180graus

Acessibilidade para todos - 22/05/2017 às 16h37

Seid realiza Fórum para Pessoas com Deficiência em Floriano

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos do estado e a prefeitura de Floriano, realiza nos dias 26 e 27 maio, no Comércio Esporte Clube, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão.

As ações do Governo do Estado serão concentradas nesses dois dias na cidade de Floriano. Serão realizadas palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento. “Esse é um momento de muito debate e de informações sobre as políticas públicas para as pessoas com deficiência do nosso estado e do nosso país”, enfatiza a Coordenadora do Fórum, Helena Lima.

O Fórum busca debater melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Para participar é necessário se inscrever no local do evento, no dia 26 de maio, apresentando RG e CPF.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que um dos objetivos do fórum é descentralizar as políticas públicas para as pessoas com deficiência do Piauí. “As pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais que trabalham a politica de inclusão e moram na região de Floriano, distante da capital, terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre direitos, garantias e serviços oferecidos pelo estado, como o Passe Livre Cultura e o Intermunicipal”, destaca Mauro.

Fonte: Ascom

Acessibilidade para todos - 19/05/2017 às 11h17

Pessoas com deficiência auditiva terão prova do Enem traduzida em Libras

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai oferecer, pela primeira vez, a tradução da prova para os candidatos que possuem deficiência auditiva. A tradução será da seguinte forma: cada pergunta é apresentada sob o formato de vídeo, em que é lida por um intérprete de Libras. Existe a opção também de visualizar a questão na versão escrita, na língua portuguesa. No modelo disponibilizado pelo Inep, é preciso marcar a alternativa pelo site. As pessoas com deficiência auditiva, nos dias das provas, assistirão aos vídeos e receberão as provas escritas.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a iniciativa é muito importante para a promoção da inclusão das pessoas surdas no Brasil. “O Enem é uma prova nacional e que, através dela, as pessoas podem ter acesso ao ensino superior. Hoje somos um país bilíngue e essa ação de traduzir uma prova tão importante para essa parcela da população é louvável”, comenta o gestor.

As inscrições para o Enem 2017 encerrarão nesta sexta-feira (19/05), às 23h59. Para os candidatos surdos existem três tipos de recursos que podem ser utilizados: vídeo-prova traduzida em Libras; auxílio de tradutor-intérprete de Libras; recurso de leitura labial. É importante lembrar que os candidatos surdos que queiram usar algum dos recursos devem anexar laudo médico que comprove a deficiência. Eles também têm direito a uma hora a mais para realizar o exame, desde que solicite esse benefício na inscrição.

Para mais informações acesse enemlibrasexperimental@inep.gov.br.

cats2.jpg

Melhorias na equipe - 18/05/2017 às 12h19

Conselheiros Estaduais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência são empossados

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Os conselheiros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) foram empossados, na manhã desta quarta-feira (17/05), no auditório da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Foram empossados 48 conselheiros, entre titulares e suplentes, que terão a missão de acompanhar o planejamento, a avaliação da execução e fiscalização das Políticas Públicas e setoriais de educação, saúde, assistência social, transporte, cultura, desporto, lazer e política urbana, no que dizem respeito à pessoa com deficiência.

O Secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que os conselheiros são muito importantes para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “É uma função muito relevante para o Estado do Piauí. É é uma função não remunerada, mas sabemos do compromisso de cada um dos conselheiros em trabalhar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, conclui. Processo de escolha da nova diretoria para o biênio 2017-2019 ainda está em definição.

Conede-PI

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) é um órgão superior de deliberação colegiada de caráter permanente, normativo, fiscalizador e controlador das ações governamentais e não governamentais no âmbito do Estado do Piauí, vinculado à estrutura da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID. É fortalecido por sua composição paritária, de representantes das entidades de pessoas com deficiência, sociedade civil organizada e representantes da esfera governamental.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo principal acompanhar o planejamento, avaliar a execução e fiscalizar as Políticas Públicas e setoriais de educação, saúde, assistência social, transporte, cultura, desporto, lazer e política urbana, no que dizem respeito à pessoa com deficiência.

Além disso, visa a promoção e a divulgação dos estudos técnicos na administração pública estadual, fazendo campanhas de prevenção, sensibilização e conscientização em parceria com órgãos da sociedade civil, poder público, e também prestar apoio, orientação, estímulo, acompanhamento e fiscalização quando da criação de Conselhos Municipais.

Receber e encaminhar aos órgãos competentes, petições, denúncias e reclamações formuladas por qualquer pessoa ou entidade, quando ocorrer ameaça ou violação dos direitos da pessoa com deficiência, exigindo a adoção de medidas efetivas de proteção e reparação.

Fonte: Ascom

Acessibilidade para todos - 15/05/2017 às 16h01

Seid doa para a cidade de São Gonçalo do Piauí veículo adaptado; veja

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, recebeu para uma reunião, na manhã da última quinta-feira (11/05), o prefeito de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro. O encontro teve como objetivo falar sobre a aquisição de um veículo adaptado destinado as pessoas com deficiência do município.

De acordo com o secretário, o veículo está em processo de licitação e será adquirido através da emenda parlamentar da deputada federal Iracema Portela. "Esse veículo adaptado vai melhorar o dia a dia das pessoas com deficiência de São Gonçalo do Piauí, no transporte para realização de um tratamento de saúde, por exemplo", fala Mauro Eduardo.

Júnior Ribeiro disse que o veículo é mais uma conquista para beneficiar a população de São Gonçalo do Piauí. "Temos o objetivo de levar mais qualidade de vida para nossa população e esse veículo ajudará muito".

Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Gonçalo do Piauí possui 30% da sua população com algum tipo de deficiência.

Melhorias para a saúde - 09/05/2017 às 17h46

Seid vai fornecer equipamentos de fisioterapia para Buriti dos Lopes; veja

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Na tarde desta terça-feira (09/05) o secretário da Seid, Mauro Eduardo, reuniu-se com o prefeito do município de Burití dos Lopes, Júnior Percy e a secretária de saúde da cidade, Francilourdes Percy. O objetivo da reunião era a busca de melhorias para a região.

Durante o encontro, foi tratado a reabertura da clínica de fisioterapia da cidade de Burití dos Lopes, através de uma parceria entre a Seid e o Governo do Estado.

A meta é fazer com que a unidade funcione no início do segundo semestre deste ano. “Já fizemos a limpeza da parte física da clínica”, afirmou o prefeito.

Os equipamentos de fisioterapia da clínica serão adquiridos pelo estado, por meio da Seid.

Seid - Reunião com o prefeito da Burití dos Lopes.png

Fonte: Ascom

Carregando, por favor aguarde...
Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Últimas Notícias
01h37 A.A.Altos recebe o Cordino no Lindolfo Monteiro na expectativa de mais uma vitória 22h48 Em comemoração ao dia 18 de maio foi realizada caminhada e palestra 22h06 Homem é preso acusado de estuprar a própria filha de apenas 12 anos 21h53 Primeiro Esquenta da Escola São João Batista 21h49 Ação da Campanha Maio Amarelo 21h43 O Sonho da Casa Própria está Chegando em São João dos Patos 20h22 Cocal participa de oficina sobre a Planificação da Atenção à Saúde 19h08 Prefeito entrega cestas Básicas de alimentos arrecadados durante os jogos do Campeonato Municipal 18h57 Confira fotos do 1º dia de EXPOEIRAS com Aviões do Forró 17h49 Empresário denuncia direcionamento em licitação no Piauí 17h38 Janot pede ao STF autorização para ouvir Michel Temer em depoimento 17h27 Menina arrastada por leão-marinho foi infectada por bactéria mortal 17h17 Finalista pela Copa do Brasil, técnico 'Papoca' valoriza o Flamengo sub-20 17h13 Senadores Gleisi e Lindberg reafirmam necessidade do Brasil trilhar pelo caminho das Diretas Já 17h10 Jogos escolares: campeões de atletismo são exemplos em suas escolas 17h06 W.Dias acompanha Padilha, Gleisi e Lindbergh Farias em visita ao CEIR 17h02 MEC faz parceria para oferecer cursos técnicos online 17h01 Atendimento a vítimas de arma de fogo e branca aumenta mais de 30% no HUT 17h00 Poste de energia prestes a cair, preocupa barrenses 17h00 Chuvas devem continuar para o município de Barras e região 17h00 Fiéis se preparam para cumprir Agenda Paroquial em Batalha 16h52 Ex-delegado de Castelo do Piauí pode ser indicado para assumir a futura pasta da Segurança Pública 16h48 Vereadora solicita emenda para assegurar recursos para São João em Jaicós 16h48 Alguns bairros na cidade de Campo Maior ficarão sem energia elétrica neste sábado 16h41 Caminhão atropela pedestres e por pouco não cai de ponte em Parnaíba