Veja a lista dos municípios -

Novo programa é lançado, visando combater o analfabetismo no Piauí

Atualizado às 13h55
Wilsão discursou comentando que o governo está trabalhando para melhorar a situação do ensino no Piauí por meio de investimentos no combate ao analfabetismo e no ensino profissionalizante.

Enfatizando a necessidade de parcerias, o governador disse que a ideia é ajudar os municípios não só na área da Educação, como também outras áreas como a Saúde. "Não vou mandar medicamente, vou mandar o dinheiro para os prefeitos comprarem. Vou conversar melhor sobre isso na próxima eleição da APPM, no dia 12 de março", comenta Wilsão.

Atualizado às 13h39
Representando os prefeitos beneficiados, Edgar Miranda, prefeito da cidade de Novo Santo Anto comentou da importância do programa e da necessidade, não só do município que ele governa, mas todo o estado do Piauí de investir no combate ao analfabetismo.

Atualizado às 13h32
O secretário de Educação Atila Lira fez questão de enfatizar que o programa será realizado com verba do governo do Estado do Piauí. Sobre o projeto, ele ressaltou que é importante trabalhar para que as pessoas que vivem na periferia ou na zona rural e que trabalham precisam desse programa para que consigam saber ler, escrever e interpretar.


Wilsão entre secretário Atila Lira e deputado Ismar Marques


Alguns dos prefeitos beneficiados com o programa

Atualizado às 13h07
Como um dos problemas históricos a ser combatidos no estado do Piauí, o analfabetismo é tema nesta quinta-feira (07/03) no palácio de Karnak, sede do governo do Estado, é lançado o projeto de Educação de Jovens e Adultos com o tema “Alfabetização, inclusão social escolar”, através do “Programa Mais Viver”.

O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí e de gestores municipais que foram contemplados com os programas em suas cidades.

Em 2013 serão implantadas 300 turmas de alfabetização em 30 municípios para atender 9 mil pessoas. Além da alfabetização, serão ofertados também cursos de formação inicial e continuada - Fic de inclusão produtiva na modalidade de qualificação profissional para o público alvo do programa, ampliando oportunidades educacionais dos trabalhadores.

VEJA A LISTA DOS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Alagoinha
Caraúbas do Piauí
Caxingó
Paquetá
Vera Mendes
Massapê do Piauí
Padre Marcos
Floresta do Piauí
Murici dos Portelas
Patos do Piauí
Assunção do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
Passagem franca do Piauí
São Julião
Jaicós
Betânia do Piauí
Joca Marques
São João da Serra 
Campo Largo do Piauí
Brejo do Piauí
Boa Hora
São José do Piauí
Miguel Alves
São Miguel da Baixa Grande
Itainópolis
Novo Santo Antonio
Milton Brandão
São João da Fronteira
Belém do Piauí
Brasileira

COMBATE AO ANALFABETISMO NO PIAUÍ
De acordo com a coordenadora do projeto Lilian Araujo Martins "a ideia do programa é apoiar a Seduc e alcançar os analfabetos de cada dos 30 municípios beneficiados pelo projeto". Lilian ainda comenta que cada cidade terá 10 alfabetizadores acompanhados por um supervisor, sob a coordenação do secretário de Educação Atila Lira. Ele comentou que "a prioridade é que os alunos reforcem a escrita, a leitura e continuem a estudar".


Coordenadora do programa Lilian Araujo Martins 


Lilian Araújo ao lado do marido Rubens Martins

Para prefeitos das cidades beneficiadas fica a expectativa de que o programa traga melhorias ao município, como comenta ao 180graus o prefeito de Passagem franca do Piauí Raislan Farias dos Santos. "Temos 1.800 alunos na cidade e espero que essa parceria ajude no combate ao analfabetismo", comenta o prefeito.


Secretário estadual de Educação Atila Lira


Lilian Araujo ao lado de  Lusimary Oliveira Veloso (irmã de Lilian Martins)

O projeto de inclusão social escolar para jovens e adultos vai atender 9 mil alunos somente neste ano. Jovens acima de 15 anos de idade serão assistidos, preferencialmente mulheres beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família. Para 2014, estima-se uma quantidade de 27 mil alunos atendidos.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco