Artigo de opinião -

Turismo: lazer para uns, oportunidade de trabalho para outros

Para que o turismo em Campo Maior se desenvolva, é preciso que passemos a entender o título deste artigo. Turismo é uma atividade econômica que pode gerar muitas oportunidades de trabalho e renda para a população. Promover o turismo é criar um ambiente interessante que seja capaz de atrair pessoas de fora da cidade para usufruir de novidades, consumindo produtos e serviços, deixando dinheiro no município.

O turismo é uma indústria capaz de transformar a realidade de Campo Maior. A ideia foi corroborada pelos experientes turismólogos que trouxemos para conhecer a Serra de Santo Antônio, os carnaubais, o açude, as fazendas seculares, a culinárias, o monumento à Batalha do Jenipapo, vaquejadas... Eles vieram de Gramado, no Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Ficaram encantados com o que aqui encontraram e, assim como nós, vislumbraram um conjunto elementos com ricos valores culturais e únicos. Um cenário pronto para o turismo, sendo necessário preparar os atores e começar o espetáculo.

Visitamos Gramado e cidades da Serra Gaúcha e as cidades coloniais de Minas Gerais para aprender com eles. Em Gramado, na sua maioria, os principais elementos que atraem milhões de pessoas foram criados “artificialmente”. Natal Luz, Festival de Cinema, Museu de Cera, Museu do Automóvel, Mini-Mundo, Mundo a Vapor, Snowland e muitos outros empreendimentos, tudo isso encravado no universo interiorano de comunidades formadas por imigrantes alemães e italianos. Já em Minas Gerais, o atrativo são as cidades nascidas ainda no Brasil colônia que foram palco de importantes movimentos da História de nosso país. É o turismo histórico acrescido de novidades como as artes e artesanato.

Pelo que aprendemos em várias visitas técnicas ao Rio Grande do Sul e Minas Gerais, Campo Maior pode ter as duas coisas. O sucesso do Natal é o exemplo de muitas novidades que podemos criar. Vamos potencializar o que já temos e  juntar com novidades! Este é o caminho que temos a percorrer. Temos História,  criatividade e força para trabalhar. Precisamos alargar a visão para enxergar essa grande oportunidade, tão grande como estes nossos imensos campos.

Mas o turismo só será possível se a cidade o quiser. Para torná-lo uma força transformadora de nossa realidade será preciso que ele seja uma bandeira sustentada por todos. Que seja um elo de todas as correntes acima de interesses pessoais, partidários e políticos. Que seja amplamente debatido. Que seja ensinado nas escolas. Que seja plano de governo. Que qualquer cidadão enxergue uma chance de empreender tirar dali o sustento de sua família.

Com o turismo, há oportunidades para hotéis, bares, restaurantes, artesãos, artistas, cantores, empresas de confecções, transportes, empreendedores de todos os setores etc.

O Natal foi é uma semente que precisa germinar e florescer. Ele é o ponto de partida e para seguir crescendo precisamos trabalhar e perseverar. Turismo para se tornar uma árvore que dê fruto e sombra requer tempo e dedicação. Nenhuma árvore cresce da noite para o dia.

Turismo é uma atividade com claros objetivos econômicos, cujos resultados poderão ser aproveitados por todos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Diante disso, torna-se uma responsabilidade a ser assumida todos aqueles que querem o bem da cidade e do povo.

Por Dlany Frota - Secretária de Turismo

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco