• Repórter produz ensaio magnífico com menina de zona rural no Piauí

    O reconhecido fotojornalista André Pessoa, pernambucano radicado no Piauí desde a década de 1990, nunca deixa de surpreender os amantes da fotografia com os seus registros que, quase sempre, rodam o planeta em publicações nacionais e internacionais. O "achado", desta vez, aconteceu por acaso na zona rural do município de Nazária, região metropolitana da capital Teresina.

    Uma menina de apenas 8 anos, estudante da escola Educandário Arco-Íris, na comunidade Passagem Santo Antônio, interior do município, chamou a sua atenção que não perdeu tempo. Com autorização dos pais, Lidiane Mendes dos Santos e Francisco Barbosa dos Santos, ele fez um belo e singelo ensaio com Rebeca Aylla dos Santos Lima. O resultado, surpreendente, você confere num ensaio super colorido feito com exclusividade para o Portal 180graus.

    Pessoa explica que não basta ter um rostinho bonito e carismático, embora essa seja uma característica importante para as agências de modelo, na hora de considerar um modelo infantil ou adolescente. “Quando esse é um desejo da criança é preciso muito cuidado para não frustrá-la, pois é comum ouvir muitos não no mundo da moda. Antes de mais nada, é preciso que a criança tenha um bom suporte dos pais ao decidir procurar uma agência de moda”, ensina.

    "A fotografia tem o poder de nos emocionar, de nos transportar para outros mundos e de nos educar acerca da complexidade humana. Por todos esses motivos, e muitos mais, o contato das crianças com a fotografia precisa ser mágico e potencializar um amor pela arte que certamente durará a vida toda", finaliza André Pessoa ao apresentar aos nossos leitores, esse interessante ensaio fotográfico.

    Confira mais fotos:

     

  • Projeto "Fotógrafo Legal" é realizado em Teresina

    Através do Projeto nacional "Fotógrafo Legal", a Faculdade Estácio Teresina, sediou, na noite de ontem, um encontro com grandes nomes da fotografia no Brasil. Com a abertura do fotógrafo com deficiência visual, Valdir Silva, o encontro reuniu grandes nomes da fotografia local e nacional, como a repórter fotográfica, Cacau Fernandes e o fotógrafo social, Alessandro Gomes, que falaram um pouco aos acadêmicos da Estácio sobre as mudanças em que a área passou até os dias atuais, as novidades, dicas, o perfil dos novos consumidores, diferenciais, além da trajetória e realizações de cada um dos palestrantes.

    Segundo o coordenador nacional do projeto, João Ferreira da Cruz, o projeto Fotógrafo Legal, tem como objetivo fundamental, a "inclusão das pessoas com algum tipo de necessidade especial na sociedade", promover a regulamentação da profissão de fotógrafo no Brasil, além de apresentar tendências, curiosidades e novidades na área.

    Essa é a 2ª edição do evento. Para o diretor geral da Estácio Teresina, Renan Brandão, é muito importante esse apoio da faculdade ao Projeto. "Desde a primeira edição que a Estácio Teresina se coloca à disposição do Projeto Fotógrafo Legal, que traz uma proposta bacana, que apresenta importantes nomes da área e novidades aos nossos alunos, além de, através, do fotógrafo Valdir Silva, que possui deficiência visual, promove a inclusão das pessoas com alguma necessidade especial".

    Além de palestras, o evento contou, ainda, com uma exposição fotográfica. O Projeto "Fotógrafo Legal" acontece dentro da II Semana da Fotografia - Agosto Luzes 2018.

     

  • Fotos | Lançamento do livro "A farsa contada em dias"

    Aconteceu na noite desta quinta-feira (02/08) o lançamento do livro "A Farsa Contada em Dias", de autoria do publicitário e economista George Mendes, que propõe uma análise crítica dos fatos oficiais divulgados pelo governo Wellington, neste seu terceiro mandato. A sessão de autógrafos aconteceu no espaço Êpa, na zona Leste de Teresina, inclusive com a presença de nomes da oposição ao governo do PT. (Apoliana Oliveira)

     

  • Casal enfrenta frio de -6ºC para fazer fotos do casamento em Niagara Falls

    Nem mesmo o frio de 6 graus Celsius negativos impediu o casal Jonathan Czitkovics e Yvonne Chen de fazer o ensaio de casamento, desprotegidos de casacos, luvas e gorros.

    Na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, eles aproveitaram o cenário de Niagara Falls - onde mais de 3 mil toneladas de água congelaram do lado americano das cataratas - para posarem juntinhos. Ele de terno e ela de ombros à mostra.

    O fotógrafo Geoff Robins, da agência AFP, registrou os bastidores do ensaio, feito sem ajuda profissional.

    E se o frio não foi problema para o casal, é motivo de preocupação para as autoridades americanas. A neve chegou pela primeira vez em 29 anos na Flórida, e mais de 2 mil voos foram cancelados pelas companhias aéreas.

    A situação das rodovias também preocupa.


    Brincadeira com o Piauí
    As imagens do casal viralizaram na internet nesta manhã e as brincadeiras dos internautas sobraram até para o Piauí, conhecido pelo outro extremo, o calor. No Twitter, o padre Fábio de Melo bem lembrou que "heroísmo mesmo seria fazer um ensaio com roupa de festa no meu querido Piauí".


     

    Les chutes du Niagara sont gelées par la vague de froid extrême qui sévit au Canada. #niagarafalls #Canada

    Uma publicação compartilhada por 20 minutes online (@20minutesonline) em

     

  • Fotógrafo procura menino que encantou a internet no ano novo

    O fotógrafo Lucas Landau está procurando pelo garoto personagem da foto mais comentada deste ano novo. 

    Trata-se de um menino de 9 anos fotografado na praia de Copacabana durante a tradicional queima de fogos. Sem camisa, aparentemente com frio, ele contempla a beleza nos céus do Rio de Janeiro enquanto milhões comemoram a chegada de 2018.

    A foto feita por Lucas ganhou várias interpretações na internet.

    Após a repercussão, mais de 22 mil curtidas e 6 mil compartilhamentos, o fotógrafo contou em sua página a história do registro. "Estava a trabalho fotografando as pessoas assistindo aos fogos em Copacabana. Ele estava lá, como outras pessoas, encantado. Perguntei a idade (9) e o nome, mas não ouvi por causa do barulho. Como ele estava dentro mar (que estava gelado), acabou ficando distante das pessoas. não sei se estava sozinho ou com família", relatou em sua página no Facebook.

    Para o fotógrafo, são "todas legítimas" as interpretações para a fotografia, e diz desconhecer a verdadeira versão do garoto naquele momento.

    Agora ele tenta localizar a criança, tão conhecida nas redes sociais desde a madrugada de ontem.

     

  • Superlua ilumina o céu na primeira noite de 2018

    A noite de 1º de janeiro ficou ainda mais especial nos céus com a primeira "superlua" de 2018. O céu limpo em boa parte do Piauí permitiu que observadores fizessem belos registros do satélite, que parecia bem maior e mais brilhante por volta de 19h [horário local] de ontem.

    A superlua acontece quando, em sua fase "cheia", a Lua atinge o chamado perigeu, ponto de maior aproximação com o planeta Terra ao longo de sua órbita. Ontem ela ficou a apenas 356.565 km de nós, quando o normal é 384 mil km.

    O fenômeno vai se repetir no final do mês, quando dia 31 de janeiro a Lua alcançará novamente o perigeu. Os brasileiros poderão apreciar mais uma noite iluminada, mas não irão contemplar um eclipse total do satélite que será visto apenas no Leste da Ásia e na Austrália.

    Confira registros da Superlua

     

  • Médico piauiense vence concurso cultural de fotografia em São Paulo

    O jovem médico jaicoense Joaquim Nelito da Silveira Neto conquistou o primeiro lugar em concurso cultural de fotografia amadora promovido pela FUNFARME (Fundação Faculdade Regional de Medicina) em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.

    O Concurso Cultural “Meu hospital é lindo e eu digo o porquê” foi realizado nos meses de fevereiro e março, com o objetivo de despertar a criatividade dos colaboradores e ver qual é a visão deles sobre a instituição. No total, 19 fotos foram inscritas e os vencedores receberam a premiação dos diretores da Fundação. O médico jaicoense venceu na categoria Juri Técnico conquistando o 1º lugar do concurso.

    Silveira é graduado em Medicina pelo Centro Universitário Uninovafapi, participou do Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC), na especialidade de Clínica Médica e atualmente é residente em Nefrologia no Hospital de Base de São José do Rio Preto. O médico é filho do casal Anaconstança Silveira e Nonato Carvalho, irmão do advogado e ex-vereador Mávio Silveira, e de Illana Silveira, também graduada em Medicina.

  • Projeto realizará oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual no PI

    O projeto 'Sentirgrafia' oferece oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual e em julho deste ano, o projeto passará por três cidades do sertão do Piauí: Agricolândia, Aroeiras do Itaim e Jerumenha.

    Este é um projeto que une duas empreitadas com a mesma essência: explorar artifícios da fotografia para além da visão. Quanto à primeira, trata-se de oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual. A outra consiste em um trabalho audiovisual sobre o processo criativo e as obras de fotógrafos cegos.

    Todo o trabalho será desenvolvido no sertão piauiense, região que abriga a maior taxa per capita de deficiência visual do país: mais de 22% da população praticamente não enxerga. A ideia é compartilhar técnicas de fotografia adaptadas a cegos, em lugares onde o acesso a iniciativas artísticas que incluam pessoas com alguma deficiência seja ainda mais difícil do que nos centros urbanos. Espaços que permitam explorar no limite o estranhamento causado por um processo muito atrelado à visão, mas passível de estimular tantas outras percepções.

    Para ampliar a iniciativa ainda mais, as saídas fotográficas dos participantes das oficinas serão registradas em vídeo. Seus processos criativos, as maneiras que encontram para transpor suas imagens do plano mental, abstrato, para o concreto da fotografia, para lidar com o equipamento, medir espaços e distâncias, interagir e tocar em personagens e objetos, tudo será documentado.

    Posteriormente, as fotos produzidas por eles durante as oficinas serão mostradas para videntes (pessoas que enxergam), que vão analisá-las livremente sem, no entanto, saberem que o material foi produzido por pessoas com deficiência visual. Os comentários serão registrados em áudio e servirão como voz “off”/narração dos vídeos, que mostrarão apenas o processo criativo de cada participante durante a oficina. As fotos em si não serão mostradas. A intenção é que o espectador fique “às cegas”, forçado a lidar com as palavras de quem narra para imaginar o que foi retratado, tal qual o próprio fotógrafo.

    AS OFICINAS
    Em cada cidade, serão cinco dias de oficina e serão gratuitas, graças ao apoio financeiro conquistado com o edital 'Rumos 2015' promovido pelo Instituto Itaú Cultural. Não é necessária qualquer experiência prévia com fotografia ou qualquer outra área do conhecimento, apenas boa vontade e curiosidade.

    As oficinas não têm restrição de idade e qualquer pessoa com deficiência visual – cegueira total ou baixa visão – está convidada a participar. Não é necessário possuir máquina fotográfica. Todos os equipamentos necessários para as oficinas ficam por conta do projeto.

    Vale lembrar apenas que os custos com alimentação e transporte não são cobertos durante a realização da oficina.

    PARCERIAS E PARA PARTICIPAR
    Pessoas interessadas em participar ou que desejam colaborar com a inscrição de pessoas que se encaixam no perfil podem entrar em contato pelo e-mail sentirgrafia@gmail.com ou pelo celular/WhatsApp: (11) 96719-6748

    O projeto é coordenado pela jornalista Manoela Meyer, a produção é de Andre Sakiyama, os vídeos de Manoela Meyer e Daniel Lolo e as ficinas de fotografia com Joyce Cury e Otavio Almeida.

    ACESSE O SITE E CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO

  • Mãe brinca de cosplay com a filha enquanto a pequena dorme

    Toda mãe passa dias e dias admirando o sono do seu bebê! Mas uma delas, fã de cosplay, teve uma ideia especial! Por que não aproveitar o momento do soninho para brincar e criar fotos e recordações lindas?

    E a brincadeira deu tão certo que Laura Izikuma Choi criou um perfil no Instagram para mostrar a filha de 4 meses, Joey Marie Choi, nas fantasias mais fofas e engraçadas da internet!

    A pequena Joey aparece nas fotos dormindo o sono dos justos vestida em fantasias que vão desde A Pequena Sereia ao guitarrista Slash, do Gun´s and Roses.

  • Inspirador: Adolescente com câncer vira princesa em ensaio fotográfico

    Enfrentar um tratamento contra o câncer não é nada fácil! Além das dores físicas e dificuldades emocionais, ainda existe a tristeza de lidar com a queda do cabelo durante a quimioterapia. A mexicana Andrea Sierra Salazar, de 17 anos, transformou esse momento tão difícil e delicado em uma verdadeira forma de empoderamento.

    A jovem descobriu que tinha um linfoma de Hodkin em fevereiro deste ano depois de ir ao médico por causa de um caroço no pescoço. Os médicos encontraram dois focos da doença: um na clavícula e outro no tórax.

    Para combater o câncer, a mexicana teve que fazer quimioterapia. Andrea ficou extremamente arrasada por perder os cabelos, pois trabalhava como modelo desde os 13 anos. Foi aí que Adriana, a mãe da jovem, teve uma ideia para recuperar a autoestima da filha: ligou para agências de modelo que resolveram ajudar a adolescente.

    Ela ganhou um ensaio de fotos ao melhor estilo princesa.

    Andrea conta que, no início, não foi nada fácil posar sem peruca, mas aceitou porque sabia que não tinha motivos para se envergonhar. As fotos, que rapidamente viralizaram na internet, transmitem uma mensagem poderosa para outras meninas que passam por essa mesma situação

Carregar mais
Trabalhe Conosco