Quem faltou no 1º turno -

Eleitor tem até 18hs para procurar um cartório eleitoral e justificar ausência

O prazo para o eleitor que não compareceu no primeiro turno da Eleição 2014, justificar seu voto, termina às 18h desta quinta-feira (04/12). Os cartórios eleitorais permanecerão abertos para que o eleitor não perca direitos básicos, como por exemplo, a participação em concursos.

Hoje pela manhã, cerca de 800 pessoas que deixaram para justificar seu voto em cima da hora, lotaram o prédio da 98º Zona Eleitoral, no centro de Teresina. Uma delas era a dona Josany Soares, 40 anos. Ela teve seu titulo transferindo para o bairro Dirceu, e não sabia onde ficava a escola. "O mal do ser humano, é deixa pra fazer as coisas em cima da hora”, disse, comentando a demora em procurar a justiça eleitoral.

O atendente Antônio de Pádua, que trabalha a mais de 10 anos no Tribunal Eleitoral falou que esse ano, o numero de pessoas que procurou o cartório eleitoral para justificar o voto foi maior do que nas ultimas eleições. "Muitos deixam de votar por conta de uma viagem ou porque adoeceram”, diz.

A justificativa só será aceita se o eleitor apresentar um documento que comprove a impossibilidade de votar. Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, como, inscrever-se em concurso público, ser empossado em cargo público, obter carteira de identidade ou passaporte. Quem descumprir o prazo terá que pagar multa, que custa R$ 3,50.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco