180graus

Maçonaria - 26/04/2017 às 06h23

Grande Loja Maçônica do Piauí - “A História como ela é”

No próximo ano de 2018 será o Jubileu de Vinho da Grande Loja Maçônica do Piauí, fundada em 13.11.1948, sob os auspícios da Grande Loja Symbólica do Rio de Janeiro.

Os Conselheiros da Academia Piauiense de Mestres Maçons Ernâni Napoleão Lima e José Narciso do Monte, estão desenvolvendo um projeto comemorativo independente, com vistas a imortalizar a efeméride.

Trata-se de documentário contendo narrativas e entrevistas, bem como destaques dos fatos e personalidades que fizeram e fazem a história edificante da Instituição ao longo de seus 70 anos de existência.

Tópicos
Maçonaria - 20/04/2017 às 14h04

Espiritualidade e filosofia maçônica

Este é o sugestivo título do livro de autoria do Mestre Maçom Emérito Aristeu Tupinambá Rodrigues Filho, 33º, uma produção independente de 2013, com prazo de validade permanente.

FOTO LIVRO ARISTEU.jpg

O Economista, Administrador e pós-graduado em Filosofia Aristeu (foto), tem o DNA da Maçonaria em suas veias. Filho de Aristeu Rodrigues Tupinambá, um dos fundadores da Loja “Abdias Neves nº 4”, de Piripiri, nos idos de 1949. Herdou os ideais do pai e há mais de 40 anos milita na Ordem milenar, no âmbito das Grandes Lojas Brasileiras, com experiência vivenciada em vários Ritos.

FOTO ARISTEU.jpg

(Aristeu, o espiritualista)

Na vida profissional foi CEO do Banco do Brasil em diversas áreas.

Para falar do livro.

Pesquisadores e doutrinadores, nos diversos campos das ciências, das letras e das artes, por intermédio de suas teses e dissertações, fruto de exaustivos estudos, acabam por estabelecer as chamadas Correntes de Pensamento ou Escolas de Pensamento, que, a respeito de determinado assunto, tanto podem ser convergentes quanto antagônicas entre si, cabendo aos seus seguidores adotar o caminho que lhes pareçam mais adequado, a partir das interpretações exegéticas.

Na Maçonaria também é assim. O autor inglês C. W. Leadbeater catalogou quatro escolas maçônicas: a Autêntica, a Antropológica, a Mística e a Oculta.

As escolas Autêntica e Antropológica têm o foco de estudo voltado para a história.

A escola Mística se preocupa com o estudo do lado espiritual e o desenvolvimento interior do homem e a sua união consciente com Deus.

Já a Escola Oculta prima pela pesquisa dos mistérios da Natureza e os poderes naturais do ser humano, ainda adormecidos. Cuida também da espiritualidade e das coisas sagradas. Utiliza como metodologia o treinamento de todos os atributos da natureza: físico, emocional e mental, com vistas a obter gradativas expansões da consciência humana.

É no sentido dessas duas Escolas que o autor encaminha o seu pensamento. Fala-nos da existência de Deus, da importância das religiões e das Escrituras Sagradas, sempre fazendo uma ponte com os postulados da sublime instituição maçônica no campo da filosofia, da moral, da ética e da própria espiritualidade.

Não se trata de uma obra panfletária, mas de uma importante ferramenta de auxílio à investigação da Verdade, um dos objetivos cardiais da Maçonaria, pela via da exegese e da reflexão.

 

 

 

Maçonaria - 01/04/2017 às 14h40

Maçonaria: GOINPI agora e GOPI

As Lojas maçônicas da jurisdição do Grande Oriente Independente do Piauí (GOINPI), reunidas em assembleia especialmente convocada, aprovaram, por unanimidade, mudança no nome daquela Obediência para Grande Oriente do Piauí (GOPI).

Outras Obediências congêneres, que integram a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), já haviam adotado procedimento idêntico, retirando a expressão “Independente” de suas denominações originais.

A novo nome quebra a ideia de auto suficiência, traduzindo-se em disposição para a realização de parcerias.

De outro ângulo, poderá ser interpretado como preparação para ingresso no List Of Lodges Americano, considerando que as unidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já obtiveram o “agreement” de reconhecimento pelas Grandes Lojas dos Estados Unidos.

Maçonaria - 15/03/2017 às 09h49

Maçonaria: Grandes Lojas Americanas reconhecem regularidade do Grande Oriente Independente

Realizou-se no período de 18 a 21 de fevereiro deste ano de 2017, na cidade Omaha, Nebraska, a tradicional Conferência dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte. Além das representações americanas, estiveram presentes como convidados: delegações do Brasil (Grandes Lojas, Grandes Orientes Estaduais e GOB), Canadá, Itália, Rússia, França, Bélgica, Alemanha, México, Cazaquistão, Romênia, Bulgária, Paraguai, dentre outras.

No dia 20 foi realizada reunião da Comissão de Informação para Reconhecimento, órgão da Conferência, instituída em 1951. É composta de 7 membros, com mandatos de 7 anos, selecionados entre integrantes das 7 Conferências regionais.

Tem como finalidade institucional analisar e opinar sobre os pedidos de reconhecimento oriundos de Obediências maçônicas de outros países, que desejem manter relações de amizade com as Grandes Lojas membros da Conferência Mundial americana.

Da pauta, constava a apreciação de pedidos de reconhecimentos formulados pelos Grandes Orientes Independentes dos Estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos mereceram aprovação. Vitória para a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB.

Eis o texto do Relatório:

Relatório da Comissão de Informação para o Reconhecimento 2017
Grandes Orientes Estaduais do Brasil.
O Grande Oriente do Paraná, o Grande Oriente de Santa Catarina, o Grande Oriente do
Rio Grande do Sul e o Grande Oriente do Mato Grosso, cada um reconhecido e com
tratados assinados com suas respectivas Grandes Lojas em cada Estado em
Agosto/Setembro de 2016. Cada um desses corpos são agora reconhecidos pela CMI.
É sensato admitir que estes Grandes Orientes praticam Maçonaria regular.

O próximo passo será a inclusão dessas Obediências no livro “List Of Lodges”, editado pela Pantagraph (USA).

ATO FALHO – Antes da votação da Comissão, o Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente do Brasil – GOB, sr. Túlio Colacciopo, arqui-inimigo e algoz das Grandes Lojas Brasileiras, presente no evento, usou da palavra para sugerir que as Grandes Lojas Americanas não cometessem o segundo erro de sua história, ao reconhecer os Grandes Orientes Estaduais peticionários.

O primeiro erro foi o reconhecimento das Grandes Lojas da CMSB, em 1927, segundo afirmou o sr. Túlio.

Na oportunidade acrescentou que, no Brasil, o Grande Oriente somente reconhece 4 Grandes Lojas, obviamente as que são reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), com o aval do GOB: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Felizmente, a voz de mau agouro do sr. Túlio foi rechaçada por outros oradores e não encontrou eco no plenário da Comissão.

Tópicos
Maçonaria - 10/03/2017 às 19h18

Maçonaria: sucesso na comemoração do jubileu de platina da “Araújo Chaves”

Tal qual estava programado, foi coroado de pleno êxito a festividade comemorativa do 45º aniversário de fundação da Loja maçônica “Mestre Araújo Chaves nº 12”, da cidade de Campo Maior, realizada na noite dessa terça-feira (7).

A sessão branca foi conduzida por José Pereira de Sousa Neto, o jovem Venerável da Loja que vem se destacando pela sua competência e pelo invejável espírito de liderança de que é possuidor, especialmente na integração do corpo social interno e nas relações harmoniosas com a coirmã “Costa Araújo nº 3” e “Fraternidade Canpomaiorense”, esta do Grande Oriente do Brasil, ambas também daquele Oriente.

LOJA ARAÚJO CHAVES ABERTURA 45º VENERÁVEL.jpg

(Venerável José Neto faz a abertura da sessão)

A Maçonaria de Campo Maior experimenta uma das melhores fases de sua existência, respaldadas nas glórias do passado e no pressuposto de um futuro repleto de realizações positivas, tendo como pedra angular as causas maiores da cidadania e da fraternidade universal.

A ordem do dia contou com objetiva palestra proferida pelo PGM-Ernâni Napoleão Lima enfocando o tema de auto estima “Pare de Morrer. Comece a Viver”, bastante aplaudida por todos os presentes.

LOJA ARAÚJO CHAVES 45º ANIVERSÁRIO PALESTRANTE ERNÂNI.jpg

(Palestrante Ernâni aborda tema da atualidade)

LOJA ARAÚJO CHAVES 45º ANIVERSÁRIO PLATEIA I.jpg

(Aspecto da plateia)

Ao ensejo, a Oficina conferiu o título de MEMBRO PRECEPTOR aos Mestres Maçons Eméritos Joaquim Gomes de Mesquita, Venerável da “Costa Araújo” e Paulo da Silva Aragão da Loja “Abdias Neves nº 10, de Piripiri, em reconhecimento a seus méritos de Benfeitores da Maçonaria.

LOJA ARAÚJO CHAVES TÍTULO J. GOMES.jpg

(Registro da entrega do Título ao Venerável Joaquim)

LOJA ARAÚJO CHAVES TÍTULO PAULO ARAGÃO.jpg

(Paulo Aragão exibe o Título recebido)

LOJA ARAÚJO CHAVES TÍTULO PRECEPTOR.jpg

(Fac-símile do Título Honorífico)

As damas maçônicas, na oportunidade, foram efusivamente saudadas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

LOJA ARAÚJO CHAVES DAMAS AGRADECEM APLAUSOS.jpg

(Damas agradecem os aplausos recebidos).

 

 

Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
15h38 Principais praças esportivas do Bairro Nova Esperança estão cobertas por matos e lama 15h31 Vereador solicita construção de arquibancadas no estádio de Alagoinha do Piauí 15h30 Vereador apresenta projeto que visa reaproveitar alimentos em Teresina 15h29 Formação Continuada: Uso do livro didático na Educação Infantil 15h23 Governo quer ter fila única em cada estado para cirurgia eletiva no SUS 15h22 Dois jogos sofreram mudanças para a abertura do Brasileirão da Série B;veja 15h19 Entrega de certificados 15h16 PMT garante entrega de novo cemitério com 40 mil vagas para mês de outubro 15h14 Amapi sugere à bancada alterações em PL que pode afetar fundo do judiciário 15h12 Consumidores de Picos ganham R$ 50 mil e R$ 20 mil na Nota Piauiense 15h12 Secretária de assistência social participa de encontro sobre o Processo Conferencial 2017 15h06 Governador cumpre agenda na região de Picos neste final de semana 15h05 Homem agredido pelo irmão morre em hospital e agressor é preso em Santo Antônio de Lisboa 14h59 Secretaria realiza curso de doces e promove mais uma capacitação 14h59 Contas bloqueadas:Gestão anterior de Colônia do Gurguéia não entregou a prestação de contas de 2016. 14h58 Encontro do Grupo Viva a Vida marca 7° dia da programação de aniversário de Santana do PI 14h58 Homem é assassinado nas proximidades do 3º BEC em Picos 14h58 Expansão de ‘Hot Wheels’ para ‘Forza Horizon’ 3 chega em maio 14h54 Policia prende um dos suspeitos de assalto a empresário de Luzilândia 14h52 Dia 02 de maio espetáculo JUSTIÇA, uma super produção artística de Valdsom Braga 14h51 Presos se escondem em forro para fugir da Penitenciária de Parnaíba 14h46 Acusados de furtar apartamentos são presos em Joaquim Pires 14h45 Em Alegrete, secretaria de assistência social realiza curso e faz entrega de uniformes dos SCFV 14h42 TCE decide pelo bloqueio de contas de 32 prefeituras do Piauí; confira lista 14h39 É divulgada programação do bairro São Miguel no município de São Lourenço do PI
Teresina Participativa

Enquete

Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

Total de Votos: 844

Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

Mais lidas

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram