Dia Mundial da Segurança e Saúde -

Medidas garantem segurança nos canteiros de obras e ambiente de trabalho saudável

Neste domingo (28/04), é celebrado o dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A área é destinada a prevenir acidentes e doenças ocupacionais dentro do ambiente de trabalho, identificar possíveis riscos, analisar o ambiente onde eles se manifestam e criar planos de prevenção. Importante vetor para a economia brasileira e grande gerador de postos de trabalho, o segmento da construção civil aumenta a sua responsabilidade em relação à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores.

A MRV, do grupo MRV&CO, é uma empresa certificada na ISO 45.001 desde o ano de 2014, uma norma internacional de saúde e segurança ocupacional (OH&S), que estabelece requisitos para construir um sistema de gestão sólido no assunto. As conhecidas 'Regras de Ouro', espalhadas nos canteiros de obras, elencam uma série de ações para tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável, além do 'Programa Fatalidade Zero', atuando na prevenção dos seis riscos críticos: trabalho em altura, queda de material, eletricidade, içamento, espaço confinado e escavação. 

Foto: Reprodução

Somente no ano de 2023, a empresa treinou mais de 25.000 trabalhadores, o que equivale a mais de 600 mil horas investidas considerando as cargas horárias empregadas e o número de participantes.

"Nós buscamos trabalhar sempre na prevenção, implantando uma cultura de segurança e prevenção em todos os colaboradores, com padronização de procedimentos atendendo os requisitos legais e a presença constante da equipe de segurança do trabalho, que acompanha e orienta as atividades dos funcionários. Trabalhamos com o IPS (Índice de Prática Segura) no canteiro de obras e avaliações comportamentais, porque os acidentes acontecem, muitas vezes, por questões de comportamento", explicou Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho da MRV, regional Piauí e Ceará.

As ações desenvolvidas vão além de orientar sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), de acordo com normas de segurança e legislação. "Periodicamente realizamos algumas campanhas voltadas para a saúde e segurança dos colaboradores e, como um incentivo, premiamos as equipes que seguem os procedimentos corretamente. Além disso, temos o diálogo diário de segurança (DDS) com os colaboradores antes de iniciar a rotina laboral, reunindo as frentes de trabalho para repassar as medidas de prevenção específicas daquela atividade que será executada, contribuindo assim para o aumento da produtividade", disse a engenheira.

Campanhas contra o assédio, importância da diversidade, Setembro Amarelo, Novembro Azul, dentre outras temáticas são trabalhadas também dentro dos canteiros de obras de forma humanizada para promover a cultura prevencionista e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Raíza Diniz finaliza afirmando que a segurança do trabalho precisa da participação de todos para que o resultado seja alcançado: o acidente zero nos canteiros de obras. "Zelar pela segurança e bem-estar dos nossos colaboradores é a nossa meta. A MRV busca sempre evoluir e ter esses avanços tecnológicos nos seus processos e regulamentos para atuar fortemente na prevenção de acidentes de trabalho nos canteiros de obra", reforça Raíza Diniz, engenheira de Segurança do Trabalho.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco