Noite movimentada -

São Paulo vence em casa; Copa do Brasil desenha final, FLA x Furacão

COPA SUL-AMERICANA

SÃO PAULO X ATLÉTICO NACIONAL DE MEDELLÍN


O São Paulo correu grandes riscos com falhas individuais na noite desta quarta-feira, mas um gol no fim salvou a equipe de empate em casa. Em duelo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana disputado para um público apenas mediano no Morumbi, o clube paulista viu Antônio Carlos marcar duas vezes, uma delas aos 46min, para dar a vitória por 3 a 2 contra o Atlético Nacional (COL) – o próprio Antônio Carlos e Rodrigo Caio haviam falhado nos gols dos colombianos.

A vitória dá ao São Paulo a vantagem do empate no duelo de volta, que será disputado em Medellín na próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, às 21h50 (de Brasília). A vitória simples por 1 a 0 ou 2 a 1, contudo, classifica os colombianos. O vencedor do confronto enfrenta nas semifinais o ganhador de Libertad x Itagüí – o time tricolor é o atual campeão da Copa Sul-Americana e busca o bicampeonato.

O duelo da noite desta quarta começou com grande intensidade do São Paulo. A equipe tricolor quase não dava espaço ao Atlético Nacional e dominava as ações ofensivas. A boa atitude fez time de Muricy abrir o placar logo aos 13min: Jadson dominou a bola no meio-campo e, sem deixá-la cair, chutou de muito longe para fazer um golaço – o arremate foi parar no ângulo do time colombiano. Na comemoração, Aloísio deu uma de suas “voadoras” no companheiro.

Com uma postura defensiva, os visitantes quase não assustavam o São Paulo, que mandava na partida, mas encontrava dificuldades contra a bem armada defesa adversária. Aos 35min, Aloísio saiu na cara do goleiro, mas viu Nájera salvar gol certo quase em cima da linha. Quando a vitória parecia encaminhada na etapa inicial, Rodrigo Caio falhou bizarramente aos 39min e Uribe empatou o confronto.

Empolgado com o empate, o Atlético Nacional voltou mais audacioso para os últimos 45 minutos. Mais solto na partida, a equipe colombiana viu o São Paulo ter seu domínio absoluto sumir e até chegou a ter boas chances – aos 10min, Uribe recebeu lançamento e chutou cruzado com muito perigo para o gol de Rogério Ceni. Sem se encontrar em campo, a equipe tricolor passou a causar irritação na torcida, que fez pedidos pela entrada de Ademílson.

Os mandantes voltaram a ter o domínio da partida somente a partir dos 20min. Aos 26min, Rodrigo Caio escorou cobrança de escanteio no primeiro pau e encontrou na área Antônio Carlos, que fez o segundo do São Paulo na partida. O time paulista se animou e partiu para cima, mas uma nova falha ameaçou a vitória tricolor. Aos 33min, Antônio Carlos recuou mal para Rogério Ceni, Paulo Miranda perdeu na corrida e Duque tocou na saída de Ceni.

Quando a partida se encaminhava para o final decepcionante para os torcedores que foram ao Morumbi, Antônio Carlos superou a falha individual poucos momentos antes e definiu a vitória são-paulina aos 46min da etapa final. Em nova cobrança de escanteio, o zagueiro subiu mais alto que a zaga adversário e sacramentou o resultado que dá a vantagem para a equipe brasileira.

COPA DO BRASIL

FLAMENGO X GOIÁS


Sem Walter, principal goleador e ausência por conta de lesão, o Goiás não foi o mesmo dentro de casa e não conseguiu ser páreo para o Flamengo. Na noite desta quarta-feira, o time goiano acabou derrotado por 2 a 1 dentro de casa, no Estádio Serra Dourada, deixando a equipe carioca em vantagem.

Com o resultado, o Flamengo vai jogar com a vantagem do empate no confronto de volta. Como fez dois gols fora de casa, até uma derrota classifica o time carioca, desde que seja por 1 a 0. Já o Goiás precisa de dois gols de vantagem ou triunfo por um gol de diferença a partir de 3 a 2. Se repetir o 2 a 1 fora de casa, os goianos levarão a decisão para as penalidades.

Goiás e Flamengo decidem a vaga na final da Copa do Brasil na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Pelo Campeonato Brasileiro, o time goiano enfrenta outro carioca: o Botafogo, às 17h do domingo, em Goiânia. Já os flamenguistas terão pela frente o clássico com o Fluminense, às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

As duas equipes começaram em ritmo lento a partida no Estádio Serra Dourada, mas o Goiás demorou mais para se encontrar em campo. Assim, o Flamengo conseguiu abrir o placar na primeira boa oportunidade. Aos 26min, André Santos passou para Paulinho, que driblou o zagueiro Rodrigo dentro da área e tocou na saída de Renan, inaugurando o marcador.

O Goiás reagiu e foi para cima. Quase marcou aos 30min, em chute perigoso de Roni – a bola saiu à esquerda do gol –, e aos 31min, com finalização de Eduardo Sasha após cruzamento de Vitor – Paulo Victor fez boa defesa. Aos 39min, o time aproveitou falha de Elias na saída de bola. Eduardo Sasha passou para Vitor, que acertou bom chute cruzado para empatar o confronto.

A vantagem, no entanto, durou apenas três minutos. Chicão mostrou talento na bola parada e, com precisão, mandou a bola no canto esquerdo para recolocar o visitante em vantagem. Antes do intervalo, Hugo perdeu grande chance de empatar, com cabeçada perigosa. No segundo tempo, o Goiás não conseguiu dominar as ações, e as chances de gol se tornaram mais escassas.

A partida também ficou mais tensa, com bate-bocas e entradas duras protagonizadas por jogadores de ambos os times. O Goiás não desistiu e conseguiu pressionar o adversário nos minutos finais, embora, como provocação, tenha ouvido gritos de "olé" dos muitos flamenguistas presentes no Serra Dourada.

Aos 40min, o time da casa quase empatou em chute de Welinton Junior após passe de Renan Oliveira - a bola passou rente à trave. Aos 41min, um lance polêmico gerou reclamações: William Matheus cruzou da esquerda, e Welinton Junior concluiu de cabeça depois de se chocar com Diego Silva - os jogadores do Goiás ficaram reclamando de pênalti. Nem uma série de escanteio nos acréscimos serviu para o time evitar a derrota para o Flamengo.

ATLÉTICO PARANAENSE X GRÊMIO


Em jogo carregado de tensão, discussões e até confusão no gramado, o Atlético-PR conseguiu abrir vantagem na briga por vaga na final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time recebeu o Grêmio na Vila Capanema, em Curitiba, e fez 1 a 0 com gol de Dellatorre, resultado que dá o direito de empatar no confronto de volta para ficar com a vaga.

O Grêmio não conseguiu fazer frente jogando sem seus homens de frente – Barcos, Kleber e Vargas estavam suspensos após as quartas de final contra o Corinthians. O time gaúcho precisa de vitória por dois gols de diferença no confronto de volta para se classificar. Se vencer por 1 a 0, a vaga será definida nos pênaltis. Para o Atlético-PR, qualquer empate ou derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes fora de casa, servem.

Atlético-PR e Grêmio voltam a se enfrentar na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Pelo Campeonato Brasileiro, o time paranaense enfrenta o Internacional às 19h30 do domingo, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba. Já os gaúchos pegam o Bahia dentro de casa, às 17h.

Sem seu trio ofensivo formado por Vargas, Barcos e Kleber – todos suspensos –, o Grêmio teve dificuldades para fazer frente ao Atlético-PR, mas manteve o jogo equilibrado até os 30min do primeiro tempo. Foi quando uma confusão irritou os jogadores em campo: a entrada dura de Ederson, que bloqueou de sola um chute de Rhodolfo no meio-campo.

Houve desentendimento, e a situação piorou quando Paulo Baier acertou o rosto de Bressan com os braços, em meio ao empurra-empurra. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro se limitou ao cartão amarelo para Ederson. Seis minutos depois, ele deu cruzamento da direita para a cabeçada de Dellatorre, abrindo o placar para o Atlético-PR.

Antes do intervalo, Dida ainda salvou o Grêmio de levar mais um: Ederson recebeu pela direita aos 43min e tocou para trás, onde Everton chutou cruzado para grande defesa do goleiro. No segundo tempo, o Atlético-PR voltou a se impor em campo e assustou aos 6min, em chute cruzado de Ederson desviado levemente por Dellatorre e defendido por Dida.

Fonte: Com informações do Terra

Comentários

Trabalhe Conosco