Saiba a resposta -

Cirurgia para implante de pênis biônico: dá para perceber que é falso?

A notícia do jornal inglês Metro de que um homem escocês se submeteu a uma cirurgia para implante de pênis, conhecido popularmente como "pênis biônico", após viver 37 anos sem o órgão, perdido em um acidente de carro aos seis anos de idade, gerou curiosidade. Afinal, como esse procedimento é feito? Fica natural ou é possível notar a diferença? O médico urologista Antonio de Moraes Junior, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica.

Implante cirúrgico de pênis

O pênis de Mohammed Abad possui 20 centímetros. Ele foi feito com enxertos de pele do braço e funciona através de um botão no saco escrotal que, ao ser apertado, faz o pênis inflar com fluidos de um reservatório localizado no abdomên enviados para preencher os cilindos alojados no órgão.

A prótese peniana é definitiva e não precisa ser trocada, a menos que haja uma falha mecânica, o que é raro. Mas, como em qualquer cirurgia, há a possibilidade, ainda que mínima, de rejeição pelo organismo ou de infecções. "O procedimento é simples e geralmente a duração (da cirurgia) varia de 45 minutos a 1 hora e meia, com anestesia local ou geral. O tempo médio de recuperação varia de quatro a seis semanas. Já o tempo médio para a retomada da atividade sexual varia de quatro a oito semanas", explica.

Cirurgia aumenta o pênis?

Segundo o médico, esse tipo de implante é indicado somente para tratar a disfunção erétil irreversível e afirma que a cirurgia não ajuda a aumentar o tamanho do pênis e nem é voltada para esse fim, apesar de, eventualmente, deixá-lo com a circunferência mais larga.

Ele destaca ainda que a cirurgia no pênis não interfere na fertilidade, nem na ejaculação ou no orgasmo. "Os testículos e o processo de ejaculação não são afetados, por isso é possível que o homem ainda tenha filhos mesmo com a prótese. A vida sexual pode ser retomada de forma completa", diz. O mesmo vale para o sistema urinário, que não sofre interferência na cirurgia, possibilitando urinar normalmente.

Dá para saber se o pênis é falso?

Outra dúvida comum é sobre a possibilidade de identificar os homens que têm prótese de pênis, o que ele garante que não acontece, pois todos os componentes do implante são internos e externamente a aparência não fica diferente. Além disso, ao contrário do que muitos imaginam, o implante não faz com que o homem tenha ereção permanente, pois possui tecnologia para inflação e deflação controlável, permitindo a ereção ou a total flacidez conforme desejado.

A prótese peniana inflável - termo médico correto do "pênis biônico"- já está disponível no Brasil e é indicada para quem tem disfunção erétil irreversível. Essa cirurgia ainda não tem cobertura pelo SUS nem pelos planos de saúde. Mas a SBU está tentando fazer com que isso seja obrigatório.

Fonte: com informações do bolsa de mulher

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco