Corrida eleitoral de 2014 -

Debate Cidade Verde vira 'sabatina' e W.Dias se torna alvo dos demais

Os sete candidatos ao governo do Estado no Piauí se enfrentaram na noite desta quinta-feira (25/09) em mais um debate, desta vez na TV Cidade Verde. Wellington Dias (PT), Zé Filho (PMDB), Mão Santa (PSC), Daniel Solon (PSTU), Maklandel Aquino (PSOL), Lourdes Melo (PCO) e Neto Sambaíba (PPL) foram convidados para o debate que começa às 22h no auditório Maria Amélia Tajra, bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.

A 10 dias da eleição, os candidatos terão uma maratona de debates, o primeiro deles será na TV Cidade, amanhã sexta-feira (26), sera a vez do esperado debate na TV Antena 10, O Fogo Cruzado. Já na próxima terça-feira (30), será a vez da TV Clube, e na quarta-feira (01/10), a quatro dias da eleição, será o último e decisivo debate, na TV Meio Norte.

22h05 - W. Dias pergunta sobre Saúde para Maklandel. Que medidas tomará para melhorar a saúde no Piauí?

22h06 – Maklandel: Vamos rever tudo que o senhor fez enquanto governador. Melhorar a saúde básico, o médico da família. Esse é um direito fundamental, a vida. No seu governo não foi importante. O senhor não tratou com respeito a saúde. Aquilo na secretaria de saúde, o senhor acha que foi o que?

22H08 – W. Dias responde: Vamos melhorar o atendimento nas cidades, levar atendimento a todos os municípios, e aparelhar os hospitais locais. 

22h09 – Maklandel: É importante que a população saiba o que houve naquele incêndio.

22h10 – Zé Filho pergunta sobre segurança para Sambaíba. Como melhorar a segurança no estado?

22h10 – Sambaíba: Temos defasagem, nossos policiais devem ganhar melhor e ter aparelhamento para trabalharem.

22h13 –Zé Filho : Tem gente que passou oito anos e nada fez, e nós em apenas cinco meses já fizemos melhorias importantes e o estado tem avançado.

22h14 – Sambaíba : Não fez nada e desconsiderou a Lei da Promoção, isso desmotivou os policiais.

22h15 – Solon pergunta sobre educação para Zé Filho. Como melhorar a educação do estado?

22h16 – Zé Filho: Tem gente que passou oito anos e não fez nada pela educação, e nós em apenas cinco meses estamos mudando e dando continuidade ao nosso projeto de educação. Vamos tirar os jovens das ruas. Toda essa insegurança é culpa das gestões passadas.

22h17 – Solon: Os problemas continuam desde sempre, eles vem lá do governo Mão Santa, passou pelo Wellington, pelo Wilson e agora continua. O senhor está a mais de 12 anos no governo.

22h19 – Zé Filho: Estamos brigando com o governo federal pela energia do Piauí. Problema é antigo.

22h20 – Maklandel pergunta sobre administração para W. Dias.

22h20 – W. Dias: Vamos organizar o estado, examinar necessidades de cada área. Tribunal de Contas toda semana barra licitação, vamos valorizar a transparência no estado e valorizar os servidores.

22h22 – Maklandel: Estamos contrários a terceirização. Isso precariza nossos trabalhadores. Tercerizar é uma forma de beneficiar as empresas de milionários que financiam campanhas.

22h23 – W. Dias: Concordo com Maklandel. Vamos garantor condições para os servidores.

22h24 – Lourdes pergunta sobre desenvolvimento econômico para Mão Santa. Foi governador e fala em desenvolver.

22h25 – Mão Santa: Quando governei o estado crescia 11% ao ano, passamos de estado como a Paraíba, na época João Vicente era meu secretário. Taí uma fábrica de cimento, a Bunge e outras. Quando estivemos no estado fizemos mais do que os que estão aí há 12 anos. Vamos combater este modelo.

22h26 – Lourdes: Sua conversa não engana. O senhor é responsável também pelo fraco desenvolvimento do estado. Educação, emprego, IDH tudo isso foi baixo. O senhor contribuiu para desemprego, pobreza e sofrimento do povo, assim como os outros.

22h28 – Mão Santa: Pegamos professoras e leigas e demos bolsas na UESPI para todas, em cursos de licenciatura. Nós somos pai da UESPI no Piauí.

22h28 – Sambaíba pergunta sobre mobilidade urbana para Zé Filho. Como dar uma melhoria neste setor no Piauí.

22h29 – Zé Filho: Nunca fizeram tanto pelo Piauí como agora. Obras estão paradas por conta de retaliação do governo federal e do banco do brasil. Estamos dando continuação e reconstruindo estradas, que eram de Sonrisal. Vamos fazer obras para melhorar a mobilidade urbana.

22h31 – Sambaíba: Tem obras que não terminaram cadê o resto do dinheiro?

22h32 – Zé Filho: a retaliação do governo federal não nos deixa trabalhar mais. Estamos brigando.

22h32 – Mão Santa pergunta sobre infraestrutura para W. Dias.

22H33 – W. Dias: Temos 30% de saneamento que não funciona porque as obras não foram dadas continuidade. Isso acontece em todo o Piauí. Até em Parnaíba não existia.Vamos fazer e melhorar o pouco que tem, para evitar doenças como dengue e outras.

22h34 – Mão Santa: Em Parnaíba existiam poços contaminados, limpamos todos eles.Em Cristalândia que andamos há pouco dias o problema da Agespisa é frequente.

22H36 – W. Dias: Não só lá, mas em Teresina também. Falta água em várias regiões.

2º BLOCO
22h43 – Lourdes pergunta para W. Dias. O senhor ainda tem coragem de pedir votos para o povo de Cocal?

22h44 – W. Dias: Tive minhas contas aprovadas, não respondo a processos. Realizamos concursos para professores. Quero priorizar a escola de tempo integral na educação.

22h46 – Lourdes: Eita candidato que mente. Fiz concursos é passei, o senhor não lembra o que fez com funcionários do IAPEP, deixou sucateado, aumentou as taxas, atingiu até os mortos.

22h47 – W. Dias: Garantimos reorganização em várias áreas do estado. IAPEP ainda está sucateado, profissionais não recebem. Tudo pode ser comprovado, tem que se ter um projeto e não fazer por fazer.

22h49 – Maklandel pergunta para Zé Filho. Você coligado ao PSDB se for eleito vai privatizar Agespisa?

22h49 – Zé Filho: Alguns setores inclusive aqueles ligados a Eletrobras estavam sem solução. Não podemos ficar com energia que não presta. Quando liga a TV desliga a geladeira. Não posso acreditar em um candidato que passou oito anos e não fez, mas agora diz que vai fazer.

22h52 – Maklandel: Ele critica, mas fez parte desses governos passados. Tenham muito cuidado piauienses.

22h53 – Zé Filho: Estamos mostrando resultado em todas as áreas essenciais. A água em todos os estados são geridas por empresas. Temos que oferecer o serviço com qualidade.

22h54 – Solon pergunta para W. Dias. O senhor ainda recebe dinheiro de que grandes empresas?

22h54 – Zé Filho: Não posso responder pelos atos dos outros, eu não era motorista particular dele, eu era vice-governador.

22h56 – W. Dias: Não estou envolvido em processo algum. Repudio a baixaria, o xingamento e sustento o fim da contribuição de empresas para financiar campanhas. Sou a favor do plesbicito para reforma política.

22h58 – Solon: Wellington, Zé Filho e Wilson governaram para grandes empresários. Você acha que eles eleitos de novo vão governar pra quem? Estado está privatizado.

22h59 – W. Dias: Nós quem fizemos melhorias em diversas áreas neste estado.

22h59 – Zé Filho pergunta para W. Dias. Ele mente porque responde a processos e foi citado para depor.

23h – W. Dias: Em cada eleição tem gente que acha que pode tirar proveito de uma tragédia, eu acho desonesto, porque em Cocal o judiciário tomará providências. O salário do pessoal de Algodões está atrasado há três meses.

23h02 – Zé Filho: Eu queria que o Joaquim Barbosa ouvisse isso, porque você já foi intimado no STF, quero saber a data em que você vai depor sobre o processo de homicídio.

23h03 – W. Dias: Vocês atrasaram os salários dos que lá precisam. Nunca recebi notificação. Vocês querem esconder os escândalos da compra de livros e outros.

23h04 – W. Dias pergunta para Solon.

23h04 – Solon: As pessoas sempre são assaltadas quando vão ao supermercado, salários não dão até o meio do mês. Estado não ajuda os trabalhadores, só os latifundiários e empresários do agronegócio.

23h06 – W. Dias: O atual governador desmontou todo o EMATER, não há um escritório. Vamos estruturar os assentamentos e o EMATER.

23h07 – Solon: Foi desmontado no governo Dilma, no FHC, e não serve para os trabalhadores, apenas para o agronegócio.

23h08 – Mão Santa pergunta para w. Dias.

23h09 - W. Dias: Os pais e mães de família querem comida para a mesa dos piauienses. Vamos trabalhar para que o piauiense produza sua renda, no campo e na cidade.

23h11 – Mão Santa: Você colocou 800 mil pobres em condições de escravidão no estado do Piauí.

23h12 – W. Dias: Governo federal ajudou muito o Piauí a crescer na minha gestão.

23h13 – Sambaíba pergunta para W. Dias. Seu motorista foi pego com dinheiro. O senhor acha que o povo acredita que o senhor não tem nada a ver?

23h13 - W. Dias: Não tive nada a ver, o advogado dele está explicando juntamente com ele. A verdade sempre vence.

23h15 – Sambaíba: Ele disse que não sabia, e já deu várias explicações sobre o dinheiro. Campanha suja, dinheiro sujo, o Piauí não precisa de gente assim.

23h16 – W.Dias: Uma mentira muitas vezes repetida vira verdade. Mas, a verdade sempre vencerá. 

3º BLOCO
23h24 – Solon pergunta para Zé Filho.

23h24 – Zé Filho: Ainda pago dívidas do PT lá de Algodões. Muitos foram governador por oito anos e não fizera nada, estou a cinco meses e não posso responder por tudo que está aí.

23h26 – Solon: Você elogiava a Dilma o Wellington e agora não mais, só porque é candidato? O povo que trabalha é quem sabe o que sofre. O dinheiro deve ser usado para pagar os funcionários, melhorar hospitais e pagar dívidas públicas.

23h27 – Zé Filho: Concordo. Estamos trabalhando, buscando um Piauí mais justo.

23h28 – Maklandel pergunta para W. Dias. Tivemos vários escândalos, é normal dizer que não sabia de nada?

23h28 – W.Dias: Todas minhas contas foram aprovadas, não tenho nem um processo. Vamos tratar a saúde com prioridade. Pessoas morrem por falta de condições de saúde. Vou trazer a força nacional no primeiro dia.

23h31 – Maklandel: Respondeu no Ministério Público por não ter investido os 12% necessários. Vamos aproveitar todos os servidores do estado.

23h32 – W. Dias: Conseguimos controlar a aplicação dos 12% em saúde.

23h32 – Lourdes pergunta para Zé Filho. Onde está o dinheiro do estado, que você não cuida das obras?

23h33 – Zé Filho: Falo de coração aberto, temos trabalhado muito. Estado estava desorganizado, foi muito trabalho para organizar tudo. Conto com sua ajuda para melhorarmos.

23h35 – Lourdes: Você não respondeu. Quero saber do dinheiro do viaduto, das obras paradas. Essa eleição é suja, um governador caçado está concorrendo.

23h36 – Zé Filho: se tem alguém com as mãos limpas, sou eu. Não respondo processo.

23h37 – Sambaíba pergunta para W. Dias.

23h38 – W. Dias: Novamente falam de Algodões, eu vim para tratar de proposta e vamos fazer. A educação por exemplo, vamos qualificar mais pessoas.

23h40 – Sambaíba: Não estou mentindo. Se você tanto elogia seu trabalho, o senhor está mentindo. São milhares de famílias sem casa, responda com sinceridade, responda a verdade. O dinheiro é seu ou de seu primo?

23h41 – W. Dias: Voltam a tratar de coisas que não interessam ao povo do Piauí. Vamos levar o programa Luz para Todos a todo o Piauí.

23h41 – Mão Santa pergunta para W. Dias.

23h42 – W. Dias: Suzano nós trouxemos, o projeto do Centro de Convenções nós fizemos. O fato é que eu tenho compromisso de retomar as obras inacabadas. Vamos concluir todas, independente de quem tenha iniciado.

23h45 – Mão Santa: O senhor mente, na Detran Agespisa e Saúde são mais de 100 processos no Assis Carvalho, que é seu companheiro.

23h45 – W. Dias: Não tenho contas julgadas ou condenadas. Nunca fui afastado do mandato de governador por prática criminosa.

23h46 – W. Dias pergunta para Solon.

23h47 – Solon: Questão da água está seríssima no Piauí. Problemas em várias áreas do estado. Há uma administração desumana. Dois governos se passaram e não fizeram nada. Só governam para o agronegócio.

23h49 – W. Dias: Irrigação foi testada e vamos levar pra todos os territórios do estado. Vamos cuidar da irrigação.

23h50 – Solon: Eles não farão isto, pois estão financiados pela grande empreiteiras. Vão negar água e terra.

23h51 – Zé Filho: Tudo é importante, o agronegócio e a irrigação são importantes. Vamos potencializar. Vamos reestruturar a EMATER.

23h52 – Zé Filho pergunta para W. Dias.

23h52 – W. Dias: Meu sigilo telefônico e bancário estão a disposição. Lamento a maneira como utilizam alguns fatos. Quero falar de propostas para o Piauí, um deles é o Pedala Piauí, vamos levar obras para localidades no interior. Cuidaremos da saúde, ter apoio para crescermos a economia, vamos concluir o porto e as ferrovias.

23h55 – Zé Filho: Mentir não é normal, vocês fecharam o HGV, os hospitais regionais. Passaram oito anos e nada fizeram, ainda querem mais quatro.

23h56 – W. Dias: Na minha campanha vamos discutir propostas. Todo dia recebo denúncias, mas não usamos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
W.DIAS: Agradeço a deus e a todos, minha família, ao povo que está sendo solidário. Todos os partidos estão unidos e vamos alegres, de forma honrada e confiantes.

MÃO SANTA: Agradeço a deus e a todos. Vamos trazer os programas de novo para ajudar o povo, o sopa na mão, e vamos trazer a honestidade e responsabilizado.

SAMBAÍBA: Agradeço a Deus, a TV Cidade Verde, e quero agradecer ao povo do Piauí, e que quando chegar na urna digitem o 54 para mudarmos. Vamos devolver seu voto com dignidade.

LOURDES MELO: Participamos direto, antes, durante e depois da eleição. Eleição não muda nada, só os trabalhadores organizados conseguirão algo. Chamamos a clamar por salário, trabalho e terra.

MAKLANDEL: três aqui já foram governador e não melhoraram. Votem na mudança, vote no 50. Vamos garantir os direitos do cidadão, cada um tem o seu.

DANIEL SOLON: Quem será o menor pior? Não dar para escolher, o voto útil é o que se dar com consciência. Vote 16 para presidente, 160 para senador e 16 para governador.

ZÉ FILHO: Agradeço a todos, e digo que mentir não é o melhor. Quero convocar os piauienses para irmos e lutarmos contra esse pode econômico que quer comandar o estado do Piauí.

REPÓRTERES: Manoel José e Ricardo Caetano

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco