Eleições Municipais -

Segurança: Polícia Militar faz avaliação das eleições

O major Sá Júnior, relações públicas da Polícia Militar do Estado do Piauí, classificou como 'altamente positiva' a participação da corporação na segurança das eleições, ao afirmar que 'hoje, a Polícia Militar é o único órgão público estadual presente em todos os 224 municípios piauienses'. Na eleição, segundo o major, essa presença se tornou mais efetiva em face do trabalho desenvolvido em colaboração com as polícias Federal e Civil, assegurando a tranqüilidade do pleito.

Uma presença que se estendeu ao vizinho Estado do Maranhão, quando uma patrulha da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), atendendo ao pedido do comandante militar do Maranhão, interveio em Benedito Leite, cidade maranhense em frente a Uruçuí, para dar segurança a um grupo de militares do Exército.

Segundo o major Sá Júnior, foi uma exceção porque o trabalho das tropas militares em território piauiense foi normal e tudo se desenrolou dentro de um quadro de normalidade observado em quase todos os municípios piauienses. A corporação, segundo o major Sá Júnior, comportou-se com autoridade mantendo a ordem e o bom andamento do pleito do domingo, dia 5 de outubro.

Para esse trabalho, a Polícia Militar lançou mão de um efetivo militar de mais de 2 mil policiais militares, que se deslocaram para todos os municípios piauienses, onde permaneceram até o fechamento das urnas e sua apuração. Um trabalho que o major Sá Júnior classificou como 'resultado de u planejamento em longo prazo'. Com efeito, um mês antes da data do pleito, o dispositivo militar a ser empregado na sua segurança estava totalmente constituído e testado.

Isso ocorreu sem prejuízo da segurança da capital pelo pessoal dos batalhões do policiamento ostensivo da capital e que pôde intervir em qualquer evento desde que solicitado através do telefone 190. O major Sá Júnior lembrou que a população deve fazer uso desse telefone para comunicar irregularidades de qualquer natureza sem necessidade de identificação. Esse número, segundo o major Sá Júnior, está disponível para atender à sociedade.

Na sexta-feira que antecedeu as eleições, um efetivo formado por mais de 2 mil homens levou a segurança ao interior durante as eleições municipais. Para esse trabalho, segundo o major Sá Júnior, a Polícia Militar lançou mão de seu pessoal da área administrativa para completar o número suficiente de policiais. Essa medida foi adotada com a finalidade de evitar prejuízo ao policiamento da capital. O policiamento que atuou nos 467 locais de votação de Teresina e na região metropolitana não prejudicou as operações de segurança na capital do Estado.

Fonte: Com Informações Diário Do Povo

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco