Modalidades de reabilitação -

Governo do Estado vai assinar ordem de serviço para construção do CER

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai assinar ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba. A solenidade acontece nesta segunda (3), às 8h30, na Rua Mira Rios, entre as Ruas “D”, Rua Fausto Barros e a Estrada para o lugar Rosápolis, bairro São Vicente de Paula.

O CER IV composto por quatro modalidades de reabilitação, visual, física, intelectual e auditiva, é um serviço especializado e possui poucas unidades habilitadas no Brasil, quando comparamos ao grande número de usuários que necessitam desses serviços.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que é de extrema importância a implantação de centros em outras regiões no Piauí. "Temos o intuito de descentralizar esse tipo de atendimento no estado e assim diminuir o fluxo de pacientes que precisam se deslocar, até Teresina, por exemplo, para receberem atendimento. Com esse Centro, o Governo do Estado, mais uma vez reafirma o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência", destaca o gestor.

Mauro fala ainda que o CER de Parnaíba será a primeira unidade no território de desenvolvimento da Planície Litorânea, a oferecer os serviços nas modalidades de deficiência física,visual, intelectual e auditiva.

Atendimento

O Centro Especializado em Reabilitação oferecerá um grande leque de serviço nas modalidades de reabilitação Visual, Auditiva, Física e Intelectual. Realizando diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção a saúde no território.

Reabilitação Visual
Oferta de serviço oftalmológico para usuários, pessoas da comunidade com limitações visuais e/ou patologias oculares, pessoas com deficiência visual que precisem de laudo médico para concursos, mercado de trabalho e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Reabilitação Auditiva
Os serviços que oferecem reabilitação de pessoas com deficiência auditiva, são aqueles que podem fazer a concessão de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI). Devem garantir o melhor aproveitamento da audição residual da pessoa com deficiência auditiva, incluindo: diagnostico – consultas e exames audiológicos, seleção adaptação e concessão de AASI e terapia fonoaudiológica.

Reabilitação Física
A área de reabilitação para pessoas com deficiência motora deve envolver as seguintes especialidades: Psicologia; Fonoaudiologia, nas disfunções de linguagem e de distúrbios da motricidade oral; Terapia Ocupacional; Fisioterapia Motora; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Aquática; Serviço Social; Avaliação e Encaminhamento para solicitação de próteses, órteses e dispositivos auxiliares não relacionadas a atos cirúrgicos, através da dispensação de equipamentos via órgãos específicos.

A Coordenadora de Saúde da Seid, Raquel Azevedo, explica que a média do número de usuários atendidos deve considerar o estabelecido para cada modalidade de reabilitação. "Na Reabilitação Auditiva o mínimo de 150 usuários/mês; na Reabilitação Física: mínimo de 200 usuários/mês; Reabilitação Intelectual: mínimo de 200 usuários/mês; Reabilitação Visual: mínimo de 150 usuários/mês. Somando uma média de 700 atendimentos por mês", fala a coordenadora.

Fonte: Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco