Por Irregularidades -

Exclusivo: veja ex-prefeitos que não pagam condenações

Por Rômulo Rocha - De Brasília

_______________

MUITOS FORA DA LEI
- Ao todo mais de 240 nomes figuram na lista de devedores do erário, por não pagarem multas aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A ampla maioria da lista é composta por enrolados ex-prefeitos. Mas há ocupantes de outros cargos públicos, como José Patrocínio Paes Landim, que já ocupou cargos em âmbito estadual.
________________________

PAGAR POR QUÊ? - O DESRESPEITO À CORTE DE CONTAS...
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), se não encaminhou, deverá encaminhar à Procuradoria Geral do Estado (PGE) uma lista contendo nomes de mais de 240 ex-gestores públicos - e até atuais - que não pagaram as multas aplicadas pela Corte de Contes, emitidas, lógico, por conta de supostas irregularidades detectadas em suas respectivas gestões.

As multas chegam até a 53.870 UFRs, individualmente, como é o caso da aplicada ao ex-prefeito de Aroeiras do Itaim, Gilmar Francisco de Deus, acusado de diversos crimes, como estelionato, falsidade ideológica, peculato, crime de fraude em licitação e crime de responsabilidade. Uma UFR, Unidade Fiscal de Referência - é atualmente R$ 2,51.

Há também multa individual no valor de 45.290 UFRs, aplicada em desfavor do ex-prefeito de Dirceu Arcoverde, Alcides Lima de Aguiar, o Cidão – que foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pela Justiça Federal.

O ex-prefeito de Demerval Lobão, Geraldo Amâncio Guedes Junior, que numa audiência na Justiça com o titular do Blog Bastidores,do180 – ele move a ação –, disse que dinheiro para ele não era problema, também figura na lista de notórios. Ele deve o equivalente a 40.360 UFRs em multas.

Já a ex-prefeita de Eliseu Martins, Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araüjo, deve aos cofres públicos a quantia de 39.620 UFRs.

A ex-prefeita de Alagoinha, Joana D'arc Ribeiro Machado, não pagou ao erário, segundo o relatório de ex-gestores enrolados, a quantia de 36.170 UFRs.

O ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira, Agapito Coelho da Luz, também figura no rol de não pagadores das multas impostas pelo TCE. A multa imputada ao ex-gestor é da ordem de 35.210 UFRs.

Outro com multa robusta é o ex-prefeito de Cocal, Fernando Sales Sousa Filho, com uma no valor de 32.240 UFRs não pagas.

Há ainda o ex-prefeito de União – esse é histórico em acusações de maus feitos administrativos.Trata-se de José Barros Sobrinho. O ex-gestor deve ao erário a quantia de 30.600 UFRs em multas por irregularidades.

Entre os notórios está também o prefeito de Porto, Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Barcelar. Ele deve pagar aos cofres públicos a quantia de 19.205 UFRs, mas não efetuou o ressarcimento.

Outro notório é o ex-prefeito de Miguel Leão, Bismarck Santos de Area Leão, que deve em multas o valor de 13.530 UFRs.

Tem também ele, Roberth Paulo Paes Landim, ex-prefeito enrolado de São João do Piauí, que deve 28.750 UFRs.

Ainda Francisco Bernardone da Costa Vale, o China, ex-prefeito de Aroazes, condenado por homicídio. O delegado da Polícia Civil tem acumulado em multas não pagas a quantia de 26.340 UFRs.

ABAIXO TRÊS LISTAS COM MAIS DE 240 NOMES:
VALOR É EM UNIDADE FISCAL DE REFERÊNCIA, OU SEJA, R$ 2,51 CADA UMA

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco