Corrida Eleitoral de 2014 -

Candidato Responde: João de Deus quer melhorar a agricultura familiar

O candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores- (PT), João de Deus, nesta quinta-feira (25/09), também participou de mais uma rodada da série de entrevistas Candidato "Responde".

João de Deus falou que se eleito vai buscar beneficiar tanto as cidades do Piauí como a capital. No interior ele disse que vai incentivar a agricultura familiar, pois ele é de uma família que vive dessa prática e sabe quais são as necessidades. Na capital ele quer que a educação seja prioridade como forma de combate a violência, para isso ele defende o ensino em tempo integral, além de melhores estruturas físicas.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

180- Com a sua experiência, como o senhor pensa que pode ajudar o Piauí com um mandato de deputado?

João de Deus-Na verdade a gente já tem uma caminhada nós abraçamos várias causas do estado do Piauí, como a causa da contra a divisão do estado, como a causa da educação, eu sou o primeiro e o único professor da rede pública que cheguei naquela casa, e é porque é uma categoria grande, de luta, que tem uma grande influência na sociedade e nós precisamos de gente que abrace algumas causas públicas, especialmente a educação. Eu tenho uma linha de trabalho no apoio da agricultura familiar, que é minha origem, pois meu pai é agricultor, minha mãe é professora e fizemos várias lutas e pretendemos continuar com ela, em defesa de polítcas públicas que podem melhorar a qualidade de vida, como por exenploa a escola de tempo integral, que eu acho que é um instrumento fundamental para a prevenção das drogas ou violência.

180- O senhor já tem algum projeto especifico de trabalho para o seu mandato?

João de Deus-Já sim, nesta campanha estou pensando em algumas ações. Para o meio rural, eu estou defendendo a agricultura familiar, a agricultura feita pela as famílias, portanto, a agricultura que coloca comida na casa, que alimenta o povo do nosso país. E estou defendendo a tecnologia a irrigação. para a zona urbana eu estou trabalhando duas questões básicas: a educação como prevenção básica contra as drogas e a violência, dando enfânse a escola de tempo integral, mas também agregando a questão da creche, do esporte, da construção de quadras de ginásios, etc. E defendendo todo um investimento da área de segurança pública, inclusive colocando câmeras em pontos estratégicos, nos corredores comerciais, nos mercados e nas escolas, como forma de garantir que a polícia monitore melhor esses locais que são mais visados pela a bandidagem.

180- O senhor acha que dá para separar a vida pessoal da vida parlamentar ?

João de Deus- Eu acho que dá. Eu tenho uma história na vida pública, que eu me lembro muito bem que eu morava em um bairro de periféria de Teresina e eu tinha muitos amigos vereadores, e eles se queixavam que as vezes nas casas deles havia na porta 50 ou 100 pessoas na frente da casa deles e na minha não tinha essa quantidade de pessoas, por que eu sempre tratei as pessoas de forma correta, olha que hora você fala comigo e aonde você fala comigo sem nenhuma dificuldade e isso faz com que você possa separar, fazer a diferença na sua ação parlamentar, na sua vida pública e na sua vida pessoal. Eu gosto muito estar no meio do povo, as pessoas me dizem que eu sou muito simples e eu gosto de ser assim, acho que tem que ser assim, sem complicações, eu preciso separar e elas acabam me compreendendo.

180- Quem é o candidato que o senhor quer que seja eleito governador do Piauí? O senhor pode dizer que vota de graça em seu candidato ou seu apoio está condicionado à troca de favores?

João de Deus-Eu voto no Wellington Dias e logicamente eu acredito muito na mudança do Piauí, através do Wellington no comando do governo, acho que quem presenciou e tem isso de forma muito clara na sua cabeça o que aconteceu em sete anos de governo dele, percebe isso claramente. O estado do Piauí sempre foi um lanterninha, era o estado mais atrasado da federação, nós começamos a ultrapassar e sair dessa condição de mais atrasado, ultrapassando dois estados, temos condições de ultrapasar mais alguns e não tenho dúvida nisso, acho que temos condições de implementar os problemas do nosso estado e ao mesmo tempo com o Wellington Dias explorando as riquezas do Piauí e é cohecido como um estado rico, potencialmente rico, embora ainda não é conhecido pelo o seu povo. Acho que temos que explorar essas potencialidades, para colocar essa riqueza a serviço da população, eu acredito que a pessoa certa é o Wellington Dias, como também Dilma para presidente da república.

180- É de sua vontade indicar ou ser o senhor mesmo um secretário de Estado, caso seu candidato majoritário vença as eleições?

João de Deus-Eu acho que a indicação de secretário é preencher alguns requisitos. Se você é governador, você tem que escolher a melhor equipe para lhe ajudar a administrar para garantir as políticas públicas no geral possam chegar na ponta favorecendo a população, de forma que não tenha preconceito de que você possa pegar uma pessoa que foi eleita deputado ou não. Eu acho que tem que pegar o de melhor. O parlamento tem uma característica um pouco diferente do executivo. O parlamento requer pessoas que possam contribuir com eles no debate, sobre temas importantes. Vou continuar fazendo na verdade a minha prioridade tem sido e vai continuar sendo o parlamento.

180- Considerações Finais

João de Deus-Eu aproveito a oportunidade para me dirigir ao povo do Piauí, mas especial ao meu público que é a da educação, que são os professores, os estudantes. Nós estamos abraçando as causas da educação, como por exemplo a climatização das escolas públicas, infelizmente a grande maioria ainda não é climatizada, para defender inclusive as melhorias nas condições de trabalho, a valorização profissional, o investimento na área da formação profissional, como os Institutos Estaduais Tecnológicos de educação e aproveitando aqui para dizer que nós temos toda uma luta histórica em defesa da categoria com o que vem sendo pago precatoriamente hoje aos professores, mais de 350 milhões de reais a categoria e aproveito aqui pedir o voto de cada piauiense, pela experiência que temos, para que a gente possa contribuir com aquela casa, qualificando debate, ajudando nos projetos, nas leis, melhorando a qualidade de vida do povo. O meu número é 13222, o meu nome é João de Deus, candidato a deputado estadual.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Canal Zap