Por Euclides Rodrigues Mendes -

Parque Nacional Serra da Capivara – o outro lado da história

Criado em 5 de junho de 1979, pelo decreto no 83.548, na macrorregião de São Raimundo Nonato, o Parque Nacional Serra da Capivara fez conhecido, para o Piauí, o Brasil e o mundo, o limiar da história do homem, na América. Não só isso, proporcionou e proporciona, de forma singular, a preservação da flora, fauna, sítios arqueológicos e pinturas rupestres, existentes em seu território.

Não obstante, há um outro lado desta história que talvez o Piauí, o Brasil e o mundo não conheçam, qual seja: com a criação do citado parque, dezenas de famílias, que foram alcançadas por seus limites, especialmente nos município de Coronel José Dias e João Costa, foram expropriadas e obrigadas a saírem de suas casas e propriedades, sem a prévia indenização. diga-se, dos expropriados, muitos já faleceram em decorrência de doenças adquiridas ou agravadas pela angustia e sofrimento por terem sido, de forma impiedosa, expulsos de suas propriedades, repiso, sem as respectivas indenizações. os ainda vivos, a maioria com mais de 80 anos de idade, sofrem de sérios problemas de saúde, alguns moram de favor em casa de parentes e passam por dificuldades extremas, pois, até hoje ainda não receberam as indenizações que lhes são devidas, embora tenham buscado, à exaustão, recebê-las.

Dito isto, no momento em que o Parque Nacional Serra da Capivara alcança o ápice do sucesso, com a inauguração do museu da natureza, faz-se imperioso que as autoridades competentes, em especial, a direção regional do Instituto Chico Mendes - ICMBio, no Estado do Piauí, viabilizem, com a urgência que o caso requer, o pagamento das indenizações devidas aos expropriados em razão da criação do mencionado parque, em especial, daqueles com propriedades nos municípios de Coronel José Dias e João Costa, a fim de que tenham, também, uma feliz história!

Euclides Rodrigues Mendes é advogado, especialista em Direito Penal e natural de Coronel José Dias.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco