180graus

Relatório entregue - 20/04/2014 às 08h01

Grupo do PT recomenda criação de comissão para julgar Vargas

Fachada
Novos Talentos

O grupo composto por três integrantes do PT para ouvir as explicações do deputado André Vargas (PT-PR) sobre suas ligações com o doleiro preso Alberto Youssef recomendou a criação de uma comissão de ética no partido para avaliar o caso.

Um relatório com a recomendação e as explicações do parlamentar foi entregue no início da semana ao presidente nacional do partido, Rui Falcão, e será encaminhado aos integrantes da Executiva Nacional na terça-feira.

Em reunião extraordinária na semana que vem, o colegiado decidirá se segue ou não a orientação de instaurar imediatamente uma comissão de ética que pode advertir, suspender ou até mesmo expulsar Vargas do partido.

O documento foi assinado por um dos vice-presidentes do PT, Alberto Cantalice, pelo secretário de organização, Florisvaldo Souza, e pelo secretário de formação, Carlos Árabe. Os três ouviram Vargas na última sexta-feira pela manhã em São Paulo.

A recomendação de criar uma comissão de ética petista fortalece a posição de diversos dirigentes do partido que pressionam Vargas a renunciar.

Fonte: Com informações de Folha de São Paulo

Publicado Por: Lídia Brito

Ao contrário de W. Dias - 17/04/2014 às 17h00

Chapa da base governista não tem buscado apoio dos partidos do G12

Fachada
Novos Talentos

Apesar do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado Marcelo Castro (PMDB), tentar manter o 'blocão' da base aliada unido e conseguir o maior número de partidos de apoio a sua candidatura, informações de bastidores dão conta de que o deputado não mantêm uma boa relação com o grupo de partidos G12.

Membros do próprio grupo afirmam que o deputado age com certo descaso e não tentar manter nenhum tipo de conversa. Até mesmo reuniões do G12 com Marcelo tem sido motivada pelo grupo. No entanto o pré-candidato Wellington Dias (PT) faz o contrário, ele é quem sempre busca apoio dos partidos, embora seja possível que um partido do grupo, no caso o PPS indique um nome para compor a chapa terceira chapa da disputa encabeçada pelo ex-senador Mão Santa.

Publicado Por: Larice Sena

Quer se tornar conhecido - 17/04/2014 às 11h00

Campos inicia périplo para se 'apresentar' a eleitores

Novos Talentos
Fachada

Numa corrida contra o tempo para tentar se tornar mais conhecido entre os eleitores, o pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) começará nesta quarta-feira, 16, em Campinas (SP), um périplo por cidades-polo com mais de 200 mil eleitores até o início da campanha oficial, em julho. A estratégia do partido é levar o discurso de "mudança na política" apresentado nesta segunda-feira, 14, com a confirmação da ex-ministra Marina Silva como vice da chapa da sigla, através de entrevistas nos veículos de comunicação locais, como jornais e rádios, além de debates sobre temas regionais e nacionais.

Em Campinas, Campos vai participar de um encontro com dirigentes do PSB da região. No dia 22, a previsão é que ele percorra algumas localidades da Região Sul, com uma primeira parada em Florianópolis e Chapecó (SC). Também é pré-agendado um giro por algumas cidades do Paraná.

Depois de quatro dias, Campos deverá cruzar o Brasil para ir a Manaus, onde realiza o "encontro de táticas" com integrantes da Rede. Um último encontro está previsto para ocorrer em Brasília, possivelmente em 17 de maio. "Nossa meta é tentar até junho percorrer as 150 maiores cidades em todos os Estados, ora só com Eduardo, ora só com Marina, ou com os dois. O objetivo é ter uma abordagem com a comunidade regional porque uma agenda só de capital não leva a mensagem para o interior, para as cidades-polo", afirmou o líder do partido na Câmara, Beto Albuquerque (RS), um dos coordenadores de campanha do partido.

Segundo maior colégio eleitoral brasileiro, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais também deve ser visitado pelo pré-candidato do PSB no início de maio. A previsão é que Campos compareça no dia 3 na Expozebu, uma das maiores feiras da região e parada obrigatória de concorrentes ao Planalto, que será realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro. No mesmo dia, o pré-candidato do PSB deve participar de uma reunião com integrantes da legenda em Uberlândia, na mesma região, e no dia 5 em Belo Horizonte.

"Agora, é concluir os dois encontros regionais que estão faltando na Região Norte e no Centro-Oeste. Depois disso, a gente vai colocar o Eduardo na estrada. Já estamos trabalhando algumas agendas em Minas, principalmente no interior do Estado", afirmou o deputado Júlio Delgado (MG), presidente estadual da sigla em Minas.

Fonte: Com informações do Estadão

Publicado Por: Larice Sena

Tópicos
Vai deixar a presidência - 16/04/2014 às 21h13

Sociedade é 'autora' dos maus políticos, diz presidente do TSE

Fachada
Novos Talentos

Prestes a deixar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da corte, ministro Marco Aurélio Mello, vê exageros na aplicação da Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos com condenação por órgãos colegiados, com contas rejeitadas ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação. Na avaliação do ministro, a lei não deveria punir candidatos por renúncia ou condenação anterior à sua criação, em 2010.

“Pensa-se em consertar o Brasil, com ‘c’ e com ‘s’, não de forma prospectiva, mas considerando-se o passado. Ou seja, toda lei é editada para apanhar atos e fatos futuros. Passaram a aplicar a Lei da Ficha Limpa a atos e fatos passados, inclusive não observando decisões da própria Justiça eleitoral”, disse Marco Aurélio, em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.

O ministro não conduzirá o processo eleitoral deste ano, quando a lei será aplicada pela segunda vez – a primeira nas eleições gerais. Segundo integrante mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), onde está desde 1990, ele passará o comando do TSE ao seu colega Dias Toffoli no próximo dia 13. Esta é a terceira passagem de Marco Aurélio pela presidência da Justiça Eleitoral. Em março de 2011, eles deram dois dos seis votos que determinaram à Ficha Limpa não valer para as eleições de 2010.

Na ocasião, prevaleceu o entendimento de que as novas regras de inelegibilidade deveriam respeitar o princípio da anualidade, que prevê que leis que alteram o processo eleitoral só passaram a valer um ano após a sua publicação. A Ficha Limpa foi aprovada pelo Congresso em 2010, na forma de projeto de iniciativa popular, com o apoio de mais de 1,5 milhão de assinaturas.

MIOPIA

Para Marco Aurélio, a atual legislação brasileira é suficiente para que o país tenha um quadro melhor na política. “Não precisamos de novas leis no Brasil, nós precisamos de homens que respeitem as existentes e, principalmente, de homens públicos”, considera. O grande problema, na opinião dele, é a “miopia” e a falta de consciência do eleitor brasileiro. “A sociedade não é vítima. É autora, considerados os maus políticos que temos. Foi ela que os colocou nos cargos”, critica. “O eleitor se deixa levar por aspectos que, às vezes, são apenas de fachada. Não busca saber a vida pregressa administrativa do candidato”, acrescenta.

Como superar esse quadro? Na visão de Marco Aurélio, há apenas uma saída: investimento maciço em educação. Uma tarefa que, reconhece ele, demandará anos para produzir efeitos. “Não podemos, de um dia para o outro, tornar o Brasil uma Suécia. Mas precisamos avançar, cuidar da educação do povo brasileiro.”

SEM JUSTIÇAMENTOS

Crítico da prerrogativa que garante a parlamentares e outras autoridades federais serem investigados e julgados apenas no Supremo, Marco Aurélio defende que os congressistas se submetam, como qualquer cidadão, às instâncias inferiores da Justiça. O ministro acredita que o STF tem pouco a fazer para acelerar o julgamento de deputados e senadores, porque o tribunal tem outras demandas e precisa respeitar o direito de defesa dos acusados.

“Na esfera criminal, nós não podemos partir para o justiçamento. Então vamos construir um paredão na Praça dos Três Poderes e fuzilar quem tenha claudicado na arte de proceder na vida gregária. O processo tem de ser construído, há uma legislação a ser respeitada e que encerra o direito de defesa, que é um direito constitucional. Não dá pra levar de cambulhada. Não dá para partir para o justiçamento.”

Na conversa, Marco Aurélio critica a campanha antecipada dos políticos. Afirma que os adversários não se denunciam porque todo mundo faz. E o Ministério Público chega a ser omisso. “O Ministério Público Eleitoral, às vezes, não atua. Deveria atuar.”

Fonte: Com informações do Uol

Publicado Por: Larice Sena

PROS, PSD e PSB querem pastas - 15/04/2014 às 18h00

Para Firmino mesmo com insatisfações na base,'blocão' deve se manter unido

Novos Talentos
Fachada

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), durante visita ao prédio da SEJUS nesta terça-feira (15/04) comentou sobre as insatisfações dos partidos e indefinições de pastas no Governo Zé Filho (PMDB).

“Toda mudança provoca agrados e desagrados é normal, agora cabe a Zé Filho tentar minimizar para que as coisas não piorem”, disse Firmino. Ainda de acordo com o prefeito as insatisfações podem sim atrapalhar a chapa de Marcelo Castro (PMDB) e Sílvio Mendes(PSDB), pois a tendência é que os que os partidos que não tiverem espaço na administração migrem para a oposição.

No entanto, o prefeito acredita que 99% dos aliados da base ficarão satisfeitos até o final da composição do secretariado, mesmo sendo muito difícil satisfazer ao ‘blocão’ da base.

Publicado Por: Larice Sena

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
11h14 UFC confirma a luta entre Velásquez e Werdum: 'Luta vai ser de outro mundo!' 11h01 Maria UPP mostra cara: 'Fiz porque gosto. Não é crime'. Assista o vídeo! 10h49 Liverpool vence e coloca cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder no Inglês 10h33 Projeto sobre DNA dos bandidos começa ser implementado, mas encontra resistências 10h22 Prefeitura promove manhã de lazer para mais de 3 mil pessoas no município de Miguel Alves 10h19 Corpo de Luciano do Valle é velado; narrador sentiu-se mal durante voo 10h16 Definidos os membros das 8 comissões do TJ 10h15 Com futebol pelo Brasil e mundo; veja todos os jogos deste domingo 10h05 Acidente de carro deixa vitima fatal na PI 120 que liga as cidades de Pimenteiras a São Miguel. 09h46 Gusttavo Lima mostra seus dotes culinários e cozinha comida mineira 09h42 Jogo do Judas, tradição que ainda hoje é mantida em Piripiri 09h38 Missa Solene da Páscoa na Catedral reúne muitos fiéis em Floriano; fotos 09h29 Prefeitura de Piripiri faz entrega de cestas básicas para a comunidade carente 09h22 Prefeitura e Semasc faz doação de cestas básicas em União 09h20 Carolinie Figueiredo completa 25 anos neste domingo 09h09 Prefeito Walter e Primeira Dama Kelly Alencar deseja FELIZ PÁSCOA a todos os Agricolândenses 09h05 Grupo do Sampaio se reapresenta e já pensa em recuperar pontos perdidos em casa 09h03 Acidente em Piripiri entre carro e moto deixa uma mulher ferida 08h59 Homem que mergulhou para resgatar mulher que caiu da Ponte Rio-Niterói relata como foi 08h44 Karatecas caxienses conquistam 27 medalhas em competição no PI 08h37 Treinamento sobre medicina alternativa é feito pela prefeitura de Piripiri 08h35 Hamilton vence o GP da China de F1; Massa tem problemas nos boxes 08h27 Cego e autista, menino emociona o público ao cantar; assista vídeo 08h21 Um homem foi encontrado morto numa estrada próximo a Corrente 08h15 Anunciadas mais de 5 mil casas pelo Minha Casa, Minha Vida