Debate realizado na Antena 10 -

Fogo Cruzado é marcado por ataque e denúncias; assista aos destaques!

A TV Antena 10, realizou na tarde desta sexta-feira (22/08), o debate'Fogo Cruzado', entre todos os candidatos ao governo do estado. Um modelo inovador de promover a discussão entre os nomes que desejam governar o Piauí pelos próximos quatro anos. No debate estiveram presente os candidatos Wellington Dias (PT), Zé Filho (PMDB), Mão Santa (PSC), Maklandel Aquino (PSOL), Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PPL). O programa teve início às 12h e seguiu até às 13h, quando teve que parar obrigatoriamente por conta da propaganda eleitoral. A pausa foi o momento em que os candidatos se reuniram com suas assessorias e voltaram com mais vontade de atacar os adversários. Que o diga Lourdes Melo e Maklandel Aquino.

VEJA OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO 'FOGO CRUZADO'
Logo no início do debate, o candidato Wellington Dias indagou Daniel Solon sobre como fazer a revitalização da bacia do Parnaíba. Solon rebateu afirmando que se tratava de um dos principais pontos que foram descuidados durante a gestão do petista.

Wellington rebateu Daniel afirmando que em seu Governo foi implantado o plano de carreira, e que diversos concursos para educação foram feitos. “O meu governo tivemos programa de revitalização da bacia do rio Parnaíba e vamos retomar esse programa indo para segunda etapa, isso será prioridade do nosso mandato”, disse.

Outra disputa travada foi entre Lourdes Melo e Mão Santa, o ex-governador perguntou as propostas da candidata para não fechar escolas e berçários.

Ela imediatamente rebateu afirmando que Mão Santa contribuiu para o fracasso da educação, não pagou salários mínimos que gerou precatórios, muitos professores foram demitidos.

Mão Santa respondeu afirmando que quando governou o Estado, houve crescimento da UESPI, tive a coragem de cortar altos salários dos poderosos, mandei dar a sobra às professorinhas aposentadas, não houve um dia de greve no nosso governo.

A candidata Lourdes Melo também atacou o governador Zé Filho. Ela afirmou que o peemedebista faz planos para os convênios particulares na área da saúde. "O senhor não tem coragem de se internar no HUT e usar o SUS", disse.

O candidato Maklandel Aquino fez também uma grave acusação contra W. Dias. Maklandel perguntou o petista sobre suas propostas para a área da saúde, e ele afirmou fazendo crítica ao atual governo, citando inclusive hospitais do interior que vivem em situação caótica.

Maklandel rebateu afirmando que o maior escândalo da saúde foi visto durante sua gestão. "Ministério Público Federal entrou com ação para investigar irregularidades no investimento dos recursos da saúde, bem como o fato de ter sido encontrado mais de um milhão de remédios com validade vencida. “Quando o MPF entrou com essa ação, em seguida ocorreu um incêndio na Secretaria de Saúde", atacou.

Logo em seguida, foi a vez de Lourdes Melo. Ela acusou Wellington Dias de fechar escolas, acabar com a carreira dos professores e usar o instituto Civita, para desviar recursos do FUNDEB para favorecer aliados.

FOGO CRUZADO: VEJA COMO FOI O CONFRONTO DOS CANDIDATOS

A TV Antena 10, realizou nesta sexta-feira (22/08), o 'Fogo Cruzado'. O programa já faz parte do cenário político piauiense e a cada eleição leva todos os candidatos a se encararem cara a cara. Esta é a primeira edição do programa nestas eleições de 2014. Mediado pelo jornalista Douglas Cordeiro, o programa teve um intervalo de 50 minutos, momento em que foi veiculada a propaganda eleitora gratuita.

Antes de entrarem no estúdio, alguns dos candidatos que disputam o governo e que participarão do debate falaram com os repórteres que acompanham o programa. Para o senador Wellington Dias (PT), o momento é de tranquilidade, e é um momento oferecido pela TV para os candidatos mostrarem suas propostas e debaterem em um clima mais intenso.

"Estamos tranquilos, não temos problemas com nenhum candidato e vamos debater de maneira ética e sem agressões", disse.

O governador Zé Filho (PMDB), também já se encontra no local afirmou que está preparado para o debate. "Estamos preparados, vamos debater nossas propostas de governo e fazer comparações. Estamos com pouco tempo no governo e já fizemos muito, e vou me reeleger para fazer muito mais", disse.

Os candidatos Mão Santa (PSC), Lourdes Melo (PCO), Maklandel Aquino (PSOL), Neto Sambaíba (PPL), e Daniel Solon (PSTU) também estão no local.

12h15- Daniel Solon é o primeiro a ser perguntado. O mediador pergunta sobre as candidaturas de esquerdas. Nenhuma delas tem crescido nas pesquisas. O que falta para crescer?

"Ele diz que é desigual o processo principalmente por terem pouco tempo na televisão. Ele diz a vida da populção não tem melhorado. Falou nos três que já governaram e 'nada fizeram'. Ele diz que o governo está a serviço dos empresários".

12h17- Wellington perguntou para Solon. Qual a proposta para a revitalização da Bacia do Parnaíba?

"Um dos pontos mais graves de sua gestão enquanto governador. Além de sucatear várias outras áreas do estado. O senhor governou para grandes negócios e mineradoras. Isso afetou nossos rios e nossos afluentes".

12h20- W. Dias rebateu afirmou que em seu governo foi que fizeram a revitalização do rio. É uma prioridade de nosso mandado.

12h21- Solon rebate novamente dizendo que quem vive as margens dos rios é quem sofre. Segundo ele, as empresas estão jogando veneno nos rios e devastam os Cerrados.Dias que continuar arrassando os nossos rios e cerrados.

12h22 - Maklandel pergunta para Solon. Qual sua proposta para população idosa?

12h23- Solon: "Eles estão abandonados. Não há acessibilidade, não há transporte, não há nada para eles. Eles deixam de fazer tudo porque não tem com se deslocar".

12h24 - Maklandel concorda e diz que de fato os idosos estão abndonados, o governo Lula contribuiu muito para esse esqeucimento. Eles nao tem opções de lazer, nem de esporte e em todas as outras. Foram eles quem ajudaram a fazer esses estado.

12h25 - Solon reafirma: "Nosso candidato Zé Maria quer realizar uma reforma no fator previdenciário. Isso vai mudar, e temos que lutar pela reforma da previdência".

12h26- Lourdes Melo é pergutada. A senhora fez várias denúncias e diz que vai tirar escola e hospitais dos empresários. Não acha muito radical?

12h27 - "Vamos fazer uma revolução de classes e implantar o socialismo. Tudo que se fala não resolverá o problema. Saúde e Educação não podem ser serviços lucrativos. Vamos revitalizar tudo".

12h28 - Mão Santa pergunta para Lourdes. Vi fechar creches e berçarios. Como se comportará?

12h29- Eu sei que na sua gestão o senhor também não pagou os precatórios. O senhor fez um PDV. O senhor faz parte do mesmo grupo. A população já lhe conhece.

12h30 - Mão Santa rebate: quando governei o estado melhoramos tudo. A UESPI cresceu, cortei o salários dos poderosos, e demos os salários para os policiais e professores. Não houve um dia de greve no nosso governo.

12h31 - Lourdes: Candidato você tenta transmitir uma fama de bonzinho, mas a gente lhe conhece. Defendemos um piso de R$ 3500, o senhor receb mais do que isso. O senhor quer viver com R$ 700?

12h33- Zé Filho pergunta para Lourdes. Qual seu plano para saúde?

12h35- A saúde é um caos, antes tinhamos o HGV e hoje só o HUT, que parece um campo de guerra. Vamos estatizar serviço de saúde. Não vamos beneficiar empresários da saúde. Vamos acabar com os grandes planos de saúde. O senhor não tem coragem de se internar no HUT, nem usar o SUS.

12h38 - A candidata não tem ido ao HGV, criamos a central de regulação de leitos. Não há mais pacientes nos corredores. A senhora não anda lá. Estamos atendendo em três turnos no HGV.

12h39 - Visitamos a Maternidade e lá está um caos. Mulheres dormem no relento e não há vagas para internar. Médicos só mandam aguardar.

12h40 - Neto Sambaíba é preguntado. Qual seu projeto para cultura do Piauí?

12h41 - Nossos artistas querem que estado colabore com a produção dos artistas. Vamos manter a efervescência e garantir apoio e financiamento dos nossos artistas.

12h44 - Solon pergunta para Sambaíba. Qual o projeto para saúde?

12h45 - Sambaiba diz que primeiro dia de trabalho não será no karnak, vai é para o HUT e só sai quando tirar todos os pacientes dos corredores. O SUS é o melhor, mas existem muitos ladrões que o fazem ser ruim como é. Nossos hospitais serão equipados.

12h46 - Solon rebate. Existe um projeto do Firmino que privatiza o serviço de saúde em Teresina. Vai haver um repasse de dinheiro público para os empresários, que aqui é representado pelo Zé Filho, assim como fez Wilson Martins, que fez um hospital com dinheiro financiado pelo BNB.

12h47 - Sambaíba: Vamos descentralizar e humanizar o atendimento. Aqui são mais ade 5 mortes por dias, imagine no interior.

12h48 - Wellington pergunta para Sambaíba. Qual a solução para Mobilidade Urbana nas grandes cidades?

12h49 - Sambaíba: Aqui morre mais gente de acidente que assassinado. Lula não fez nada, assim como você enquanto governador.

12h50 - Wellington: Levamos o metrô para vários locais de Teresina. Ajudamos a terminar a Ponte Estaiada. Deixe pronta a ponte do Poti e o projeto da Ponte do Meio. Vamos ampliar o metrô.

12h51 - Sambaíba: Metrô foi do Alberto Silva. Reforma agrária do PT é só propaganda nacional. MST recebe paa fazer manifestação. Você e Lula nunca regularizaram a terra.

12h52 - Maklandel vai ao centro ser perguntado. Qual projeto para Mobilidade Urbana?

12h54 - Maklandel: Se o cidadão não tem mobilidade urbana é porque não há uma política de mobilidade. Vamos levar o metrô para todas as zonas de Teresina. Garantir gratuidades.

12h55 - Lourdes pergunta para Maklandel. Você não será eleito. Só ganham os ricos.

12h57 - Nós podemos ser eleitos sim, basta conscientizar as pessoas. As pessoas tem que querer seus direitos. É necessário uma transformação social. Fazemos política com ideia e propostas. Precisamos do empenho de todos. Vamos tirar o estado das mãos das oligarquias.

12h58 - Vamos lutar por um piso salarial, não vamos criar ilusão. Não faça promessa por você vai se igualar aos outros. Seja um candidato de trabalhadores, você sabe de nossa realidade.

13h50 -Maklandel- não vamos frustar a população do interior, eles tem que participar da gestão também.

13h51- Mão Santa pergunta para Maklandel - Como fazer com os professores da UESPI para que sejam valorizados se for eleito?

13h52 - Maklandel - Temos que garantir autonomia fincaceira e pedagógica para a UESPI, incentivar a pesquisa. Em todas as unidades da UESPI, nos cerrados, no litoral, em Teresina. Temos que levar o ensino público de qualidade em todo o estado, sem cobrar matrícula como foi feito no seu governo. Tudo tem que ser público.

13h53 - Mão Santa - Em nossa gestão ela expandiu com qualidade e quantidade. Tínhamos parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ela se expandiu com qualidade, até eu fiz curso na UESPI. Nossos professores ganharam aumento e o Piauí se trasformou uma potência universitária.

13h54 - Maklandel - E interessante a política pública desses outros governo. Não resolvem o problema,só resolvem os problemas urgentes e quando são obrigados.

13h55- zÉ Filho é perguntado. UOL fez reportagem sobre situação financeira dos estados. Eles falam que ao final do governo o estado vai estar quebrado. Como está o Piauí atualmente?

13h57- Zé Filho - Estamos bem hoje. O Piauí fez foi pagar as dívidas dos governos anteriores, estamos bem melhores. Estamos bem equilibrados, e convido a todos para irem na Secretaria de Fazenda para olhar a folha.

13h58- Sambaíba pergunta para Zé Filho - Piauí tem orçamente de 8 Bilhões e muito já foi gasto com a LRF? Saneamento Básico é um problema ainda, como melhorar?

13h59 - Zé Filho - Teresina por exemplo vive sem saneamento, temos que fazer um plano bem organizado. Precisamos de mais recursos para melhorarmos essa situação. O Piauí não tem tatos recursos sobrando para investirmos assim. Nosso governo é aberto, não mentimos, vamos sempre falar a verdade para você. Isso também é saúde e vamos melhorar também.

14h01 - Sambaíba - Mais de 97% da população ainda sofre com a falta de saneamento e é no interior, como melhorar?

14h02 - Zé Filho - O problema vem de outras gestões. Não fomos nós que criamos. Estamos melhorando.

14h04 - Solon pergunta para Zé Filho - As pessoas vão sofrer ainda no CEIR, sem medicamento, sem atendimento, e o senhor vai privatizar os hospitais ainda?

14h05 - Zé Filho - Daniel está desinformado. Piauí tem dificuldades, mas não podemos ser negativos. Melhoramos muito a saúde no HUT. Hoje você não ver mais pacientes nos corredores. Quem vem do interior já vem com tudo marcado. Vamos abrir mais 3 UTI's no HUT.

14h07 - Solon - jovens sofrem, quero que ao sair daqui o senhor vá ao HUT para ver as pessoas morrendo, ou pegar um jatinho particular seu e irmos ao interior para ver os Hospitais lotados.

14h08 - Zé Filho, se você quiser nós vamos agora ao HUT. O senhor tá mal amado, tem que relaxar. Temos que enfrentar os problemas, eu não fujo dos problemas, vou enfrentar.

14h10 - Wellington Dias é perguntado. O senhor foi acusado por atrasar várias obras. O que o senhor pode falar sobre isso?

14h11 - W. Dias: Todas obras foram feitas. As que estão em andamento nós vamos fazer. A mais cara que tem é as que são paralisadas. Por exmeplo a Potycabana e pontes em vários locais. Só não deixa obra em andamento quem tem medo de fazer.

14h12 - Maklandel pergunta. Porque a saúde não atende a demanda do povo?

14h13 - W. Dias: Só quem não visita os hospitais pode dizer o que disseram aqui, vivemos um caos. Precisamos descentralizar. Temos UPAS's equipadas e não funcionam, mas não investem. Várias obras começaram e não concluiram.

14h15 - Maklandel afirma que o problema é de gestão. Seu governo não fez o investimento necessário na saúde. Quando estavam investigando queimaram a secretaria de saúde.

14h16 - W Dias: Denúncias sempre teve, é e bom. Minhas contas foram aprovadas e ninguém do meu governo tá condenado por má gestão. Vamos priorizar o público e completar com o privado. Vamos descentralizar os serviços.

14h17 - Lourdes pergunta. O senhor fechou as escolas e acabou com os professores e criou uma ONG para desviar recursos.

14h18 - W. Dias: Agradeço pela pergunta. Fizemos o plano de carreiras e deixamos os salários acima do piso nacional.Tivemos mais de 62% de alunos das escolas públicas ocupando as vagas dos vestibulares. Vamos retomar os projetos e avançar para termos um ciclo completo da educação.

14h20 - Lourdes: O senhor é expert em criar mentiras e ilusões. Civita é investigado por desviar dinheiro. Fechar escola é crime, e o snehor fechou mais de 200. Wellington Dias foi o candidato que fechou escola e desviou recursos do Fundeb.

14h21 - W. Dias: Não há desviou, nada é provado, foi tudo investido em obras e projetos.

14h22 - Mão Santa perguntado. Qual sua proposta para resolver os problemas dos médicos?

14h23 - Mão Santa: Vamos confiar no povo, eles quem decidem, eles quem escolhem. Peço para o povo avaliar. O Piauí nos conhece, somos oposição, não votamos no governo.

14H25 - Zé Filho pergunta. Qual seu plano para segurança?

14h25 - Mão Santa: Vamos reconstruir os prontos-socorros. O Piauí nos conhece, combatemos o crime organizado. Vamos resolver Vamos tirar todos que não são funcionários do estado e investir o dinheiro para policiais. Tem cidade que não tem um policial.

14h27 - Zé Filho: Estamos melhorando a segurança, chamamos mais de 200 policiais civis concursados. Estamos colocando mais de 430 para a Academia de polícia. Vamos implantar o policiamento rural. São vários investimentos, e vamos fazer mais.

14h29 - Mão Santa: Nós somos oposição verdadeira. Faz tempos que não se forma um oficial. Vamos chamar todos os concursados.

14h30 - Sambaíba pergunta para Mão Santa. Quais problemas o senhor que resolver e não fez quando era governador?

14h30 - Mão Santa:O maior problema é a violência, vamos resolver também a educação. Quando assumi o governo eu paguei sete meses de atrasos.

14h32 - Sambaíba: participei de seu governo e algumas pessoas não eram boa, eram ladrões. O senhor ainda vai chamá-los?

14h33 - Não vou chamar nenhum dos viciados nos cofres públicos. Defendo a democracia de três poderes iguais. Piauí sabe que tenho as mãos limpas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
14h35 - Sambaíba: Zé, Wellington e Mão Santa, tem mais de 60 anos de mandatos e nada fizeram. Estava esmurecido e resolvi me candidatar. Fiz um projeto e um plano de governo. Vamos dar uma demonstração de governo e pagar bem todas as classes.Quero a opotunidade, e meu número é 54.

14h37 - Zé Filho: Quero agradecer a todos que acreditam na gente. Todas as pesquisas refletem isso. Estamos crescendo e vamos fazer um novo Piauí, mais justo e mais fraterno. Estamos melhorando a saúde e vamos continuar. Os problemas existem, de governos passados e vamos enfrentar sem medo, com vontade e querer sempre ver o Piauí crescer e dar oportunidades. Vamos acabar essa dependência do governo.

14h39 - Mão Santa: Piauienses, nossa presença foi inspirada no amor. Me apresento para que no amor possa governar o Piauí, que hoje passa seu pior momento. Trouxemos as fábricas, o desenvolvimeno para as diversas regiões. Vamos trazer a riqueza novamente.

14h41- Lourdes Melo: Quero que investigue as mortes de várias mulheres. Solon é esquerdista mas fez baderna no nosso sindicato. Fraudaram eleição, estatuto, um congresso. Vamos fazer um estado socilista.

14h42 - Direito de resposta de W. Dias: Lamento a baixaria do debate por parte de Lourdes Melo. Não respondo nenhum processo.

14h43 - Direito de resposta de Daniel Solon: Respeito a Lourdes, mas ela se equivoca. Ela acha melhor defender os mensaleiros do PT que defender o PSTU. A disputa aqui é pra tirar os ricos do poder e colocar os pobres.

14h46 - Maklandel: Piauienses não se iludam. Temos uma missão de resgatar o estado para seu povo e vamos entregar para a população. Não vamos resolver tudo, mas temos compromisso com o povo e com os princípios da moralidade pública. Vamos desenvolver cada região do estado e ouvir cada cidadão.

14h48 - W. Dias: Agradeço a todos, vim para tratar de propostas, e se for da vontade dele estou pronto para voltar e reorganizar o estado. Hoje a situação das finanças e das estradas estão péssimas, vamos retomar e procurar para um desenvolvimento cada vez maior. Temos que investir em educação e trabalhar cada vez mais.

14h50 - Daniel Solon: O Firmino tenta atrapalhar os trabalhadores, ele ataca o SINDSERM para tentar enfraquecer o sindicato e lamento que a Lourdes não está na luta. Zé Filho desrespeita as mulheres e tenta me atacar falando de minha vida sexual. Vamos agora no HUT e nos hospitais regionais para vermos o descaso.

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco