• Piauí é destaque em evento nacional de tecnologia e governança

    A transformação digital do Piauí tem sido destaque nacional no que se refere aos avanços da tecnologia na gestão pública. Nesta quinta-feira (02), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) representa o Estado na eGov Experience Tour, que está sendo realizado em Rio Branco, no Acre.

    Foto: eGov ExperienceElen Gera
    Ellen Gera

    Durante o evento, o presidente da Etipi, Ellen Gera, ministra a palestra “Programa de Transformação Digital do Estado do Piauí”, que aborda as principais estratégias adotadas pelo ecossistema de tecnologia no estado, trazendo mais eficiência e transparência para a gestão pública.

    O evento reúne especialistas, gestores públicos e empresas do setor para discutir as melhores práticas e experiências na área da tecnologia e inovação. O destaque dado ao Piauí evidencia o trabalho que vem sendo realizado no estado para promover a modernização dos serviços públicos, com foco no cidadão.

    Segundo Ellen Gera, o Piauí desponta com um caso que tem potencial de se tornar exemplo para o Brasil, ao adotar um modelo que veio da Estônia, adaptado para a realidade local, que garante a interoperabilidade das plataformas estaduais: o Gov.Pi Cidadão.

    “A transformação digital é hoje uma pauta de âmbito nacional. Nesse cenário, o Piauí desponta com um caso que tem potencial de virar modelo para o Brasil. Nós utilizamos hoje um modelo, inclusive, que veio da Estônia, adaptado ao Piauí, que garante a interoperabilidade das plataformas estaduais. Diante desse caso, nós já implantamos no governo do Piauí, o Gov.Pi Cidadão, no ano de 2023, e a remodelagem do Gov.Pi Empresas”, destacou Ellen Gera.

    O presidente explicou que, com o evento, o objetivo da Etipi é manter o intercâmbio em nível nacional para que o Brasil possa caminhar de forma unida, alinhada entre seus entes federados, na pauta da tecnologia.

    “Hoje estou no Acre justamente para a gente compartilhar o que nós estamos desenvolvendo no Piauí no que diz respeito ao governo digital. Nosso grande objetivo é garantir um alinhamento tecnológico em ambiente nacional para a gente facilitar a vida do cidadão brasileiro, seja ele no governo municipal, estadual ou federal”, afirmou Ellen Gera.

  • Acordo entre Etipi e Estônia Hub fortalece as ações de transformação digital no Piauí

    A Empresa de Tecnologia da Informação (ETIPI) recebeu da Estônia Hub, nesta terça-feira (30/04), um relatório de ações e levantamento de dados relacionados às atividades fruto do Acordo de Cooperação Técnica previamente firmado entre as duas instituições. A parceria tem como objetivo identificar potencialidades e lacunas no modelo e implementação de governo digital no estado, a partir de levantamentos e avaliações junto a órgãos e entidades envolvidas no processo.

    Foto: Reprodução/ Governo do Piauí

    Na ocasião, Rafael Fassoni apresentou ao presidente da Etipi e toda a equipe da empresa, um relatório de ações e levantamento de informações realizado nos últimos três meses. A ideia  central é avaliar o nível de maturidade do governo digital no Piauí e implementar ações para melhorar a experiência do estado, com foco no cidadão.

    Para o presidente da Etipi, Ellen Gera, o Piauí tem muito a ganhar quando faz uma avaliação minuciosa do trabalho realizado para a transformação digital, com vistas para que ele seja efetivo e assertivo.

    “Por meio desta parceria com a Estônia Hub vamos amadurecer o nosso modelo de governo digital, estabelecendo metodologias de seleção de serviços, fazendo um mapeamento das demandas, conhecendo os impactos reais desses avanços tecnológicos, tudo isso para crescermos ainda mais nessa área e garantir que o cidadão tenha uma excelente experiência digital no estado”, concluiu o presidente da Etipi.

    A Estônia Hub é uma organização internacional, responsável por promover relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia, por meio de atividades como missões, consultorias, elaboração de projetos, dentre outros.

    Foto: Reprodução/ Governo do PiauíEtipi e Estônia
  • Etipi passa a ser provedora dos serviços Amazon AWS no Piauí

    A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) deu um grande passo para otimizar o Data Center do Governo do Estado e ampliar a disponibilidade do ambiente de armazenamento em nuvem. 

    Foto: DivulgaçãoEtipi passa a ser provedora dos serviços Amazon AWS no Piauí
    Etipi passa a ser provedora dos serviços Amazon AWS no PiauíPa

    Nesta terça-feira (30), a Etipi firmou parceria com a Amazon AWS. A Etipi passa a ser provedora dos serviços Amazon, possibilitando que o Piauí disponha dessa grande tecnologia, garantindo assim alta performance das plataformas e sistemas do estado.

    “Uma das grandes responsabilidades da Etipi é cuidar do Data Center do governo, garantindo segurança e alta disponibilidade de informações e nesse contexto, hoje firmamos uma importante parceria com a Amazon AWS, onde a Etipi passa também a ser provedora dos serviços da Amazon AWS no estado”, disse Ellen Gera.

    O Piauí ganha com a parceria entre Etipi e Amazon, uma vez que a empresa internacional possui a infraestrutura de nuvem global mais extensa, confiável e segura. Os produtos da AWS oferecem grandes soluções para computação, armazenamento, bancos de dados, e análises específicas.

  • Medidas garantem segurança nos canteiros de obras e ambiente de trabalho saudável

    Neste domingo (28/04), é celebrado o dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A área é destinada a prevenir acidentes e doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, identificar possíveis riscos, analisar o ambiente onde eles se manifestam e criar planos de prevenção. Importante vetor para a economia brasileira e grande gerador de postos de trabalho, o segmento da construção civil aumenta a sua responsabilidade em relação à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores.

    A MRV, do grupo MRV&CO, é uma empresa certificada na ISO 45.001 desde o ano de 2014, uma norma internacional de saúde e segurança ocupacional (OH&S), que estabelece requisitos para construir um sistema de gestão sólido no assunto. As conhecidas 'Regras de Ouro', espalhadas nos canteiros de obras, elencam uma série de ações para tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável, além do 'Programa Fatalidade Zero', atuando na prevenção dos seis riscos críticos: trabalho em altura, queda de material, eletricidade, içamento, espaço confinado e escavação. 

    Foto: Reprodução

    Somente no ano de 2023, a empresa treinou mais de 25.000 trabalhadores, o que equivale a mais de 600 mil horas investidas considerando as cargas horárias empregadas e o número de participantes.

    "Nós buscamos trabalhar sempre na prevenção, implantando uma cultura de segurança e prevenção em todos os colaboradores, com padronização de procedimentos atendendo os requisitos legais e a presença constante da equipe de segurança do trabalho, que acompanha e orienta as atividades dos funcionários. Trabalhamos com o IPS (Índice de Prática Segura) no canteiro de obras e avaliações comportamentais, porque os acidentes acontecem, muitas vezes, por questões de comportamento", explicou Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho da MRV, regional Piauí e Ceará.

    As ações desenvolvidas vão além de orientar sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), de acordo com normas de segurança e legislação. "Periodicamente realizamos algumas campanhas voltadas para a saúde e segurança dos colaboradores e, como um incentivo, premiamos as equipes que seguem os procedimentos corretamente. Além disso, temos o diálogo diário de segurança (DDS) com os colaboradores antes de iniciar a rotina laboral, reunindo as frentes de trabalho para repassar as medidas de prevenção específicas daquela atividade que será executada, contribuindo assim para o aumento da produtividade", disse a engenheira.

    Campanhas contra o assédio, importância da diversidade, Setembro Amarelo, Novembro Azul, dentre outras temáticas são trabalhadas também dentro dos canteiros de obras de forma humanizada para promover a cultura prevencionista e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

    Raíza Diniz finaliza afirmando que a segurança do trabalho precisa da participação de todos para que o resultado seja alcançado: o acidente zero nos canteiros de obras. "Zelar pela segurança e bem-estar dos nossos colaboradores é a nossa meta. A MRV busca sempre evoluir e ter esses avanços tecnológicos nos seus processos e regulamentos para atuar fortemente na prevenção de acidentes de trabalho nos canteiros de obra", reforça Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho.

  • Kayo Souza lança plataforma "Advoga Mais para Jovens Advogados" em parceria com a OAB-PI

    Kayo Souza, doutor em tecnologia e empreendedor na área jurídica, está revolucionando o apoio à jovem advocacia com o lançamento da plataforma "Advoga Mais para Jovens Advogados". Em uma colaboração pioneira com a OAB-PI e a comissão da jovem advocacia, este projeto inovador tem como objetivo capacitar e apoiar tanto a atual quanto a próxima geração de advogados em suas jornadas profissionais.

    Esta plataforma adota uma abordagem centrada no desenvolvimento de habilidades práticas, fornecendo mentoria personalizada e acesso a recursos atualizados. O programa oferece um ambiente dinâmico onde os jovens advogados podem aprimorar suas competências, expandir suas redes de contatos e alcançar o sucesso em suas carreiras jurídicas.

    Foto: reprodução

    Desde os fundamentos do direito até as nuances da prática legal contemporânea, o "Advoga Mais para Jovens Advogados" promove um ambiente colaborativo e estimulante, projetado para inspirar e capacitar a próxima geração de líderes jurídicos. Este programa representa um passo significativo no apoio ao desenvolvimento profissional dos jovens advogados, fornecendo as ferramentas e recursos necessários para enfrentar os desafios do mundo jurídico atual e futuros.

  • Cilp Lança Aplicativo Integrado para Consultoria Financeira: Mais Praticidade e Vantagens

    A Cilp, empresa líder em consultoria financeira, está lançando um novo aplicativo integrado projetado para otimizar a gestão financeira de seus clientes e simplificar o trabalho dos consultores. Com a metodologia inovadora da Cilp, cada cliente tem seu contexto de vida e objetivos como pontos de partida para um atendimento completo e integrado nas áreas de proteção, investimentos e aposentadoria.

     

    O novo aplicativo da Cilp unifica o local onde o cliente pode resolver questões importantes, como fazer seguros, investimentos e comprar imóveis. Agora, os clientes podem contar com um único ponto de contato, o consultor financeiro, que tem uma visão ampla das reais necessidades de cada cliente e acesso às melhores instituições e soluções do mercado.

    Atestando a eficiência da metodologia, recentemente, os consultores da Cilp, Abib Attem e Alexandre Siqueira, ambos com mais de 35 anos de experiência como gerentes gerais do Banco do Brasil, foram reconhecidos pela seguradora Icatu por seu desempenho exemplar. Durante uma cerimônia de premiação fora do país, os consultores receberam o reconhecimento pela ética e pelo seu compromisso em oferecer soluções financeiras orientadas para o cliente.

    Foto: Reprodução Alexandre Siqueira e Abib Attem (Cilp) com Henrique Jenkins (Icatu)
    Alexandre Siqueira e Abib Attem (Cilp) com Henrique Jenkins (Icatu)

    Em 2023, a seguradora, interessada em conhecer melhor a solução, fez um convite para um almoço exclusivo com o Presidente da companhia e as diretorias das duas empresas (Cilp e Icatu). As empresas estreitam laços e prevêem uma integração cada vez maior no atendimento digital a clientes.

    Foto: Reprodução Alexandre Siqueira e Abib Attem (Cilp) com Henrique Jenkins (Icatu)
    Alexandre Siqueira e Abib Attem (Cilp) com Henrique Jenkins (Icatu)

    O processo de atendimento começa com a análise do contexto de receitas e despesas do cliente. Em seguida, são verificados os riscos, como a manutenção do padrão de vida em caso de invalidez ou ausência do pilar financeiro da casa. São mapeados os sonhos e as intenções para aposentadoria, resultando em um atendimento completo e personalizado.

    Com o novo aplicativo da Cilp, os clientes podem receber recomendações de investimentos ou orientações em decisões específicas diretamente pelo aplicativo, economizando tempo e simplificando o processo.

    Rafael Corrêa, Head da Área de Research da Cilp e autoridade em gestão de renda nãolaboral, destaca a importância do novo aplicativo: " Há investimentos mais adequados para cada prazo. Cada cliente gasta menos de 15 minutos por mês para ter acesso às suas informações financeiras e receber orientações importantes para sua vida financeira. Com nossa metodologia inovadora e o novo aplicativo integrado, estamos oferecendo uma solução completa e integrada que otimiza a gestão da renda não-laboral dos clientes. Isso permite que eles alcancem seus objetivos financeiros de forma mais eficaz e segura, enquanto simplifica o processo para os profissionais do mercado financeiro.”

    Foto: Reprodução .
    Rafael Corrêa
     
    O aplicativo é integrado a um banco digital e os clientes recebem cashback quando realizam transações como por exemplo um seguro de vida ou do carro. Além disso, há um ambiente EAD para capacitação e aprendizagem de clientes e profissionais.
    O CEO da Cilp, Ricardo Loureiro, CFP®, destaca sua visão de criar um ecossistema no qual as pessoas, com seus planos de vida e recursos, resolvam situações de sua vida financeira de uma forma mais prática. Loureiro, que é médico, professor de matemática e corretor de seguros, é o desenvolvedor do aplicativo e o responsável pela capacitação de novos consultores através de uma comunidade que proporciona suporte e treinamento para adotar a metodologia da empresa.
    O novo aplicativo integrado da Cilp pode ser acessado através do link cilp.com.br e promete transformar a maneira como as pessoas lidam com suas finanças e planejam seu futuro.
    Para saber mais sobre a Cilp e suas soluções financeiras personalizadas, visite o site da empresa (cilp.com.br). O instagram da empresa é @cilpeducacional.
    Investimentos – Rafael Corrêa (86) 99502-5585
    Atendimento de Consultoria integrada: Abib (86 99980-1002), Alexandre Siqueira (86 99925-9237)
    CEO Ricardo Loureiro - 86 99415-3887

  • Seduc: 'O maior projeto de Inteligência Artificial na Educação Básica do mundo está no Piauí'

    O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, avaliou que o Piauí possui o maior projeto de Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica globalmente. A fala do Gestor ocorreu durante a abertura do evento InovaEduBr Summit 2024, que acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

    Com um impacto direto em mais de 120 mil professores e estudantes, Bandeira destacou a relevância da inserção da disciplina de IA na Matriz Curricular do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em 2024. Segundo Bandeira, a Educação é um dos pilares para a transformação digital que o Piauí está vivenciando.

    "A Tecnologia da Informação é uma prioridade em nosso Plano de Governo e está presente nas Diretrizes de Desenvolvimento a Longo Prazo do Estado do Piauí, apresentado pelo Governador Rafael Fonteles. Nesse sentido, a Educação desempenha um papel fundamental como indutora desse processo. Precisamos capacitar nossos jovens, especialmente os mais vulneráveis, para que se sintam preparados para as oportunidades que estão surgindo tanto de forma local quanto global", destacou.

    A inclusão da disciplina de Inteligência Artificial em todas as Escolas Públicas do Estado é um marco inédito no Brasil. A ação conta com a parceria do Google e de grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa).

    “É o maior projeto do mundo de IA na Educação Básica porque temos o suporte de um grupo de pesquisadores liderado pela Professora da UFRGS, Rosa Viccari, que é Coordenadora da Cátedra Unesco em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação. Além disso, temos a parceria com a plataforma do Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e temos o maior número de estudantes e professores impactados”, explicou Bandeira.

    Outro ponto destacado pelo Secretário da Educação do Piauí foi a implementação de novos cursos técnicos voltados para a área de Tecnologia da Informação, como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Marketing Digital e Programação de Jogos. Mais de 18 mil alunos estão matriculados em mais de 350 escolas, em um processo que visa a universalização da modalidade de Tempo Integral com a oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica até 2025.

    "Estamos vivendo um movimento no Piauí para formar e capacitar nossos jovens da Rede Pública em grandes Profissionais da área de Tecnologia da Informação", ressaltou Bandeira, evidenciando o compromisso do Estado em oferecer uma Educação de qualidade alinhada com as demandas do século XXI.

    O InovaEduBr Summit 2024 é um evento que reúne as melhores práticas e experiências sobre o futuro da Educação no Brasil por meio da inovação e da tecnologia. Foram selecionadas 82 cases de 11 estados brasileiros, evidenciando a importância e a vanguarda das iniciativas piauienses nesse cenário.

    Nesta quarta-feira (17), o Professor da Rede Pública Estadual, Eduardo Silva Mineiro, de Castelo do Piauí, vai participar da Sessão de Cases - Educação Básica, das 10h30 às 12h, dentro do InovaEduBr Summit 2024.

    Ele foi selecionado para participar do painel devido ao trabalho desenvolvido na Unidade Escolar Francisco Sales Martins. Neste trabalho, Eduardo utilizou ferramentas online para auxiliar os alunos no aprendizado de Inteligência Artificial – especificamente na aplicabilidade prática de uma Rede Neural Artificial (aprendizagem de máquina).

  • Elon Musk estende seus interesses ao Brasil, envolvendo Níquel, Lítio e Satélites

    O magnata Elon Musk, conhecido por suas investidas no setor tecnológico e espacial, firma seu pé no Brasil através de uma série de empreendimentos estratégicos. Recentemente, sua empresa, a Tesla, fechou um contrato "de longo prazo" com a mineradora brasileira Vale, visando o fornecimento de níquel para suas operações. Este acordo, anunciado em maio de 2022, estabelece uma parceria entre a gigante de carros elétricos e a Vale, que também extrai níquel na região do Pará.

    Além do níquel, Musk demonstra interesse crescente no lítio brasileiro, mineral essencial para a produção de baterias de carros elétricos. O Brasil detém uma significativa reserva de lítio, particularmente concentrada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Especialistas apontam que as qualidades do lítio brasileiro, com alta pureza, o tornam especialmente atrativo para a indústria de baterias mais eficientes e potentes.

    Foto: Reprodução/ © SpaceX/Divulgação.

    Disputas Geopolíticas e Aquisições Chinesas

    Contudo, a movimentação no mercado de lítio gera preocupações para Musk. A possível aquisição da empresa Sigma Lithium pela chinesa BYD, concorrente direta da Tesla, levanta questionamentos sobre a influência geopolítica na exploração deste recurso estratégico. O empresário já expressou sua inquietação sobre o controle chinês no mercado de lítio, especialmente após seu envolvimento em eventos políticos na Bolívia relacionados a esse mineral.

    A BYD, que anunciou planos de operar fábricas de carros elétricos na Bahia, fortalece sua posição como competidora global da Tesla. Especialistas alertam para os possíveis impactos dessa aquisição na dinâmica do mercado de lítio e nas estratégias comerciais de Musk no Brasil.

    Satélites e Domínio de Informações

    Outro interesse de Musk no Brasil é a expansão de sua empresa SpaceX, com foco no setor de satélites. A autorização para o uso dos satélites Starlinks da SpaceX pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em janeiro de 2022 demonstra a crescente presença da empresa no país. Esses satélites desempenham um papel crucial na conectividade de regiões remotas, especialmente na Amazônia, onde Musk tem mostrado interesse.

    Entretanto, as implicações desse controle de informações despertam preocupações sobre a soberania nacional e a segurança cibernética. O Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MP-TCU) já solicitou informações sobre os contratos entre o governo brasileiro e a Starlink, destacando a importância de proteger os interesses nacionais diante do crescente domínio estrangeiro.

  • Sempi e Etipi discutem estratégias tecnológicas mais acessíveis para mulheres

    Representantes da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) se reuniram, nesta quarta-feira (10). O objetivo foi discutir estratégias de atualização do site da Sempi e outras questões relacionadas à tecnologia da informação.

    Foto: DivulgaçãoReunião sobre atualização do site da Sempi
    Reunião sobre atualização do site da Sempi

    A reunião evidencia a importância de acompanhar as tendências tecnológicas para garantir que as informações e serviços oferecidos pela Sempi sejam acessíveis a todas as mulheres, independentemente da localização geográfica ou nível de familiaridade com a tecnologia.

    “A atualização constante do site da Secretaria das Mulheres e o uso eficiente das ferramentas digitais são essenciais para ampliar o alcance das iniciativas voltadas para o empoderamento feminino, o combate à violência de gênero e a promoção da igualdade de direitos”, disse Zenaide. 

    Segundo a secretária, a Sempi busca tornar suas ações mais acessíveis, inclusivas e eficazes, contribuindo para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres do Piauí.

    Participaram da reunião a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, a assessora especial do governo, Nayara Costa, e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera. 

  • Uespi-Tech financia pesquisa pioneira em inteligência artificial em jornalismo

    O professor doutor Orlando Berti, docente do Curso de Jornalismo do Campus Poeta Torquato Neto, na cidade de Teresina, foi contemplado com os recursos do edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Prop) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (Uespi-Tech), que impulsiona 20 projetos de inovação. 

    Foto: Governo do Piauí

    Cada projeto contemplado recebeu R$ 25 mil, totalizando um orçamento de R$ 500 mil. O objetivo do edital é impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento dentro da universidade.

    No caso do docente, esse valor foi utilizado para a compra de equipamentos em seu projeto “Laboratório de Inteligência Artificial em Jornalismo (LIAJ)". O edital financia diretamente o tripé da extensão, um dos pilares do desenvolvimento do alunado da Universidade Estadual do Piauí.

    “É mais que importante e necessário, principalmente porque instiga a produção de conhecimento e o desenvolvimento do nosso Estado e de nossos fazeres, ampliando e dando respostas à sociedade, ajudando a cumprir o papel da universidade pública”, enfatiza o pesquisador.

    Os recursos do edital possibilitam que cada pesquisador faça investimentos significativos na aquisição de itens necessários para o desenvolvimento do projeto. No caso do professor, um espaço está sendo montado para receber o grupo de pesquisa, além da aquisição de tecnologia necessária, já que o Liaj trabalha com inteligência artificial e processamento de dados. “Principalmente computadores modernos, de boa velocidade e bom processamento de dados, interconectados com as mais modernas plataformas de mediações informacionais de inteligência artificial, colocando o Liaj da Uespi como um dos pioneiros a fazer isso em todo o país”, comenta Orlando Berti.

    Contribuição para o cenário comunicacional no Piauí

    De forma pioneira, o Liaj desempenha um papel fundamental em sua pesquisa, especialmente considerando a rápida adoção de novas tecnologias pela sociedade. “Por si só, o jornalismo é um mundo que merece ser estudado e acompanhado, principalmente em sua interface prática. Tenho todo o respeito pelas necessárias conexões teóricas, mas, na atual conjuntura, velocidade e cenário pós-pandêmico, precisamos oferecer respostas práticas sobre impactos, estratégias e vivências. Isso não só para a imprensa em si, mas para toda a sociedade”, afirma o pesquisador.

    Além disso, segundo o professor, os impactos serão voltados para a população e imprensa, visando utilizar a inteligência artificial de forma ética e inclusiva. “Principalmente oferecendo relatórios, livros, artigos científicos e interconexões com outras investigações de outros grupos de pesquisa, sempre visando o compartilhamento de informações”, comenta o docente.

    Frutos do projeto Liaj

    Inicialmente, o grupo de pesquisa está trabalhando em dois manuais e dois livros sobre a temática de inteligência artificial e processamento de dados, como ponto de partida.

    “Para o futuro, seja ele com mais IA ou menos IA, esperamos continuar agindo e acompanhando. Graças ao edital Uespi Tech, ao compromisso da Administração Superior e da Prop, temos conseguido implementar o laboratório, que é um dos pioneiros do Brasil e o primeiro do tipo em todo o Piauí. Isso mostra o compromisso da Uespi em investir na pesquisa, e mesmo com os problemas que vivemos, há a possibilidade, sim, de pesquisar e agir”, comemora Orlando Berti.

Carregar mais
Trabalhe Conosco