'Caindo de Maduro Só Fruta' -

Unidade Básica de Saúde desenvolve atividade que melhora saúde do idoso

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, zona Norte de Teresina, desenvolve o projeto ‘Caindo de Maduro Só Fruta’, que visa trabalhar a independência da pessoa idosa através de exercícios funcionais, de memória e da dança.

Em média, 25 idosos fazem parte do projeto. “Às terças e quintas, no turno da tarde, oportunizamos aos idosos exercícios de equilíbrio, fortificação muscular das pernas e braços, para que eles mantenham as funcionalidades rotineiras. Temos também um grupo de dança as terças e quintas pela manhã, além de sempre estarmos também realizando oficinas temáticas com os idosos. Já trouxemos temas como direito do idoso, alimentação saudável, prevenção ao suicídio”, expõe Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poty Velho.

Raimunda Nonata da Silva, 77 anos, participa das atividades da UBS do Poty Velho desde fevereiro deste ano. “Muito bom, me sinto animada pra vir pra cá. Melhorei ao caminhar e para fazer as coisas de casa também", relata. “Estou mais disposta”.

A Unidade de Saúde desenvolve diversas atividades voltadas às pessoas com idade acima dos 60 anos. Dentro do projeto “Caindo de Maduro Só Fruta”, tem o Grupo de Exercícios Funcionais, o de Memória Ativa e o Grupo de Dança. “A atividade mais funcional serve para melhorar as atividades do dia a dia dessas pessoas. Proporcionar mais força, coordenação motora, equilíbrio e mais interação grupal. Nós utilizamos material de baixo custo para desenvolver nossas atividades com eles, como as próprias cadeiras da unidade, que são apoio em exercícios, assim como bolas, bambolê, faixas elásticas e bastão”, fala Rodrigo Santos do Monte, educador físico.

A UBS do Poty Velho desenvolve ainda a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) como ferramenta de cuidado nos programas de inserção e apoio à saúde mental da população. É um espaço de acolhimento, para a partilha de sofrimentos e sabedoria de vida, que ocorre de maneira circular e horizontal. Constitui um espaço de escuta, reflexão e troca de experiências, criando uma teia de relação social entre os participantes, na busca de soluções para conflitos pessoais e familiares.

“Na terapia, os idosos encontram espaço para falarem sobre aquilo que lhes traz sofrimento, suas preocupações do cotidiano. São ouvidos, se tornam visíveis. Saem da roda com elementos novos para uma reflexão, não são mais os mesmos. As temáticas mais abordadas pelos idosos são solidão pela saída dos filhos de casa para constituírem nova família, envolvimento de filhos e netos com drogas, com álcool e o medo da violência”, destaca Nancy Loiola.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco