Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (05/07), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença do Silva Júnior, da cidade de Inhuma.

Dentre as pautas que foram discutidas estão: o endividamento dos municípios com precatórios TRT, TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RTPS.Na oportunidade, foi também foi lançado o serviço de monitoramento e assessoria municipal e inaugurada a sala de atendimento aos prefeitos.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Inhuma realizou na segunda feira, 26 de junho de 2017, no Salão Paroquial Paula Frassinett, o IV Seminário Municipal do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com o tema: Instrumentos Facilitadores da Aprendizagem na Sala de Aula.

Na oportunidade, as escolas municipais apresentaram trabalhos de leituras, dos Cantinhos de exposição da ambiência da sala de aula, e apresentações culturais das escolas. Merecendo destaque os cerimonialistas Ana Clara e José Henrique, alunos do 5º ano da Escola Municipal Tia Neném Brito, fruto do PNAIC.

(Da equipe de Municípios)


Fonte: Portalmeionorte.com

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (01/06), o prefeito do município de Inhuma, Silva Júnior esteve reunido com a deputada federal e Secretária de Educação do Estado do Piauí, Rejane Dias.

Na oportunidade foi encaminhado ações para a educação da região, como reforma de unidade escolar, ajustes no polo da UAB e transporte escolar.

Foto: Raoni Barbosa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Facebook/Rejane Dias

Compartilhar Tweet 1



Teve início na manhã desta quarta-feira (31/05) no CEEP João de Deus Carvalho e na Unidade Escolar Manoel Macedo de Inhuma a aula inaugural dos cursos técnicos através da mediação tecnológica do estado.

Os cursos ofertados são de Técnico de Vendas, Cooperativismo e Administração que será concomitante com o ensino regular normal, os mesmos terão carga horária de 800 horas e duração de 18 meses onde o certificado desses cursos serão entregue junto com o certificado de conclusão do enino médio, ou seja, o aluno terá que ficar aprovado tanto no ensino médio como no técnico para poder receber os certificados.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal InhumaNews

Compartilhar Tweet 1



Corrida de pedestre fará parte das comemorações alusivas de 63 anos de emancipação política do município de Inhuma.

Atenção as Categorias da Corrida Pedestre:

Categoria Adulto (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de até 2001;

Categoria Juvenil (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de 2002 à 2004;

Categoria Infantil (masculino e feminino) – poderão participar atletas nascidos de 2005 à 2008.

As inscrições vão até (09/06). Participe!

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Facebook/Inhuma

Compartilhar Tweet 1



O encerramento da 15° Semana Nacional dos Museus aconteceu na noite deste sábado (20), na praça João de Deus – praça da prefeitura, com apresentação cultural e show de humor do Projeto Risos de Maio, apoio AFAI – Associação dos Filhos e Amigos de Inhuma, Secretária de Estado de Cultura do Piauí, Prefeitura Municipal de Inhuma, e organização Centro Cultural Francelino S. Araújo.

Na abertura do evento o cordelista Inhumense Mauricio Martins recitou cordéis cômicos de sua autoria, o show de humor ficou por conta do Ex - Zorra Total o humorista Guiga Ferreira, o evento contou com um grande público, e foi prestigiado pelo prefeito Silva Junior, a secretária de assistência social Maxshuellma Rufino, e o secretário de Educação Marcos Antônio Rufino.

(Equipe dos Municípios)


Fonte: Com informações da Prefeitura de Inhuma

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal Inhuma, cidade que fica localizada no sudeste do estado, divulgou nesta terça-feira (23/05) o resultado do processo de licitação que visa contratar uma empresa para executar o serviço de construção de caneletas em vias públicas.

Para o certame é estimado investimento na ordem de R$ 13.319,16.

O contrato tem como objeto a contratação de empresa que executará obras que ajudarão no escoamento da água. A fonte dos recursos é o FPM,ISS,ICMS e outros.


Fonte: Diário Oficial dos Municípios

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão modelo Worker, de cor branca e placa LVL-4931 de Oeiras foi encontrado abandonado no matagal, próximo ao povoado Bentivi, na divisa dos municípios de Geminiano e Santo Antônio de Lisboa. O veículo foi encontrado por criadores de abelhas e acionaram a polícia no último domingo (21/05).

De acordo com o comandante do GPM de Geminiano, sargento Rodrigues, o veículo foi roubado há poucos dias na cidade de Inhuma. “Cinco elementos em um Fox vermelho roubaram o caminhão”, completou o sargento.

O sargento informou ainda que o caminhão foi encontrado depenado sem os pneus e outras peças. A proprietária do veículo já foi informada da recuperação do mesmo.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Agentes de saúde e de endemias de Inhuma irão realizar nessa segunda-feira (08/05) uma manifestação pelas ruas da cidade alertando a comunidade para uma paralização de 72 horas.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e de Endemias (SINDEACS), a paralização se deve pela falta de entendimentos entre os Agentes e a gestão municipal.

A manifestação dessa segunda-feira terá como base a feira publica do município e a paralização acontecerá em todo o município. A comunicação da manifestação e da paralização será enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego para ações posteriores contra a gestão municipal.


Fonte: Com informações do Portal V1

Compartilhar Tweet 1



Os servidores públicos municipais de Inhuma mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes Comunitários de Endemias - ACE estão inconformados com a posição do prefeito.

Segundo o agente Wallinsson Abreu seus colegas e mais a categoria de ACS podem paralizar suas atividades em toda região Inhumense, pois no período de 04 meses foi encaminhado ao gabinete do prefeito ofícios para tratar de assuntos dessas categorias em relação a reajuste de salário, ponto eletrônico e atualização salarial dos ACS.

Segundo Wallinson foi encaminhado ao prefeito três ofícios contando o apoio do sindicato dos servidores municipais e até o momento não foram atendidos de pelo menos receber os representantes para um possível dialogo e tentar sanar o problema.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Inhuma News

Compartilhar Tweet 1



A secretária de Assistência Social de Inhuma, Maxshuellma Rufino participou na manhã desta terça-feira (24/04), do encontro sobre o Processo Conferencial 2017 para gestores e conselheiros municipais de assistência social, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) para discutir as orientações acerca das conferências de assistência social que serão realizadas neste ano de 2017.

A programação teve início na segunda-feira (24/04), para municípios piauienses da região norte e segue até terça-feira (25/04) para os municípios da região sul. Este ano, as conferências irão explanar sobre “Garantia de direitos no fortalecimento do Suas”.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Ascom
Festividades no município · 20/04/2017 - 16h26

Inhuma terá 4° edição de Vaquejada no parque Joaquim Branco


Compartilhar Tweet 1



O Parque Joaquim Branco, em Inhuma, recebe nos dias 20, 21, 22 e 23/04 a vaqueirama de todo o Brasil para mais uma edição da Vaquejada com premiação de R$110 mil reais.


Sexta-feira dia 21:

Naiara Azevedo
Forro Envolvente
Mulleke Forrozeiro

Sábado dia 22/04:

Robson Farra
Taty Vaqueira
Fafá Santana

(Equipe Municípios)

Seguem as investigações · 10/04/2017 - 10h57

Em Alegrete, PM recupera motocicleta roubada da cidade de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



Uma equipe da PM do GPM de Alegrete do Piauí, recuperou, na tarde do último sábado, (08/04), uma motocicleta Honda Bros, vermelha, que havia sido roubada na cidade de Inhuma-PI.

De acordo com o comandante do GPM de Alegrete que comandou a operação o fato se deu após um Agente da Polícia Civil do município de Inhuma, procurar o GPM de Alegrete com a informação de que a moto em questão estava na cidade.

Ainda de acordo com o cabo Cruz ao ser questionado, José Orlando disse que comprou a moto sem saber que era roubada. O mesmo juntamente com a motocicleta e o proprietário do veiculo foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Simões, para serem adotados os procedimentos de praxe e a motocicleta foi devolvida ao dono que reside em Inhuma no Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Estava armado com um facão · 06/04/2017 - 11h45

Homem com problemas mentais e armado causa pânico em escola


Compartilhar Tweet 1



Um homem com problemas mentais causou pânico em uma escola situada na localidade Baixas do Maranhão, município de Inhuma. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (5).

Segundo informações, Lenilton da Silva estava armado com um facão e procurava por uma aluna cujo, nome não foi revelado. Alunos e funcionários da escola Porfírio Mendes de Moura ficaram assustados e acionaram a Polícia Militar.

A guarnição, composta pelo sargento Augustinho, comandante do GPM de Inhuma, e pelo cabo Juraci foi atendeu a ocorrência e conduziu Lenilton para o hospital de Inhuma,e logo após o atendimento médico, encaminhou o mesmo para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa (CETE) convocou o prefeito do município de Inhuma, Silva Júnior, e o presidente da Câmara Municipail para a reunião do dia 5 de abril, com o objetivo de assinar o termo do acordo em áreas de conflito.

Estão convocados os representantes dos municípios de Inhuma que tem algum problema de demarcação com Ipiranga do Piauí e Oeiras

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Alepi

Compartilhar Tweet 1



Na noite de sexta-feira (23/03). Pedro da Silva teve uma discussão, motivada por ciúmes, com a ex-esposa Maria Eliene Silva Nascimento, de 23 anos.

Segundo a polícia, o homem foi até a residência da ex-esposa. Durante a discussão, a ex-sogra, Maria Antônia, tentou intervir, sendo baleada com um tiro de revólver 32 no peito. Em seguida, Pedro do Manoel Luiz atirou duas vezes contra ex-esposa. Um tiro passou raspão no seio e outro no pescoço.

As duas mulheres foram levadas com vida ao Hospital, em Inhumas, sendo transferidas em seguida ao Hospital Regional de Picos. Maria Antônia não resistiu e acabou falecendo ainda nos primeiros atendimentos; já a filha Maria Eliene conseguiu sobreviver.

Pedro da Silva Pereira foi encontrado na cena do crime com um tiro no peito.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco
Transportava um trator · 15/02/2017 - 15h30

Trator escorrega de caminhão reboque e mata dois na BR-316


Compartilhar Tweet 1



Duas pessoas morreram em um acidente na BR-316, município de Inhuma, a 238 km de Teresina. O delegado Otony Nogueira explica que caminhão reboque transportava um trator, saiu da pista e o peso da carga esmagou os ocupantes da cabine.

O acidente ocorreu na manhã de ontem (12). Os corpos foram levados para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

“As vítimas eram dois homens que foram encaminhados para Picos. Não sabemos o que ocorreu. O motorista do caminhão pode ter tentado desviar de um animal, acabou saindo da pista e o trator que estava em cima do carro, desceu em direção a cabine, esmagando os ocupantes”, explica o delegado.


Fonte: Com informações do Piauí em foco

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário de educação da cidade de Inhuma, Antônio Oliveira, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (21/01), W. Dias, esteve no município de Lagoa do Sítio. O governador foi recebido pelo prefeito Antônio Ditoso na sede do Peti. O prefeito de Inhuma esteve presente no evento.

O governador fez a assinatura do Plano de Negócios do Projeto Viva o Semiárido, O projeto tem como objetivo a implantação de negócios na área da agricultura onde beneficiará dezenas de famílias.

O governador autorizou a reforma do Mercado Municipal, e declarou entregue as obras de eletrificação do conjunto habitacional José Monteiro, autorizou a Fundespi em parceria com a prefeitura construir um estádio de futebol na cidade, além de autorizar o Idepi a reformar a sede da prefeitura de Lagoa do Sítio e anunciou cursos para Universidade Aberta do Brasil.

Mesa diretora é definida · 04/01/2017 - 16h46

Edvaldo de Holando é o novo presidente da Câmara Municipal de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



No último domingo (01/01), antes da posse do prefeito e seu vice, na Câmara Municipal aconteceu a posse dos vereadores eleitos e eleição da mesa diretora para o biênio 2017/2018.

Os vereadores eleitos e empossados votaram para escolha da mesa diretora, que por unanimidade escolheu Edvaldo de Holanda Moura como presidente; Amanda Leal Nunes, 1ª vice-presidente; José Raimundo de Carvalho, 2º vice-presidente; Kátia Cortez de Oliveira Gonçalves, 1ª secretária e Maria Aparecida dos Santos Barbosa Balduíno 2ª secretária.

Fotos: Marta Soares e Juerismar

(Redação Teresina)

Posse do prefeito · 04/01/2017 - 16h41

Silva Junior é empossado prefeito do município de Inhuma


Compartilhar Tweet 1



Eleitos para o quadriênio 2017/2020, Antônio Rufino da Silva Junior e Antônio de Deus Gonçalves de Aguiar, o Deuzim Aguiar, tomaram posse na tarde do último domingo (01/01), em solenidade realizada no Mercado Público Municipal, no centro da cidade. A posse dos eleitos foi prestigiada por familiares e munícipes.

Fotos: Marta Soares e Juerismar

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (09/12), está sendo realizado o treinamento para prefeitos e prefeitas eleitos do PT (Partido Trabalhista) no hotel Cabana com a Escola Nacional de Formação com os estados Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

O prefeito eleito de Inhuma Silva João, participou do evento e conta que é muito importante ganhar mais conhecimento e como trabalhar com a nova era digital que estamos vivendo. “Estou gostando do curso e acho louvado a iniciativa do partido em nos orientar sobre as mudanças e a nova era que estamos vivendo”, declarou ao 180.

Isabel Ribeiro, Maycon Carlos e Altivo Neto - Direto do evento


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (08/12), no Hotel Cabana, está sendo realizado um curso de formação com os prefeitos eleitos do PT. O prefeito eleito do município de Inhuma, Silva Júnior, está presente.

Na oportunidade, está sendo decididos planos e projetos futuros, além de oficinas voltadas à área de administração pública. A senadora Regina Sousa está conduzindo a abertura da reunião.

Também está presentes o secretário, o deputado estadual João de Deus, e os vereadores Paixão, Antônio José Medeiros e Pedro Calisto.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Silva Junior (PT) é eleito no município de Inhuma com 47,61% dos votos contra Dr. Elbert (PTB) que obteve 46,82%. Kássio (PV) teve 5,57%.