O 'Veín' é mesmo trabalhador? -

Wilsão era melhor opção? Inércia de Elmano nos leva a acreditar que sim

Por Apoliana Oliveira

E se Wilsão tivesse sido eleito?
_________________________

Outro dia, me veio à mente a seguinte indagação: o que fez Elmano Férrer em quase dois anos ocupando cadeira no Senado Federal?

Logo lembrei da expressão “Veín Trabalhador”, criada pela S/A Propaganda, vendendo um senhor simpático, disposto a melhorar a vida dos pobre e, principalmente, com muita vontade de trabalhar.

Quase dois anos se passaram desde aquela vitória inesperada de Elmano contra o ex-governador Wilson Martins, e o senador, já de saída do PTB, é um o mais improdutivo da bancada piauiense na Casa. Um ano e dez meses de “trabalho” e apenas 10 proposições apresentadas.

Numa das poucas coisas em que o Piauí é igual a outros estados, tendo no senado bancada de igual tamanho em relação os demais entes da federação, dá a sorte de ter um representante que não atua tal qual a imagem que vendeu.

Exagero meu? Você pode até dizer que sim. Mas outro dia o dito “Veín Trabalhador” foi na TV dizer que aguardava uma posição do PMDB, com seus projetos em favor do Piauí, para tomar a decisão de mudar de sigla. Ora, mas o que poderá fazer no novo partido, que não podia no PTB, se a missão de todos ali no Senado Federal é de lutar pela melhoria de vida de quem precisa?

Mesmo respeitando todos os anos de experiência do senador, é preciso reconhecer que a proposta de “Veín trabalhador” fracassou. E um destes fracassos foi como coordenador da bancada, ao ponto de deixar ir pelo ralo mais de R$ 45 milhões para a segurança pública, por pura inércia.

Fracassou como líder político, deixando o PTB no Piauí se esvair. Perdeu João Vicente Claudino, não conseguiu eleger, e nem levar Amadeu Campos para o segundo turno, perdeu até 20 prefeituras no interior no último pleito... Mas a maior prova de que o senador prefere mar calmo, foi sua decisão de não entrar na disputa pela prefeitura de Teresina.

Era o adversário ideal para Firmino Filho, alguém com chances de fazer com que o tucano não planasse sozinho em busca de mais quatro anos no poder. Preferiu a marola do Senado, com a “dificílima” e “árdua” tarefa de apresentar, por ano, cinco proposições na Casa.

Sabe quando me veio aquele pensamento sobre o trabalho de Elmano? Foi quando vi a foto de Wilson Martins curtindo férias na Índia, e participando de congressos internacionais, representando o Piauí no mundo. Articulador, polido, de bom relacionamento e ideias firmes, o que o ‘trator’ poderia ter feito pelo nosso estado, que Elmano não fez?

Uma coisa é certa: pior do que o ‘Veín’, Wilsão não seria. Pelo contrário, talvez tivéssemos no ex-governador o melhor nome da bancada, apresentando projetos viáveis e trazendo muito mais recursos para o Estado. A habilidade de articulação que o levou ao Palácio de Karnak, primeiro assumindo o lugar de W.Dias, e depois vencendo Silvio Mendes, então prefeito da capital, seria crucial principalmente no momento turbulento pelo qual passa a política nacional. Arrisco a dizer que, tanto quanto Ciro Nogueira (PP), teria trânsito livre no Palácio do Planalto.

Um exemplo de que o ex-governador ainda tem capital político: Mesmo com uma investida tímida, o PSB de Wilsão conseguiu fazer 13 prefeitos a mais que o PTB de Elmano em 2016.

Quando Wilson agiu estrategicamente o PSB ganhou força, efetivando filiações que deram visibilidade à sigla no Piauí e conquistando o apreço de Eduardo Campos, com quem tinha proximidade. Uma parceria frutífera, interrompida pelo destino. No seu estilo “trator”, chegou ao poder com a garra que o povo exige, sedento por executar seu plano de desenvolvimento do Piauí. Foi derrotado por Elmano? Sim, e não. Sua derrota foi muito mais por negligência com o marketing eleitoral, que em campanha nenhuma, pode agir tardiamente. Se novamente candidato fosse, corrigindo os sabidos erros cometidos, não seria surpresa ver Wilsão levando a melhor.

Já Elmano precisa correr atrás do tempo de mandato perdido, e evitar que no final desta história o povo, que já trocou o ‘Veín trabalhador’ pelo ‘Veín traidor’ [entenda aqui], chegue às vias do arrependimento.
___________________
Você também faz parte deste debate! Concorda que o Piauí ganharia mais com Wilsão no Senado, ou Elmano foi a melhor opção? Deixe seu comentário, contra ou a favor.

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco