quanto você merece pela folha de trabalho como professor da Escola Técnica, pela sua sensibilidade em ser amigo dos seus amigos.
Teresina abraça-o com alegria pela homenagem tão digna!"

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM DEL PRESTES.JPG

(Carlos Del Prestes Monteiro, Advogado e Pas7 Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Piau´)

"Comungo com a felicidade do amigo Ernâni pelo recebimento do Título de Cidadão Teresinense que lhe foi conferido..
Como professor e líder maçônico, Ernâni sempre foi um guia, um farol luminoso a nos mostrar, com seu exemplo, o caminho da retidão, da ética, do trabalho profícuo, da lealdade e do verdadeiro companheirismo".

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM NARCISO.JPG

(José Narciso do Monte, Bancário e Diretor Institucional da Academia Piauiense de Mestres Maçons)

"Diz o pensamento aristotélico que “a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”.
Receba, portanto, os nossos efusivos cumprimentos pelo merecido título de cidadania honorária que a cidade de Teresina lhe confere, prova do reconhecimento de seus méritos desinteressados de homem social, atributos que engrandecem a alma e enobrecem o coração".
O canto desta cidade é seu”.

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MENSAGEM PIEROTTI.JPG

(Osvaldo Pierotti, Professor e Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Piauí)

"Parabenizamos o poderoso irmão Ernâni pelo merecido Título Honorífico de Cidadão Teresinense!
Por conhecer a sua trajetória maçônica e a sua dedicação à maçonaria teresinense, piauiense, brasileira e universal, entendemos ser bastante justa a homenagem que hoje recebe. Com certeza, a Câmara Municipal de Teresina confirma o grande cidadão que é você".


Na sequência, imagens do coquetel de confraternização:

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 1.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 2.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 3.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 4.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 5.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 6.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 7.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 8.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COQUETEL 9.JPG

Ernâni recebe abraços dos amigos:

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE CARLOS SAID.JPG

(Carlos Said, o "Magro de Aço")

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE CASAIS ERNANI E PAULO HENRIQUE.JPG

(Paulo Henrique Gomes Lima, Reitor do Instituto Federal do Piauí e esposa)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE CÚPULA GOINP.JPG

(Cúpula do Grande Oriente Independente do Piauí: Sebastião Moreira Feitosa, Past Grão-Mestre e ex-Presidente da Confederação da Maçonaria do Brasil - COMAB; José Wellington Almeida Campelo, Grão-Mestre e Osvaldo Soares Ribeiro, Past Grão-Mestre)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE JOÃO NERY.JPG

(João de Sampaio Nery, Venerável da Loja "Guatimozim nº 19", de Teresina (GL)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE JOSÉ BENÍCIO.JPG

(José Benício de Sousa, Venerável da Loja "Pátria e Liberdade nº 2", de Teresina (GL)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE JOSE DE FREITAS E JOSE RODRIGUES.JPG

(José de Freitas Carvalho e Jose Rodrigues de Souza, da Loja "Independência nº 25", de Teresina (GL)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MILTINHO.JPG

(Milton Higino de Sousa Filho, ex-Venerável da Loja "Costa Araújo nº 3", de Campo Maior (GL) e a esposa Desterro)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE PÁDUA E ADALGISA.JPG

(Antonio de Pádua Aragão da Silva, ex-Venerável da Loja "Costa Araújo nº 3", de Campo Maior (GL) e a esposa Adalgisa)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE REGINALDO.JPG

(Reginaldo Canuto de Sousa, da Loja "Guatimozim nº 19")

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE VEREADOR TIAGO.JPG

(Vereador de Teresina Tiago Vasconcelos)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MANASSES.JPG

(Manasses Bem-Gurion Soares, Raimundo Nonato dos Reis Silva e a esposa Iracy)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE NARCISO, MILTINHO, ERNANI E MARIANA.JPG

(José Narciso do Monte, Milton Higino e Mariana (senhora Narciso)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE THESCO.JPG

(Publicitário Thesco Silva).

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE PRIMA LISETE.JPG

(Prima Lisete (D) e familiares)

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 14/12/2014 às 19h38

Festa cidadã na Câmara de Teresina

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE RECINTO CÂMARA.JPG

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE TITULO.JPG

Aconteceu na noite de sexta-feira (12), em sessão solene presidida por Rodrigo Martins, a entrega do título de cidadão teresinense conferido pela Câmara Municipal ao Professor Ernâni Napoleão Lima, por proposição do Vereador Tiago Vasconcelos.

A cerimônia foi bastante concorrida, com a presença marcante de mais de 100 convidados, entre familiares, amigos, irmãos de maçonaria e membros da Academia Piauiense de Mestres Maçons.

A Mesa Diretora ganhou composição especial, com destaques de representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MESA DIRETORA II.JPG

(Da esquerda para a direita: Carlos Del Prestes Monteiro, Advogado e Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Piauí; Antonio Ivan e Silva, Procurador de Justiça e Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja do Piauí; Luís Carlos Martins Alves, Servidor Público Federal e Secretário da Segurança Pública do Estado do Piauí; Tiago Vasconcelos, Vereador; Rodrigo Maia, Presidente da Câmara Municipal de Teresina; Ernânni Napoleão Lima, Professor, Advogado e Past Grão-Mestre da Grande Loja do Piauí (neo cidadão honorário de Teresina); Paulo Henrique Gomes Lima, Reitor do Instituto Federal do Piauí; Oton Mário José Lustosa Torres, Desembargador e Escritor; José Wellington Almeida Campelo, Grão-Mestre do Grande Oriente Independente do Piauí e Dídimo de Castro, Jornalista).

Visão panorâmica das galerias:

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE GALEIRA I.JPG

(Tomada I)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE GALEIRA II.JPG

(Tomada II)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE GALEIRA III.JPG

(Tomada III)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE GALEIRA IV.JPG

(Tomada IV)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE DISCURSO TIAGO VASCONCELOS.JPG

(O Vereador Tiago Vasconcelos, autor do projeto de concessão do título de cidadania, saúda o homenageado)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE DICURSO ERNANI.JPG

(Ernâni, em eloquente discurso, agradece penhoradamente aos Edis teresinenses a outorga da significativa comenda)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE DIPLOMA.JPG

(Registro do recebimento do Diploma, pelas mãos do Vereador Tiago)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE MESA DIRETORA PANORÂMICA.JPG

(Foto histórica, com os componentes da Mesa Diretora)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE ENTREVISTA TV.JPG

(Ernâni concede entrevista a emissora de TV)

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE ESPOSA TELMA FILHA LUMA.JPG

(Ernâni com a esposa Telma e a filha Luma)

Los Hermanos:

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE LOS HERMANOS.JPG

(Da esquerda para a direita: Helvécio, Rejane, Edmar, Ernâni, Almerinda e Erivan)

Colônia de Campo Maior que veio prestigiar o conterrâneo homenageado:

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE COLONIA CAMPO MAIOR.JPG

(Helldânio/Luzinete; Miltinho/Desterro; Ermâni; Pádua/Adalgisa; Herivelto; Valdir Barros/Francisca Muniz e João Alves/Geni).

FOTO ERNANI CIDADÃO TERESINENSE ASSALTO IGUARIAS.JPG

(Flagrante do "assalto" às iguarias da mesa do Buffet)

No próximo bloco mensagens de congratulações dos convidados e detalhes do coquetel.

Publicado Por: Narciso Monte

Tópicos
Maçonaria - 13/12/2014 às 07h04

Representação da Academia dos Maçons presente na festa da 'Independência'

Repercutiu na comunidade maçônica teresinense, de forma exitosa, a festa comemorativa aos 33 anos de fundação da Loja “Independência nº 25” (Grande Loja), realizada no último dia 5.

A Academia Piauiense de Mestres Maçons foi representada pelo Secretário Executivo e Past Grão-Mestre Ernâni Napoleão Lima, acompanhado de membros da agremiação.

Veneráveis de outras Lojas e autoridades da Grande Loja também se fizeram presentes.

A abertura do evento foi feita pelo Venerável da Loja anfitriã, Francisco Edson Soares da Costa.

FOTO 33 INDEPENDENCIA VENERÁVEL EDSON COM ESPOSA.JPG

(O Venerável Edson, ao lado esposa Maria de Lourdes, faz a considerações iniciais declara aberta a solenidade).

FOTO 33 INDEPENDENCIA MESA DIRETORA I.JPG

(Flasch da Mesa Diretora. Da esquerda para a direita: Alfredo da Silva Costa Júnior, Jaime Lopes de Souza Júnior (ex-Veneráves), Osvaldo Pierotti, Past Grão-Mestre Adjunto e Ernâni Napoleão Lima, PGM (GL).

A Loja instituiu placa comemorativa à efeméride ora festejada, com entrega às representações presentes.

FOTO 33 INDEPENDENCIA PIEROTTI PLACA EX VENERÁVEIS ALFREDO E JAIME.JPG

(O Cerimonialista Pierotti discorre sobre o simbolismo e a importância histórica do troféu)

Lourdes, esposa do Venerável, recebe e agradece, em nome das damas presentes, um exemplar da insignia.

FOTO 33 INDEPENDENCIA ESPOSA VENERAVEL RECEBE E AGRADECE PLACA.JPG

(Registro do momento da entrega)

O destaque da noite foi dedicado ao obreiro da Loja, Carlos José de Sousa, em homenagem aos seus 40 anos ininterruptos de atividades maçônicas, mediante a entrega de um troféu especialmente confeccionado para representar a honraria.

FOTO 33 INDEPENDENCIA CARLOS JOSE TROFEU.JPG

(Carlos José exibe a placa)

Carlos, emocionado, ao manifestar os agradecimentos pelo gesto da solidariedade de foi alvo, fez um lúcido relato sobre a história da Loja, pelo que foi sonoramente aplaudido.

FOTO 33 INDEPENDENCIA CARLOS JOSE DISCURSO.JPG

(Hora do discurso)

A seguir, outros registros do encontro.

FOTO 33 INDEPENDENCIA CARLOS JOSE E ERNÂNI.JPG

(Ernâni fala sobre a trajetória da Loja e cumprimenta o homenageado)

FOTO 33 INDEPENDENCIA DAMAS I.JPG

(Damas maçônicas fazem a alegria da festa I)

FOTO 33 INDEPENDENCIA DAMAS II.JPG

(Damas maçônicas fazem a alegria da festa II)

FOTO 33 INDEPENDENCIA ANCHIETA CORTEZ.JPG

(Anchieta Cortez e esposa)

FOTO 33 INDEPENDENCIA ANCHIETA CORTEZ JOSINO.JPG

(No destaque, Josino e Ivaneida)

FOTO 33 INDEPENDENCIA MURILO.JPG

(Murilo César e Ina)

FOTO 33 INDEPENDENCIA CARLOS JOSE.JPG

(Carlos José e Francisca)

Fotos de Francisca Souza.

Publicado Por: Narciso Monte

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
07h14 Nilmar é preservado pelo segundo dia seguido e Inter nem mostra o seu time 07h03 Presidente do River Plate descarta negociar zagueiro Balanta com o SP 07h00 Confira as datas de início das atividades da Evangelização Infantil e da Mocidade na FEPI 06h58 Secretário de Saúde do Piauí recebe representantes de Enfermagem 06h31 Advogados do PI ganham desconto no pagamento de anuidade até sábado, 31 06h15 Judiciário do Trabalho se prepara para Semana Nacional da Conciliação 2015 05h42 Familiares e amigos lotam igreja em velório de jovem morta em acidente 05h39 França divulga campanha para desencorajar potenciais jihadistas 05h34 ONG questiona versão da promotoria mexicana sobre estudantes 05h12 Aline Riscado posa para marca de roupas e mostra suas curvas 04h49 Uso do "pau de selfie" em partidas de futebol é proibido por justiça na Bahia 04h35 NEYMAR e Fernando Torres discutem após o lance de gol 04h07 Empresário de Shogun cogita descida de peso e luta contra Bisping no Brasil 03h46 Petrobras perde R$ 13,9 bilhões em valor de mercado em apenas um dia 03h27 Justiça do Rio quebra sigilos bancário e fiscal de ex-presidente da Petrobras 03h02 Otávio Mesquita é internado em São Paulo; saiba mais 02h52 Madonna sugere que Taylor Swift é a 'princesa do pop' 02h30 Barbudo, ex-BBB Yuri faz ensaio de fotos sem camisa e mostra corpão 02h02 Por causa de amigdalite, Cauã Reymond adia viagem para gravar 'Dois Irmãos' 01h51 Com valor em mais de R$ 1 mi, Vasco pode voltar a pagar dívida à família de Dener 01h36 ProUni: quase 1,2 milhão já se inscreveram e prazo termina nesta quinta 01h17 Mulher Melão relata calor extremo em avião da Azul; empresa explica 00h51 Mercado de transporte aéreo no Brasil cresceu 5,7% em 2014 00h46 III Campeonato Futsal Eliano do Povo 00h46 III Campeonato Futsal Eliano do Povo
CURSO DE INGLES
CNH