Disciplina da dieta -

Dieta com direito a dia do lixo divide nutricionistas. Se alimente bem!

Quem faz dieta já espera por aquele dia em que vai poder sair dela, dar uma fugida e comer coisas mais calóricas. Conhecido como dia do lixo, a escapada gastronômica, que aumenta entre 25% e 50% o valor calórico de uma ou mais refeições, divide opiniões entre nutricionistas.

Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, acredita que é importante promover essa fuga, pois, em alguns casos, ela ajuda a estimular o corpo a voltar a emagrecer.

- Durante uma dieta bastante restrita, ocorrem adaptações orgânicas que dificultam a perda de peso ao longo do tempo, entre elas, a desaceleração do metabolismo, que se acostuma a trabalhar com a redução calórica. O dia do lixo nada mais é do que fornecer uma refeição de carga calórica elevada por um tempo determinado, e funciona como um alerta para o metabolismo entender que pode continuar trabalhando em ritmo normal e assim voltar a gastar mais calorias, favorecendo a perda de peso - explica.

Uma vez a cada sete ou dez dias, a pessoa pode se permitir esse luxo.
- Escolher um prato que considere saboroso como pizzas e lanche não está proibido, desde que seja com muita moderação. O excesso desses alimentos, bem como doces concentrados em açúcar, frituras, refrigerantes devem ser evitados - diz Cintya, que completa: - Isso não deve servir como desculpa para comer apenas alimentos gordurosos e cheios de açúcar, que podem, inclusive, trazer efeitos indesejáveis à saúde. Por isso, deve-se dar preferência para frutas calóricas como banana, abacate e açaí, além de oleaginosas como amendoim, nozes, avelãs, entre outras; óleos vegetais como azeite, massas e chocolate amargo, que também são boas fontes de caloria.

Por outro lado, há quem seja contra sair da disciplina da dieta. É o caso da nutricionista do Mundo Verde, Flavia Morais:

- Alimentos calóricos, cheios de açúcar e gordura não são saudáveis e devem ser evitados. Normalmente, quando a pessoa faz o dia do lixo, ela come esses alimentos em grandes quantidades. E se você sente vontade de comer besteiras e cede a essas vontades, isso só fará com que elas fiquem mais fortes - opina a nutricionista, que prefere reeducação alimentar a dietas restritivas: - Assim, é possível comer tudo, desde que com moderação e como parte de um plano alimentar individualizado. Exemplo: uma fatia de pizza com queijo magro e berinjela ou abobrinha, tudo bem. Mas uma de pizza de calabresa, não.

Flavia acredita que o dia do lixo pode sabotar a dieta:
- O organismo humano que passa por processo de privação calórica tende querer estocar gordura em situações de exagero. Isso significa que o resultado da restrição da semana possa ser comprometido com os exageros do dia do lixo.

Fonte: com informações do G1

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco