Por mais acessibilidade · 20/06/2017 - 10h32

Seid articula parceria para implantação de Tecnologia Assistiva no Piauí

Seid articula parceria para implantação de Tecnologia Assistiva no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (12), o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, apresentou as as instalações do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para a equipe da Mútua – Caixa de Assistência dos profissionais do CREA.

Durante a visita foi articulada uma parceria entre o Governo do Estado, a Mútua e o Instituto HandsFree para a implantação de equipamento de tecnologia assistiva conhecido como Plataforma Integrada HandsFree. Esse equipamento permite o controle do computador, automação residencial e educação à distância usando apenas o movimento da cabeça e ajuda pessoas com deficiência a terem uma melhor qualidade de vida.

Mauro Eduardo fala que a implantação desse tipo de equipamento vai ajudar as pessoas com deficiência nas diversas atividades do dia a dia. "Nossa ideia é que o Estado possa adquirir esse equipamento para as pessoas que precisam", explica o gestor. Inicialmente, a equipe de gestão do Ceir fará o levantamento de quantas pessoas precisam desse tipo de equipamento.

Marcelo Gonçalves, diretor da Mútua, explica que o equipamento incorpora várias tecnologias existentes e facilita a vida das pessoas o máximo possível. "A pessoa que possui esse equipamento pode fazer um curso a distancia, pela internet, e digitar os trabalhos a partir do comando de voz ou mexendo a cabeça", destaca.

HandsFree é um equipamento voltado para pessoas com deficiências. Moderno, de alta qualidade e de baixo custo,o equipamento é extremamente útil para quem deseja ter uma vida mais autônoma, tendo a liberdade de controlar seu próprio ambiente sem a necessidade da ajuda de outras pessoas. Com o equipamento é possível ter total controle do computador, acionar luz, controlar equipamentos eletrônicos como TV, Som, DVD, estudar a distância.


Fonte: Com informações da Ascom