Conferência Internacional do Brasil -

Governo e sociedade civil discutem realização da Citer

Nesta sexta-feira (10/05), a Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres) e o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima) realizaram encontro com entidades da sociedade civil organizada que irão contribuir para a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer). A reunião aconteceu no auditório da Etipi e teve o objetivo de alinhar a participação dos Movimentos durante a Citer. A Citer está programada para ocorrer de (03/06 a 05/06) deste ano no Centro de Convenções de Teresina.

Foto: Reprodução/ Governo do PiauíReunião para programar a Citer

Severino Gomes, diretor de relações institucionais do Icima, que está organizando a Conferência, disse que a estimativa de público é de 10 mil pessoas entre os três dias da conferência no formato presidencial e de 20 mil acompanhando de maneira virtual. “Nós vamos ocupar o Centro de Convenções, mas também dois outros lugares em paralelo, que são os auditórios do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Piauí”, explicou.

Os representantes da sociedade civil apresentaram uma demanda em relação aos espaços destinados à participação dos Movimentos Sociais durante a Citer. Para tratar sobre isso, será realizado um encontro virtual com participantes dos territórios de desenvolvimento.

Participaram do encontro representantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores),  da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Manoel Emídio (COCAME), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Cooperativa  Coopcata 3Rs e Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).

Foto: Governo do Piauí

A Citer foi apresentada no dia (18/04), durante solenidade no Palácio de Karnak, quando o governador Rafael Fonteles oficializou o lançamento desta que será a primeira a Conferência Internacional do Brasil sobre energias renováveis e que vai colocar o Piauí no centro do debate global.

Além do Governo do Estado, o evento conta com uma extensa lista de colaboradores, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima), a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), a Ufpi, a Uespi, o Ifpi, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Piauí (Iphan-PI), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (Senai-PI).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco